ENTREVISTA COM O POETA E ESCRITO MARCUS RIOS

01- Quais foram os primeiros indícios de que você teria uma boa relação com a poesia e a literatura? E como começou esta relação?

Resp.: Foi quando eu comecei a fazer versos de brincadeira é que eu fui percebendo que a poesia fazia parte de minha vida.

Esta relação começou como por encanto, algo que somente o coração sabe explicar.

02- Quais foram as pessoas que mais o incentivaram?

Resp.: Meu incentivo partiu mesmo de dentro do meu coração e dos livros que eu lia, fui percebendo que eu poderia sim fazer poesias e me tornar um simples poeta.

03- No facebook você se apresenta como “Comendador Marcus Rios”,de onde vem esse título?

Resp.: Recebi a Comenda Rubem Braga da Academia Marataizense de Letras, O Grau de Comendador pelos inestimáveis Serviços prestados à Cultura desta Nação - A Academia Marataizense de Letras ( AACL de Marataízes e do Estado do Espírito Santo ), outorga o presente Título de Honra ao Mérito “ Rubem Braga à Marcus Vinicius Bertolini Rios, Em reconhecimento ao seu valor ético, Moral e relevante colaboração cultural Em prol da Nação –

04- Quais são suas referências na poesia e literatura mundial?

Resp.: Não tenho referência nenhuma.

05- Você participou de algumas antologias poéticas,fale um pouco delas e da importância dessas antologias em sua vida de poeta e escritor. Possui obras próprias publicadas?

Resp.: Poetas Iunenses, 1984; Centenário Poético, 1991; e Poemas de nossa gente, 1995, Melhores da Poesia Brasileira 2012, Livro Essências 2ª Antologia Literária da Região dos Lagos 2012, Participei da 4ª Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza 2013 - Antologia Alimento da Alma Volume VII - Antologia Autores Diversos do Beco dos Poetas & Escritores Ltda " Encontro Com a Poesia " 2013 - Participei da Antologia Melhores da Poesia Brasileira, livro que esteve presente na Bienal São Paulo em Agosto de 2012 no Estande da All Print Editora. Participação na Antologia Virtual Portal Cen Portugal " Cá Estamos Nós". Participação no Livro Essências na Região dos Lagos Rio de Janeiro, Participação no Livro Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, Participação no livro de Antologia Volume III Poemas da Pérola Capixaba da Academia Marataizense de Letras.

Ainda não possuo nenhuma obra publicada.

06- Na atualidade existe um certo desinteresse dos jovens pela leitura e cultura de uma forma geral. Em sua opinião de que forma poderia ser incentivada estas crianças que estão começando a serem alfabetizadas e até mesmo estes jovens a se interessarem por ler poesias, bons livros, ouvir músicas de qualidade e conteúdo que leve a alguma reflexão?

Resp.: O interesse maior para que os jovens comecem a se interessar por leitura acho eu que deveria vir das escolas, principalmente dos professores de Língua Portuguesa, para que neles a cada dia crescessem o interesse pela leitura, para que eles quando forem fazer um vestibular ou um concurso soubessem fazer redações.

07- Você acha que no governo federal atual existe um investimento em educação maior do que no governo do partido anterior?

Resp.: Eu acho que a Educação de nosso Brasil precisa melhorar e muito, e isto tem que ser imediatamente, pois nos vemos em reportagem cada Escola que nem tem como se chamar Escola de tão precária que é.

08- A maioria de seus poemas no “Recanto das Letras” vem com a palavra “Amor” em seus títulos. É alguma estratégia para atrair leitores?

Resp.: Não, eu gosto muito de falar do amor, mas daquele amor que hoje em dia é muito raro em nossas vidas, pois não existe mais amor, existe sim um ficar por ficar, transar sem amor, aquele amor de antigamente que fervia o sangue este esta extinto.

09- Em sua opinião quais são os novos talentos que tem surgido na poesia e literatura?

