Currículo Literário

Produção Literária

* As Aventuras de Nick James. Porto Alegre: Armazém Digital, 2007. 53p. (Livro de Contos)

* Contos. http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=34752&categoria=1. 2008-2017. (Contos)

Sensemaking nas Organizações. Karl E. Weick (2005), 2010. (Tradução de Livro)

* Kleine Texte. http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=34752&categoria=I 2013. (Contos)

* Crônicas de Projeto http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=34752&categoria=B 2013(Crônicas)

* Exerça cidadania pressionando uma tecla. Jornal do GeJoPa, Porto Alegre, p.2, 03 out. 1996.

Atuação Literária

* Revisão de texto: Contos Cavilosos - Crimes em New York. Karl H. Benz. 2017.

* Revisão de texto: Série Livros Didáticos do Instituto de Informática. Artmed. 1999-2004.

* Editoria. Periódicos: SOScristão (1997-1999), ModerNiLza (2014-2015), NovoFNnews (2017-...)

* Exposição. Mostra Literária do BRDE (anual, 2014-2017) (4 edições: 32 artigos e 1 livro).

* Idiomas: Português Avançado (revisora de textos), Inglês Intermediário-Avançado, Espanhol Intermediário-Avançado, Alemão Intermediário (B1.2), Francês iniciante, Russo iniciante.

Experiência com a narrativa de ficção

Sou leitora desde criança, podem perguntar à coleção Vaga-lume e à Reencontro. Quando descobri Sherlock Holmes e as histórias de Agatha Christie, virei uma devoradora de livros. Depois, nesse mesmo embalo, com uns doze ou treze anos, numa tarde de chuva na praia do Pinhal, comecei minhas historinhas do Nick James, o melhor detetive do prédio dele. Consegui publicar um livrinho com esses contos uns quinze anos depois. Nessas alturas, era a vida acadêmica quem monopolizava os escritos, sobre Administração, Computação e Engenharia. Aproveitei o curso de Literatura & Gestão e produzi uma pesquisa qualitativa sobre os métodos científicos do meu personagem favorito, Sherlock. Então o bichinho da escrita voltou a pinicar, e cursei algumas oficinas de escrita criativa. Passei a me interessar pela teoria literária, para entender melhor os mecanismos da escrita. Fiz cursos sobre o tema e tenho lido uma dúzia de obras que esclarecem os fundamentos para a análise de textos. Comecei alguma intimidade com o tal fazer literário, e produzi vários contos, dezenas de crônicas, e até alguns roteiros de filme. Publico semanalmente em um blog na internet cada nova produção.

Preferências literárias

Prefiro escrever textos curtos, como contos e crônicas. Aprecio a concisão, a objetividade e o foco nos detalhes de uma situação, de um momento ou de uma personagem específica. Acredito que o olhar com zoom pode soar, ao mesmo tempo, intenso e encantador. Nem me imagino escrevendo textos maiores, como uma novela ou um romance. Para isso, gostaria de aprender algum método de composição do todo desenvolvendo capítulos curtos e impactantes. Como preferência de leitura, procuro não me restringir a um gênero ou estilo. Leio contos, crônicas, romances, novelas, roteiros de filmes e também a não-ficção. Leio autores gaúchos, autores nacionais e estrangeiros, tanto em lançamentos, quanto em obras de outros séculos. Se perguntarem, prefiro os clássicos. E confesso que curto histórias policiais.

Expectativa em relação à oficina

Conheci a fama e as regras desta oficina quando ouvi depoimentos de alunas. Creio que me adapto bem às regras, ao formalismo do método e à disciplina, pois é esse o modo como eu percebo que o aprendizado flui da melhor forma. Aprecio a organização e o planejamento das atividades do curso ao longo do ano, a regularidade dos retornos do professor. Creio que isso contribui muito para identificarmos os critérios e elementos de análise de um texto que permitem a quem escreve ter noções da qualidade da sua produção. Tenho a expectativa de amadurecer a linguagem que utilizo, saber tratar temas com certa originalidade pessoal, desenvolver um estilo, ou seja, aprender a fazer Literatura. Para alcançar esse meu objetivo pessoal, já organizei meus horários e pretendo dedicar tempo, trabalho e amor, intensamente.