MESA REDONDA II - O MISTÉRIO DOS ÓVNIS
 
 
Queridos(as) leitores(as), o tema enfrentado na mesa redonda de hoje aborda um enigma que ainda não foi completamente desvendado: o dos óvnis.
 
Antes de iniciar o debate, quero lembrar que o Brasil é uma das nações onde mais foram avistados óvnis (chamados também de UFOs), naves ou sondas espaciais de suposta origem alienígena.
Desde a “Operação Prato” de 1977, a maior operação militar oficialmente reconhecida de todos os tempos, até o controverso “Incidente de Varginha” de 1996, inúmeros casos foram e continuam sendo relatados em jornais, revistas, programas de TV, Internet, etc.
 
O grande enigma pode ser resumido numa só pergunta: “Estamos sós no Universo?”.
 
Vamos deixar que os nossos hóspedes se expressem livremente respondendo ao seguinte quesito:
 
"Já viu um óvni ou conhece alguém que viu? De alguma forma acredita em vida extraterrestre inteligente?"
 
Respondem em ordem alfabética:
 
 
 
Alcir Andrade
 

Nunca vi OVNIs ou tenho conhecimento de alguém que tenha visto. O mais próximo disso que cheguei, foi na adolescência, quando ainda jogava futebol, que ao errar o gol, acertei o jornal e o peito de um senhor que estava sentado próximo à quadra, ele ficou tão assustado que disse que a bola parecia um OVNI, ele nem viu de onde veio...
Tenho alguns amigos e familiares em Varginha e Três Corações, região onde há alguns anos, dizem ter aparecido OVNIs e extraterrestres, nenhum deles, nunca disse ter visto coisa parecida.
Vida inteligente em outros planetas eu acho possível, pelos estudos que "dizem ter feito", dizem não haver condições de vida humana em outro planeta que não seja a Terra, mas ao meu ver, isso não impossibilita a existência de outro tipo de vida, respirando algo diferente do oxigênio, com outro tipo de alimentação.
Nós nos consideramos vida inteligente, mas caso os extraterrestres existam, e eu creio que é possível, pode ser que eles nos considerem inferiores ou que realmente sejam muito mais inteligentes que o ser humano.
 
Pois é, Alcir. Por outro lado como é que a gente iria considerar duas feras que lutam até morrer para dominar um pedacinho de terra?

                          thumb.jpg 
Andrade de Campos
 
Eu nunca vi um ovni, mas também não vi Jesus Cristo, nem Krishna, nem o monstro do Lago Ness, mas há os que dizem que viram, e os que não viram, mas que pela fé, acreditam que eles existem ou existiram. Desse modo é difícil criar uma certeza, pois nem todos tiveram acesso a essas visões. Eu não consigo dizer categoricamente se acredito ou não acredito, simplesmente porque não tenho informações suficiente para dizer algo que venha de uma certeza. Aliás, existe muita gente que escolhe no que acreditar, mas se você perguntar no que ela acredita, sequer consegue definir o objeto de sua crença. Muitos esquerdistas não sabem o que é a esquerda, apenas são insatisfeitos, a mesma coisa em relação à direita, a maioria que assim se define não sabe, apesar de se colocar como direitista ou extrema direita.
 
Não dá pra negar a quantidade de indícios, de vídeos que os peritos não conseguiram provar uma fraude, ou os desenhos de espaçonaves nos túmulos antigos, numa época que mal havia inventado a roda, ou o fato de que na época da construção das pirâmides não existirem tecnologia que movimentassem toda aquela massa de pedra. Tudo isso nos leva a pensar numa possível visita de alguma criatura que tivesse aquele desenvolvimento. Mas por outro lado, indício não é suficiente para provar nada. Além disso temos pistas que poderiam ser tomadas como fonte de verdade em ambos os lados da pergunta. Porque eles não ficaram. Se estão ainda por ai, porque não se revelam, será porque são muito fracos? Ou muito fortes? Se são fortes e não nos atacam são dotados de moral? Se têm esses valores, são extraterrestes apenas no sentido espacial, mas não o dos sentimentos? Se tem essa consonância com algo da gente, a divisão puramente espacial é suficiente para determinar sua natureza estranha? Tudo isso se torna muito complicado. Fazer uma escolha por critérios científicos não vejo possibilidade pela fragilidade das observações. Pela fé, não posso, porque esse assunto não tem na minha formação o valor que daria da fé a força para essa escolha, e fazer uma escolha pela arbitrariedade, não seria justo com o meu caráter.
 
