Entrevista com o Poeta e Escritor Télio Diniz


Uma conversa franca e aberta sobre sexualidade na terceira idade,política,música e poesia

FB - Vamos começar por onde começa a vida de todos nós, resume um pouco o que foi a sua infância.

TD - Minha infância foi muito boa e feliz aqui na Rua do Riachuelo, no Rio.
Como toda criança, jogava bola na rua, andava de bicicleta, patinete, brincava de pique bandeira, de médico...rsrsrsrs e ir a praia, entre outras coisas. Morei lá até meus 21 anos e minha mãe ainda mora na mesma rua.

FB - Já existia alguma aptidão para a literatura e poesia na sua fase de criança? Quando começou esta relação?

TD - A primeira vez que senti vontade de escrever algo foi aos 17 anos,quando no auge dos Festivais da Canção, o Colégio Estadual Sousa Aguiar, onde eu estudava, abriu inscrições para seu I Festival Estudantil, da Canção. Como minhas redações eram sempre muito bem recebidas pelos professores (as), duas delas, Isabel e Júlia, me incentivaram a compor algo para concorrer.
Fiquei tentado e compus SINAL VERDE, que lembrava muito as canções compostas na época por Chico Buarque. Como não sabia, e nem sei até hoje, tocar violão, pedi a amigo que fizesse o arranjo. Este amigo, Jorge, me acompanhou no Festival e, para minha surpresa, conseguimos vencê-lo. O resto da história fica fácil imaginar. Nascia o Poeta...

FB - Onde buscou referência e quando começou a escrever?Quais são seus escritores e poetas preferidos?

TD - Minha primeira referência em termos de escrita foi Chico Buarque.
Nos anos 60 e 70, o Brasil vivia seus anos de chumbo e Chico, através de suas letras, nos apresentava o que estava escondido nos porões da ditadura. Com sua sutileza, conseguiu, durante um bom tempo, driblar a censura e mesmo após ver suas letras passarem a ser censuradas, novamente, para deleite meu, usou de toda a sua criatividade, assinando suas letras com outro nome, (Julinho da Adelaide). Mas isto durou pouco tempo, pois logo foi descoberto.
Continuando, sempre gostei de vasculhar as letras de nossa MPB e Vinicius, Tom, Edu Lobo, Milton Nascimento, Fernando Brant, Marcos Valle, entre outros, fizeram com que, cada vez mais, eu mergulhasse no mundo maravilhoso das poesias. Sim, eles são verdadeiros Poetas
Na literatura propriamente dita, gosto de Machado de Assis, Jose de Alencar, Fernando Pessoa, Monteiro Lobato, entre muitos. Meu livro de cabeceira se chama Os Meninos da Rua Paulo, escrito pelo Poeta húngaro Ferenc Molnar e traduzido por Paulo Ronai, meu primeiro professor de Francês, que foi quem me apresentou o livro, em 1964.
Em síntese, eis aqueles que me conduziram a este caminho fantástico de realidade e magia.

FB – Como tomou conhecimento do “Recanto das Letras”°?

TD - Na época do Orkut, eu comecei a postar poesias no meu perfil e algumas amigas começaram a me incentivava colocá-las no Recanto, local que eu não conhecia.
Foi assim que acabei vindo parar aqui, graças a Deus, pois passei a conviver com pessoas a quem quero um bem imenso, além de aprender, diariamente, com elas. Com certeza, evolui muito depois que as conheci. Claro que em todo o lugar existem pessoas que tentam nisso colocar " para baixo " mas isso faz parte da vida. Ninguém deve se sentir obrigado a gostar do que escrevemos, mas a educação deve prevalecer SEMPRE. Quando não gosto do que leio, não comento. Por que diminuir o trabalho de alguém, com palavras ferinas, simplesmente por não serem do meu agrado? Ninguém deve se intitular o dono da verdade, pois isto só demonstra o quanto tem de arrogância. Penso assim e me perdoem se estou errado.

