Entrevista: A Política Brasileira

Realizada dia 17, Março 2015, essa é a primeira entrevista no projeto "Pensamento Livre", e aproveitando o clima de manifestações, eu, Lucas, entrevistei uma professora de História de Ensino Médio e fundamental e falamos bastante sobre a atual política brasileira, acompanhe à seguir, seis perguntas que foram realizadas:

" Estamos em clima de manifestação e o Brasil acompanhou nos últimos dias alguns protestos, mas qual é a sua opinião sobre o trabalho já realizado pelo atual partido político que governa o país?"

Resposta: É bom, pois diminuiu a pobreza e a fome no Brasil.

" Como professora e historiadora responda, é importante que o povo faça manifestações para que seja saciada suas necessidades? Porquê?"

Resposta: É sim, mas não desta maneira como está ocorrendo, onde muitos acabam sendo "levados" por uma minoria que provoca tumultos não com o sentido construtivo, mas sim partidário e apenas partidário.

" Qual sua opinião sobre o pedido de Impeachment da população brasileira para com a nossa atual presidente?"

Resposta: Apesar de estarem se manifestando, o pedido em si significa um retrocesso por culpa da ignorância. Depois de vinte anos de Ditadura Militar no Brasil, estarem protestando contra a democracia é inconcebível, pois mostra que o povo não conhece de sua própria história e estão condenados a repeti-la.

" O que você tem a dizer sobre a atual corrupção na política brasileira?"

Resposta: É uma situação desanimadora, mostra como nossas leis são aplicadas de forma errada, e eu me pergunto "até quando será assim?". E a justiça não funciona, pois eles, os ricos, mesmo quando são condenados, não precisam cumprir pena e se "safam" facilmente, pois qualquer advogado caro pode tirá-los da cadeia.

" O que é necessário dentro da Política para melhorar o País?"

Resposta: Investir mais, tanto na educação quanto na saúde, acabar com a demagogia e dar mais atenção aos alunos investindo mais neles, desde a educação primária até a Universidade, tal que deve ser gratuita para baixas rendas.

" Uma um pouco mais polêmica para acabar [só para não perder o costume]. Hoje há muito de Igrejas na Política, e isso acontece livremente mesmo que nosso país seja, supostamente, laico, mas esse falso laicismo não funciona de forma alguma por algum motivo. Então pergunto, qual sua opinião sobre toda essa bancada evangélica e sua inegável presença e poder dentro de nossa constituição?"

Resposta: Isso tudo significa que mesmo na atualidade ainda há algumas ideias arcaicas fazendo-se presentes. É o que há de mais retrógrado e obscuro, pois não é viável misturar religião com política. O povo brasileiro deve se impor e não aceitar a intromissão religiosa na nossa política, intromissão que gera políticos fanáticos que acabam usando de suas interpretações distorcidas da realidade para inserir a legislação na sociedade, disseminando o ódio, preconceito, desigualdade, etc.

A conversa foi agradável e, particularmente, concordei em bastante pontos. E vocês, leitores, o que acharam da entrevista? Concordam com a Professora? Quais respostas dariam no lugar dessas? Comente!

Lucas Häkkan
Enviado por Lucas Häkkan em 18/03/2015
Reeditado em 18/03/2015
Código do texto: T5174373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.