Lara Emanueli fala sobre 'Os Desafios de Amar' - Portal Literário Revista Divulga Escritor

Escritora Lara Emanueli Neiva de Sousa, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a ter gosto pela arte de escrever?

Lara Emanueli - A leitura e a escrita sempre foram ferramentas que me atraíram e atraem até hoje. Durante a minha infância e adolescência, a magia dos romances, as histórias de ficção, poemas e poesias me seduziam, o que acabou despontando idéias e a vontade de escrever algumas palavras em um pedaço de papel. Essas idéias começaram a se aglutinar e, aos 15 anos, criei minha primeira história, escrita a próprio punho, que guardei em uma caixa chamada caixa dos tesouros, tornando um desejo adormecido. Em seguida, após ingressar na universidade ter um contato mais próximo com a saúde mental e vivenciar as nuâncias desse campo de atuação no cotidiano laboral como enfermeira, despertou o desejo adormecido de escrever crônicas, depois o romance e depois não consigo parar de escrever. Risos.



Como surgiu inspiração para escrita de seu romance “Os desafios de amar”?

Lara Emanueli - A inspiração veio de duas fontes. A primeira surgiu quando li um livro intitulado “O amor nunca diz adeus”, de Amadeu Ribeiro, e me fez refletir e encorajou-me para escrever uma história, de maneira a permitir o afloramento das ideias, as intuições brotavam como a nascente de um rio e as emoções presentes em cada linha escrita. A segunda veio do contato direto com a saúde mental, cenário em que conheci vários atores que carregavam suas experiências de amar; pude compartilhar de maneira próxima e outras à distância, seus valores, saberes; além de que vivi momentos que possibilitaram ressignificar a vida; enfim, compreender que o ato de amar tem desafios a serem superados. Assim, com estes contatos, experiências construiu-se um alicerce para o romance “Os Desafios de Amar”.



Apresente-nos a obra (sinopse)

Lara Emanueli - Entendo que o encontro de duas almas afins tem como foco principal a afinidade entre elas e não a aparência física. O romance “Os Desafios de Amar” retrata experiências terrenas de duas almas que foram agraciadas pelo Criador com o elo do amor. Inicialmente, a história acontece no século XIX, em Paris, com os espíritos na roupagem de Clair e Klaus. Tratando-se de almas gêmeas, o Criador possibilita outro encontro entre essas almas em uma nova roupagem, durante o século XX, em São Paulo, como Laura e Erick. Essas almas se reencontram em um cenário nada romântico: o hospital psiquiátrico, importante local para o resgate de dívidas de Laura e Erick,e possibilita minimizar o sofrimento das pessoas ditas insanas.

Qual a passagem, enquanto escrevia o romance, que mais a marcou. Comente.

Lara Emanueli - A passagem do romance mais marcante foi o reencontro dos protagonistas (Laura e Erick) em um avião após anos separados. Recordo que quando estava escrevendo, estava ouvindo música citada no romance “Suerte” de Jason Mraz e Ximena, cada palavra que emergia naquele momento, fez uma lágrima percorrer minha face, foi um momento emocionante. Era uma cena simples, contudo, percebi naquele instante que a essência do romance estava na simplicidade, um perfume que enobrece nossa alma. Acredito que consegui retratar isso nesta parte do romance.

O que mais a encanta em “Os desafios de amar”?

Lara Emanueli - O que mais me encanta nesta história é que ela envolve um dos maiores ensinamentos deixados por Cristo para o homem: AMAR. Um verbo fácil de conjugar; entretanto, vivenciá-lo exige transpor obstáculos, ou seja, ação que deve ser cultivada diariamente. Este enredo nos convida a compreender que somente o AMOR é capaz de desencadear movimentos e mudanças nas jornadas, seja no plano físico e espiritual, pois os desafios de amar fazem parte dessa caminhada.

Onde podemos comprar o seu livro?

