Ademir Pascale: Como foi o início de Luciana Carvalho dos Reis no meio literário?
Luciana Carvalho dos Reis: Esse trabalho foi desenvolvido e observado em duas escolas estaduais do município de Castelo, aqui no estado. Foi apresentado ao término de minha especialização em língua e literatura espanhola na Faculdade de Tecnologia de São Francisco. Trata-se de uma produção acadêmica, nascendo, portanto, do desejo de transmitir minha pesquisa e experiência profissional a outros profissionais de língua estrangeira.
Ademir Pascale: Você é autora do livro "O ensino de língua espanhola na escola pública" (Ixtlan, 2015). Poderia comentar?
Luciana Carvalho dos Reis: O ensino da Língua Espanhola na escola pública envolve o contexto da escola globalizada que envolve obrigatoriamente a aquisição de um produto cultural complexo. E o que seria esse produto cultural complexo? As múltiplas interfaces da Língua com outras disciplinas do currículo e da vida cotidiana, a heterogeneidade das classes, o pequeno número de aulas semanais que interferem diretamente no processo de aprendizagem do aluno. A obra aborda de maneira clara o que pode ser feito para reverter esse quadro.
Ademir Pascale: Para quem você indicaria o seu livro?
Luciana Carvalho dos Reis: Indicaria aos leitores que assim como eu, se interessam por uma análise discursiva das práticas educativas em língua estrangeira moderna, em especial a língua espanhola.
Ademir Pascale: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Luciana Carvalho dos Reis: “Ao longo desse processo de pesquisa pude perceber que a educação brasileira vem passando por grandes transformações ao longo da história. Devido à globalização, a Língua Espanhola ganha destaque, pois apesar de constar nos currículos das políticas educacionais, ainda encontra obstáculos e resistências, como a falta de qualificação de professores, o desinteresse dos alunos e um plano de educação mais sólido, mais comprometido com a Língua Espanhola, que vise a sua importância no contexto social, econômico e cultural. Cabe ao professor superar estes entraves e ampliar o universo de ofertas e possibilidades para o aluno, oferecendo melhores oportunidades de acesso a língua, uma vez que, com a grande demanda do mercado de trabalho, faz-se necessário que o indivíduo domine uma nova língua para seu êxito profissional.”
Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir "O ensino de língua espanhola na escola pública"?
Luciana Carvalho dos Reis: Pelos sites: http://www.lucianacarvalhodosreis.recantodasletras.com.br; http://www.livrariaixtlan.com.br/ou diretamente comigo com depósito em conta bancária, podendo fazer contato pelo e-mail: luciana.reis@educador.sedu.es.gov.br
Ademir Pascale: Existem novos projetos em pauta?
Luciana Carvalho dos Reis: Sim, atualmente curso mestrado em ciências da educação pela Olford Walters University, nos Estados Unidos e estudo o desinteresse pela literatura clássica brasileira no circuito das escolas públicas estaduais. É um tema polêmico, que abre margem para uma boa discussão e uma nova publicação.
Perguntas rápidas:
Um livro: Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa
Um(a) autor(a): Machado de Assis
Um ator ou atriz: Marieta Severo
Um filme: A menina que roubava livros
Um dia especial: meu noivado
Ademir Pascale: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Luciana Carvalho dos Reis: Os interessados poderão saber mais sobre o meu trabalho através do site:http://www.lucianacarvalhodosreis.recantodasletras.com.br
Blog:http://aredepedagogica.blogspot.com.br/