HISTÓRIA - BRASIL: PERÍODO REGENCIAL

HISTÓRIA I

BRASIL - PERÍODO REGENCIAL

1 - A INDEPENDÊNCIA POLÍTICA, PROCLAMADA EM 1822, FOI UM MOVIMENTO LIDERADO POR QUEM?

R: ELITE COLONIAL (GRANDES PROPRIETÁRIOS E COMERCIANTES), QUE NÃO MUDARIA A ESTRUTURA SOCIOECONÔMICA DO PAÍS

2 - SE POLITICAMENTE, O BRASIL SERIA CONSTITUÍDO UM ESTADO AUTÔNOMO, ELE CONTINUOU A SER DEPENDENTE DE QUE?

R: DO CAPITAL INGLÊS

3 - O QUE TAMBÉM CONTINUOU?

R: A ECONOMIA BASEADA NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA, VOLTADA PARA O MERCADO EXTERNO E A ESCRAVIDÃO

4 - A LEI DE TERRAS, APROVADA PELO GOVERNO IMPERIAL, EM 1850, PROIBINDO A POSSE PELA OCUPAÇÃO OU DOAÇÃO DE TERRAS, DANDO CONTINUAÇÃO A TRADIÇÃO LATIFUNDIÁRIA, IMPEDIA O QUE?

R: O ACESSO DE HOMENS LIVRES E POBRES À TERRA

5 - APÓS A INDEPENDÊNCIA, DIFERENTEMENTE DE OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA, QUAL O REGIME ADOTADO NO BRASIL?

R: MONÁRQUICO

6 - ISSO DEU INÍCIO A QUAL PERÍODO DA HISTÓRIA DO BRASIL, QUE OCORRE DE 1822 ATÉ 1889, QUANDO ACONTECEU A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA?

R: BRASIL IMPERIAL

7 - QUAIS AS TRÊS FASES DURANTE O PERÍODO IMPERIAL?

R: PRIMEIRO IMPÉRIO, REGÊNCIA E SEGUNDO IMPÉRIO

8 - DURANTE O PRIMEIRO IMPÉRIO, O BRASIL FOI GOVERNADO POR QUEM?

R: D. PEDRO I

9 - NA FASE REGENCIAL, O PODER FOI EXERCIDO POR QUEM?

R: POR REGENTES, ENQUANTO SE AGUARDAVA A MAIORIDADE DE D. PEDRO II

10 - NA LONGA FASE DO SEGUNDO IMPÉRIO, O BRASIL FOI GOVERNADO POR QUEM?

R: D. PEDRO II, O ÚLTIMO IMPERADOR

11 - FOI DURANTE O SÉCULO XIX QUE ACONTECEU A CONSTRUÇÃO DO QUE?

R: DO ESTADO NACIONAL BRASILEIRO

HISTÓRIA II

BRASIL - PERÍODO REGENCIAL

1 - APÓS A CONSOLIDAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA, ERA NECESSÁRIO PROMOVER O QUE?

R: A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO

2 - COM ISSO, O QUE FOI FEITO?

R: UMA ASSEMBLÉIA PARA FAZER A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL

3 - O PROJETO CONSTITUCIONAL, COMPOSTO NA MAIOR PARTE POR MEMBROS DA ARISTOCRACIA AGRÁRIA, PREVIA O QUE?

R: UMA MONARQUIA CONSTITUCIONAL QUE DIMINUÍA OS PODERES DE DOM PEDRO

4 - DEPOIS DE DISSOLVER A ASSEMBLÉIA E PRENDER VÁRIOS DEPUTADOS, D. PEDRO I, INSATISFEITO, FEZ O QUE?

R: A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL, ESTABELECENDO A MONARQUIA HEREDITÁRIA

5 - COMO SERIAM FEITAS AS ELEIÇÕES?

R: VOTO CENSITÁRIO E ADOÇÃO DA RELIGIÃO CATÓLICA COMO OFICIAL NO BRASIL

6 - DURANTE O SEU REINADO, D. PEDRO I NÃO FOI CAPAZ DE QUE?

