Patrícia Rocha (Apresentadora da Globo-PB)

Boa tarde amigos do recanto das letras, hoje tenho o prazer de tornar público a entrevista concedida via email por Patrícia Rocha, a "Melhor apresentadora" de televisão do estado da Paraíba, ela apresenta o JPB da Tv Cabo Branco (Afiliada da Tv globo), tenho muita admiração por ela e segue abaixo a entrevista completa:

1- Primeiramente Patrícia é uma grande honra aqui para os leitores do recanto das letras, ler um pouco de sua sabedoria já que pela sua competência tenho certeza de que as respostas serão das mais coerentes. Obrigado mesmo!

R- Obrigada a você pelo convite.

2- Você é Mineira ? Conte-nos como foi esta mudança para o estado da Paraíba e um pouco de sua infância.

R- Sim, nascida, criada e formada em Juiz de Fora/ MG. Família toda de lá. Vim porque meu marido recebeu uma proposta de trabalho daqui. Na época, estava insatisfeita com o meu trabalho lá e foi uma ótima oportunidade para mudar os ares. Larguei tudo e vim com ele.

3- Qual a maior diferença das pessoas do Sudeste do país com as do Nordeste do país ? Pergunto isso dado a polêmica eleição presidencial em 2014.

R- Nenhuma! Somos todos seres humanos com manias estranhas, costumes particulares, virtudes, vícios, e defeitos. Hoje eu vejo que até os esteriótipos se dissipam com o tempo. Há, sim, diferenças culturais. E é ótimo que seja assim. Somos diferentes, mas não de acordo com os conceitos pré concebidos na sociedade hoje.

4- Você concorda que Dilma foi a "Presidenta do Nordeste" devido a seu alto percentual em nossa região ?

R- De forma alguma! Em termos absolutos, o SE deu mais votos à presidente.

5- Qual a avaliação de Patrícia da situação do nosso país ?

R- Está ruim. Mais do que a crise financeira - que quando não afeta, pelo menos revolta - a crise de confiança me parece mais grave. É um ciclo perigoso. Sem fé na moral política e das instituições, sem crença na Justiça e na punição dos erros que ora nos fazem pagar caro, a tendência é a baderna, é a bagunça. O país precisa de ordem. As pessoas precisam de referência. Me parece que vivemos um momento de instabilidade. Precisamos de boas histórias, e de bons exemplos.

6- O que te inspirou a buscar a área de atuação em Jornalismo ?

R- Fui para a faculdade com foco nas artes cênicas. Minha mãe não me deixou fazer vestibular para a faculdade de teatro no Rio. Então fui para a área que mais parecia com isso em Juiz de Fora. Porém, durante a faculdade me encantei com TV e com o Jornalismo. E nunca mais pisei num palco!

7- Como surgiu a possibilidade de se tornar apresentadora de um grande telejornal do estado ?

R- Fui convidada pela então diretora Ana Viana para assumir uma vaga de repórter na TV Cabo Branco. Três meses depois, tive a oportunidade de cobrir férias na apresentação e não saí mais.

8- Qual o diferencial da Tv Cabo Branco (da Globo e suas filiadas) em relação a outras emissoras ?

R- Acredito que a Rede Globo é a única emissora no país que ainda mantem um padrão. Um padrão que pode ser bom ou ruim, dependendo do gosto de cada telespectador. Não é unanimidade. Mas é um padrão. O telespectador sabe qual programa vai ver, a hora que o programa vai começar, a linha editorial de cada jornal. E isso se repete em todo o país. Isso se estende ao padrão dos profissionais também.

9- Para quem você não tira o chapéu ?

R- Poderia citar algumas pessoas. Mas não tiro o chapéu, por exemplo, para Bolsonaro, Feliciano e afins. Respeito suas posições políticas, ideológicas e até sociais. Mas acredito que figuras como eles têm responsabilidades frente à sociedade, são formadores de opinião. E, muitas vezes, ao invés de incentivar a democracia e o respeito, incitam o ódio.

10- Se fosse presidenta do Brasil, mudaria nosso código penal ? De que maneira ?

R- Sim. Sob vários aspectos. Mas acho que hoje o principal nó que nossa Justiça não consegue desatar é a forma como a própria sociedade brasileira “forma” criminosos. Os adolescentes menores de idade são massas de manobra para o crime. Sou contra a diminuição da maioridade penal, mas também sou contra a legislação que limpa a ficha de jovens infratores ao completarem 18 anos.

11- Qual seu maior sonho ?

R- Ser feliz com a minha família, num trabalho que me realize. Sou casada, tenho um filho e quero ter mais um. Quero, um dia, poder comprar uma casa bem grande, com dois cachorros, mais um gato (já tem um) e trabalhar num local onde eu possa ser útil, ajudar outras pessoas e realizada.

12- Você nunca pensou ou teve vontade de ter um programa de entretenimento na TV ?

