Entrevista com Laudo Natel- "Honra e glória do São Paulo"

Entrevista com Laudo Natel -"Honra e Glória do São Paulo"

Laudo Natel é um do homens que dedicaram grande parte de suas vidas a suas agremiações esportivas,prestando serviços de grande relevância. Esta entrevista foi realizada pela escritora Branca Granatic em janeiro de 1994,com Laudo Natel, e que ora é publicada neste Site.

Pergunta:Em alguns momentos de sua vida existiu a possibilidade de o senhor torcer para outro time?

Laudo Natel: Não. Desde que acompanho o futebol,eu sou são-paulino. E eu sou mais antigo que o São Paulo. Eu nasci em 1920 e o São Paulo foi fundado em 1931.Eu sou um homem do interior e fiz carreira como bancário . Vim para são Paulo no final de 1945 e uma das primeiras coisas que eu fiz foi me tornar sócio do São Paulo Futebol Clube.

Pergunta: A sua ligação foi primeiro com a sede social do clube ou com o time de futebol?

Laudo Natel: Eu acompanhava o futebol e acompanhava a vida do clube. Ocorre que o São Paulo,nesta ocasião,não era essa potência que é hoje. Era um clube que vivia em grandes dificuldades. E o presidente Cicero Pompeu de Toledo me levou para lá como dirigente,menos por ser são-paulino,mais por eu ser um homem de banco,para idealizar alguma coisa que pudesse tirara o São Paulo daquela dificuldade. E eu acabei ficando seis anos como diretor de finanças e quatorze anos como presidente,de modo que eu tenho uma trajetória de vinte anos como presidente.

.

Pergunta: Conte-nos sobre o estádio do Morumbi.

Laudo Natel: Eu tive o privilégio de lançar a pedra fundamental e de inaugurar este estádio.Eu fui dirigente de 52 a 72 e presidente de 58 a 72.Nesta ocasião eu já era governador do estado.Uma curiosidade:na época,esse sonho do estádio era uma loucura,porque o Morumbi não era nada. A primeira pedra que foi colocada no bairro foi exatamente a pedra fundamental do Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Havia um loteamento,mas não havia nada,nem condução,nem água ou telefone.

Pergunta:Então podemos dizer que o estádio se tornou um polo que propiciou a urbanização das regiões adjacentes?

Laudo Natel:Sem dúvida alguma. A empresa que era proprietária do terreno teve o alcance de enxergar a possibilidade do estádio desenvolver a região.Eu considero este estádio um milagre. Fui para o são Paulo para evitar que ele fechasse as portas . E um clubinho endividado consegue inaugurar o maior estádio partcular do mundo e entregá-lo sem um cruzeiro de dívida.Ele foi feito com tenacidade,vontade de realizar,acreditando nessa iniciativa e, ao mesmo tempo,vendendo ideias. Agora,isso não foi uma tarefa fácil. Nós trabalhamos dezoito anos até a inauguração definitiva,em 1970. O são-paulino entendia que eu tinha que realizar uma obra,uma estrutura,uma base para que o São Paulo pudesse,no futuro,apresentar resultados favoráveis.

Pergunta: Quais os títulos conquistados na sua gestão?

Laudo Natel:No meu caso particular,eu dei muita importância aos campeonatos de 70 e 71 pelo seguinte: durante todos esses anos da construção do estádio,o São Paulo sempre se portava bem,mas eu acredito que só uma vez chegou ao título. E eu sempre prometia à torcida:"Um dia vocês vão ter títulos.Deixa eu terminar o estádio". em 70 consegui inaugurar o estádio e,logo em seguida,ganhar um título:70 e 71.Ganhamos dois títulos seguidos. Aquilo foi uma satisfação que eu dei para a torcida.Então aquilo para mim foi de uma importância fundamental,porque representava o pagamento de uma promessa. Aquilo que eu dizia estava certo:primeiro vamos fazer o estádio,depois vamos ganhar os títulos.

Pergunta: Às vezes, associa-se o time São Paulo a uma determinada faixa da população economicamente privilegiada. Por que isso acontece?

Laudo Natel:Olha, eu entendi bem o sentido de sua pergunta. Eu diria que o São Paulo,no início,era considerado um time mais ou menos de elite. Mas está aí uma coisa interessante: Não era elite econômica; era uma elite,vamos dizer,intelectual. Porque normalmente o quadro dirigente e grande parte de sua torcida era constituído de médicos ,de advogados,de professores. Então era uma elite intelectual,mas não necessariamente rica. Tanto que o São Paulo era um time pobre Ele encontrou todas as dificuldades. Mas o crescimento da cidade de São Paulo foi tão grande que as torcidas foram se nivelando. Eu não vejo diferença entre a torcida do Corinthians,do Palmeiras e do São Paulo. É o mesmo padrão.Você encontra torcedores de todos os níveis

.

Pergunta:Quais os elementos que compõem a estrutura de sustentação financeira do clube?