FB – Recentemente, a meu ver, você sofreu uma injustiça causada por um preconceituoso e falso moralista que enviou um comentário ofensivo a sua pessoa em virtude de um texto que se encontrava na categoria de poesias sensuais. Ele alegou que o poema não era sensual e sim pornografia barata e ainda acusou você de está usando indevidamente sua foto de perfil com a neta e fez algumas acusações sérias que você vai citar na resposta.Acredito que este homem está equivocado.Podemos usar qualquer foto de perfil que desejarmos,se temos crianças em nossas famílias que fazem parte de nosso convívio e são especiais em nossas vida não vejo o porque de não publicar a foto mesmo que contenham poemas sensuais e eróticos em nossas páginas,o importante é que a criança não tenha acesso ao conteúdo e até porque a maioria das postagens não se resumem apenas a estes dois estilos.O que você acha?Você recebeu alguma notificação do Recanto ou da justiça?

TD - Para quem não acompanhou este lamentável episódio desde o início, vou relatar, mais uma vez, o acontecido:

Logo após postar uma poesia como título VENTRE ACOPLADO, ( obra que classifiquei como poesia sensual, pois não havia sequer um palavrão, como todas as que crio e os versos poderiam ser repetidos, tranqüilamente, nas novelas vespertinas ), após diversos comentários carinhosos, recebi um único que, entre outras infâmias, me acusava de pedófilo, por ter no avatar,foto de minha neta ( o que ele desconhecia )comigo, avatar este, colocado no início do mês de Outubro, por causa do aniversário dela, a ser comemorado no dia 31, sendo que deixou claro, que me denunciaria para o Órgão que apura crimes virtuais.
Para cabeças normais e sem desvios de caráter, estava claro que a poesia nada tinha a ver com a foto, pois muitos(as) Poetas que me comentam, sabe deste meu procedimento, inclusive você, querido Fabio. O próprio Recanto nunca se manifestou em contrário quanto a está minha homenagem e, para falar a verdade, por que se manifestaria ? Ao ler o absurdo escrito por este " Senhor ", fiquei em choque com tamanha barbaridade escrita.
No dia seguinte, postei um texto chamado AVISO RELEVANTE, onde relatei tido o ocorrido, postando, inclusive o comentário recebido. Mesmo considerando a agressão como descabida, minha intenção com a postagem era de conceder a este " SENHOR " o direito de pedir desculpas, pelo grave erro cometido, pois em meu texto, fiz questão de esclarecer o que significava para mim e Gaia, a colocação da foto. Logo, ELE veria que se tratava de uma homenagem de um avo para sua neta muito amada, que crio como filha. Pois bem. Mesmo diante de todas as evidências, este " SENHOR " me mandou um novo comentário onde reafirmava as acusações, mesmo tomando conhecimento de tudo que representava a foto. Logo após, recebi um e-mail do Recanto, PEDINDO que retirasse a foto de meu peifil
Ao fazerem isto, este " SENHOR " voltou só ataque, dizendo ser " lamentável minha postura de solicitar que amigos(as) fossem me apoiar, " o que jamais fiz. Devo deixar registrado que este SENHOR, embora esteja cadastrado no Recanto, não tem qualquer texto publicado, o que, reconheço, não o diminua em nada, exceto no que diz respeito a ter competência para tal.
Novamente, recebi um e-mail do Recanto, PEDINDO para meu texto AVISO RELEVANTE fosse removido de lá, por não atender aos requisitos necessários para leitura de todos(as).
Mesmo, mais uma vez, não concordando com as razões apresentadas e já sabendo que caso este “Pedido” não fosse prontamente atendido, aconteceria o mesmo que com a foto, fui até o texto e o removi. Depois desta remoção, tenho recebido palavras de apoio e demonstrações de carinhos que citarei em outras respostas a serem dadas. Da justiça ainda não recebi nada, mas já tenho o caminho das pedras traçado com a valiosa ajuda de muitos Advogados Poetas do Recanto e, com certeza, o feitiço vai virar contra o feiticeiro, em muitas áreas, mas, infelizmente, não posso entrar em mais detalhes. Era o que eu tinha a dizer sobre este lamentável episódio.
Espero nada aqui colocado, seja entendido como critica. Simplesmente, relatei os fatos acontecidos, conforme sua pergunta.

