GEOGRAFIA - AMÉRICA: NATUREZA E HERANÇA COLONIAL

GEOGRAFIA I

AMÉRICA: NATUREZA E HERANÇA COLONIAL

1 - O CONTINENTE AMERICANO É SUPERADO APENAS POR QUAL CONTINENTE?

R: ASIÁTICO

2 - CONSIDERANDO A EXTENSÃO NORTE-SUL DO CONTINENTE AMERICANO, PODE-SE DIVIDI-LO EM QUAIS TRÊS CONJUNTOS, SEGUNDO A POSIÇÃO DE SUAS TERRAS?

R: AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E DO SUL

3 - QUAL A MENOR PORÇÃO DO CONTINENTE?

R: AMÉRICA CENTRAL

4 - A AMÉRICA DO NORTE COMPREENDE QUAIS PAÍSES?

R: CANADÁ, EUA E MÉXICO

5 - A AMÉRICA DO SUL CORRESPONDE A QUAL PORÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO?

R: A QUE SE INICIA NAS TERRAS DA COLÔMBIA E SE ESTENDE EM DIREÇÃO AO SUL

6 - QUAIS AS TRÊS PORÇÕES QUE SE DIVIDE O RELEVO DO CONTINENTE AMERICANO?

R: OESTE, LESTE E CENTRAL

7 - A COMBINAÇÃO DE FATORES GEOGRÁFICOS E METEREOLÓGICOS COM A AÇÃO HUMANA É RESPONSÁVEL PELO QUE?

R: VARIEDADE CLIMÁTICA REGIONAL DO PLANETA

8 - POR SER O CONTINENTE MAIS EXTENSO NA DIREÇÃO NORTE-SUL, A AMÉRICA APRESENTA TERRAS EM QUAIS TRÊS ZONAS CLIMÁTICAS DO PLANETA?

R: GLACIAL, TEMPERADA E TROPICAL

9 - O QUE ACONTECE POR CAUSA DISSO?

R: DIVERSIDADE DE CLIMAS

10 - A MAIOR OU MENOR PROXIMIDADE DE UMA REGIÃO EM RELAÇÃO AOS OCEANOS E MARES TEM INFLUÊNCIA SOBRE O QUE?

R: SEU CLIMA

GEOGRAFIA II

AMÉRICA: NATUREZA E HERANÇA COLONIAL

1 - AO MESMO TEMPO QUE OS TIPOS DE CLIMA INFLUENCIAM A DISTRIBUIÇÃO DAS DIVERSAS FORMAÇÕES VEGETAIS ORIGINAIS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE, O CLIMA É INFLUENCIADO PELO QUE?

R: PELOS VÁRIOS TIPOS DE VEGETAÇÃO

2 - O QUE ALTERAM O CICLO HIDROLÓGICO OU DA ÁGUA, AFETANDO AS CONDIÇÕES DE UMIDADE?

R: OS DESMATAMENTOS, PROVOCADOS PELAS ATIVIDADES HUMANAS

3 - ALÉM DISSO, O QUE CONTRIBUEM PARA A INTENSIFICAÇÃO DO EFEITO ESTUFA?

R: AS QUEIMADAS E A EMISSÃO DE GASES NA ATMOSFERA

4 - EXISTE UMA ESTREITA RELAÇÃO ENTRE O QUE?

R: CLIMA E VEGETAÇÃO, PORQUE UM INFLUENCIA O OUTRO

5 - AO LONGO DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO DOS TERRITÓRIOS, O QUE MODIFICOU AS FORMAÇÕES VEGETAIS NATIVAS EM DIFERENTES INTENSIDADES?

R: A ATIVIDADE HUMANA, ATRAVÉS DOS DESMATAMENTOS PARA A EXPANSÃO DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS, CONSTRUÇÃO DE CIDADES E ESTRADAS, EXPLORAÇÃO MADEIREIRA ETC.

6 - OS EUROPEUS (PORTUGUESES, ESPANHÓIS, FRANCESES, INGLESES E HOLANDESES) CHEGARAM NO FINAL DO SECULO XV E INÍCIO DO XVI, ÀS TERRAS QUE SE TORNARIAM A AMÉRICA, MOTIVADOS PELO QUE?

R: RIQUEZAS E DESENVOLVIMENTO COMERCIAL

7 - O QUE NESSA ÉPOCA, JÁ ERA A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA NA EUROPA, FONTE GERADORA DE RIQUEZA MATERIAL E DE PODER PARA OS COMERCIANTES E REIS?

R: O COMÉRCIO

8 - QUANDO OS EUROPEUS CHEGARAM, ESSAS TERRAS JÁ ERAM HABITADAS POR QUEM?

R: POR POVOS NATIVOS,QUE FORAM CHAMADOS DE ÍNDIOS PELOS EUROPEUS, POIS ELES ACREDITAVAM QUE TINHAM CHEGADO ÀS ÍNDIAS

9 - NO SÉCULO XVII, O QUE ACONTECEU COM AS TERRAS CONQUISTADAS E TRANSFORMADAS EM COLÔNIAS?

R: COBRIAM VASTAS EXTENSÕES DO CONTINENTE

10 - OS POVOS DOMINADOS PRÉ-COLOMBIANOS OU AMERÍNDIOS, QUE JÁ POSSUÍAM GRANDE DIVERSIDADE CULTURAL ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS, PODEM SER AGRUPADOS EM QUAIS TRÊS TIPOS DE SOCIEDADE?

