Geraldo José Sant´Anna

Nome: Geraldo José Sant´Anna

Breve Currículo:

Formado em Matemática e Pedagogia. Especialista em Supervisão Educacional. Especialista em Psicologia Multifocal. Especialista em Educação, Diversidade e Inclusão Social. Pós-Graduado em Investigação Criminal e Psicologia Forense. Master Degree em Multifocal Psicology pela Florida Christian University, EUA. Doutor Honoris Causa pela ABD e Instituto VaeBrasil. Embaixador pela Académie Française des Arts Lettres et Culture. Membro da União Brasileira de Escritores - UBE e de Academias Literárias Brasileiras e Internacionais. Autor de vários livros.Diversos prêmios literários.

Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura, em meu entendimento, é a fusão entre o conhecimento acumulado, as crenças, os valores, os costumes, os hábitos e outras informações construídas e mobilizadas por um grupo ou por um povo, que se expressa por meio das artes, relações sociais, expressões linguísticas, definindo comportamentos e atitudes cotidianas.

Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Considerando minhas atividades literárias, em especial como contista, minhas ações enquanto educador – compreendo que a escola é importante instituição para difusão da cultura -, a participação em diversas Academias Literárias, entendendo-as como núcleos difusores, arrisco-me colocar-me como difusor cultural. Estamos em constante transformação, novos conceitos e novos valores emergem constantemente conglomerando o tradicional às novas tendências. Nessa perspectiva o teatro, a dança, as artes plásticas, a literatura, dentre outros relevantes meios de expressão, recria comportamentos e propicia a experiência de saborear outros olhares para o mundo.

Hoje podemos ligar a TV e curtir Rupaul, tingir os cabelos de azul, ingressar em uma educação digital, realizar transações financeiras via celular, entrar em contato com um número inimaginável de produtos e pessoas...o que era inconcebível há algumas décadas.

Assim imergimos em um momento em que a diversidade impera (e deve ser respeitada!). Vejamos a música. Qual o gênero mais popular no Brasil? O sertanejo, o rock, o samba, o forró, a música eletrônica? O mesmo pode ser analisado com relação a dança: apostamos na quizomba, o funk, twerking? Enquanto educador e escritor devo estar sintonizado com essas mudanças que não se refletem apenas na dança, na música, na forma de aprender e interagir, mas na forma de interpretar os fenômenos sociais, políticos e econômicos de nosso dia a dia.

Enquanto educador posso contribuir para a perpetuação de uma escola fria, arcaica e desconectada do mundo; enquanto escritor posso desconsiderar o booktrailer, por exemplo, se não me encontrar antenado a tudo isso!

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

No Brasil, a aculturação sempre foi muito rica. Desde a ocorrida pelo contato entre os diferentes povos indígenas como aruák, karaíb, tupí, jê e trumái, dentre outros, até o trazido pelos portugueses e demais europeus, e os grupos africanos, gerando a rica diversidade linguística, a gastronomia, as danças, as festas religiosas, o sincretismo religioso.

Embora altamente significativas essas contribuições não podemos colocar um ponto final, ou seja, compreendermos o processo de aculturação apenas no período colonial. É facilmente observável a influência norte-americana, por exemplo, mesclando-se ao vocabulário brasileiro, como hot-dog, cheeseburger, notebook,pendrive, os fast-foods, usar calças jeans, dentre tantas outras.

Esse processo é ininterrupto e incorpora sempre novos ingredientes ao seu menu.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

É um processo natural e sempre existiu ao longo da história da humanidade. Impossível evita-lo. Talvez seja importante destacar dois pontos: a questão da identidade cultural e os conflitos sociais gerados pela diversidade cultural.

O artigo 5º, da Constituição Federal, preceitua a liberdade de crença, de expressão, de identidade, todavia, promover o respeito a identidade sexual, religiosa, étnica, cultural ou racial, com tolerância e sem discriminação é algo que precisa ser consolidado.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural.

Como já abordamos anteriormente não é possível conceber o mundo contemporâneo desconectado do mundo virtual. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) assumem importante papel no processo de ensinar e de aprender, os celulares adquiriram função preponderante nas relações, sobrepondo-se ao seu uso de ligações telefônicas, o leitor pode optar por um livro impresso ou livros em Epub, PDF e mobi, livros para iPad, livros para Android, livros para kindle, livros para Kobo, enfim os ebooks adquiriram seu espaço além das prateleiras e estantes. Hoje muitos artistas se consagram por meio de edições no youtube e redes sociais. Cultura digital é algo, relativamente, novo. Daí encontrarmos ainda resistências e dúvidas por parte de muitas pessoas.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

É preciso reconhecer e valorizar a diversidade cultural. O Brasil é amplo em extensão e sua riqueza cultural é infinita. Assim os empreendedores culturais precisam reconhecer essa beleza e cuidar para que todas essas manifestações dialoguem e floresçam. Já se foi o tempo em que havia necessidade de subjugar um para fortalecer o outro (se é que isso foi necessário em algum momento). Temos uma história viva em que crenças foram renegadas, povos dizimados ou escravizados, tradições esquecidas, valores ironizados...o tempo, agora, é de eclodir a beleza de quem somos, fruto dessa agregação cultural. Saibamos reconhecer nosso DNA cultural.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 10/11/2018
Código do texto: T6499393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.