                       thumb.jpg
cjmorais
 
Nunca vi! Olha que nasci no meio de cordilheiras [conjuntos e mais cadeias de montanhas!]. Poderia até ser, mas deveríamos refletir é nas vidas que estão ao nosso redor e as respectivas realidades cerceantes! Não conseguimos, ainda, nem nos relacionar moderadamente em comunidades que habitamos [vizinhos], com os integrantes dos grupos diversos, então, como nos inserir cônscios de direitos e deveres numa almejada Ordem Mundial?
A existência de OVNIS, vida inteligente extraterrena "monstrinhos verdes e cabeçudos", isso é tática, estratégia de facções minúsculas [em relação a população mundial], todavia, detentoras de decisões, espalham as cartas numa mesa ricamente posta sob seus desígnios, no ponto central do planeta, fazendo com que a massa perca o foco do que é realmente importante naquele momento.
Os membros detentores do pedaço maior do bolo são os que se protegem e repartem o taco do bolo restante, distribuem de acordo com suas vontades, de forma a perpetuarem a manutenção privilegiadora do "status quo". Com isso, alienam as noções e mentalidades sãs da grande massa (acéfala) chamada [por eles] de gado de rebanho! Usam um punhado de historinhas infanto-juvenis e alimentam os "comuns" com pão e circo [além disso, hoje em dia, derramam o misticismo encantador em taças douradas, também!], de acordo com a crença cega, egocêntrica, de mentes adoecidas. E quem são os pastores? Rs.
Nunca vi prato voando [temos conhecimento dos secretos experimentos científicos acerca de meios de transporte aéreos, cada vez mais modernos. Com a evolução dos balões, helicópteros, aviões, jatos, não poderiam ter criado esse disco voador motorizado?]
Acredito em vida inteligente que principia nas profundidades inexploráveis do universo e que nós somos a culminância deste atributo, não existe vida inteligente mais inteligente que nós humanos, tão só utilizamos o dom para satisfação de nossos egoísmos, soberbas, orgulhos e uma variedade de excessos, faltas e omissões!
Aparição de Luzes no céu acontece, basta ir a alguma montanha a noite e... estrelas cadentes, meteoros e uma sequência de matérias que gravitam no espaço! É lindo!
 
É lindo sim. Mas prefiro não correr o risco de ser abduzida… rsrs

                         thumb.jpg 
 
Luz de Cristal
 
Eu nunca vi um óvni. Mas já escutei relatos de amigos e colegas que afirmaram que os viram. Quanto aos extraterrestres muitos colegas de trabalho e de estudo comentam que já entraram em contato com seres ditos extraterrestres. Eu mesma já vi reptilianos disfarçados em corpos humanos. Quando olhei com meu terceiro olho na mão de um tal ser e vi suas mãos de réptil sem querer soltei um: Você éeeeeeeeeeeeee!!!! Ela rapidamente fez sinal que sim e pediu para eu me calar. Vi outros reptilianos disfarçadamente entre os ditos humanos, deixo-os passarem por mim como se eu nada soubesse. kkkkkkk
 
Deixo claro que acredito em vida fora do nosso planeta, mas a vida não pode ser compreendida apenas como a que vemos em nossa terra. A vida não é a forma, mas sim a vida da forma. Vida são energias que peregrinam no Universo em busca de um aperfeiçoamento, para expandir e unificar seus estados de consciência e atingir a consciência cósmica. A vida não precisa de corpo físico, ou seja, de corpinhos de pó ou de sei lá o que. Mestre Jesus dizia: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Somos filhos das estrelas e oriundos de diferentes galáxias, portanto é claro que pensamos, sentimos e agimos de forma distinta uns dos outros.
 
Percebi que na sua visão os ETs são todas criaturas do bem. Todavia existem relatos de ataques, como os registrados na Operação Prato de 1977. Não seria possível que pelo menos uns deles fossem hostis?
 
