Entrevista poética ao Jornal Mira On Line. Portugal.

Antes de qualquer pergunta ou resposta, sou grata pelo convite.

É sempre uma oportunidade de apresentação e troca de conhecimentos.

1 – Perfil do Poeta:

a) Nome: Fátima Lima

b) Profissão: Cabeleireira e artesã

c) Residente Fortaleza Ceará- Brasil

2 – JM. – Como se define em termos de ser humano?

Difícil às vezes nos definir. Mas, procuro ser amiga de todos. Tenho a alma leve e muito transparente. Estou vivendo e aprendendo ,enquanto isso vou me divertindo. Sou uma eterna criança brincalhona.

3 – JM. – Os autores que mais o marcaram, foram autores poéticos ou outros? Mencione dois ou três.

Tenho muitos que gosto, sem dúvida. Mas, Rachel de Queiroz, poetisa cearense e a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Clarisse Lispector e Florbela Espanca.

4 – JM. – De alguma forma estes autores que referiu, o levaram à escrita da poesia? Refira qual o Autor.

Sim. Tenho uma profunda admiração pelas citadas. Considero suas escritas sempre atuais. Ou seja, mulheres que viveram além do seu tempo. Mas, confesso que Florbela é a que mais me fascina.Gosto da intensidade que ela passa, da forma que amou e era muito fantasiosa. Como assim, também me sinto.

5 – JM. – A aceitação do que escreve poeticamente é analisada por si em que “meios”? ( Facebook, antologias, livros publicados, saraus poéticos e/ou outros)

Acho que com essas redes sociais as pessoas de certa forma se deparam com alguns escritos de poetas consagrados ou ainda em projeção e vão tomando gosto pela leitura. Eu publico os meus no Facebook, blogs e em algumas antologias.

6 – JM. – Defina a razão das apreensões e dificuldades que os autores têm na edição dos seus próprios livros.

Acho que hoje já existe mais oportunidades para edição de livros. Embora, não tenha um custo barato. Mas, o entrave está no estimulo da leitura. Não generalizando,mas,a nível de Brasil, precisamos ler mais.

7 – JM. – O que encontra de verdade no que escreve para considerar que é um Autor a ser consagrado?

Não me considero uma poetisa. Acho até engraçado e de certa forma alimenta minha alma quando assim me chamam. Sou um rio de sonhos e letras que precisa desaguar.Quem sabe vem aí meu livro solo. Apesar que gosto muito das antologias. Geralmente são muitos poetas reunidos em um só sonho e mais portas abertas para seus escritos serem lidos. É uma forma de levar meus versos a outro país e de certa forma conhecer outros poetas. Acho uma troca maravilhosa.

8 – JM. – Mencione e transcreva o poema da sua autoria com que mais se identifica com o seu sentido de Autor de poesia.

Perguntaram-me se sou poetisa.

Sou apenas alguém que deixa refletir nas palavras

o silencio que minha boca cala

Súplica da minha alma

Meu desejo reprimido

Sou apenas alguém que grita e chora

sorrir e vive

Que abre sua gaiola para escrever o amor.

Faz da poesia seu ninho de sonho

A asa para seus voos

Sou uma poetisa aprendiz

Que ama o mar e nele afoga as mágoas

Que pinta lua e estrelas para amar

Que agradece o dia por aprender

que nada é fácil se não temos amor para dar.

Sou apenas alguém que poetiza

Nas flores e borboletas,

o amor, o querer e a transformação

como sopro para viver.

9 – JM. – Mencione duas ou três razões por que há medo de ler poesia e o facto de os saraus poéticos terem pouca gente. Incentivaria uma escola para declamadores?

Para mim não é tão comum esses saraus poéticos. Geralmente existe uma apresentação no lançamento do livro. Mas, acho que deveria realmente haver mais incentivo. Tem que ser um trabalho já desde criança. Vai se expondo mais, trabalhando voz e interpretação.

10 – JM. – Que falta de apoios existe para a divulgação da poesia?

Mobilização dos próprios poetas mesmo. Muitos já fazem sua parte. Mas, vamos insistir. Divulgue aqui e alí. Uma pessoa vai acabar lendo, conhecendo e admirando seu trabalho. As redes socias estão aí com grupos de poesias e páginas poéticas. O poeta quer ser lido. E na maioria das vezes temos que representar o texto com imagem para chamar atenção do leitor. Muitas vezes penso, será que ele curtiu a imagem e não leu a mensagem? Rsrs. Vamos procurar oportunidades. Eu estou sempre de olho aberto.

11 – JM. Verifica-se que hoje em dia existem uma grande quantidade de editoras. Na sua opinião acha que neste caso o poeta tem mais opção de escolha para a sua divulgação ser um sucesso, ou muitas delas faz dos escritores lucros e números?

Acredito que exista sim um mercado aberto de lucros para algumas editoras.Nas antologias que participei, fui bem recebida. Tem que haver uma parceria de editora com o poeta .Ambos são metades que se unem em busca do sucesso. Mas, cada um faz sua parte.

12 – JM. Se já editou algum livro refira-nos quais e onde os podemos adquirir?

Ainda não. Meus poemas são encontrados em antologias que participei e na minha página de facebook e blog.

13 – JM. Hoje em dia a divulgação online está muito avançada, possui alguma pagina ou site onde podemos ver algum do seu trabalho literário?

https://www.facebook.com/Amor-e-poesia-F%C3%A1tima-Lima-1488905738013053/?fref=photo

http://fatimalimapoesias.blogspot.com.br/

A internet está a nosso favor. Divulgo nas minha páginas e grupos.

ABAIXO ESCREVA O QUE ENTENDER SOBRE SI E A ARTE POÉTICA.

Eu sou uma pessoa que ama o mar, viajar e me divertir com amigos.

Sou curiosa, apaixonada pela vida, embora muitas vezes dura. Amo escrever e criar minhas peças artesanais.

Vou onde a imaginação me leva. Gosto de desafios, acho que sou movidas por eleS. Não sei viver sem frio na barriga. Cutuco minhas borboletas para que elas façam a festa em mim.

Tenho uma alma meio cigana. Gosto da liberdade, do vento do sol e da lua. Sou extremista mesmo.

Sou filha do vento

sigo o rumo das estrelas

viajo entre o sol e a lua

visto-me com asas e véus

Aqueço minha alma

no fogo do amor.

Rodopio descalça no chão

espalhando no ar

a poeira dos sonhos

Esvoaço anáguas e babados

no ritmo do seu olhar

e na magia do som

sua alma roubar.

Envolvo-me em outras vidas

Sigo solta no vento,

sem dono e sem rumo

pouso em qualquer lugar.

Na bagagem levo a liberdade

nos cabelos, a flor

e nos lábios o doce carmim.

Bailo em círculos, fechando ciclos

melodias dos amores

que vem e vão.

Trago na mão uma carta

nela vejo um atalho

mesmo embaralhada

nos seus braços

quero descansar.

Serena e calma

seja a noite

seja, vida e alma

seja amor

sob o clarão do luar!

Fátima Lima

Fátima Lima
Enviado por Fátima Lima em 10/03/2016
Código do texto: T5569574
Classificação de conteúdo: seguro