Entrevista com July Valentine

CA - Qual foi o seu impacto ao perceber a existência do mundo otaku?

July Valentine - Bom, eu descobri esse universo ainda muito jovem, com uns 4 para 5 anos. Minha irmã colecionava os mangás de Dragon Ball que eram publicados pela editora Conrad. Costumávamos sentar na frente da Tv para assistir Pokémon e maratonas de Digimon em canais fechados. Então posso dizer que nasci envolta nesse universo pelo qual sou apaixonada até hoje.

CA - Como você vê o nosso atual mercado de mangás e animes?

July Valentine - A internet facilitou e muito o acesso a animes e mangás no nosso país, só que infelizmente como consequência, acabou por implodir uma persistente crise no campo editorial, não só brasileiro, como japonês também. A crise em estúdios de animação não é mais novidade e isso sem dúvida é sentido claramente quando vemos animações com baixa qualidade, equipes sendo exploradas em trabalho excessivo, entre outras coisas.

CA - Seu traço é expressivo, delicado e bastante rebuscado; quais são suas maiores influências artísticas?

July Valentine - Primeiramente, agradeço pelo elogio, fico feliz que tenha gostado do meu traço! *v * Bom, confesso que não foi fácil conseguir uma personalidade no traçado, estudei e treinei muito para chegar onde estou, e ainda continuo aprendendo a cada dia. O aprendizado é constante porque o importante é sempre aprender com os erros e evoluir a cada dia. E dentro disso, tive muita influência de Tite Kubo, o mestre Takeshi Obata, Fusanosuke Inariya e Old Xian.

CA - Na revista Neo Tokyo da Editora Escala, junto a Nick Narukame, você publicou a light novel Ciranda, ela continua sendo publicada e quais as perspectivas editoriais em relação a Ciranda?

July Valentine - Sim! Foi a nossa primeira publicação em parceria. Eu trabalhava como criadora de conteúdo na Neo Tokyo e Anime Do antes de iniciarmos esse projeto na época. Cheguei a publicar algumas matérias, como a resenha de Sekai Ichi Hatsukoi e Shinrei Tantei Yakumo... Enfim, mas meu amor mesmo são os trabalhos em desenho. Então quando conseguimos uma oportunidade maravilhosa da divas das divas, Lily Carrol, começamos a publicar esse novel bimestralmente.

Mas, infelizmente as publicações foram interrompidas por força maior.

Quanto ao futuro editorial de Ciranda, atualmente ele está sendo publicado pela Editora Sekhmet, que está fazendo um trabalho fantástico com a edição do Novel. Então, para você leitor que curte tramas de terror, com uma pegada kawaii, recomendo Ciranda. Para mais informações a respeito do lançamento, galera, basta acompanhar a página da Editora Sekhmet e na minha página pessoal, July Vallentine Art. Lá sempre tem novidade!

CA - Além de Ciranda, quais outras obras você já publicou?

July Valentine - Além de Ciranda, publiquei em parceria o Novel, O Príncipe de Wonderland com o roteiro da Nick Narukame. Sou autora de toda a parte visual, desde Ilustrações até a capa. Foi nosso primeiro trabalho impresso em formatinho o qual vendíamos até um tempo atrás no estande da Zine expo, um grupo maravilhoso de autores nacionais, que nos recebeu com muito carinho e dos quais somos amigas até hoje. E atualmente estou trabalhando em um projeto solo em quadrinhos com temática Yaoi, a comic, CONTRATO TEMPORÁRIO cujos capítulos serão lançados mensalmente na minha page! Então para você que curte mangá BL, fiquem ligadinhos! <3

Qual o seu processo criativo como mangaka?

July Valentine - Bom, A parte mais complicada para mim é montar o roteiro. Rsrsrs quem me conhece sabe o quanto eu fico de cabelo em pé toda vez que preciso criar um roteiro rapidamente. Mas fora isso, para mim, na maioria das vezes, é terapêutico. Primeiro eu crio o esboço no papel. Depois começo a parte de montagem das páginas que é um desafio a parte porque acertar anatomia, profundidade e perspectiva é osso. Depois passo tudo a limpo com o Sai, porque mesa digitalizadora “nós” não tem Kkkkkkkk então é no braço mesmo. E por fim (e não estou contando a diagramação nem impressão) faço o colorido das páginas.

CA - Como o seu cotidiano pode interferir ou afetar o seu rendimento artístico?

July Valentine - No meu caso, como eu trabalho e estudo, é preciso decidir se uso o meu tempo livre para dormir e descansar ou fazer aquilo que amo. Rsrsrs então tenho que admitir que não é nada fácil conciliar as coisas, ainda mais quando se cuida de todo o processo criativo, desde a formulação da trama até a produção em quadrinhos, mas sabe, é uma emoção quando você vê o trabalho pronto... isso sem dúvida faz todo o esforço valer a pena.

CA - Além do mangá, qual outro hobby você cultiva?

July Valentine - Amo fazer cosplay! Estive um tempo parada me dedicando apenas a produção de Contrato Temporário, mas agora estou voltando aos poucos a produção das minhas roupas.

CA - Quais os planos para o futuro?

July Valentine - Sonho em trabalhar na área de criação de trabalhos gráficos, desenvolvimento de games e filmes.

CA - Como você definiria o seu trabalho?

July Valentine - Bom, falar sobre si mesmo é difícil. O que eu posso dizer é, faço com muito carinho e dedicação e espero de verdade que consiga atingir o coração daqueles que o veem!

Link dos meus trabalhos:

http://facebook.com/julyvallentineart

Instagram: @Vallentinejuly

Caliel Alves
Enviado por Caliel Alves em 21/03/2018
Código do texto: T6286584
Classificação de conteúdo: seguro