Ângelo Rodrigues (Portugal)
ENTREVISTA: «Opinando e Transformando»
Jornalista Dhiogo J. Caetano - Humano (Repórter)
- Uruana/Goiás
ENTREVISTADO: Ângelo Rodrigues (Portugal)
Em sua opinião, o que é Cultura?
A Cultura é tudo!
O outro nome do Uni-Verso é Cultura. Alguém disse, e não podia estar mais de acordo, que a Cultura não é a cereja em cima do bolo nem sequer o bolo ou a travessa onde ela está. A Cultura também não é a mesa onde está a travessa com o bolo; a Cultura é o "chão" onde está a mesa, a travessa e o bolo...
Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?
A minha atividade ao longo de 35 anos fala por mim... Obviamente que me considero um "super divulgador" e difusor cultural. Sou também professor de Filosofia e, há vários anos que tento alertar alunos e toda a gente para a importância suprema dessa "coisa" a que chamamos "Cultura" que infelizmente tão maltratada tem sido pelos políticos, pela Comunicação Social (e não só).
Está mais do que na hora de seguir a máxima de Platão: «Os "filósofos-reis" ao poder»! Poderei explicar isto a quem estiver interessado...
Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?
Sei pouco da aculturação brasileira, mas, quanto à aculturação portuguesa tem sido do mais positivo que este pequeno país europeu tem. Sou a favor de toda e qualquer aculturação. É isso que - a meu ver - mais enriquece os povos. Abaixo o isolamento cultural. Viva a Aculturação!
A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?
É óbvio que a Cultura liberta. O pior para qualquer povo é mesmo a Ignorância. Todos os povos deviam ter, desde os 3 ou 4 anos de idade, a disciplina de Filosofia (ou algo semelhante) que seria obrigatório nas escolas. Defendo a "Filosofia para crianças" que forma para os valores essenciais desde tenra idade o que é - a meu ver - absolutamente necessário. Que os nossos políticos "da treta" possam contrariar a outra máxima de Platão: «O pior para a humanidade é a Ignorância». Que os políticos brasileiros e portugueses entendam - de uma vez por todas - que o mais importante é mesmo a Educação e a Cultura!
Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?
Os Media deviam ter pessoas (profissionais) mais comprometidos com a Cultura e com a Educação. Infelizmente, na maior parte dos casos, a nossa Televisão (e Comunicação Social em geral) só passa porcaria e pouco espaço se dá a um escritor, a um artista plástico ou a um evento cultural que não seja futebol, festivais de música e pouco mais. É sempre mais do mesmo... É necessário colocar nos Media pessoas com mais formação cultural no sentido de tornar a nossa Comunicação Social um verdadeiro e honesto/autêntico difusor de Cultura e de Educação e não o "esterco" com que levamos praticamente todos os dias...
Comente sobre o espaço digital, destacando a sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial.
A Internet/WEB tem um lado bom e um lado mau e deve ser usada com cautela. No nosso caso, tentamos que o espaço digital seja uma mais-valia e, desde as redes sociais até aos websites e portais que vamos criando e mantendo, temos o propósito de ser também alternativa. Destaco o caso do projeto CriaPromove (inaugurado em janeiro de 2016). É também (assim o desejamos) uma forma de combater o "lixo" dos Media e um portal "de caráter jornalístico" que procura dar espaço e "voz" a quem merece (e tem qualidade literária e artística) e a quem não o encontra nos Media tradicionais. O Projeto CriaPromove não é Comunicação Social nem pretende ser mas sim um projeto de divulgação e de promoção de autores/criadores das diversas áreas literárias e artísticas.
Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?
Lutem e inundem os Media do que realmente importa até que eles percebam que têm mesmo que mudar...
Visitem e divulguem o projeto CriaPromove - comunicação, divulgação e promoção de obras e de autores/criadores!