Não acho que sejam todos bons.
 
OK! Ficaremos de plantão. Caso apareça algum reptiliano, será recebido como merece: a pauladas!

                        thumb.jpg 
 
Maria Cândida Vieira
 
Nunca vi nem conheço alguém que viu mas, de certa forma, penso que deve haver vida extraterrestre inteligente. O universo é grande demais para que haja vida apenas aqui na Terra. Só penso que, com certeza, os extraterrestres não estão interessados em conquistar o nosso planeta ou em destruí-lo.
 
Portanto nunca teremos uma “Guerra dos Mundos”. Mas o fato de haver seres inteligentes espalhados pelo Universo, não derrubaria tudo o que está escrito no Gênese?
 
Sim, derrubaria. Eu mesma contesto o que está escrito no Gênese.
 
Ainda bem que vive no século XXI. Giordano Bruno, por ter escrito as mesmas coisas que você acabou de dizer, foi queimado vivo pela Inquisição romana aos 17 de fevereiro de 1600.

                         thumb.jpg
 
McSobrinho
 
Nunca vi óvnis nem conheço pessoalmente alguém que os tenha visto, no entanto interesso-me pelo tema. Tenho acompanhado pesquisas e estudos a respeito, bem como relatos, via mídia, de quem os tinha avistado e até mantido contato com seus ocupantes.
Independentemente de que essas notícias sejam verdade, acredito que exista vida extraterrestre inteligente, posto que, de acordo com pesquisas científicas confiáveis, pelo menos 25% das estrelas têm planetas, metade dos quais semelhantes à Terra, segundo o físico Marcelo Gleiser e se é assim, só em nossa galáxia podem existir até 10 bilhões de planetas parecidos com o nosso. Imagina quantos mais existirão se pensarmos em outras galáxias.
De acordo com esse pressuposto, a probabilidade de vida inteligente para além da Terra é inegável e eu gosto de acreditar nisso. Seria muita presunção pensar que, dentre bilhões de planetas semelhantes, só o nosso tivesse sido contemplado com o privilégio de abrigar seres inteligentes
 
Concordo! Seria presunção ou ideologia cega!

                         thumb.jpg 
 
Nélida Nunes Cardoso
 
Sou de Campo Grande MS. Acredito em vida extraterrestre inteligente. Comigo não poderia ser diferente, me encanta o desconhecido. Tive uma experiência misteriosa, por volta de 2010. Moro no décimo terceiro andar e deitada observava as baixas nuvens, por volta das duas da tarde. Então vi despontar de dentro de uma nuvem, um aparelho metálico com formato arredondado, lembra um fusca, modelo novo. Interessante! Havia um disfarce perceptivo de nuvem rarefeita que acompanhava com rapidez o aparelho. Em seguida, este adentrou em outra nuvem maior e desapareceu. Foi muito rápido!
 
A grande experiência com óvni teve meu irmão Alberto Nunes, ele estava no Estádio Morenão em 1982. Era um campeonato importante. Este Estádio se encontra dentro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, naqueles idos o local extremamente escuro por se tratar de uma reserva ecológica permanente. Quando um grande objeto iluminado não identificado pousou no gramado. Pasmem! Não há registro da grandiosidade ocorrida naquela noite, são apenas relatos. O Alberto contava que o objeto era muito grande, como se fosse uma nave, abaixou no meio do gramado e dele saiu várias luzes cada qual foi para lados diferentes. O aparelho maior subiu e sumiu. Meu irmão ficou em estado de euforia muito tempo e lembrava da gritaria dos torcedores.
 
Valeu, Nélida, essa do Morenão não conhecia. No Google achei esse depoimento de Sérgio Ruiz Luz, da revista "Placar". Ele escreveu que: “De repente, um objeto não identificado apareceu no céu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, durante a partida Operário x Vasco da Gama. Era uma bola de fogo, com um grande facho de luz. Veio, viu e desapareceu misteriosamente. Desde então, a cidade e os jogadores que testemunharam o fenômeno nunca mais foram os mesmos”. 