Resp.: Existem muitos talentos que estão surgindo a cada dia, e que nos deixa feliz quando lemos uma boa poesia.

10- Qual o estilo musical você mais aprecia e quais os cantores e compositores possuem sua admiração?

Resp.: Gosto mesmo de música romântica, a que toca o coração e fala do amor. Roberto Carlos, Wando, Benito de Paula e tantos outros compositores.

11- Como tomou conhecimento do “Recanto das Letras” ? Algum escritor ou poeta desse site contribuem para suas inspirações? Você acha que no “Recanto das Letras” exista mais escritores e poetas com potencial para publicar grandes obras poéticas e literárias?

Resp.: Foi através da Professora, Escritora e Poetisa, Jane Rossi. Sim temos muitos poetas e poetisas com potencial para lançarem seus livros.

12- Tem algum poema de sua autoria que você acha que representa mais sua personalidade e que você tenha um carinho especial?

Resp.: Não, pois eu tenho um carinho especial por cada poema que eu faço.

13- Em sua família existem mais gente com tendências para poesia ou outras atividades artísticas?

Resp.: Tenho uma prima, e dois primos que são poetas também, Vera Regina Rios da Silveira, João Vicente de Castro Rios e o grande poeta de renome nacional Luis Sério Quarto.

14- Qual o sonho você ainda não realizou como poeta ou em sua vida particular que gostaria de realizar?

Resp.: De publicar os meus livros.

15- Que mensagem gostaria de deixar aos meus e seus escritores aqui no “Recanto”?

Resp.: Faça da poesia o seu maior momento, deixe que a cada dia o coração fale por você nas mais lindas palavras descritas com muito amor e carinho, para que possamos ao partirmos deixar aqui registrado a nossa passagem por este Recanto com lindas poesias feitas e ditas pelo coração.

Caso queira acrescentar mais algumas informações,me avise,um abraço e felicidades...P.s:Mande uma foto sua para que eu possa ilustrar a entrevista...

Mande também alguma poema seu para ilustrar o final da entrevisa...

VIVER DE AMOR

Quero viver somente de amor,

Quero tremer e sentir este

Amor que toca o meu coração,

Na tua melodia e no cheiro da flor,

Quero sentir o amor

Na maciez de tua boca

Quando me beija e me faz feliz,

Quero somente poder te abraçar

E sonhar contigo quando for dormir.

Quero apenas sentir amor

Que a cada amanhecer

O nosso amor esteja mais

Feliz ainda e que possamos

Juntos sermos um casal apenas.

Nosso amor é como o raio

De luz que bate no gelo

Trazendo em cada olhar

Os mistérios deste amor

Que desperta neste instante.

O amor é como o viver,

E eu vivo deste amor

Que tenho no meu peito,

Junto a esta taça de sorrisos

Que carrego em meu rosto,

E eu apenas vivo a te amar

Somente para poder deitar-me

No teu colo e sentir o teu amor

Que se faz presente em minha vida.

Teu amor quando entrou em minha vida

Deu-me a esperança num simples

Olhar através do teu sorriso

Apenas me dizia que o amor

É como a vida linda

E fácil de viver.

E agora te digo amor

Que doces são as aflições

Com que me desejas

Pois quando me vês distante

Apenas salta de teu peito

Um ai que faz com que o

Fogo do amor te acenda.

Amor que a cada pensamento meu

Ele apenas salte com as memórias

Dos momentos que juntos vivemos

E que possamos juntos sentir

Apenas o amor dentro de nossas vidas.

Comendador Marcus Rios

Poeta Iunense - Acadêmico -

Membro Efetivo da Academia Iunense de Letras (AIL)

Membro Fetivo da Academia Marataizenses de Letras

Embaixador da Paz

Marcus Rios e Fábio Brandão
Enviado por Marcus Rios em 28/06/2015
Código do texto: T5292706
Classificação de conteúdo: seguro