FB– Você acredita que exista um preconceito de pessoas da terceira idade manifestarem sua sexualidade e seus desejos?E que no fundo o problema desse cara era esta questão?

TD - Que existe este tipo de preconceito, não tenho a menor dúvida, pois muitos pensam que depois dos 50 ou 60 ou 70, os desejos morram. Engano absurdo. Claro que não teremos mais a agilidade e o vigor da juventude mas estes atributos são plenamente, substituídos pela experiência.Falando especificamente de mim, já faz tempo que aprendi o quanto se faz importante o caminho até o prazer pleno de um casal e não o prazer rápido que, quase sempre, só o homem se acha no direto de ter. Quanto ao Senhor em questão, não acredito que tenha sido este o fato que o fez me agredir verbalmente com infames acusações, envolvendo até minha neta muito amada. Creio que alguém, sem um texto sequer postado no Recanto, teve um objetivo que só ele saiba, para proceder desta forma. Vários(as) Poetas Advogados(as) já me instruíram sobre este assunto e aproveito a oportunidade para agradecer a cada um(a) deles(as).
Só este carinho recebido, já separa bem o joio do trigo. Como escrevi em um pensamento, errar 1, 2 ou 3 vezes, pode ser humano, imaturidade ou burrice mas não saber pedir desculpas, só demonstra o quanto de arrogância uma pessoa traz

FB – Você acredita que estamos vivendo uma censura camuflada e nossa liberdade cerceada pelo falso puritanismo?Como sentiu tendo seu texto vetado pelo “Recanto das Letras”?

TD - Sim. Vivemos numa democracia cerceada pela censura, com certeza. Muitos se acham no direito de julgar, apenas pelo prazer de parecer algo que, na sua vida pessoal, nunca foi. Cito a TV com exemplo: Se o controle remoto foi criado, por que a censura prévia ? Basta que mudemos de canal. Quem tem o direito de dizer o que meus filhos e netos podem ler ou ver ? Eu mesmo respondo: NINGUÉM. Bom, o meu texto VENTRE ACOPLADO foi transferido pelo Recanto, de poesia sensual, para texto erótico sensual. Não vou julgar está atitude pois, como já disse antes, não sou dono da verdade mas se procurarem bem pelo Recanto, existem textos muito mais eróticos que aquela minha poesia e, que no entanto, passaram despercebidos. Se tornarem a ler minha poesia, verão, nela, cenas que abrilhantam quaisquer novelas vespertinas. Se faz necessário entender que a mentalidade mudou. O mundo mudou. Desafio a qualquer pessoa que aponte uma, pelo menos uma, obra minha que contenha o que chamam de palavrão.
Tenho o maior cuidado para que isso jamais venha a ocorrer, não por moralismo ridículo e retrógrado mas porque nada teriam a ver comigo. Prosseguindo, recebi um e-mail PEDINDO que retirasse a foto do meu perfil, onde, como todo ano no mês de Outubro, eu homenageia minha neta por causa do seu aniversário no dia 31, deixando meu avatar a foto dela, comigo ou não. Quando fui ATENDER ao SOLICITADO, qual não foi minha surpresa ao deparar com o avatar vazio, ou seja com a foto já retirada. Deixo claro que ao dizer isto, não estou propondo julgamentos e sim narrando fatos que muitos(as) devem ter notado. Publiquei, então, um texto intitulado AVISO RELEVANTE, descrevendo toda a situação que estava vivendo. Novamente,recebi um e-mail do Recanto ( administração ) PEDINDO que removesse tal texto por não se adequar as normas de lá, sendo, inclusive, leitura que não atenderia aos interesses dos leitores, por ser de caráter pessoal. Respondi ao e-mail, colocando minha posição contraria aos argumentos apresentados e que, da mesma forma que a foto havia sido retirada, este PEDIDO era sem sentido, vista que poderiam fazer o mesmo. De qualquer forma, como não o fizeram desta vez, fui a minha escrivaninha e ATENDI ao que me foi SOLICITADO. Desculpe-me se a resposta ficou extensa mas achei necessária.

FB - Porque ainda em 2015 as questões voltadas a sexualidade ainda geram preconceito e tabu?

