ciências - angiospermas

1 - O QUE A GRANDE DIVERSIDADE DAS ANGIOSPERMAS PERMITEM?

R: VIVEREM EM VÁRIOS HABITATS, DESDE FLORESTAS TROPICAIS ATÉ REGIÕES GELADAS DO PLANETA

2 - TAMBÉM HÁ MUITAS ANGIOSPERMAS ONDE?

R: EM AMBIENTES AQUÁTICOS, QUE VIVEM DENTRO OU FLUTUANDO NA SUPERFÍCIE DA ÁGUA

3 - POR QUE A IMPORTÂNCIA DAS ANGIOSPERMAS É ENORME?

R: PORQUE QUASE 3 MIL ESPÉCIES SÃO USADAS PELO SER HUMANO COMO ALIMENTOS E OUTROS PRODUTOS

4 - QUAL EXEMPLO DESSES PRODUTOS?

R: MILHO, ARROZ, FEIJÃO, SOJA, AÇÚCAR, BORRACHA, CAFÉ ETC.

5 - QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DAS ANGIOSPERMAS?

R: APRESENTAM ÓRGÃOS VERDADEIROS (VASCULARES), FLORES E FRUTOS

6 - MUITOS BIÓLOGOS ACREDITAM EM QUE?

R: QUE AS ANGIOSPERMAS EVOLUÍRAM DAS GIMNOSPERMAS

7 - O QUE INDICAM FÓSSEIS DE GRÃOS DE PÓLEN TÍPICOS DAS ANGIOSPERMAS E DE RAMOS DE FLORES?

R: QUE ESSE GRUPO EXISTE HÁ MAIS DE 120 MILHÕES DE ANOS

8 - FLORES E FRUTOS SÃO CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DE QUEM?

R: DAS ANGIOSPERMAS

9 - A EVOLUÇÃO DESSE GRUPO ESTÁ RELACIONADA COM O QUE?

R: COM A PRESENÇA DE FLORES E FRUTOS

10 - O QUE SÃO AS FLORES?

R: SÃO OS ÓRGÃOS DE REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS

11 - O QUE SE FORMAM NO INTERIOR DAS FLORES?

R: ÓVULOS E GRÃOS DE PÓLEN E É NA FLOR QUE OCORRE A FECUNDAÇÃO

1 - O QUE AS FLORES PODEM TER?

R: FORMAS E TAMANHOS DIFERENTES

2 - MUITAS FLORES POSSUEM CARACTERÍSTICAS QUE ATRAEM A QUEM?

R: ANIMAIS, COMO CORES, PERFUME E NÉCTAR

3 - O QUE OS ANIMAIS FAZEM?

R: COLETAM O NÉCTAR E O PÓLEN, QUE SÃO UTILIZADOS COMO ALIMENTO, E COLABORAM COM O TRANSPORTE DOS GRÃOS DO PÓLEN DE UMA FLOR PARA OUTRA

4 - EMBORA EXISTAM FLORES POLINIZADAS PELO VENTO, ACREDITA-SE QUE A POLINIZAÇÃO REALIZADA POR ANIMAIS SEJA CAUSA DE QUE?

R: DE UM FATOR IMPORTANTE DAS ANGIOSPERMAS

5 - COMO SE FORMAM OS FRUTOS?

R: A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DAS FLORES FECUNDADAS E GERALMENTE CONTÉM SEMENTE

6 - O QUE SIGNIFICA O NOME ANGIOSPERMA?

R: SEMENTE COM FRUTOS

7 - QUAL A FUNÇÃO DA RAIZ?

R: ÓRGÃO QUE FIXA A PLANTA NO SOLO OU EM OUTRO LUGAR E ABSORVE ÁGUA E NUTRIENTES

8 - COMO SÃO, EM GERAL, AS RAÍZES DAS ANGIOSPERMAS?

R: SUBTERRÂNEAS, MAS MUITAS ESPÉCIES POSSUEM RAÍZES AÉREAS OU AQUÁTICAS

9 - COMO É CHAMADO O CONJUNTO DE RAÍZES DE UMA PLANTA?

R: SISTEMA RADICULAR

10 - COMO PODE SER O SISTEMA RADICULAR?

R: TIPO AXIAL OU DO TIPO FASCICULADO

1 - COMO É O SISTEMA RADICULAR AXIAL?

R: TEM UM RAMO PRINCIPAL DO QUAL SE ORIGINAM VÁRIOS RAMOS LATERAIS MAIS FINOS

2 - COMO É O SISTEMA RADICULAR FASCICULADO?