R- Nunca! Já recebi propostas, mas não é minha vontade.

13- Em 2014 nasceu seu filho Lucas, qual o maior desafio de ser mãe ?

R- O maior desafio de ser mãe é ser exemplo. Falar, sim, mas fazer, principalmente. Ser correta, ser justa, ser boa pra que ele tenha referências dentro de casa. Ter um filho é querer ser melhor para que o mundo seja melhor pra ele também. É algo que te muda por inteiro. O filho é aquele porto seguro que te puxa pro centro, quando algo tenta lhe tirar do eixo.

14- Como é trabalhar na mesma empresa em que trabalha seu marido ? No caso, me refiro a Bruno, marido de Patrícia e apresentador de outro telejornal.

R- Eu adoro! E depois de tanto tempo, não gostaria que fosse diferente. Conversamos pouco durante o expediente, mas é ótimo ter uma pessoa para compartilhar o ambiente e as pessoas que fazem parte da nossa vida de forma tão intensa.

15- Você já foi muito cortejada ? Sofreu cantadas em algum de seus trabalhos ? Sem citar nomes, conte-nos alguma situação inusitada, engraçada ou triste, em caso de haver a situação.

R- Sempre existe esse tipo de coisa. Mas nada que tenha me ofendido. A TV mexe com o imaginário das pessoas. É normal....

16- Qual a sua maior preocupação ?

R- Eu me preocupo com meu filho, meu marido, meus pais e meu irmão. Para que eles sempre tenham saúde e sejam felizes. Todo o resto me é superficial.

17- No seu telejornal a Dra. Wanicleide (Ginecologista) exerce junto com você um papel muito importante, o de informar a população mais desinformada assuntos delicados, você acredita que a desinformação de boa parte da população com relação a sexo, doenças, etc... ainda é precária no nosso estado ? O que se pode fazer para mudar ?

R A desinformação é realidade em todo lugar. O que é básico para uns, é raridade para outros. Por exemplo, tem gente acha que muita mulher engravida simplesmente porque é displicente e irresponsável. Uma vez, fiz entrevista com um médico que tinha um projeto de levar educação sexual e atendimento ginecológico às mulheres de áreas de risco e com vulnerabilidade social. E uma lhe disse que havia tomado toda a cartela de anticoncepcionais de uma vez só porque “o marido estava lhe procurando muito”. Parece absurdo, mas acesso à informação não significa consciência. O serviço que a dra.Wanicleide presta toda semana no Bom Dia PB é importantíssimo.

18- Quais artistas em geral tanto no jornalismo, como em artes, música, você admira ? Se sim, diga-nos os nomes, se não cite-nos o motivo de não admirar ninguém ao ponto de citar um nome.

R- Na música, gosto muito de Leoni, Humberto Gessinger, Legião. Mas em todos os casos, são gostos profissionais, não pelas pessoas que são. No Jornalismo tenho muitas referências. Umas por causa do texto, outros por causa da postura, outros por causa da forma de formar. Repórteres como Marcelo Canelas, Pedro Bassan, Neide Duarte são exemplo de textos primorosos.

19- No seu BLOG, você fala em desabafar e ficar mais leve no dia seguinte, a Patrícia é do tipo explosiva que não leva desaforo para casa ? O que te irrita ?

R- Não. Não sou pessimista, não reclamo da vida e costumo olhar tudo com bom humor. Mas algumas coisas me irritam, com certeza. Gente folgada, por exemplo, é uma delas.

20- Como é a rotina do pequeno Lucas e o horário do telejornal que é bem cedo ? Como era antes dele e como é hoje ?

R- Lucas é muito tranquilo, é um anjo. Claro que dá trabalho como toda criança da idade dele. Mas ele dorme bem e nem me vê saindo todos os dias logo cedo. Quando ele começar a ver e me pedir pra ficar, aí é que vai ser duro! Rs...

21- Você e Bruno formam um lindo casal, ainda acredita em amor eterno ? Por que hoje tantos casamentos acabam de forma tão banal ?

R- Acredito! Mas não em um amor que se auto sustenta automaticamente. Acredito que amor é querer. Você decide amar alguém. E aí cuida! Amor é cuidado. É alimentar aquele sentimento dia após dia. O amor não brota sem semear. Se você quiser e tiver motivação pra isso, o amor pode, sim, ser eterno.

22- Beleza é fundamental para você ? E beleza é fundamental na profissão ?

R- Beleza é importantes na primeira semana. Depois, se for só atração física, não adianta de nada. Claro, é bom se cuidar e querer estar bem para o parceiro. Mas, mais importante que isso, é se sentir bem, estar saudável e gostar de si. A independência e autoconfiança são muito mais irresistíveis.

Agradeço mais uma vez a Patrícia pela honra de nos ceder um pouco de seu tempo e de sua ótima personalidade, sempre voltada para o bem.

Fiquem com Deus todos vocês!

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 13/04/2015
Código do texto: T5205642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.