Falando de Sindrome de Down
_____§§____ 
Entrevista com Evelyn Zeballo Professora e mãe de uma criança com Síndrome de Down na Argentina. Versão Traduzida, com Edição de Altair Feltz.

Altair Feltz
Evelyn, ainda tem pessoas que pensam que a sindrome de down é uma doença. e nós dois sabemos que não é verdade
São crianças como qualquer uma assim como os adultos também e tem direitos.
Você não acha que as pessoas deveriam ter mais consciencia disto e começar a repensar no que realmente é certo?


Evelyn Zeballo

Nós podemos e eu posso considerar que existem pessoas que pensam que a síndrome de Down é uma doença, sabemos que não é verdade, não é certo, a SD é uma desordem genética
que faz com que os bebês, crianças, idosos ou em adultos com esta síndrome tenham características particulares e  se comportem de uma determinada maneira.
Eu como uma mãe de uma menina com síndrome de Down, que ainda é pequena, e tem apenas dois anos, mas já está começando a absorver tudo isso, e aprendi com ela muitas coisas. Da minha parte posso garantir-vos de coração com uma estimulação e aceitação,  eles podem ser como qualquer criança, podem ir para a escola podem fazer esportes, sempre. É claro que eles podem fazer esportes, desde que não se limitem a alguma  deficiência física, nos referimos a complicações físicas quando se se refere a doenças cardíacas, ou complicações nos membros. Crianças com Sindrome de Down e ou quaisquer outras deficiencias.
Quero destacar que Crianças com Sindrome de Down têm direitos como qualquer crianças, adultos com deficiência e como qualquer indivíduos, o que eu quero dizer com isso, eles podem votar, casar, trabalhar, pode integrar-se na sociedade, sem qualquer problema. Só que muitas pessoas têm preconceitos, não deixam-no entrar na sociedade, hoje é uma obrigação das pessoas a aceitar, nos trabalhos, sem importar qual o desempenho que exerça.
De qualquer forma fica uma pergunta. Por que muitas pessoas têm preconceito com deficiência? Muitos ainda não estão conscientes e não se parecem com seres com direitos e obrigações, apenas veem como coisas. É muito difícil fazer que aceitem por este motivo e não vejam como coisas que não servem para a sociedade.
Todas as pessoas com deficiência buscam aceitação. Mas primeiro devemos aceitar suas incapacidades, assim comos tem para atuar na vida. E  por seus pais também, em seguida, esta criança ser aceita pela sociedade, os pais são os únicos que fazer esse caminho constante com as crianças e capacitá-los. Nos temos que abrir este caminho para a socialização. Porque é inútil que os pais não aceitem e escondam seus filhos. Eles devem aceitar que um indivíduo possa ter  algum tipo de deficiência ao longo da vida e deve-se respeitar e integrar de modo que pessoas de fora percebam e tenham consciência de sua incapacidade, mas acima de tudo que eles saibam que são pessoas como eles, Sentem, amam e pode ter sucesso se for dado espaço e oportunidade.



Altair Feltz
Você é professora e mãe de uma criança linda, que tem síndrome de down. Sabemos que a criação a educação vem de casa, isso é bom para a formação de qualquer criança e você como boa mãe certamente vai dar amor carinho para sua filha sempre. Mas Você não acha que elas também podem frenquentar as escolas, como todo aluno.?  Já que no Brasil algumas escolas e profesores
acham difícil ter que conviver e dar aula para eles.


Evelin Zeballo

Como mãe de uma menina com SD e professora, eu sei que é difícil ter uma criança com uma deficiência. Qualquer que seja, a escola, o objetivo dela  é a socialização e inclusão.
Aqui na Argentina há muitas escolas que aceitam crianças com deficiência, mas basta não descriminar, porque eu digo isso, para que  muitos aceitem nã só nas escolas, mas também nas salas de aula. Não impondo a criança  restrições por parte da direção e dos professores. Eles alegam não ter formação suficiente para lidar com crianças, bem como, ou simplesmente porque eles não estão interessados neles. Muitos desses casos é assim. É lamentável que inocentes tenham esta carência de recursos e os responsáveis chamam os pais e acabam dizendo-lhes que os seus filhos não podem entrar numa escola regular e deve ser enviado para uma apropriada ou uma instituição para pessoas com deficiência. Imagino que seja muito doloroso inserir os seus filhos na mesma sociedade que rejeita e não procura recursos suficientes,  como mãe é muito frustrante ver que seu filho não pode estar com outros alunos também e ter os mesmos objetivos. digamos Ao contrário destes estabelecimentos
que dedicam o seu tempo há outros especialistas disponíveis para eles e seus pais, e os professores têm
formação suficiente para ensinar e dedicar seu tempo como pais. Queremos que nossos filhos aprendam a viver
com os outros, para se socializar, O melhor lugar é a escola regular, mas não devemos esquecer que também somos parte de tudo, temos de ajudar e apoiar, não só para eles, mas também ensinando-lhes. Quem vai ensiná-los, sabemos que também terá temores sobre o que devemos saber que o tratamento, a educação e até mesmo medo de estar errado com a criança, e é aí que devemos ser pais sempre fazendo mediador entre a criança e o professor para  primeiro não se sentir sozinho e segundo saber como abordar a situação.
Eu não sei como é no Brasil, o sistema de ensino regular para as crianças com deficiência, mas aqui na Argentina é pobre realmente , porque só agora estão aceitando crianças com deficiência em escolas regulares.
. E como eu disse antes, temos muitas falhas e com os anos que passaram muitos passaram pela mesma situação e nas falhas da mesma politica institucional basta que elas se preparem.
Lamentávelmente o mais grave é que as salas de aula não estão equipadas, com material de transposição didática para que a criança aprenda e o Estado faz pouco. Alguns pais e  professores estão comprometidos, ter dedicação e vocação para fazer algo.

