Doutor Leandro Tavares

Doutor Leandro Tavares, é um médico urologista que trabalha e reside na Paraíba, o qual tenho o privilégio de conversar hoje com os leitores do recanto das letras.

Primeiramente obrigado doutor, pela amizade e por dar-nos o privilégio desta entrevista.

1- O que te levou doutor a se tornar um médico ?

R- Acho que a influência involuntária da minha mãe. Sempre gostei de ver como ela trabalhava e, graças a Deus, trabalha até hoje. Cuidar das pessoas é algo muito nobre. Estamos diante do bem mais precioso de alguém.

2- Por que a especialidade de Urologia ?

R- Acho que pela característica cirúrgica da especialidade e pela grande diversidade de seus atos., ou seja, temos cirurgias abertas, endoscópicas e exames complementares.

3- Você acredita que ainda existe muitos tabus de pacientes com médicos urologistas ? Tipo, um exemplo, o exame da próstata.

R- Infelizmente ainda temos esse tabu, todavia, percebe-se uma redução nesse aspecto e os homens estão se conscientizando e se cuidando cada vez mais.

4- Qual o caso mais complicado que você se recorda de ter atendido ? Sem citar nomes, somente o estilo do caso.

R- Existem muitos. Lembro-me em especial de um caso no qual o paciente era diabético e estava com uma infecção muito grave e estava evoluindo para o óbito caso não fosse operado com urgência. Felizmente conseguimos reverter o quadro e salvar a vida dele.

5- Como você lida com a maratona de cirurgias e vida pessoal ?

R- Procurando equilibrar as atribuições e respeitar os nossos limites para um bom atendimento.

6- Sua esposa administra bem a questão do tempo corrido de ambos ? Vocês já tiveram problemas devido a agenda tumultuada ?

R- De forma alguma. Ela entende bem o que é ser médico. Tenho todo o apoio dela nesse aspecto.

7- Qual o motivo de termos tão poucas médicas do sexo feminino na urologia ? O que pensa a respeito ?

R- Temos poucas realmente, mas é uma questão de escolha das próprias mulheres. Elas não procuram muito as residências de Urologia. Quando escolhem, migram para a subespecialidade de urologia feminina e/ou pediátrica.

8- Uma vez o senhor me disse que ama o que faz, você acha que muitos dos problemas que enfrentamos como uma construção não bem sucedida, ou uma roupa que rasga fácil pode ser por conta de pessoas que trabalham sem gostarem do que fazem ?

R- Pra mim, uma condição fundamental para que possamos trabalhar com sucesso é o fato de se gostar do que se faz. Erros e falhas podem ocorrer com qualquer profissional, mas são mais prováveis quando se cumpre uma atividade sem amor.

9- O senhor fez minha cirurgia de pedra nos rins, qual a maior dificuldade desta cirurgia ? O que pode ser feito para evitá-la

R- As maiores dificuldades se relacionam com a anatomia do paciente. Beber água e evitar excessos são os pontos mais importantes para não termos cálculos renais.

10- Temos ouvido falar na Paraíba de muitos problemas de remuneração de médicos e UNIMED, o que acha que está ocorrendo ? Os médicos estão sendo desvalorizados aqui no nosso país ?

R- Esse é um problema generalizado, não é exclusividade da Unimed. Assim como saúde, Educação e Segurança são negligenciados no nosso país.

11- Houve um caso em um hospital famoso no Brasil que a médica se referiu a pacientes como "Entulhos" devido a lotação, qual atitude você tomaria contra a médica e qual atitude faria para tentar mudar este quadro da lotação de hospitais ?

R- Aí só resolve com seriedade na gestão. Essa profissional é simplesmente o fruto de um sistema ineficiente e mal gerido. Faltam condições de trabalho, boa remuneração e principalmente cobrança e punição.

12- Você é ou já pensou em ser também um educador sexual ? Dando palestras, já que é uma área de bastante dúvidas principalmente entre jovens.

R- Na minha Residência Médica tínhamos ambulatórios de Sexualidade. Acho muito importante para os jovens ter esse contato.

13- Qual o seu maior sonho ?

R- Viver 200 anos. ...rs brincadeira pra descontrair.

14- O que você teria feito diferente na vida ?

R- Nada. Faria tudo exatamente da mesma forma.

15- Financeiramente você como um médico bem sucedido acha que ganha o que merece ?

R- Acho que ganho aquilo que é o mais importante para mim, a Credibilidade dos meus pacientes. Em relação ao lado financeiro, não posso reclamar. Consegui um pouco de conforto para minha família. Nada sobrando, apenas o suficiente para dormir tranquilo. Já adianto para que você não me venha pedir emprestado. ..kkkk

16- Se não fosse médico o que seria ?

R- Não me vejo em outra profissão.

17- O caos nacional da saúde pública é culpa da presidenta ?

R- Ela e seus companheiros são parte do caos. Precisamos de mudanças. Urgente!

18- Você concordaria em separar o nordeste do sul do país se tornando 2 ou 3 países ? Pergunto isso dado a polêmica da eleição presidencial em que o nordeste foi acusado de ser culpado da eleição de Dilma.

R- Jamais concordaria com essa medida. Totalmente sem cabimento.

19- O que precisa ser feito no Brasil para alcançar países de primeiro nível em avanços na medicina ? Ou na sua opinião já somos avançados neste sentido ?

R- Temos Medicina de ponta no Brasil. O problema é que os menos favorecidos não tem acesso a ela. E a saúde pública é mal gerida.

20- O que acha de médicos Cubanos se infiltrando em hospitais no Brasil ?

R- Uma falta de compromisso dos gestores com a saúde do brasileiro. Apenas concordaria em caráter emergencial e temporário.

21- Você concorda com universidades particulares de medicina ? Como foi sua vida de estudos na UFPB ?

R- As universidades particulares foram criadas para absorver um mercado de estudantes que tem condição financeira, mas nem tanta condição intelectual de passar nas Federais. Quem teve a idéia foi bem esperto e se deu bem.

22- Trabalhando na Urologia, vai uma pergunta final em tom de brincadeira, se recebesse uma proposta para posar nu por uma boa quantia , você aceitaria ?

R- Quanto você está pagando? Kkkk

Agradeço bastante o carinho e atenção do "Maior" médico o qual já conheci, Dr. Leandro Tavares, especialista em Urologia em João Pessoa-PB, foi um privilégio, obrigado doutor e até a próxima.

R- Tirando seu exagero final, agradeço deveras a oportunidade de emitir algumas opiniões neste seu espaço. Obrigado!

Agradeço ao Recanto das letras mais uma vez.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 09/03/2015
Código do texto: T5163315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.