TD - Simplesmente porque ser POLITICAMENTE CORRETO e PURO aos olhos dos outros convêm a todo tipo de interesse. Hoje em dia, as crianças começam a falar de sexo bem cedo e isso vai fazê-las adultos melhores, deixando de lado tabus e preconceitos que so denigrem os ditos humanos. Nada melhor que fazer sexo consciente, pleno, sem medos ou traumas. Graças a Deus, as pessoas ( e são muitas ) que vivem sob o manto da hipocrisia, quando se refere ao sexo, deixam cair suas máscaras, numa simples virgula mal colocada.
Gosto de fazer poesias sobre o sexo e todas as suas nuances, para tentar levar ( presunção ? ) a quem me concede o prazer da leitura, o quanto de dignificaste pode ser este momento a 2.
Claro que minhas obras envolvem outros temas mas nenhum me agrada tanto quanto as que envolvam amor e sexo.

FB – Com relação ao atual governo de nosso país você tem alguma boa expectativa a respeito ou é pessimista?

TD - Eu já desisti da política faz tempo. Na minha modesta opinião, este governo já faliu. Fomos culpados? Sim. Deveríamos, e me incluo nesta constatação, ter partido para outro caminho. Acho que a troca do poder, pelo poder, não deva ser a melhor solução, mas pior do que está, creio ser difícil ficar.

FB – Você acredita que exista uma parte da imprensa que seja tendenciosa e estejam protegendo determinados partidos políticos e varrendo sujeiras por baixo do tapete?

TD - Acredito que a Imprensa, cada uma a seu modo, esteja protegendo o partido A, B, C e por aí vai. Os interesses por baixo dos panos são muitos e, sinceramente, não sei qual destes Partidos vem sendo mais atingido, seja em defesa ou não.

FB – Fazendo uma pergunta mais regional, como anda o Rio de Janeiro e a atual administração?Está satisfeito?Se não está o que precisa ser melhorado?

TD - Vou responder sobre o Município do Rio de Janeiro, onde moro, e não sobre o Estado, por não ter a competência necessária para abordar qualquer problema. O Rio de Janeiro passa por mudanças profundas por causa das Olimpíadas de 2016 e isto tem trazido sérios transtornos para o povo, principalmente em relação aos transportes. Acho que esta questão deveria ser tratada com mais carinho pela Prefeitura. Outros problemas enfrentados por todos são: Segurança, saúde e educação. A atuação desastrosa de pessoas que deveriam nos proteger, faz com que o medo entre pela nossa casa. Creio que o fator preponderante para o baixo nível, tanto no Rio quanto por quase todo o Brasil, são os aviltantes salários oferecidos, a começar pelo salário mínimo. Se tivesse que dar uma nota par o Prefeito do Rio, Sr. Eduardo Paz, está seria 6. Para as belezas naturais, aí não teria duvida alguma: 10, nota 10.

FB – Falando um pouco de sua família, quanto tempo de casado?Quantos filhos e quantos netos?

TD - Bom, meu primeiro casamento vigorou de 1975 a 1981. Dele, restou um filho que mora no Havaí, Rodrigo, solteiro, que fará 36 anos em Dezembro. Minha segunda união começou, extra-oficialmente, em 1982 e oficializado em 1986, quando meu divórcio foi sacramentado pela justiça. Deste casamento, nasceram 1) Télio, 32 anos, pai de Gaia ( 7 anos ) e Kathleen ( 2 anos ); 2) Marcinha, 31 anos, gêmea do Diego, mãe de Lucca ( 6 anos ) e Camila ( 4 anos ); Por fim Diego, 31 anos, gêmeo de Marcinha, pai de Nicholas ( 1 ano ). Quando oficializei minha segunda união, por conseguinte, a cegonha já estava estava convidada, e presente,, desde 1983....rsrsrsrs.

FB – Como foi receber a informação de que vocês teriam na família uma criança com síndrome de down?Em sua opinião o que a maioria das pessoas não sabe sobre estas crianças especiais e deveriam saber?