Eu, particularmente, espero que isso venha mudar como exemplo ter o  melhor lugar para uma criança portadora de SD , ter um bom desenvolvimento e estímulo estando compartilhando espaço com crianças sem deficiência. E fazer entender as outras crianças não devam discriminar aqueles que os outros estão discriminando ensinando os a não ter preconceitos. . Então, não hesite em enviar seus filhos para uma escola regular, mas esteja ciente de que você é uma parte para que seus filhos venha atingir uma meta.


Altair Feltz
A gente sabe que o mundo está cheio de preconceito.  Negros,  pobres e pessoas com necessidades especiais.
Acredito que com relação ao Brasil e Argentina não seja tão diferente, apesar de presenciar todos os días e não me acostumar nunca com o fato.
Com relação a estes preconceitos , o que você acha que deve ser feito para mudar isto?


Evelyn Zeballo
Eu sempre pensei do preconceito, que as pessoas que são preconceituosas não aceitam elas mesmas, portanto, nunca vão aceitar o que acontece ao seu redor e nem aceitar algo menos do que elas acham que é diferente.
Eu sempre disse que ''os dedos não são iguais, mas todos têm uma função distinta e especial.''
A vida das pessoas sempre se move com base no que as pessoas dizem e como vai ficar.

Temos que aprender a parar de questionar as coisas, a aceitar a realidade. E a posição de cada cabeça deve ser aberta uma vez que ninguém está isento das coisas que acontecem, conosco e a nossa família, uma vez que temos luz em nossas vidas. Temos conseguido boas mudanças para melhor, aceitar a vida como ela é, nós aprendemos a olhar com o coração e não se preocupar com o que as pessoas dizem
Infelizmente, não podemos alterar os conceitos e mentalidade do mundo, mas podemos começar com a nossa família, amigos, vizinhos, etc. Vamos mostrar que uma criança, um adolescente e um idoso com deficiencia
é o melhor ser humano que Deus poderia ter criado, e que não existe mal e que o seu amor é incondicional.
Ter uma criança com uma deficiência não é o fim do mundo, é o começo de novas experiências, ter uma criança com deficiência não é um castigo de Deus, lembremo-nos de ''Deus dá suas melhores batalhas porque acredita que tem os melhores soldados.''
Assim como ele lhe da uma criança especial sempre que você tem pais especiais. Não se deixe levar por tudo o que diz, a vida quando trata-se de desfrutar de seus filhos, Eu não vou dizer-lhes que, ocasionalmente, não vamos chorar em alguns momentos, porque o corpo precisa, ocasionalmente, levar a angústia, mas rir com eles também. Há coisa mais bonita do que ver crianças rindo e pais felizes?.
Eu me encanto com frases e sou uma pessoa que uso frases para poder me relacionar com a vida e viver. Deixo uma sentença para refletir,  em particular!

Eu gosto de mim, como esta do livro "O Pequeno Príncipe", famoso na Argentina creio que ai também já leram sobre os valores das pessoas e do olhar que as pessoas têm sobre outras. é lindo ler a parte do livro que transporta um pouco a sua infância. A frase é muito bonita que diz;
"só que fica bem com o seu coração, o que é essencial é invisível aos olhos"

Se aprendermos a olhar com o coração, devemos ver o que está no coração do outro. E o da física e da superfície desapareceria, e deixariam de ser tão importante.
Aprendamos com o coração, por que é muito importante.


Versão também em vídeo no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=yMfarETGbvk

 
Altair Feltz
Altair Feltz
Enviado por Altair Feltz em 01/10/2015
Código do texto: T5400641
Classificação de conteúdo: seguro