LANÇAMENTO DO MEU LIVRO - GUARIBAS: LEMBRANÇAS E HISTÓRIAS DE UM RIO

ENTREVISTA COM O PROFESSOR DOUTOR E ESCRITOR EDIMAR LUZ

O professor e escritor, Edimar Luz, lança livro sobre o Rio Guaribas.

Obs: (Resumo da entrevista)

Repórter: Qual o título do seu livro?

EL. GUARIBAS: Lembranças e Histórias de Um Rio, este é o título do meu livro que acabei de publicar e estou fazendo a sua divulgação. Inclusive, nesse período tenho visitado diversos meios de comunicação da cidade de Picos, tais como jornais, portais, rádios AM e FM e TV Picos, onde, na oportunidade, concedi várias entrevistas; umas ao vivo, outras, gravadas.

Repórter: O que levou você a escrever este livro?

EL. Por considerar e achar muito importante para toda a coletividade picoense e adjacência ou circunvizinhança a abordagem sobre assuntos pertinentes ao rio que banha a nossa cidade e região, faço uma descrição mais ou menos minuciosa, baseada essencialmente na minha vivência e contato com o rio Guaribas e em tudo que constatei in loco, a partir de meados da década de 60 quando nasci, até os dias atuais. Portanto, esta obra é, na verdade, um importante relato histórico... Por isso, decidi contar histórias verdadeiras sobre o rio Guaribas, rio estritamente ligado à colonização e ao desenvolvimento da cidade de Picos.

Repórter: Qual o objetivo principal deste livro?

EL. O objetivo principal deste livro é justamente resgatar um pouco a história do rio Guaribas e também alertar para a questão da degradação ambiental que vem assolando de forma drástica o nosso rio, incluindo seu leito, suas margens, mata ciliar; e por que não dizer todo o seu vale, o conhecido e importante Vale do Guaribas; além dos campos.... Nosso locus amoenus.

Repórter: O que pode ser encontrado no livro?

EL. No livro podem ser encontradas, por exemplo, histórias sobre a cultura do alho no leito arenoso do rio Guaribas. Picos, no passado, era conhecida nacionalmente como A Capital do Alho, em virtude da grande produção agrícola no leito do rio e margens; e isso muito nos orgulhava.

Vale ressaltar também que o rio Guaribas funcionou por muito tempo como importante área de lazer para os picoenses, quando banhistas se reuniam e se deleitavam se divertindo nas águas cristalinas e nas areias esbranquiçadas do rio, que funcionavam como praias fluviais, pois na cidade ainda não existiam os numerosos clubes de lazer que se pode ver hoje em dia. Eram as famosas “manhãs de sol”.

No livro estão inseridas também histórias sobre as cheias/enchentes do Guaribas; a pesca fluvial e outros assuntos pertinentes.

Também podem ser encontrados no livro textos sobre a degradação ambiental enfrentada pelo rio Guaribas, onde deságua também o esgoto da cidade. O rio se tornou um verdadeiro esgoto a céu aberto, além do matagal e principalmente substâncias letais e entulhos que são depositados em seu leito, infelizmente.

Repórter: Este é o seu primeiro livro?

EL. Mesmo com larga experiência na publicação de artigos e crônicas, e também poemas, em toda a imprensa escrita picoense, este é o meu primeiro livro publicado. Todavia, já escrevi vários outros livros, que continuam inéditos. São livros de contos, poesias/sonetos, pensamentos... Memórias do Tempo, por exemplo, considero ser o meu Magnum opus, o qual pretendo publicar em breve.

Desde o ano de 1993, mais precisamente, o dia 31 de março daquele ano, quando publiquei minha crônica Um rio agoniza, inclusive sobre o rio Guaribas; eu considero um dos marcos do meu ingresso nas letras. Porém, posso também considerar a data julho de 1992, quando publiquei as minhas poesias Santa Cruz e À Juventude, por ocasião da Semana Cultural de Santa Cruz do Piauí.

Como professor, escritor e articulista, e também sociólogo, estive sempre engajado na luta pela conscientização e preservação da nossa cultura, bom como do meio ambiente, através de minhas aulas e de meus artigos, crônicas e poesias publicados nos vários jornais, revistas e portais da cidade de Picos, tendo como um dos meus temas principais o rio Guaribas.

Repórter: O lançamento está previsto para quando? O livro já está à venda?

EL. Mesmo sabendo que já estou agilizando intensamente todo esse processo de lançamento e divulgação nos mais variados meios de comunicação da cidade, ainda não decidi quando irei realizar uma solenidade de lançamento oficial. Mas, o livro já pode ser encontrado nas bancas de revista localizadas na Praça Félix Pacheco, centro da cidade de Picos, e também no MEK Livraria e Papelaria, situado na Avenida Getúlio Vargas, também no centro da cidade, ao preço de R$ 20,00. A publicação é limitada, com tiragem de apenas 150 exemplares, e foi custeada inteiramente pelo autor. Este autor que vos fala. Entretanto, se for necessário, providenciarei uma nova impressão/edição.

São 20 capítulos distribuídos em 59 páginas. É um livro pequeno, mas de um valor cultural, histórico e social muito grande, que interessa a todos os leitores, convidando-os a uma reflexão sobre o passado de glórias do nosso rio Guaribas e a situação desoladora e dramática por que passa o nosso velho rio.

E, por isto mesmo, creio, constitui-se também numa leitura agradável e prazerosa.

Edimar Luz
Enviado por Edimar Luz em 01/10/2018
Reeditado em 20/02/2019
Código do texto: T6464815
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.