Opinando e Transformando: Márcia Brasil Tunes

Nome: Márcia Brasil Tunes

Breve Currículo: Artista plástica; trabalha com cultura desde os anos 70, sempre envolvida, de alguma forma, com cinema, teatro e artes plásticas.

Reside: Piraí (RJ), desde 1989

> Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é, ou deveria ser, um conjunto de elementos que podemos ter acesso desde bem cedo, ainda no ventre, de preferência - boa música (leia-se música de verdade), literatura, bons professores (estimulados por um bom salário), acesso a teatro, cinema, palestras, conferências, encontros, internet de boa qualidade com velocidade razoável, pelo menos. Cultura, na essência, deveria ser...

> Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Sim. Meu papel é o de alguém que só quer que as pessoas tenham acesso a coisas boas, por isso escrevo e mantenho quatro blogs sobre música, colaboro com todos que me pedem ajuda, mesmo sem nenhum retorno financeiro, eu me comprometo com as boas iniciativas.

> Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Isso é uma coisa triste de se constatar, a aculturação de um povo que antes tinha músicos, letristas, principalmente, poetas, escritores, enfim... Houve uma inversão de valores, o dinheiro, a ganância, o poder, a vulgaridade, o gueto, ganham espaço e o povo acreditando ter voz na verdade perde tudo. Talvez essa aculturação seja um grito da sociedade clamando por mudanças políticas, educacionais, sociais e tal.

> A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Sempre liberta.

> Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Principalmente os interesses financeiros e políticos.

> Comente sobre o espaço OLHO VIVO, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

O espaço é importante e a tendência é que se torne cada vez mais.

> Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Continuem a luta, que parece vã, mas não é. Uma sementinha se propaga e gera uma linda floresta.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 24/08/2015
Reeditado em 28/08/2015
Código do texto: T5357429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.