TD - Perdoe-me se em algum momento dei a entender que este fato aconteceu em minha família. Não tenho nenhum filho ou neto com este problema. Meu filho Telio, quando de uma união que teve logo após se separar da mãe de Gaia, deu origem a um filho, Tayan, que, infelizmente, faleceu logo após seu nascimento, por insuficiência cardíaca. Tenho absoluta certeza que, se Deus tivesse enviado um anjo com esta síndrome, ele receberia o mesmo amor e cuidado. Tenho absoluta certeza que se Deus tivesse enviado um anjo com esta síndrome, ele receberia o mesmo amor e cuidado. Como não canso de repetir, qualquer preconceito, existente no ser humano, me faz mal, por demonstrar uma total falta de caráter e um lastimável desvio de conduta. Minha opinião está dada.

FB – Em relação à questão de escola como isto está sendo preparado?Tem educadores que defendem a questão das crianças serem inseridas em escolas regulares e outros defendem a questão de escolas específicas. Como sua família avalia esta questão?

TD - Vou responder está pergunta, mesmo estando prejudicada pela resposta dada anteriormente.

Sou favorável a inclusão de crianças, com esta síndrome, em escolas regulares. Acho que se faz necessário este convívio, para que as diferenças sejam respeitadas e, principalmente, aceitas.
Todos sairiam ganhando, a meu ver.

FB – Quais são seus ídolos na música, no esporte e na dramaturgia?

TD - Começando pela música: Elis Regina, em primeiríssimo lugar.
Depois: Chico Buarque, Tom, Vinicius, Djavan, Ivan Lins, Gonzaguinha, Cazuza, Carlos Lyra, Milton Nascimento, Bethânia, Nana Caymmi, Nara Leão, Clara Nunes, Elba e Zé Ramalho, Toquinho, Marcos Valle, Taiguara, Claudete Soares, Renato Russo, MPB4, Quarteto em Cy, Sérgio Mendes e tantos mais. Dos estrangeiros, Elton John e The Beatles em primeiro plano.
A seguir: Whitney Huston, Michael Jackson, Dionne Warwick, Gianni Morandi, Bobby Solo, Rihanna, Katy Perry, Bruno Mars e alguns (poucos) mais. No esporte: Embora seja vascaíno roxo, meus ídolos nada tem a ver com a cruz de malta. São eles: Senna, no pódio, absoluto.
A seguir: Bernardinho e José Roberto Guimarães, amados técnicos das seleções brasileiras, masculina e feminina de vôlei. Na dramaturgia: Empatadas na liderança, Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira e Natália Timberg. A seguir: Tony Ramos, Juca de Oliveira, Regina, Lima e Débora Duarte, Tarcísio Meira, Gloria Menezes, Marcos Caruso e muitos, muitos mais. Nosso Brasil se faz pródigo nesta área. Dos estrangeiros, o único ídolo que tenho se chama Sidney Poitier.

FB – Tem desejo de publicar algum livro de poemas?

TD - Já tenho 2 livros publicados e que foram vendidos totalmente, inclusive, a Poetas do Recanto, intitulados:
1) CARINHOS POETICOS
2) Libido EXPLICITA
O primeiro tendo o amor por tema e o segundo, estritamente, sensual mas ambos seguindo meu padrão habitual. Inclusive as poesias contidas neles, já estão publicadas no Recanto.
Como a tiragem foi pequena, em virtude dos custos, não tive nem condição de apresentá-los como mereciam. Ficaram muito bonitos, desde a capa e quem os adquiriu, amou.
Além disso, participei de 2 Antologias, que me renderam bons frutos, pois fui indicado e aceito como POETA DEL MONDO, título que muito me honra, a saber:
1) ALIMENTO DA ALMA Vol. V

2) DESTAQUES NA POESIA 2011
Claro que desejo publicar muitos outros.

FB – Que outro sonho gostaria de realizar?

TD - Meu maior sonho: Conhecer de perto e poder abraçar meus netos Lucca e Nicholas, além de minha netinha Camila. Só os conheço por fotos e pela cam, pois residem com seus pais em Atlanta, nos Eua. De quebra, poder abraçar e beijar, depois de longos 8 anos, minha filha Marcinha. Meu filho Diego, que também reside em Atlanta, por ter o green Card., vem sempre ao Rio nos visitar.