                        thumb.jpg 
Norma Aparecida Silveira de Moraes
 

Creio em extraterrestre sim. O universo é imenso, creio que o homem alcançou apenas parte dele. Estamos sempre recebendo visitas deles, mas muitos ainda teimam em não acreditar, talvez por medo do desconhecido.
A sabedoria Divina já deu provas em tempos e eras passadas. Não é por acaso que estamos habitando a Terra.
 
Então, se os ETs não descendem de Adão e Eva, são isentos do pecado original e para eles o sacrifício de Cristo não serve. Justo?
 
Creio que ETs e religião são coisas diferentes, há muitos mistérios no Universo. Para mim extra terrestres podem ser maus, e pode haver também os bons. Como infelizmente há aqui na terra. Mas creio que já tivemos a mão de extra terrestres ajudando a humanidade, e ainda há. Podem rir e achar que é fantasia (risos), mas é nisto que creio. O conceito de pecado varia de religião para religião, algumas colocam a culpa no diabo, para continuarem a pecar livremente, esquecendo que tudo na vida é questão de escolhas e do livre arbítrio. A escolha entre fazer o mal ou o bem... Creio que podemos ter até raças mais evoluídas do que a nossa habitando algum planeta. Por que não ? Neste Universo tão grande podemos ainda desvendar muitos mistérios...

                       thumb.jpg 
 
Paulo Nieri
 
Tenho interesse pelo tema e posso te dizer que mais de uma vez vi algo que não posso definir como avião, helicópteros, balões ou qualquer outra coisa feita por mãos humanas. Como não bebo e nas três oportunidades não estava sozinho, acredito mais de uma vez ter visto OVNIS. As manobras realizadas pelos objetos avistados por mim seriam impossíveis de ser realizadas por objetos feitos por nós.
Acredito em vida inteligente fora do planeta Terra. O que conhecemos como vida inteligente pode existir em vários lugares do Universo. Talvez seja difícil acreditar que somos os únicos seres "inteligentes" no Cosmo, mas na minha opinião, não estamos sozinhos.
 
Fez bem a colocar a palavra inteligentes entre aspas!

                       thumb.jpg 
Paulo Sergio Lopes Costa
 

Óvni, nunca vi, também não conheço alguém que tenha visto. Pelo pouco que li sobre o assunto acredito que exista vida extraterrestre inteligente, e se existe, com certeza a tecnologia que desenvolveram é muito superior à tecnologia desenvolvida aqui neste planeta.
 
Se a pluralidade de mundos civilizados fosse comprovada, a Igreja ficaria em maus lençóis, pois isso significaria que a Bíblia está errada ou, pelo menos, incompleta. Concorda?
 
A Bíblia é um livro incompleto, alia-se isso às más interpretações ou incompreensões de muitas pessoas para com o conteúdo da Bíblia, criam-se os problemas de interpretação, o que gera uma grande lacuna separando o que de fato é e o que acredita-se que seja. Talvez seja a raça humana a única que possui essa estrutura corpórea. Pode existir vida extraterrestre. Jesus Cristo pode ser considerado como um extraterrestre. Não concordo que a Bíblia esteja errada, mas sim, a compreensão de muitas pessoas.
 
Efetivamente muitas pessoas acreditam que Jesus seja um ser extraterrestre bem mais perfeito que os seres humanos.

                        thumb.jpg
Príncipe da Liberdade
 
Pessoalmente nunca vi, mas ouvi os depoimentos de pessoas absolutamente confiáveis. A primeira foi de meus sogros, pessoas de idade que jamais iriam contar lorotas. Uma noite eles estavam viajando de carro em pleno Sertão nordestino, numa estrada solitária, de barro, sem iluminação ou casas por perto. De repente apareceu do nada uma esfera de luz colorida que os perseguiu permanecendo por um tempo atrás da viatura. Em seguida o objeto ultrapassou o carro ficando na frente; enfim desapareceu no céu em altíssima velocidade. Cerca de duas semanas depois eles tiveram que repetir o mesmo roteiro e a luz apareceu novamente. Além do susto, ninguém ficou machucado. Quando eles relataram o ocorrido, pensei que podia se tratar de um fenômeno natural, tipo um raio globular, mas achei bastante improvável um raio aparecer duas vezes no mesmo local e à mesma hora em noites diferentes. Inclusive, mais ou menos na mesma época, numa rodovia próxima àquela por onde passaram os meus sogros, minha cunhada foi protagonista de um fato bem parecido. De noite o carro dela foi perseguido por uma luz branca de uma claridade impressionante que ficava atrás, ao lado ou na frente do carro. Ela estava com a filha e teve medo. Vale a pena salientar que toda aquela região é rica de minérios radioativos e que muitas outras pessoas relataram ter visto luzes ou objetos voadores aparecer tanto de noite como em pleno dia. O famoso ufólogo americano Bob Pratt esteve naquela cidade e entrevistou muitas das testemunhas oculares.
 