R: RESOLVER UMA GRAVE CRISE FINANCEIRA ENFRENTADA PELO BRASIL

7 - ELE TEVE QUE PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO PARA QUEM?

R: BANCOS INGLESES PARA PAGAR A INDENIZAÇÃO A PORTUGAL PELA INDEPENDÊNCIA

8 - TAMBÉM FORAM NECESSÁRIOS RECURSOS PARA O QUE, ALÉM DE TENTAR ACABAR COM VÁRIOS CONFLITOS ARMADOS?

R: GUERRAS INTERNAS PELA INDEPENDÊNCIA

9 - ALÉM DE FAZER INÚMEROS INIMIGOS POLÍTICOS DEVIDO AO CARÁTER CENTRALIZADOR DE SEU GOVERNO, D. PEDRO I TEVE QUE DECRETAR O QUE?

R: A FALÊNCIA DO BANCO DO BRASIL

10 - EM 7 DE ABRIL DE 1831, SEM APOIO POLÍTICO, O QUE D. PEDRO I FEZ?

R: ABDICOU EM NOME DE SEU FILHO, D. PEDRO II

HISTÓRIA III

BRASIL - PERÍODO REGENCIAL

1 - DEVIDO À ABDICAÇÃO DE D. PEDRO I, PARTIR DE 1831 ATÉ 1840, O BRASIL FOI GOVERNADO POR QUEM?

R: REGENTES

2 - ESSE PERÍODO, CONHECIDO COMO PERÍODO REGENCIAL, FOI COMO?

R: COM MUITOS CONFLITOS

3 - O PERÍODO REGENCIAL FOI DIVIDIDO COMO?

R: REGÊNCIA TRINA (PROVISÓRIA E PERMANENTE) E REGÊNCIA UNA

4 - NO PERÍODO REGENCIAL O BRASIL PASSOU PELO QUE?

R: UMA GRAVE CRISE POLÍTICA E VÁRIAS REVOLTAS

5 - A CRISE POLÍTICA DEVEU-SE PRINCIPALMENTE A QUE?

R: DISPUTA PELO CONTROLE DO GOVERNO ENTRE VÁRIOS GRUPOS POLÍTICOS

6 - QUE GRUPOS ERAM ESSES?

R: MODERADOS ( VOTO SÓ PARA RICOS E CONTINUAÇÃO DA MONARQUIA) E EXALTADOS (VOTO PARA TODAS AS PESSOAS E AJUDA AOS POBRES)

7 - UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DESSES CONFLITOS FOI O QUE?

R: AS VÁRIAS REVOLTAS

8 - QUAIS OS PRINCIPAIS MOTIVOS DA REVOLTAS?

R: PÉSSIMA SITUAÇÃO ECONÔMICA, AUMENTO DE IMPOSTOS E CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA

9 - QUAIS AS PRINCIPAIS REVOLTAS DO PERÍODO?

R: CABANAGEM, BALAIADA, SABINADA E GUERRA DOS FARRAPOS

HISTÓRIA IV

BRASIL - PERÍODO REGENCIAL

1 - OS POLÍTICOS BRASILEIROS E GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO ACREDITAVAM QUE A GRAVE CRISE QUE O PAÍS ENFRENTAVA ERA DEVIDO, PRINCIPALMENTE, A QUE?

R: FALTA DE UM IMPERADOR FORTE E COM PODERES PARA ENFRENTAR A SITUAÇÃO

2 - EM 23 DE JULHO DE 1840, COM O APOIO DO PARTIDO LIBERAL, FOI ANTECIPADA PELO SENADO FEDERAL, O QUE?

R: A MAIORIDADE DE D. PEDRO II E DECLARADO O FIM DAS REGÊNCIAS

3 - COMO ESSE EPISÓDIO FICOU CONHECIDO?

R: GOLPE DA MAIORIDADE

4 - ESSA FOI UMA SAÍDA ENCONTRADA PELOS POLÍTICOS BRASILEIROS PARA QUE?

