O Profissional Proativo
Entrevista com um Engenheiro Civil
-Como você faz um planejamento de forma proativa na sua empresa?
Planejar quer dizer prever antecipadamente uma ou mais ações que demandarão um tempo cada uma.
Para planejar uma ou mais atividades devemos primeiramente conhecer a fundo o que iremos prever, tendo a noção precisa ou quase 100% precisa de quanto tempo cada atividade levará entre o seu inicio e fim. Então em posse dessas informações poderemos custear cada atividade e teremos um planejamento de tempo e custo.
Depois é necessário verificar o que poderá ser feito ou gasto em função da receita, para então dividir as atividades ou realizações em relação ao tempo X custo.
Em minha profissão em Engenheiro Civil, procuro fazer um planejamento diário de minhas atividades, derivado dos planejamentos semanais e mensais.
O planejamento pró-ativo de minhas atividades consiste em saber monitorar e alterar a programação se preciso for de modo a atender alguma atividade emergencial que surgir, mas sem perder o foco sobre as atividades que estão programadas.
É importante para mim em minha atuação profissional sempre ter uma reserva de tempo para atender uma chamada do cliente, demonstrando estar com no meu trabalho em dia e estar sempre a disposição.
Quando ocorre algum desvio mais significativo do que esta planejado, então se faz necessário a programação de um trabalho extraordinário de algumas horas a mais seja no dia ou então no sábado que não há expediente, para colocar novamente as atividades dentro do planejado e programado.
Planejamento Proativo significa em meu entendimento fazer acontecer o que se planejou e acompanhou passo a passo o que foi feito e ir fazendo correções durante o transcorrer do tempo, dos desvios que ocorrerem.
-Desculpe seu Fantin mas Planejamento proativo não é bem isto. Isto que você definiu é administrar. Ser proativo não é apenas ser efetivo e eficaz, mas ir além do previsto e esperado. Não apenas fazer bem feito o que está previsto mas surpreender as expectativas do cliente. Também pensar nos possíveis problemas que podem ocorrer e como resolve-los. Mas além disso ter um plano B caso ocorra algum imprevisto como mencionou. Mas pensar nos riscos ainda é característica de pessoas reativas.
Uma pessoa proativa seria aquela que realmente se destaca dos outros procurando sem sempre mais do que si mesmo na empresa. Ou seja um profissional que não é apenas +1 profissional mas chega a ser multifuncional, podendo até mesmo desempenhar outro cargo na empresa caso o responsável falte, como um substituto pronto a atuar com versatilidade e capacidade equivalente em áreas além da sua atuação, principalmente na parte da administração.