Lara Emanueli - O romance pode ser adquirido no formato impresso e eletrônico. A versão impressa pode ser adquirida por meio dos sites da Editora Viseu; Lojas Americanas; Submarino; Shoptime; Amazon. Já a versão eletrônica (e-book) pode ser encontrada nos sites da Amazon; Livraria Cultura; Saraiva; Casa del Libro; Barnes & Nobel; Kobo; Wook; Apple.



Quais os seus principais projetos literários?

Lara Emanueli - Como costumo dizer escrever está no meu DNA. No mundo acadêmico continuo escrevendo e publicando artigos científicos, capítulos de livros, ampliando a produção técnica no campo da psiquiatria/saúde mental. Assim, no primeiro semestre de 2019 já serão publicados dois capítulos de livros sobre saúde mental no contexto hospitalar e judiciário e um livro sobre gestão da saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde. No mundo da literatura continuo publicando periodicamente crônicas, poemas e divulgando o meu primeiro romance. No ano que vem estarei publicando outro romance, na realidade estou reescrevendo uma história de amor vivida no meu Estado, transportando-a para a literatura. Além desse projeto, caminha em paralelo um próximo volume do enredo “Os Desafios de Amar”, descrevendo a continuidade da história de Erick e Laura.

Conte-nos, como está sendo o antes e o depois da publicação de um livro.

Lara Emanueli - Emocionante. Depois da publicação do romance tenho vivido experiências singulares, principalmente, advindas do contato com os leitores. Compartilhar com eles sobre impressões, comentários referentes a este enredo tem despertado satisfação, alegria e com isso aumenta ainda mais a responsabilidade de continuar a escrever. A construção de uma relação de respeito, ética, empatia com os leitores tocou e continua tocando profundamente minha alma, meu coração e minha mente, tornando uma fonte motivadora excepcional.

O que a escrita representa para você?

Lara Emanueli - Acredito que escrever não deve ser considerado apenas uma arte, mas como um dom que advém da conexão existente entre o escritor, papel e caneta, portanto, considero uma conexão transcendental. Após a consolidação dessa conexão, o escritor vai deixando sua criatividade, sensibilidade aflorarem e fluírem como o brotar e o curso da água de um rio, potencializando assim a confiança dentro de si, e aos poucos as linhas escritas se transformam em uma história, poesia e poema. Assim, não basta apenas perceber que o individuo possui o dom da escrita, que vai sendo lapidado a cada vez que se produz um texto, mas entendo que escrever consiste na capacidade de traduzir os sentimentos, a magia de cada emoção em palavras, entre outras palavras, escrever é traduzir o que se consegue enxergar com os olhos de poetisa.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Lara Emanueli Neiva de Sousa. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Lara Emanueli - A mensagem que deixo para nossos leitores é de agradecimento. Toda vez que escrevo é para vocês meus caros leitores, afinal tenho uma consideração especial. É um enorme privilégio e saibam que me importo em saber quem são vocês. Nesses meses após a publicação das crônicas e romance pude conhecer um pouco de cada um através de suas manifestações (comentários, mensagens, curtidas e compartilhamentos) e percebi que as pessoas que estão à frente do monitor/celular/livro são seres humanos. Isso mesmo, seres humanos que deixam a magia, o poder, o mistério e o encantamento das palavras invadirem o mais íntimo do seu ser. Para finalizar externo meu sincero agradecimento a todos vocês, sejam pessoas conhecidas ou anônimas. Sinto-me bastante lisonjeada por tê-los como interlocutores reais e potenciais, pois sem vocês não haveria motivos para dedicar a uma das paixões de minha vida, escrever. Na oportunidade agradeço a Revista Divulga Escritor pela oportunidade e parabenizo pelo excelente trabalho que executam.



Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Shirley Cavalcante
Enviado por Escritora de Alma em 07/03/2019
Código do texto: T6591667
Classificação de conteúdo: seguro