ENTREVISTA COM REGINA MADEIRA
Miguel Carqueija
- Querida amiga Regina, até onde eu me lembro você é a primeira amizade que consolidei no Recanto das Letras, e já por isso eu lhe tenho um grande apreço. Mas, neste início de entrevista gostaria que você ficasse à vontade para se apresentar, dizer quem e como você é e falar um pouco de suas origens e atividades.
Nasci Regina da Conceição Madeira, em 01/06/1959, em Morro Azul-Engenheiro Paulo de Frontin-RJ, uma cidadezinha bem pequenininha no mapa. Vivi lá por 49 anos, nos quais fui evangelizada, estudei, me formei em professora, casei e criei minha filha. Nos últimos seis anos divido o tempo entre Governador Portela e Morro Azul.
Meus pais eram católicos fervorosos, e essa religiosidade aprendi com eles, como a melhor herança que uma pessoa pode ter, pois é a base sólida da minha fé.
Trabalho na Educação há 29 anos, mais 5 anteriores em serviço de Secretaria de escola. Atualmente, encontro-me em Licença Especial para aguardar a aposentadoria.
- Como você se define em termos de escritora e poetisa? Quais os assuntos que mais lhe agradam escrever?
Quanto aos assuntos, tudo depende do estado de espírito, mas sempre terão em gancho no amor e na fé.
- Como surgiu o seu codenome tão simpático e otimista de “Estrela Radiante”?
- Fale, por favor, alguma coisa dos seus autores brasileiros favoritos e porque os aprecia.
- O mesmo gostaria que dissesse, dos autores estrangeiros.
Assim Eleanor Porter, Johana Spyri, Mark Twain e muitos outros...
- Você já perdeu a conta dos amigos que fez no Recanto (rs)?
- Sabemos das dificuldades que o magistério vivencia em nosso país. Como você vê os problemas existentes, desde o “bullyng” aos baixos salários?
- Como é o seu processo criativo? É muito difícil criar seus textos em verso ou prosa, ou você tem algum truque secreto?
- Quais são as suas preferências em matéria de cinema e teatro?
- Você, que é uma mulher de intensa fé, pode nos falar um pouco de seu relacinamento com Deus e a religião?
- Como você vê a situação da sociedade atual e a possibilidade de um mundo melhor?
- Finalmente, quero agradecer de coração ter concedido esta entrevista e a deixo à vontade para as suas despedidas e qualquer mensagem ou consideração que deseje acrescentar. Um beijo em seu coração e que Deus a abençoe com abundância.
Deixo uma bênção cheia de amor como uma copiosa chuva sobre a vida de todos, para que tudo aconteça abundantemente e com muito amor.
Obrigada, querido Miguel, pelo carinho e amizade. Beijos carinhosos