Opinando e Transformando: Francisco de Sousa Ferreira Costa

Nome: Francisco de Sousa Ferreira Costa

Breve Currículo: Jornalista, especialista em marketing e comunicação digital, editor da Revista Zelo e do Portal Caneta e Café

Reside: Goiânia

Em sua opinião, o que é cultura?

É o que move uma sociedade. Não só o que se produz, mas o que está enraizado no dia a dia de um povo, sem o qual não haveria por que seguir em frente.

Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Sim, como jornalista contribuo expondo a cultura de várias formas. Além disso, também produzo no segmento de quadrinhos. Em meu site, gosto de abrir espaço, principalmente, para o produtor independente.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Nessa aldeia global em que vivemos é impossível não haver, em algum momento, o processo de fusão de culturas. É importante resguardar nossas culturas, tradições, mas não dá pra ficar alheio a tudo que recebemos, muito graças ao advento de tecnologia. O Brasil é um país extremamente multicultura, que sofre constante influência de todos os lados. Isso não vai parar. Mas não quer dizer que o canônico se perderá.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Nenhum e os dois. Sei que é uma resposta meio subjetiva, mas você pode se fechar em determinada cultura ou pode se abrir para várias e buscar sempre mais.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Muitas vezes pode segmentar muito, mas nem vejo isso como uma problemática.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

O cenário digital é uma mão na roda. Apesar de ser segmentado, como disse acima, com os meios digitais se tem um alcance incrível.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Continuem produzindo e vivendo cultura. É o que importa, afinal.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 19/08/2015
Reeditado em 21/08/2015
Código do texto: T5351821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.