R: VÁRIAS RAÍZES SE ORIGINAM DE UMA MESMA REGIÃO DO CAULE, NÃO SENDO POSSÍVEL DISTINGUIR UM RAMO PRINCIPAL

3 - O QUE SE ENCONTRA NOS RAMOS DAS RAÍZES?

R: A COIFA

4 - QUAL A FUNÇÃO DA COIFA?

R: PROTEGE A EXTREMIDADE DA RAIZ E PERMITE QUE ELA PENETRE NO SOLO

5 - AS CÉLULAS QUE SE ENCONTRAM POSSUEM O QUE?

R: GRANDE CAPACIDADE DE MULTIPLICAÇÃO

6 - O QUE A MULTIPLICAÇÃO E O ALONGAMENTO DESSAS CÉLULAS PROMOVEM?

R: O CRESCIMENTO DAS RAÍZES

7 - O QUE PODE SER VISTO PRÓXIMO ÀS EXTREMIDADES DAS RAÍZES?

R: PELOS ABSORVENTES QUE RETIRAM ÁGUA E MINERAIS DO SOLO

8 - DE ACORDO COM SUAS FUNÇÕES ESPECÍFICAS OU SITUAÇÕES ECOLÓGICAS PARTICULARES, COMO AS RAÍZES PODEM SER DIVIDIDAS?

R: TUBEROSAS, ESCORAS, RESPIRATÓRIAS, AÉREAS, SUGADORAS E AQUÁTICAS

9 - ALÉM DE FIXAR A PLANTA E ABSORVER NUTRIENTES O QUE AS RAÍZES PODEM FAZER?

R: SER ESPECIALIZADAS E DESEMPENHAR OUTRAS FUNÇÕES

10 - O QUE SÃO RAÍZES TUBEROSAS?

R: PLANTAS QUE ARMAZENAM SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS NAS RAÍZES

11 - QUAIS EXEMPLOS DE RAÍZES TUBEROSAS?

R: MANDIOCA, CENOURA, BATATA-DOCE ETC.

1 - O QUE SÃO RAÍZES ESCORAS?

R: RAÍZES QUE AUMENTAM A BASE DE APOIO DA PLANTA NO SOLO

2 - O QUE SÃO RAÍZES RESPIRATÓRIAS?

R: RAÍZES QUE CRESCEM PARA FORA DO SOLO E RETIRAM O GÁS OXIGÊNIO DA ATMOSFERA, COMO O MANGUE-BRANCO

3 - O QUE SÃO RAÍZES AÉREAS?

R: SÃO CARACTERÍSTICAS DE PLANTAS QUE CRESCEM APOIADAS SOBRE OUTRAS, COMO OS CIPÓS

4 - O QUE SÃO RAÍZES SUGADORAS?

R: SÃO RAÍZES DAS PLANTAS PARASITAS, QUE ABSORVEM A SEIVA DE OUTRAS PLANTAS, COMO O CIPÓ-CHUMBO E A ERVA-DE-PASSARINHO

5 - O QUE SÃO RAÍZES AQUÁTICAS?

R: SÃO ENCONTRADAS EM PLANTAS AQUÁTICAS, COMO O AGUAPÉ

6 - QUAL A FUNÇÃO DO CAULE?

R: É A PARTE DA PLANTA ONDE SE APÓIAM E SE DESENVOLVEM AS FOLHAS E OS RAMOS

7 - ELE É RESPONSÁVEL PELO QUE?

R: PELA CONDUÇÃO DA SEIVA ENTRE AS RAÍZES E AS FOLHAS

8 - O QUE MAIS O CAULE PODE FAZER?

R: ARMAZENAR ÁGUA E SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS

9 - NA MAIORIA DAS PLANTAS, COMO É O CAULE?

R: AÉREO, LOCALIZADO ACIMA DO SOLO

10 - OS CAULES POSSUEM REGIÕES ESPECIALIZADAS CHAMADAS DE QUE?

R: GEMAS

11 - ONDE PODEM SER LOCALIZADAS AS GEMAS?

R: NA EXTREMIDADE DOS RAMOS OU EM REGIÕES INTERMEDIARIAS

1 - O QUE É SEIVA?

R: NOME DADO AOS LÍQUIDOS PRESENTES NO INTERIOR DOS VASOS CONDUTORES DAS PLANTAS

2 - COMO PODEM SER AS SEIVAS?

R: SEIVA BRUTA E SEIVA ELABORADA

3 - COMO É CHAMADO O CONJUNTO DE VASOS QUE TRANSPORTA A SEIVA BRUTA?

