Entrevista - Ricardo Rocha - Oficial - Ex Jogador TETRA 94 e Comentarista Sportv))

Hoje temos a honra de receber aqui no recanto das letras o ex jogador TETRACAMPEÃO mundial de futebol com o Brasil em 94 e atual comentarista do SPORTV, um dos maiores zagueiros do nosso futebol, Ricardo Rocha.

Ricardo, primeiramente gostaria de te agradecer pela entrevista, sabemos que vida de jogador não é nada fácil, e lembrar que todo mundo daquela geração 94 serão lembrados para sempre.

Vamos as perguntas então:

1- Você é de Pernambuco, qual foi a maior dificuldade que enfrentou no início da carreira ?

R- Por ser de família humilde enfrentei muita dificuldade pra poder conseguir ir aos treinos. Graças a Deus não tive problemas por ser de Pernambuco no início, meu problema maior era financeiro.

2- Tem um time de coração em Pernambuco ? É verdade que jogador normalmente não tem time ? O Romário sempre ficou em cima do muro, diz que é América.

R- Eu torço pro Santa Cruz, não fico em cima do muro não. Eu torço muito pelo clube que me lançou. Seria ingrato se não o fizesse!

3- Você sempre foi bem aguerrido, lembrava muito o futebol da Argentina e Uruguai, você acha que falta esta raça e vontade na seleção do Brasil ? Também falta para a Argentina ? Percebo que a Argentina está em caminho parecido do Brasil, hoje por coincidência Maradona disse que Messi não puxa a responsabilidade pra si. O que pensa a respeito?

R- o futebol mudou, as coisas mudaram, no Brasil falta mesmo liderança e raça.

4- O que mais lhe marcou na sua passagem pelo Real Madrid ? Como é jogar em um time tão poderoso em termos de dinheiro ?

R- Era um sonho que eu tinha, tive outras propostas na época, mas escolhi ir pro Real Madrid, isso foi o que mais me marcou. Não só em termos de dinheiro, o Real Madrid não é só poderoso financeiramente, mas em termos de história.

5- O futebol carioca está perdido em termos de estrutura ?

R- Não acho que esteja perdido, mas precisa se reestruturar. Todos sabiam que as Olimpíadas seriam aqui e agora faltam estádios para jogar suas partidas, então foi falta de planejamento.

6- Qual a sua maior decepção na vida ?

R- Ter me machucado na Copa de 94, depois de ter me preparado pra ser o melhor zagueiro do mundo, então foi muito frustrante.

7- Qual a maior diferença dos três grandes do Rio, Flamengo, Fluminense e Vasco? As quais você atuou. Gostaria de ter atuado no quarto grande, o Botafogo ?

R- Não há grandes diferenças, as torcidas são bem apaixonadas, cada uma em sua forma. Botafogo é um grande clube, qualquer jogador gostaria de ter atuado em um clube com tanta história, comigo não seria diferente.

8- Como era a convivência com o Romário em 1994 ? O que pensa dele como senador e dos entreveros dele com o Dunga ?

R- Convivência com ele era ótima, Romário é fantástico. Como político vejo que ele tem se esforçado para fazer melhorias no futebol. Particularmente não gosto dessas desavenças entre eles, fizemos uma boa amizade enquanto jogamos juntos. Sou mais do tipo que tenta apaziguar e gostaria que fosse assim também.

9- Como o senhor vê o panorama político atual do Brasil ?

R- Péssimo e vergonhoso, o Brasil precisa caminha pra frente, um país da grandeza do nosso país não poderia estar acontecendo tanta coisa ruim. Nossos políticos afundaram com nosso país. É preciso mudança e reforma política.

10-Você foi um dos poucos brasileiros que atuaram na Argentina, qual a maior diferença de atuar em um time argentino para o de outros países ?

R- Todo lugar tem sua torcida, mas lá a torcida é mais ferrenha. O jogador argentino é mais obediente taticamente do que o brasileiro, essa é uma grande diferença.

11-Pensa em voltar a ser técnico de futebol?

R- Sim, quem sabe um dia? Quando estiver preparado para focar nisso.

12-Como foi a preparação para ser comentarista de futebol? Existiu um preparo especial ?

R- A princípio não fiz nenhuma preparação especial, foi mais sobre o que eu tinha de experiência. Depois que assinei após a Copa, comecei uma preparação mais forte, além de assistir o máximo de jogos possíveis, tenho uma assessoria que me informa sobre tudo.

13-O senhor está no comitê de reformas da CBF, como enxugar o calendário em um país continental ? Tenho uma sugestão que já foi enviada para a CBF, de colocar os estaduais dentro dos regionais (Copa Norte, Copa Nordeste, Copa Sul,Copa Centro, Copa Sudeste) e o vencedor de cada grupo é o campeão estadual, após isso eles se enfrentam nas decisões do regional e em seguida os 5 campeões das 5 regiões jogariam ao invés da primeira liga, uma espécia de Taça Brasil de "Tiro Curto" com uma sede fixa p/ diminuir o número de jogos em uma das 27 federações, e assim sairia uma vaga para a Libertadores, o que acha ?

R- Acho válida sua sugestão, estamos trabalhando todas as opções cabíveis para resolver esse problema. Que é o maior problema atualmente em um país com dimensões continentais como o nosso.

14-Qual a maior lembrança positiva e a maior negativa da Copa 94?

R- O título mundial após 24 anos e a negativa é eu ter me machucado.

15-Quais os cinco maiores jogadores que viu jogar ?

R- Romário, Bebeto, Careca, Zico e Pelé.

16-Acredita em vida eterna ? Qual a religião de Ricardo Rocha ?

R- Acredito em fazer o bem aqui e agora. Sou católico!

Agradeço de coração a Ricardo Rocha e o parabenizo por ter marcado uma geração inteira de forma tão intensa.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 14/06/2016
Reeditado em 14/06/2016
Código do texto: T5666861
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.