Opinando e Transformando - Jair Aguiar

Nome: Jair Aguiar

Breve Currículo: Formado em publicidade, o diretor atua em teatro desde 1988. Trabalhou com diretores como Willian Pereira, Kiko Jaess, Adhemar Guerra, Fernando Peixoto. Produziu espetáculos do Ballet Stagium, reinaugurando o Teatro TUCA. Como Diretor Geral do espetáculo “Bar D’ Hotel… Bar da Noite…”, obteve a consagração de público e crítica. Participou das radio novelas da Rádio Record e das minisséries da TV Record, como ator. Desde 2002 desenvolve com Antonio Netto o projeto de formação de atores no Curso Livre de Teatro da Companhia Das Artes e implantando o mesmo projeto de “Curso Livre para Formação” em escolas de teatro, formando centenas de Jovens Atores que se inseriram no mercado de trabalho com uma bagagem técnica e prática invejável. Dirigiu espetáculos como “O Beijo no Asfalto” (Nelson Rodrigues), “Homens de Papel” (Plínio Marcos), “Vereda da Salvação” (Jorge Andrade), “O Pagador de Promessas” (Dias Gomes), “Senhora dos Afogados” (Nelson Rodrigues). Em 2005 recebeu elogios da crítica com a montagem do espetáculo “Castro Alves pede passagem” de Gianfrancesco Guarnieri. Participou do Projeto Parceiros do Futuro da Secretaria de Cultura. Ministrou a Oficina de Interpretação e Montagem Teatral na Secretária de Cultura de Santo André, Oficina Cultural Mazzaropi e Alfredo Volpi. Atualmente, como Diretor Geral da Cia. das Artes, administra a Oficina de Atores de São Paulo, Núcleo Consolação. Dirigiu os atores Ênio Gonçalves, Antonio Netto, Wagner Vaz, Niveo Diegues, Wilma de Souza, Graça Berman, Sérgio Carrera, Mara Faustino, Cibele Troiano e tantos outros. Criou o Projeto de “Formação de Grupos”, que reúne Jovens Atores, direcionando-os para os primeiros passos na organização e administração de projetos, montagem, produção etc

Reside: Vila Mariana - São Paulo/SP

Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser não somente em família, como também na sociedade como membro dela que é.

Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

A Cultura existe por si só. Jogar papel pela janela do carro é um ato cultural (péssimo, por sinal). Um Difusor Cultural se pode dizer daquele que amplia as ações culturais? Acredito nas pessoas que tem uma compreensão do que é a cultura e esclarecem e organizam isso para a sociedade. Posso dizer que eu seja um difusor da Arte, assim contribuo, ou divulgo a nossa cultura através da minha Arte.

Além disso, faço um trabalho de formação de Atores há 13 anos, em paralelo com um trabalho de formação de Platéia. As pessoas não podem e nem devem ser transformadas, elas devem ser alertadas do potencial cultural e artístico que possuem. Para isso, indico o caminho para ampliar a informação, através das artes. Acredito que esse seja o meu papel.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria. O povo não se acultura, a partir do conceito de que o povo é o agente da cultura. O povo cria a cultura. Sempre que se impôs uma cultura a um povo, ou seja, sempre que se tentou aculturar um povo, isso foi imposto e os resultados nunca foram satisfatórios. O exemplo brasileiro seria o “aculturamento” dos índios, no que se chamou de catequese. O povo tem que ter escola, acesso aos bons livros às boas produções, sejam teatrais, cinematográficas, ou televisivas.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Quanto maior a informação de um povo, maior será a sua qualidade cultural; assim, mais livre será esse povo, maior será a cobrança pela qualidade de vida... Isso é libertador!

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Creio que o grande problema, no meu caso esteja na distribuição de verbas oficiais. A pouca verba, bem como a forma errada que estas verbas são distribuídas.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

A Internet hoje faz parte da vida de cada habitante deste planeta. Todas as áreas da vida tiveram que se adaptar a esta realidade, o espaço digital. Esse novo espaço nos permite chegar mais longe, a um número maior de pessoas de forma mais democrática. A Internet democratizou o acesso à informação, o que é a melhor forma de divulgar a nossa cultura, a nossa arte.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Todos nós somos fazedores culturais. Quando acordamos e abrimos os olhos, pelo lado que descemos da cama, o café da manhã que tomamos; tudo isso é cultura. Portanto, a mensagem que posso deixar é VIVAM.

Estudem, se informem para que a cultura que divulgarem seja repleto de Arte e de qualidade. Boa Sorte!

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 25/09/2015
Código do texto: T5394220
Classificação de conteúdo: seguro