COMEMORAM 80 ANOS DE SANTALUZ SEM MUITA INTEGRAÇÃO

A cidade de Santaluz Bahia, se emancipou em 18 de Julho de 1935, e naquela época, assumiu o gestor Ezequiel Cardoso da Costa. Mais durante 8 décadas Santaluz, enfrentou algumas dificuldades, contrastes, suicídios em 1995, dentro da comunidade luzense, a política repressiva na ditadura militar de 1964 a 1985, isto é, nos anos de 1970 a 1980, o autoritarismo era praticado por quem governavam as gestões municipais; agiam contra o povo carente e quem desejava a paz.

Estivemos naquele sábado 18 de Julho de 2015, em Santaluz, e poucas comemorações pelos 80 anos de Emancipação Política. A festa com Trios nas ruas Toldos e Barracas armadas, e as pessoas se divertiam, enquanto os comerciantes vendiam bebidas, churrasquinhos e outras comidas.

Fomos ver a festa, ao lado do cordelista, poeta e Escritor Nelci Lima da Cruz, que nos concedeu essa Entrevista, para o Recanto das Letras, leia-a.

José de Jesus, pesquisador. Faça um resumo histórico sobre os 80 anos de Emancipação Política de Santaluz?

Nelci Lima Cruz, nesses 80 anos de Emancipação política, surgiu muitos fatos interessantes como em 1936, houve a primeira Eleição, com Antonio Nogueira Falcão. Em 1942, foi construída a Prefeitura pelo prefeito Marques de Souza.

J.J.P. Como viu esta comemoração dos 80 anos, no sábado 18 de Julho de 2015?

Nelci. Nos 80 anos, os que foram comemorados, não foram lembradas muitas tradições. Uma festa bonita: que não preservou as suas raízes, não foi prestigiados os sanfoneiros, os poetas, violeiros deixaram de se apresentarem para o público. Por falta de incentivo e valorização não se preocuparam com os valores históricos, devia ser lembrado os prefeitos nomeados no Estado Novo, de Getúlio Vargas. Desrespeitaram a passagem do cangaceiro Cristino da Silva Cleto (corisco) e de Dadá, na cidade de Santaluz, em 1940.

J.J.P. Os poetas e artistas de Santa Luz, porque não chegaram a serem reconhecidos?

Nelci. Tivemos os artistas Plásticos, Almir Barros, Tiago De Carvalho Filho, Rogério Balduíno e outros locais.

J.J.P. Quem melhor se destacou no Futebol de Santaluz?

Nelci. Tivemos Jorge Góes e Mário Felipe Pedreira (Onça), que jogou no Flamengo de 1968 a 1978, foi o ídolo do Flamengo. Onça no momento encontra-se Enfermo e não joga mais futebol.

J.J.P. O Sr. como poeta e escritor, mencione nos dias atuais, sobre os sues Livros impressos?

Nelci Cruz, folhetos em literatura de cordel, já ultrapassam 220, e Livros em textos com mais de 100 páginas são: Memória Histórica de Santaluz, Minhas Sinceras Poesias, Causos de Santaluz, Exemplo para Humanidade, Luiz Gonzaga, Santaluz sua gente e suas Curiosidades e outros a vim serem publicados.

J.J.P. O seu reconhecimento é visto de que forma?

Nelci. Quando são comemoradas as festas de Santaluz, sou bem valorizado, e em outras cidades, por pessoas que gostam de cultura.

J.J.P. E o seu novo Livro a ser publicado sobre Lampião?

Nelci. Daqui a 6 meses em Dezembro de 2015, deve ser lançado no Espaço Cultural Danado de Bom em Santaluz.

J.J.P. Finalizando esta Entrevista, no Sítio Recanto Nordestino, na Fazenda Papagaio, zona rural de Valente Ba. As suas palavras finais?

Nelci. Eu tenho um trabalho a 35 anos, dentro da cultura de Santaluz. Na oportunidade divulgando, Lampião, Luiz Gonzaga, Antonio Conselheiro, Antonio Silvino, Padre Cícero Romão Batista, e outras histórias.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 22/07/2015
Código do texto: T5320002
Classificação de conteúdo: seguro