R: DAR PODER E AUTORIDADE AO NOVO IMPERADOR, ACABAR COM AS REVOLTAS E RESTAURAR A ORDEM

5 - QUAIS ERAM OS DOIS PARTIDOS DO SEGUNDO IMPÉRIO?

R: CONSERVADOR E LIBERAL

6 - NO INÍCIO DO SEGUNDO IMPÉRIO, COMO FICARAM CONHECIDAS AS ELEIÇÕES PARA A ESCOLHA DE DEPUTADOS, JÁ QUE A VIOLÊNCIA E A FRAUDE FORAM IMENSAS?

R: ELEIÇÕES DO CACETE

7 - APESAR DAS ACIRRADAS DISPUTAS POLÍTICAS, TANTO LIBERAIS QUANTO CONSERVADORES DESEJAVAM O QUE?

R: A CONTINUAÇÃO DA ORDEM ARISTOCRÁTICA, JÁ QUE DEPENDIAM DA GRANDE PROPRIEDADE ESCRAVISTA

8 - O QUE REIVINDICAVAM OS PRAIEIROS, COMPOSTOS PELA CLASSE MÉDIA QUE, EM 1848, FIZERAM, EM PERNAMBUCO, A REVOLUÇÃO PRAIEIRA?

R: LIBERDADE DE IMPRENSA, GARANTIA DE TRABALHO, VOTO UNIVERSAL E REGIME REPUBLICANO

9 - A REPRESSÃO DO GOVERNO CENTRAL FEZ O QUE?

R: ACABAR COM A REVOLUÇÃO, DANDO ESTABILIDADE POLÍTICA AO GOVERNO DE D. PEDRO II

HISTÓRIA V

BRASIL - PERÍODO REGENCIAL

1 - POR QUE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA ERA A REGIÃO DA BACIA DO RIO DA PRATA, FORMADA PELA JUNÇÃO DOS RIOS URUGUAI, PARAGUAI E PARANÁ?

R: GARANTIR A LIVRE NAVEGAÇÃO E ACABAR COM AS DISPUTAS TERRITORIAIS

2 - ESSAS RIVALIDADES QUE ENVOLVIAM O BRASIL, ARGENTINA, URUGUAI E PARAGUAI ERAM CHAMADAS DE QUE?

R: QUESTÕES PLATINAS

3 - O QUE DEU INÍCIO A GUERRA DO PARAGUAI?

R: FORÇAS PARAGUAIAS APRISIONARAM UM NAVIO BRASILEIRO NO RIO PARAGUAI

4 - O QUE FOI O TRATADO DA TRÍPLICE ALIANÇA, ASSINADOS POR BRASIL, ARGENTINA E URUGUAI?

R: A UNIÃO DESSES PAÍSES CONTRA O PARAGUAI

5 - APESAR DA TRÍPLICE ALIANÇA TER SIDO DERROTADA NAS PRIMEIRAS BATALHAS TERRESTRES, O QUE ACONTECEU COM ELA?

R: TINHA SUPERIORIDADE DEMOGRÁFICA E APOIO FINANCEIRO DA INGLATERRA

6 - QUANDO, EM 1870, O PARAGUAI FOI DERROTADO E DESTRUÍDO, O QUE ACONTECEU COM O BRASIL?

R: FOI VITORIOSO, MAS SAIU DA GUERRA ENDIVIDADO E SEU EXÉRCITO TEVE MUITO PRESTÍGIO

7 - NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, O QUE FOI CULTIVADO COMERCIALMENTE NO VALE DO PARAÍBA, ENTRE SP E RJ?

R: O CAFÉ

8 - QUAL O SISTEMA QUE PREDOMINAVA NA CAFEICULTURA?

R: PLANTATION (MONOCULTURA DE EXPORTAÇÃO, GRANDE TERRAS E MÃO DE OBRA ESCRAVA)

9 - QUEM SE TORNOU, NO FINAL DO SÉCULO XIX, O PRINCIPAL PRODUTOR MUNDIAL DE CAFÉ?

