Aline Guedes (Jornalista e Radialista BAND NEWS PB - Oficial)
Hoje temos a honra de entrevistar a jornalista e comunicadora da Rádio
BAND NEWS PB, Aline Guedes, que diariamente nos traz os fatos e
notícias da Paraíba com grande maestria.
Aline, antes de tudo é um prazer poder entrevistar você para o site
recanto das letras.
1- Primeiramente obrigado pela entrevista Aline, como surgiu seu interesse pelo jornalismo?
R- Sempre fui uma pessoa muito comunicativa. Ler e escrever sempre foram minha diversão, desde criança. Não tive muito como fugir desse destino, rs.
2- Você trabalhou 4 anos entre 2011 e 2015 como editora adjunta do Jornal Correio, como foi esta experiência?
R- Essencial na minha carreira. No jornalismo impresso, eu aprendi a apurar, a checar todas as fontes, a ter a criatividade de informar sem som e nem imagem. O Correio da Paraíba foi uma escola e eu sempre serei grata por essa bagagem.
3- Como o jornalista se adapta a tantas mudanças no mercado, como a transição de jornais impressos para a notícia pela internet?
R- A convergência de mídias é uma realidade inevitável e, infelizmente, isso se reflete em crise no setor porque nem todo mundo se preparou para isso: nem os jornalistas, nem os empregadores. Há a necessidade de mudar para a web, que atualmente dá mais retorno que o impresso. Mas, como dá para fazer webjornalismo com menos funcionários, o resultado dessa equação é um quadro triste, com demissões e precarização do trabalho. Um editor hoje também produz, vai às ruas fazer reportagem e mesmo com o acúmulo de funções continua recebendo por um. Enfim, não dá mais para romantizar o impresso e resistir às mudanças. Hoje, todo jornalista tem que também conhecer as ferramentas para trabalhar na internet, senão fica para trás, infelizmente.
4- Qual sua visão sobre tantas universidades pagas em todo o Brasil para cursos superiores, alguns deles de extrema importância como medicina? O dinheiro é o que vale?
R- Independente de pública ou privada, devemos nos preocupar com que tipo de médicos estão sendo formados pelas faculdades de medicina. A partir do momento em que a educação vira um mero balcão de negócios e a qualidade do ensino fica em segundo plano, é preocupantíssimo. E, infelizmente, é isso que acontece em muitas instituições do País.
5- Você é a favor da lei que não obriga jornalista a ter curso superior?
R- Totalmente contra. Mesmo em tempos de internet, quando todo mundo é também um divulgador de informações, acho fundamental que o profissional entenda teoricamente sua atividade para que assim se comprometa com o interesse público e tenha consciência das consequências do seu trabalho. Jornalista tem que ter diploma.
6- Qual cidade e/ou país sonha em conhecer?
R- Itália.
7- Qual a maior saia justa na rádio que já passou?
R- Nossa, no dia a dia acontece cada coisa. Já troquei o nome do entrevistado, já fiz perguntas sobre outro tema e o entrevistado me corrigiu no ar... Outra vez, um entrevistado falou um palavrão no ar... enfim, tudo que é ao vivo tem dessas peças.
8- Como foi o início e como está sendo a experiência na BAND NEWS ?
R- No início, me senti uma forasteira naquele universo, afinal, vinha do jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Nunca antes tive experiência com radiojornalismo. Mas o jeito de fazer jornalismo da Band News é muito leve e dinâmico. Rapidamente me acostumei. Hoje, sou extremamente realizada em fazer parte desse time.
9- Para quem você não tira o chapéu?
R- Nosso atual presidente, Michel Temer.
10- Qual o seu maior medo?
R- Perder meus pais. A morte é nossa única certeza, mas morro de medo de passar pela dor de perder meus maiores amores.
11- Acredita em vida pós morte?
R- Não.
12- Quando a Aline Guedes poderá pintar na Televisão? É um sonho seu?
R- Já fiz algumas participações ao vivo, na época do Jornal Manaíra. Mas, não é especificamente um sonho ou projeto meu na carreira. To curtindo muito o rádio e pretendo continuar nele.
13- O que pensa sobre a venda de horários de algumas TV´S para infomerciais e religiosos?
R- Como todo comércio, precisa se sustentar. Eu acho natural.
14- Já tentaram algum "Teste do Sofá" com você? Se sim como foi e se não qual seria sua reação?
R- Não, nunca.
15- Quais seus planos para o futuro?
R- Viajar, viajar, viajar. Olho pro futuro e só penso em me organizar pra conhecer novas culturas.
16- É a favor da pena de morte?
R- Não. Mas sou a favor da pena perpétua.
17- Em seu perfil no Facebook você se define como "Serva de Deus", o que significa a religião para você?
R- Minha base e meu norte. Sem Deus, nada sou.
18- Defina Aline em uma frase.....
R- “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.” (Madre Teresa de Calcutá)
Agradeço de coração a Aline Guedes, jornalista da BAND News.
Que Deus abençoe sua carreira.
Desejo sorte e sucesso a esta simpatia em pessoa.