R: AVANÇADA, COM PRODUÇÃO AGRÍCOLA EXCEDENTE, AGRÍCOLA E COLETORA E CAÇADORA

GEOGRAFIA III

NATUREZA E HERANÇA COLONIAL

1 - POR QUE NA VIRADA DO SÉCULO XV PARA O XVI, O ENCONTRO COM OS AMERÍNDIOS CHOCOU OS EUROPEUS?

R: A GRANDE DIVERSIDADE DE POVOS, CULTURAS E PAISAGENS

2 - AS SOCIEDADES AVANÇADAS (MAIAS, INCAS E ASTECAS), OCUPAVAM O QUE?

R: GRANDES EXTENSÕES DE TERRAS

3 - QUAL A BASE DO SISTEMA ECONÔMICO DESSAS SOCIEDADES?

R: A AGRICULTURA

4 - ELES DESENVOLVERAM QUE TÉCNICAS DE CULTIVO?

R: IRRIGAÇÃO, PLANTIO EM TERRAÇOS E O EMPREGO DE INSTRUMENTOS AGRÍCOLAS

5 - O QUE ISSO POSSIBILITOU?

R: EXCEDENTES DE PRODUÇÃO, ISTO É, UMA PRODUÇÃO SUPERIOR ÁS NECESSIDADES DE SUBSISTÊNCIA

6 - ISSO PERMITIU O SURGIMENTO DE QUE NESSAS SOCIEDADES?

R: DE OUTRAS ATIVIDADES, COMO ENGENHARIA, COMÉRCIO, ASTROLOGIA ETC.

7 - A PRESENÇA DE SACERDOTES, ADMINISTRADORES, ARTESÃOS, ESCULTORES,EDUCADORES ETC., E DE UMA CLASSE DIRIGENTE, EM CUJO TOPO ESTAVA O IMPERADOR, MOSTRA QUE AS SOCIEDADES AVANÇADAS APRESENTAVAM O QUE?

R: UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ADMINISTRATIVA COMPLEXA

8 - O ESTADO ERA FORTE E CENTRALIZADOR COM BASE EM QUE?

R: NA EXPLORAÇÃO DAS COMUNIDADES, QUE PAGAVAM ALTOS IMPOSTOS COM PRODUTOS DA TERRA, ALÉM DE SEREM OBRIGADOS A TRABALHAR NA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS, TEMPLOS ETC.

9 - A CONQUISTA EUROPÉIA DA AMÉRICA RESULTOU EM QUE?

R: UM GRANDE GENOCÍDIO DAS POPULAÇÕES NATIVAS

10 - O QUE ACONTECEU COM ESSES POVOS DEPOIS DA INVASÃO DOS EUROPEUS?

R: FORAM SAQUEADOS, DESTRUÍDOS, MORTOS E ESCRAVIZADOS, PERDENDO SUAS RIQUEZAS E CULTURAS

GEOGRAFIA IV

AMÉRICA: NATUREZA E HERANÇA CULTURAL

1 - O QUE TAMBÉM OS EUROPEUS LEVARAM PARA A AMÉRICA?

R: VÁRIAS DOENÇAS, MATANDO MUITA GENTE E FACILITANDO A CONQUISTA DO CONTINENTE

2 - O QUE ACONTECEU CERCA DE TRÊS SÉCULOS DEPOIS DA DOMINAÇÃO EUROPEIA, A PARTIR DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX?

R: AS COLÔNIAS ESPANHOLAS E PORTUGUESAS DA AMÉRICA CONSEGUIRAM A INDEPENDÊNCIA DE SUA METRÓPOLE

3 - ALÉM DA DIVISÃO EM AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E SUL, QUE TIPO DE REGIONALIZAÇÕES PODE SER DIVIDIDA A AMÉRICA, APOIADAS TANTO EM CRITÉRIOS FÍSICOS COMO EM CRITÉRIOS HUMANOS?

R: NAS LÍNGUAS OFICIAIS E NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO E CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA

4 - COM BASE NAS LÍNGUAS OFICIAIS FALADAS ATUALMENTE NO CONTINENTE AMERICANO, PODE-SE REGIONALIZÁ-LO EM QUE?

R: AMÉRICA LATINA E AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA (PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA)

5 - POR QUE ESSA REGIONALIZAÇÃO NÃO É RÍGIDA?

R: PORQUE ALGUNS PAÍSES TÊM MAIS DE UMA LÍNGUA OFICIAL

6 - QUAL ERA O TIPO DE COLONIZAÇÃO DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS?

R: COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO, VISANDO ABASTECER A METRÓPOLE E O MERCADO EUROPEU

7 - QUAL ERA O TIPO DE COLONIZAÇÃO DOS PAÍSES DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA?

R: COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO, VISANDO O MERCADO INTERNO

8 - TOMANDO-SE COMO CRITÉRIO O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO E AS CARACTERÍSTICAS DAS ECONOMIAS, OS PAÍSES DA AMÉRICA PODEM SER REGIONALIZADOS DE QUE MODO?

R: PAÍSES DESENVOLVIDOS (INDUSTRIALIZADOS E COM ALTA TECNOLOGIA), EMERGENTES (INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA M RELAÇÃO AOS DESENVOLVIDOS), COM ECONOMIA COM BASE MINERAL E COM ECONOMIA COM BASE AGROPECUÁRIA

carline
Enviado por carline em 08/04/2015
Código do texto: T5199219
Classificação de conteúdo: seguro