R: O BRASIL

HISTÓRIA VI

BRASIL - PERÍODO REGENCIAL

1 - A TARIFA ALVES BRANCO, DECRETADA EM 1844, PELO MINISTRO DAS FINANÇAS, COBRANDO TAXAS AOS PRODUTOS ESTRANGEIROS, FAVORECEU O QUE?

R: O DESENVOLVIMENTO DAS NOSSAS INDÚSTRIAS E O CRESCIMENTO DO CAFÉ

2 - MAIS TARDE, POR CAUSA DA PRESSÃO DA ELITE AGRÁRIA E COMERCIANTES INGLESES, FOI CRIADA UMA OUTRA TARIFA, A SILVA FERRAZ, QUE DIMINUÍA ESSAS TAXAS, PREJUDICANDO OS EMPREENDIMENTOS NACIONAIS. APESAR DISSO, NO FINAL DO SEGUNDO IMPÉRIO, O QUE JÁ HAVIA NO BRASIL?

R: ATIVIDADES INDUSTRIAIS

3 - O PROCESSO DE ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO OCORRIDO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, FOI ACOMPANHADO PELA INTRODUÇÃO DE QUEM?

R: TRABALHADORES IMIGRANTES EUROPEUS EM BUSCA DE OPORTUNIDADES DE VIDA E TRABALHO

4 - POR QUE OS INGLESES LUTAVAM PELO FIM DA ESCRAVIDÃO?

R: PARA AUMENTAR SEUS MERCADOS CONSUMIDORES

5 - POR CAUSA DA PRESSÃO INGLESA, EM 1850, O GOVERNO BRASILEIRO PROMULGOU A LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS, QUE ACABAVA COM O QUE?

R: TRÁFICO DE ESCRAVOS

6 - A PARTIR DA DÉCADA DE 1860, QUAL MOVIMENTO CRESCEU?

R: ABOLICIONISTA

7 - DEPOIS DA LEI DO VENTRE LIVRE E DA LEI DO SEXAGENÁRIO, EM 1888, A PRINCESA ISABEL ASSINOU A LEI ÁUREA, QUE DECLARAVA O QUE?

R: A FIM DA ESCRAVIDÃO

8 - DEPOIS DISSO, COMO CONTINUOU A VIDA DOS EX-ESCRAVOS?

R: SEM NENHUM TIPO DE ASSISTÊNCIA, NÃO TENDO MORADIA E NEM TRABALHO

9 - QUEM ERAM, PRINCIPALMENTE, OS IMIGRANTES QUE FORAM TRABALHAR NAS LAVOURAS DE CAFÉ E NAS INDÚSTRIAS?

R: ITALIANOS, PORTUGUESES, ESPANHÓIS E ALEMÃES

REVOLTAS REGENCIAIS

CABANAGEM

ANO - 1835 a 1840

LOCAL - Província do Grão-Pará

REVOLTOSO - índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios)

CAUSAS - péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros

FINAL - foram derrotados, com um saldo de 40 mil mortos

GUERRA DOS FARRAPOS

ANO - 1835 a 1845

LOCAL - Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (atual RS)

REVOLTOSOS (FARROUPILHAS) - estancieiros, militares libertários, membros das camadas populares, escravos e abolicionistas

CAUSAS - descontentamento com os altos impostos cobrados sobre os produtos do sul (couro, mulas, charque etc.); revolta contra a falta de autonomia das províncias

FINAL - o exército regencial derrotou o movimento e fez um acordo com as lideranças locais: os revoltosos receberam anistia; os gaúchos poderiam escolher o presidente da Província; e o imposto sobre o charque argentino foi aumentado

REVOLTA DOS MALÊS

ANO - 1835

LOCAL - cidade de Salvador, Província da Bahia

REVOLTOSOS - escravos de origem muçulmana

CAUSAS - os revoltosos eram contrários à escravidão; à imposição do catolicismo e às restrições religiosas

FINAL - seus líderes foram mortos e os outros foram punidos com prisão, açoites ou degredo para a África

carline
Enviado por carline em 29/04/2015
Código do texto: T5224215
Classificação de conteúdo: seguro