Cesar Pivetti

Cesar Pivetti é iluminador cênico, (Teatro e Shows) há 25 anos, entre os seus mais importantes e recentes trabalhos destacam-se os espetáculos, Silêncio.doc com direção de Marcio Macena, A porta da frente com direção de Marcelo Várzea, e o show Noites de Orfeu com Toni Garrido. Atualmente destacam-se também as indicações ao prêmio Aplauso Brasil de teatro e ao prêmio Coca Cola de teatro infantil na categoria melhor iluminação.

Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é a expressão de caráter identitário de símbolos que definem o indivíduo dentro de determinada sociedade e região geográfica.

Você se considera um difusor cultural?

Sim. Todo o artista, e incluo os técnicos também como artistas, utilizam seus conhecimentos para criar sensações e experiências repletas de potencias humanísticas. Um espectador não analisa a luz. Não analisa a música. Ele sente... Ele intui...

Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Criar essas experiências mencionadas. Criar uma dramaturgia de luz significa ter a sensibilidade de compreender o que um texto diz, o que o diretor quer deste texto e conseguir unir forma e conteúdo, uma plástica aplicada ao discurso estético da direção.

Como você descreve o processo de aculturação ao longo da formação da sociedade brasileira?

Pra mim o processo de aculturação é sempre uma repetição de padrões sem criar espaço para reflexão ou pelo menos a ressignificação de algo que é apresentado de forma quase imposta.

A assimilação destes padrões e o abandono desta reflexão que nos lembra, quem somos.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Talvez a problemática na pratica da difusão cultural é conseguir levar a qualidade original de uma obra até o ponto final dessa difusão. Explico: ao se reproduzir obras originais corre-se o risco de não termos a garantia da qualidade técnica ou humana. Imagine um espetáculo teatral. Ele terá as mesmas condições técnicas numa pequena cidade do interior do que nas capitais? Os atores terão a mesma estrutura? Na transmissão de saberes...os professores terão a mesma capacidade técnica que a fonte original?

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural.

O espaço digital possibilita o acesso a qualquer pessoa a manifestações culturais. Também possibilita o acesso de deficientes visuais e auditivos.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Que não desistam. Que sejam inquietos. Só a inquietação faz você ser melhor a cada dia.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 12/09/2018
Código do texto: T6446956
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.