Dra. Carla Gayoso (Dermatologista)

Hoje, temos a honra de entrevistar uma referência em dermatologia no estado da Paraíba e no nordeste, a dermatologista Carla Gayoso.

1- O que te levou a ir para uma área tão delicada na medicina que é a dermatologia ?

R- Gosto de todas as áreas de medicina, mas a dermatologia, para mim, é a que dá mais prazer em atender. Daí....foi fácil.

2- Você também é palestrante ? Conte-nos um pouco da sua formação acadêmica.

R- Sim. Logo de início, formei- me no Rio de Janeiro, em uma escola capitaneada por Rubem David Azulay - grande incentivador da Dermatologia no Brasil e, particularmente, um entusiasta da ciência médica. Sempre nos incentivava a viajar e participar ativamente de congressos. Naturalmente, com o passar dos anos e acúmulo de experiência, com mestrado, doutorado, coordenação de residência em dermatologia, etc., os convites para partilhar seu conhecimento acontecem.

3- Como foi esta especialização em Cosmiatria feita em Buenos Aires na Argentina ? Quais os frutos colhidos desta especialização ?

R- A dermatologia sofreu grandes evoluções nos últimos 20 anos. De início, a Argentina era um dos principais expoentes da Cosmiatria, da dermatologia corretiva -área que me interessava muito. Tão logo pude, fui para lá, 'a procura de mais conhecimento. Hoje, a Sociedade Brasileira de Dermatologia é a segunda no mundo - só perde para a americana. Contamos com excelentes profissionais e ditamos inovações que são seguidas e respeitadas 'a nível global.

4- Como você concilia o trabalho tão corrido com a parte familiar ?

R- Como qualquer mulher, acredito. A gente vem com um botãozinho a mais, de multifunção*;) piscando

5- Vitiligo é uma doença que causa despigmentação na pele, no seu caso mais famoso o cantor norte Americano Michael Jackson morreu dizendo que tinha a doença e ninguém acreditava, após seu falecimento foi constatado que realmente ele tinha a doença, você acreditava que realmente ele tinha a doença antes de ele falecer ? O que você acha que houve no caso dele ?

R- Não há como saber exatamente o que houve, porque não temos acesso ao que realmente se passou. Mas fico triste ao pensar em toda a exposição que uma pessoa, pública, sofre...pode destruir, não?

6- Como se trata o vitiligo ?

R- Depende da forma, da data de início...sobre vitiligo, o mais certo é que ele é incerto. Os tratamentos são variados -desde clínicos a cirúrgicos, e o que resolve em um, no outro não traz benefícios.

7- Qual o caso mais grave e que emocionou Doutora Carla Gayoso ? (Sem citar nomes)

R- Foram tantos...neste momento, lembro particularmente de uma família, com muitos problemas emocionais, cujos filhos desenvolviam fobias e dermatoses variadas- algumas verdadeiros tumores, o que trazia uma infelicidade sem fim.

8- Se não fosse médica, o que a você seria ?

R- Ah! Gosto de tantas coisas! A vida é tão curta! Faria algo relacionado com a natureza, com música...mas sempre lidando com pessoas. Gosto de conversar.

9- Espinhas em adolescentes podem se tornar um grande filme de terror para os mesmos, como você lida com esse tipo de paciente e quais os maiores danos psicológicos podem afetá-los em suas vidas ?

R- A acne é a queixa mais frequente em consultórios dermatológicos - e pode ser desfigurante. Nesta fase, os adolescentes estão em construção de sua imagem, e a auto- estima pode desabar come esta doença. Deve- se tratar precocemente para evitar futuros distúrbios emocionais.

10- E os fungos, hoje com o excesso de calor os fungos são bastante comum, qual o maior desafio ao tratar de fungos ?

R- Fungos estão presentes em todos os lugares na natureza. Nosso clima- quente e úmido - é o ideal para seu desenvolvimento. Nosso maior desafio é exatamente este: não criar um ambiente propício 'a sua instalação, para que a doença não fique recidivante.

11- Afinal, qual a melhor maneira de prevenir um câncer de pele ?

R- É simples. Em ambientes ensolarados, procure permanecer sempre 'a sombra. Caso não possa, use protetores solares e roupas adequadas, que evitem o excesso de radiação solar.

12- Tratando tanto de pele o que a Dra. Carla pensa do preconceito racial ? É a favor de cotas para negros em universidades ?

R- Não sou a favor de cotas para nada. Acho absurdo. E cor de pele para mim....é só cor de pele. Não define realmente ninguém.

13- Qual o seu maior sonho ?

R- Viver em paz. E quase sempre, consigo.

14- Para quem você não tiraria o chapéu ?

R- Não para uma só pessoa. Mas para todas aquelas que representam a banalização da violência, da corrupção.

15- Qual sua maior decepção na vida ?

R- Não tenho grande decepções, graças a Deus.

16- Quais os problemas mais comuns de pele que podem ser adquiridos durante uma relação sexual ?

R- As doenças sexualmente transmissíveis. As mais comuns, as verrugas genitais e molusco contagioso

17- Doenças de pele de humanos podem pegar em animais e doenças de pele em animais podem pegar em humanos ? Se sim, quais ?

R- Podem, mas nem sempre. Um exemplo, a sarna animal, as micoses....

18- O que você diria para alguém que namora uma pessoa com Herpes e teme pela sua saúde ?

R- Que esta é uma infecção extremamente comum, e que não precisa se preocupar- a não ser nas fases ativas da doença- quando deve- se evitar beijar, por exemplo.

19- O que pensa do atual momento do Brasil ? Quais pontos estão mais difíceis ?

R- Que tal tudo está difícil? A única coisa louvável, incomparável, é este sentimento de brasilidade que nos une e nos define. Gostaria que a palavra esperança, tão linda, estivesse mais acesa em meus pensamentos. Ultimamente, tendo pelo sentimento de fatalidade, como se não tivesse mais jeito

20- Finalizo com, a Dra. Carla se considera uma pessoa feliz ?

R- Sim.

Agradeço de coração a Dra. Carla Gayoso, dermatologista líder no estado da Paraíba. Boa noite a todos e muito obrigado Doutora.

R- Obrigada !

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 31/05/2015
Código do texto: T5261247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.