Laudo Natel:O clube tem os sócios que dão sustentação ao clube. Tem o estádio que,de certa forma, é um gerador também de rendas,porque quando há um jogo de futebol profissional,há sempre uma taxa destinada ao aluguel do estádio.Como o São Paulo tem um grande estádio,os grandes jogos são feitos no Morumbi. então a renda do Morumbi é hoje uma base de sustentação do próprio São Paulo. O clube também tem patrocinadores e televisão.

Pergunta: Qual o grau de interferência dos patrocinadores nas decisões do clube em relação ao time?

Laudo Natel: Com a evolução da publicidade é evidente que as grandes empresas têm interesse nos times de futebol. As empresas procuram associar a imagem do time à imagem de uma coisa vencedora. No São Paulo não há interferência das empresas na direção. No caso do São Paulo,nenhuma interferência.A empresa só lucra com a publicidade. O poder de decisão é apenas da diretoria.

Pergunta:Um clube conquista muitos títulos porque ele é bem gerido ,inteligentemente administrado ou porque ele tem mais verba que outro?

Laudo Natel:Olha,eu diria que a capacidade supera um pouco o dinheiro. O dinheiro é necessário,mas a capacidade supera um pouco o dinheiro.O São Paulo tem tido uma felicidade muito grande na escolha de seus dirigentes. E uma coisa muito importante no São Paulo tem sido a continuidade administrativa. Não houve um único presidente que procurasse desmanchar o que o outro fez. Cada um deu continuidade como se fosse o mesmo programa ,a mesma cabeça . Não houve um só presidente que não contasse com o apoio dos outros e que não desse continuidade ao trabalho do clube. Então,se o São Paulo chegou a esse ponto,em primeiro lugar, 70 ou 80% é o espírito que norteou a direção do São Paulo.E o restante,a base que entra o dinheiro,entra a estrutura, entra a torcida ,entra tudo mais

Pergunta: Como o senhor definiria o torcedor fanático?

Laudo Natel:Bom,eu não sei. Hoje em dia o torcedor fanático tem sido este que faz distúrbios por aí. Mas não é. O torcedor fanático é aquele que vibra com o resultado do clube que acompanha.

Pergunta: Ouvi dizer que há uma frase que o senhor usa frequentemente em sua casa sobre o clube. Qual é ela?

Laudo Natel:A minha casa é uma autêntica democracia. Cada um tem o direito de torcer para o time que quiser,desde que seja o São Paulo.

.

Pergunta:Quando o senhor vê pela televisão o estádio do Morumbi ou se eventualmente está lá em dia de jogo e uma multidão acorre ao local,o que é que o senhor sente?.

Laudo Natel:Eu sinto muito orgulho do Morumbi,porque foi uma obra de tenacidade. Eu confesso que envelheci muito pelas responsabilidades que eu tive que assumir,mas o São Paulo está hoje num plano de destaque ,numa hegemonia do futebol.Foi pioneiro em muita coisa . O Moumbi não foi um prêmio para o São Paulo. Na minha opinião ,foi um prêmio para a cidade de São Paulo.E alargou os horizontes do futebol profissional. foi muito duro,muito difícil . Talvez a empreitada mais difícil da minha vida.Mas há uma compensação muito grande: hoje quando eu passo e vejo o Morumbi,eu tenho uma sensação ...uma sensação de coisa realizada,de dever cumprido,de não ter desertado nos momentos difíceis.

Pergunta:O senhor considera que recebeu o justo reconhecimento por parte de seu clube?

Laudo Natel: O meu nome ficou muito associado ao nome do São Paulo. Eu deixei de ser dirigente do São Paulo em 72. Até hoje ,quando o São Paulo ganha uma partida,eu sou cumprimentado na rua e quando perde,eu sou cobrado,como se eu fosse o pai. De certa forma eu sou pai,porque eu recebi o título de Grande Patrono do São Paulo Futebol Clube.

Pergunta: O que o senhor gostaria de dizer aos jovens que lerão o seu depoimento nesta entrevista?

Lado Natel: Bom,primeiramente eu acho que a pessoa deve fazer o que gosta,porque quando não gosta,o trabalho é um fardo.Fazendo o que gosta, a coisa se torna leve. Se eu considerar a modéstia da minha origem,eu creio que percorri com relativo sucesso os caminhos da minha vida: eu fui presidente do meu clube, eu fui diretor da minha empresa e fui governdor do meu estado.E se isso pode servir de exemplo para alguma coisa,é exatamente isso o que digo: a tenacidade,acreditar,fazer o que gosta e cultivar a verdade. Para relizar uma determinada coisa,às vezes a gente encontra grande tropeço ,pedra no caminho,injustiça,incompreensão.Então tem que ter esta força interior para superar as dificuldades e perseverar: Acreditar naquilo que faz..Quando a gente acredita no que está fazendo,parece que a metade da coisa já está realizada.

Texto transcrito por Marcos Antonio V.Rodrigues

Branca Granatic
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 08/06/2019
Código do texto: T6668103
Classificação de conteúdo: seguro