ESCRITOR DÁ ENTREVISTA SOBRE A FALÁCIA REPUBLICANA

Marcos Barbosa FRC

O escritor monarquista Antonio Carlos Ardana lamenta o golpe militar de 15 de novembro de 1889, que nos enfiou goela abaixo a "república". Movidos por interesse de poder e dinheiro fácil, passaram por cima da vontade popular que apoiava a MONARQUIA,,, afirmou, acrescentando que A REPÚBLICA NASCEU SEM LEGITIMIDADE E APOIADA PELOS SENHORES DE ESCRAVOS. DEU NO QUE DEU! Foram 12 estados de sítio, 17 atos inconstitucionais, 6 dissoluções do congresso, 19 rebeliões militares, 3 renúncias presidenciais, 3 presidentes impedidos de tomar posse, 5 presidentes depostos, 7 constituições diferentes, 2 longos períodos ditatoriais, 9 governos autoritários e um sem número de cassações, exílio, intervenções nos sindicatos e universidades, censura a imprensa e outras arbitrariedades. Nos últimos 90 anos apenas 4 presidente civis eleitos diretamente pelo voto conseguiram completar seus mandatos. Getúlio Vargas (suicidou) Juscelino Kubitschek (morte suspeita) Fernando Henrique Cardoso e Lulla (esses dois últimos, com dois mandatos estão envolvidos em dezenas de casos de corrupção). Ruy Barbosa, que viveu sob a monarquia e foi um dos fundadores da república, se arrependeu e já em 1914 afirmava: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, te tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. -Essa foi a obra da república nos últimos anos" Nem posso imaginar o que ele diria se conhece-se os nossos últimos governos,,, conclui Antonio Carlos Ardana.