APRESENTAÇÃO DO NOSSO Q.A.D. - QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Srs. Diretores e/ou Coordenadores / Orientadores Pedagógicos,
Apresentamos à sua apreciação o projeto que desenvolvemos, de aplicabilidade na área educacional, ao qual, em função dos objetivos a que se propõe, atribuímos o nome de Q.A.D. - QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, sobre o qual passamos a discorrer, para um melhor entendimento dos Srs. e subsequente decisão sobre o interesse
ou não de sua utilização nesse seu estabelecimento de ensino.
Trata-se de um ROTEIRO DE PERGUNTAS a serem respondidas POR ESCRITO (e transposto para um pendrive individual) por cada alu-no já matriculado ou em vias de sê-lo, tal qual uma entrevista, com o diferencial apenas de que esta será no formato NÃO ORAL, mas por es-
crito.
Nesse roteiro, de forma sutil, levamos o aluno a confidenciar as-
pectos importantes que influenciam seu mundo psicológico, para, ao final, ser possível traçar UM CONFIÁVEL PERFIL PSICOLÓGICO de cada aluno do estabelecimento.
Isso, a aplicação desse questionário, não temos dúvida, facilitará - e muito - o relacionamento professor x aluno e aluno x aluno, porquan-to a instituição passará a ter os elementos necessários para saber bem administrar qualquer ocorrência comportamental envolvendo seu corpo discente.
As perguntas que compõem tal questionário envolvem vários as-
pectos da vida pessoal do aluno (se ele, por exemplo, é vítima de bully-
ing, se tem desajustes familiares, se é infeliz por motivos que podem ser
superados, enfim...).
Colocando-nos desde já à inteira disposição para eventuais escla-recimentos adicionais - inclusive os de ordem financeira -, aguardamos um contato convocando-nos para tal finalidade.
Professor PEDRO ALCÂNTARA LIMA E SILVA
Autor do Q.A.N.
Pós-graduado em Didática e Metodologia para Ensino Superior;
Palestrante em cursos de formação e atualização de docentes
em Língua Portuguesa;
Linguista, pesquisador e crítico gramatical, autor das obras gra-
maticais "Nas entranhas da Língua", "Português do Fundamental
I/II" e "Semântica Básica Aplicada".