Qual a sua opinião de cientista?
 
Só na nossa galáxia existem cerca de cem bilhões de estrelas e, em todo o Universo, temos cerca de cem bilhões da galáxias. Embora a vida orgânica deva ser bastante comum nos planetas sólidos que orbitam a uma distância oportuna de seu sol, provavelmente a vida inteligente é uma ocorrência relativamente rara. No entanto, mesmo que houvesse apenas um planeta habitado por galáxia, daria um total de cem bilhões de planetas em todo o Universo, um número realmente impressionante.
A Física diz que a velocidade da luz não pode ser ultrapassada, mesmo assim um jovem físico mexicano demonstrou recentemente que, comprimindo o espaço-tempo, uma nave espacial poderia praticamente se deslocar numa velocidade de muito superior à da luz sem violar a lei da relatividade de Einstein.

                        thumb.jpg 
Sua Bruxinha
 
Não, nunca vi nem conheço alguém que tenha visto. Acredito que existam outros mundos, vida inteligente em outras dimensões, algumas mais ou menos superiores que nós, dependendo de sua evolução. Não aqueles verdinhos com luz na ponta dos dedos, mas corpos com matéria compatível com suas necessidades.
 
Se, andando de noite sozinha por uma estrada campestre e solitária, se deparasse com uma criatura extraterrestre com tentáculos na cabeça, como iria reagir? Fugiria, atiraria uma pedra nela, entraria em parafuso ou a enfrentaria? Seja sincera…
 
Não acredito em extraterrestres, desses que são medonhos, anormais, tenebrosos e sim em seres que por sua condição evolutiva de espíritos equivocados adquiriram formas ovóides ou bem perto da monstruosidade e também acredito que eles apareceriam para seres maus, com afinidade com eles, então na minha ignorância acredito que eles não apareceriam para mim... Mas vai que um desavisado aparecesse... Se eu estivesse vigilante ia tentar esclarecê-lo e levá-lo para luz ou ia desencarnar de medo ali mesmo, isso sempre levando em conta meu grau evolutivo para enfrentar situações.

                         thumb.jpg
 
Yamânu
 
Não posso dizer que vi, mas não posso garantir não ter visto.
Nos tempos em que havia estrelas no céu da cidade eu vi coisas. Acredito que exista vida em muitos outros planetas. Havendo aqui, por causa de quê não haveria fora daqui? Negar essa possibilidade não faz sentido. Para os criacionistas deveria ser mais que mera possibilidade, deveria ser algo óbvio. Seu eu tivesse o poder de criar coisas tipo planetas, mares, rios, montanhas, árvores e animais, por que o faria apenas uma vez?
Não conheço ninguém que tenha visto ou sido abduzido. Acredito em vida inteligente e não inteligente espalhada pelo universo. A vida em nosso planeta teve início com coisinhas não inteligentes. Evoluiu, evoluiu e continua evoluindo. Gosto de imaginar como e o que será a humanidade num futuro muito distante, uns cem mil ou milhões de anos.
 
Duvido que a humanidade, com sua mentalidade brutal e armas atômicas, possa continuar existindo por tanto tempo assim.

                        thumb.jpg
 
Aqui termina a segunda Mesa Redonda na qual todos os participantes mostraram acreditar na existência de vida inteligente de origem extraterrestre.
Agradeço a todos os entrevistados pela disponibilidade e pela paciência.
Agradeço, enfim, uma pessoa do Recanto sem o suporte da qual esse trabalho não poderia ter sido realizado.
 
 
Grande abraço!
 
S.A.
Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 11/08/2016
Reeditado em 12/09/2016
Código do texto: T5725069
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.