R: XILEMA

4 - COMO É CHAMADO O CONJUNTO DE VASOS QUE TRANSPORTAM A SEIVA ELABORADA?

R: FLOEMA

5 - COMO PODE SER OS CAULES?

R: AÉREOS, AQUÁTICOS E SUBTERRÂNEO

6 - O QUE SÃO CAULES AÉREOS?

R: ESTÃO ACIMA DO SOLO, PODENDO SER ERETOS, RASTEJANTES OU TREPADORES

7 - QUAIS EXEMPLOS DE CAULES AÉREOS?

R: CACTOS E OUTRAS PLANTAS DE REGIÕES ÁRIDAS

8 - O QUE SÃO CAULES AQUÁTICOS?

R: PERMANECEM UM POUCO OU TOTALMENTE COBERTO POR ÁGUA

9 - O QUE SÃO CAULES SUBTERRÂNEOS?

R: CRESCEM DEBAIXO DO SOLO E, EM GERAL, ACUMULAM NUTRIENTES

10 - QUAIS AS VÁRIAS ESPÉCIES DE CAULES SUBTERRÂNEOS SÃO CULTIVADAS PELO SER HUMANO?

R: BATATA-INGLESA, INHAME, GENGIBRE ETC.

11 - O QUE SÃO BULBOS?

R: ESTRUTURAS VEGETAIS FORMADAS POR UM PEQUENO CAULE SUBTERRÂNEO, DE ONDE SURGEM FOLHAS QUE ARMAZENAM NUTRIENTES, COMO ALHO, CEBOLA ETC.

1 - O CAULE ESTIPE DA PALMEIRA JUÇARA NÃO APRESENTA NÓS E RAMIFICAÇÕES. ENTÃO, POR QUE A ÁRVORE MORRE APÓS A REMOÇÃO DO PALMITO?

R: PORQUE É PRECISO REMOVER TODAS AS FOLHAS DO CAULE, FOLHAS JOVENS AINDA EM FORMAÇÃO, ACABANDO COM OS NUTRIENTES DA PLANTA PARA QUE ELA POSSA SOBREVIVER

2 - POR QUE A BATATA É CHAMADA BATATA-INGLESA?

R: CULTIVADA PELOS INCAS, FOI INTRODUZIDA NO BRASIL PELOS PORTUGUESES. RECEBEU ESSE NOME PORQUE ERA ALIMENTO OBRIGATÓRIO DOS TÉCNICOS INGLESES QUE VIERAM AO BRASIL CONSTRUIR AS PRIMEIRAS FERROVIAS

3 - QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS FLORES E DOS FRUTOS PARA AS ANGIOSPERMAS?

R: AS FLORES SÃO OS ÓRGÃOS DE REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS. SÃO NELAS QUE OCORRE A FECUNDAÇÃO. ALÉM DA PROTEÇÃO DA SEMENTE, OS FRUTOS COLABORAM PARA QUE OS ANIMAIS, O VENTO OU A ÁGUA TRANSPORTEM AS SEMENTES PARA LONGE DA PLANTA-MÃE, ONDE GERMINARÃO

4 - QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEIVA BRUTA E SEIVA ELABORADA?

R: A SEIVA BRUTA É UMA MISTURA DE ÁGUA E SAIS MINERAIS ABSORVIDA DO AMBIENTE PELAS RAÍZES. A SEIVA ELABORADA É UMA MISTURA DE ÁGUA E AÇÚCARES, PRODUZIDO PELA FOTOSSÍNTESE

5 - UM ALUNO DESCREVE UMA PLANTA COMO "UM SER VIVO AUTÓTROFO QUE POSSUI RAÍZES ENTERRADAS NO CHÃO E CAULE APONTADO PARA O CÉU". VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO?

NÃO. NEM TODAS AS RAÍZES SÃO SUBTERRÂNEAS E NEM TODOS OS CAULES SÃO AÉREOS

6 - O QUE OS INSETOS E OUTROS ANIMAIS PROCURAM NAS FLORES?

R: NÉCTAR E PÓLEN

7 - QUAL O BENEFÍCIO QUE ISSO TRAZ PARA A PLANTA?

R: TRANSPORTA O GRÃO DE PÓLEN DE UMA PLANTA PARA OUTRA, SENDO UM FATOR IMPORTANTE NA EVOLUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS

8 - DE QUAIS PARTES DA BATATA SURGEM AS FOLHAS?

