Opinando e Transformando - Carlos Costa

Nome: Carlos Costa

Reside em: Manaus - Amazonas

Em sua opinião, o que é cultura?

É um conjunto livre de fatores que se juntam, imbricando em um tipo de produção intelectual. Como disse, essa produção deve ser livre, com reservas de direitos autorais da obra, apenas

Você se considera um difusor cultural?

Sim, plenamente consciente de meu papel!

Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Produzir e publicar crônicas e deixar que as pessoas que as lerão, reflitam sobre os diversos assuntos que abordos:, quer sejam para fazer pensar, refletir, instigar ou introspectar filosoficamente. Nem sempre meus textos são diretos e muitos deles exigem um mínimo de arcabouço de conhecimentos para serem entendidos e interpretados em sua total extensão.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Nunca existiu aculturação, mas uma longa caminhada rumo à acomodação e dominação da sociedade brasileira.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Liberta e aprisiona ao mesmo tempo, dependendo do uso que se faz dela e para qual finalidade se está produzindo a cultura. No geral, deveria libertar os indivíduos que se tornariam também formadores de novas opiniões conscientes, mas não é o que ocorre no atual momento.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

A falta de leitores conscientes.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

A internet uniu mundos e emudeceu as pessoas , como afirmei em uma crônica.

As antigas e humanas conversas desapareceram e tudo ficou digital, infelizmente!

O problema é que muitas pessoas que usam as redes sociais, perderam a consciência de suas responsabilidades e riem do que não sabem e curtem o que não conhecem.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Leitura, muito estudo porque a cultura é infinita e se perde no horizonte da imaginação de quem quer sempre aprender mais.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 02/10/2015
Reeditado em 03/10/2015
Código do texto: T5401770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.