FB – Qual texto de sua autoria você considera marcante em sua trajetória como poeta e escritor?

TD - Tenho carinho especial por todos mas vou citar 2:
O primeiro citado será SINAL VERDE, pelos motivos expostos em resposta anterior. E o outro SENHORINHA.

FB – Como está seu estado de espírito com estes últimos acontecimentos?

TD - Bom, não posso dizer que esteja bem, não por terem tentado atingir minha honra mas por ceifarem a homenagem que desde que estou no Recanto presto a minha netinha Gaia no mês de Outubro. Ela se entristeceu de tal maneira, ao não ver a foto dela no perfil, que teve uma crise de choro, normal para uma criança de 7 anos. Este choro me aniquilou por dentro. O impacto causado pela infame acusação me pegou de surpresa, pois muitos (as) do Recanto têm conhecimento deste meu ato. Mas, aos poucos estou me recuperando, principalmente pelo carinho explícito recebido de alguns que, EXPONTANEAMENTE, colocaram em seus perfis, fotos minhas com Gaia. Não tenho palavras para descrever o que senti ao ver o sorriso de minha neta, quando mostrei o que haviam feito. Só por este momento maravilhoso que vivi, agradeço a este “Senhor” pela infâmia que me concedeu, gerando atitudes outras que culminaram com a demonstração, inequívoca, do quanto erraram comigo.

FB - Que mensagem gostaria de deixar para o “Recanto das Letras”?

TD - A mensagem que eu deixo:

O Recanto das Letras se faz maior que qualquer um, seja Leitores, Poetas ou Administradores.
Ele deve abraçar as criações nele inseridas, deixando de fora, APENAS, julgamentos desvirtuados de quaisquer lógicas ou propósitos, pontuados, tal somente, aí sim, por desvios profundos de caráter. Como bem grita Regina Case: " XO PRECONCEITO " Foto de avatar nada tem a ver com poesias. Normalmente, nem fotos nem poesias, traduzem o que na verdade sejam os Poetas.
Será que sou um louco quando digo que viajo na fantasia rumo ao infinito? O Poeta que colocar a foto de um animal, beija-flor, por exemplo, e postar uma poesia sensual, será acusado de zoofilia? E se for foto de anjo, de que crime será acusado? Irá direto ao inferno? Penso assim.



TEXTO FINAL:

Quero deixar, em primeiro lugar, meu agradecimento, ao amável Poeta Fabio Brandão por me presentear com esta entrevista. Tentei ser o mais absolutamente sincero nas respostas, sem querer levantar bandeiras ou provocar atritos. Respondi ao que me foi perguntado. Nada mais que isso. Em segundo lugar, quero agradeceria todos (as) que me honram ou honraram algum dia, com a leitura das minhas modestas obras. Sou muito grato a vocês por isso e também pelo carinho que sempre demonstraram por mim. Por fim, agradecer ao Recanto, por nos conceder este espaço sagrado, para que coloquemos nele, um pouco (ou muito) do que somos.
Meu sincero e comovido MUITO OBRIGADO.



                                                           Télio Diniz


Encerrando com um poema de Télio Diniz:

Sinal Verde

O sinal está verde
e eu sigo na vida,
na mesma avenida
onde um dia eu chorei.
Cantando meu pranto,
tocando meu pinho,
coberto de vinho,
inda digo que amei.

Você que passa agora,
me olha e não vê.
Não sabe o que choro,
nem queira saber.
Prá que recordar
se eu vivo na vida,
na mesma tal vida,
que hei de perder?

Eu que um dia fui forte
só posso dizer,
por mais forte que seja
meu fraco é você.
Não esqueço dos campos,
dos olhos,das festas,
das suas promessas
Que um dia,você,
ao dizer iludiu uma vida,um sonho,
passado tristonho que me fez sofrer
e se agora canto
ao romper dessa vida,
é que nesta avenida
hoje eu vi você.

Télio Diniz


*Na foto,Télio ao lado da neta Gaia















































































































































































































 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 19/10/2015
Reeditado em 20/10/2015
Código do texto: T5419935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.