R: DO CAULE

9 - COMO A BATATA PERMANECE VIVA E CAPAZ DE GERAR FOLHAS SE NÃO FAZ FOTOSSÍNTESE?

R: POR CAUSA DO CAULE SUBTERRÂNEO QUE ACUMULA NUTRIENTES

1 - QUAIS AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA FOLHA?

R: FOTOSSÍNTESE, RESPIRAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO

2 - O QUE SÃO AS FOLHAS?

R: ESTRUTURAS QUE SAEM LATERALMENTE DO CAULE E GERALMENTE POSSUEM FORMATO DE LÂMINA

3 - QUAIS OS COMPONENTES DE UMA FOLHA?

R: PECÍOLO, LIMBO E NERVURAS

4 - O QUE É PECÍOLO?

R: É A PARTE DA FOLHA QUE A MANTÉM UNIDA AO CAULE DA PLANTA E POSSUI, GERALMENTE, A FORMA DE UMA HASTE

5 - O QUE É LIMBO?

R: CORRESPONDE A MAIOR PARTE DA FOLHA E GERALMENTE É ALARGADO E ACHATADO

6 - O QUE SÃO OBSERVADAS NO LIMBO?

R: AS NERVURAS

7 - O QUE SÃO AS NERVURAS?

R: PROLONGAMENTOS DOS VASOS CONDUTORES DE SEIVA

8 - EM ALGUMAS PLANTAS, COMO SÃO AS NERVURAS?

R: RAMIFICADAS OU PARALELAS

9 - O QUE EXISTEM NO LIMBO?

R: ESTÔMATOS

10 - O QUE SÃO ESTÔMATOS?

R: POROS MICROSCÓPICOS QUE PERMITEM AS TROCAS GASOSAS ENTRE PLANTA E O AMBIENTE

11 - O QUE TAMBÉM PODE HAVER ATRAVÉS DOS ESTÔMATOS?

R: TRANSPIRAÇÃO, QUE É A PASSAGEM DE ÁGUA EM FORMA DE VAPOR

1 - AS PLANTAS E OUTROS SERES AUTÓTROFOS PRODUZEM SEU ALIMENTO COMO?

R: POR FOTOSSÍNTESE

2 - COMO PODE SER ESSE ALIMENTO?

R: UTILIZADO PELA PLANTA OU ARMAZENADO E TRANSFERIDO PARA OS SERES QUE A INGEREM

3 - ASSIM, OS SERES AUTÓTROFOS, TAMBÉM CHAMADOS PRODUTORES, SÃO O QUE?

R: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DAS TEIAS ALIMENTARES DO PLANETA, SENDO ESSENCIAIS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA

4 - DE ONDE VEM A ENERGIA UTILIZADA PELA FOTOSSÍNTESE?

R: DA LUZ

5 - ESSA LUZ É ABSORVIDA POR QUEM?

R: PELA CLOROFILA

6 - O QUE É CLOROFILA?

R: PIGMENTO DE COR VERDE ENCONTRADO NAS CÉLULAS DAS FOLHAS E DE OUTROS ÓRGÃOS DA PLANTA, COMO CAULES E FRUTOS JOVENS

7 - ALÉM DA LUZ, O QUE TAMBÉM SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE A FOTOSSÍNTESE ACONTEÇA?

R: GÁS CARBÔNICO E ÁGUA

8 - EM GERAL, O GÁS CARBÔNICO É ABSORVIDO POR QUEM?

R: PELAS FOLHAS ATRAVÉS DOS ESTÔMATOS

9 - E A ÁGUA E OS SAIS MINERAIS?

R: PELOS VASOS CONDUTORES DE SEIVA BRUTA

10 - DURANTE A FOTOSSÍNTESE, ÁGUA E GÁS CARBÔNICO SÃO TRANSFORMADOS EM QUE?

R: GLICOSE E GÁS OXIGÊNIO

11 - A GLICOSE VAI FAZER PARTE DO QUE?

R: DA SEIVA ELABORADA E SERÁ CONDUZIDA A OUTROS ÓRGÃOS DA PLANTA PELO FLOEMA

1 - O QUE PODE ACONTECER COM A GLICOSE PRODUZIDA NA FOTOSSÍNTESE?

R: PODE SER ARMAZENADA, TRANSFORMADA EM OUTRAS SUBSTÂNCIAS OU UTILIZADA NA RESPIRAÇÃO AERÓBIA

2 - NESSE PROCESSO, O QUE ACONTECE COM A GLICOSE QUE COMBINA-SE COM O GÁS OXIGÊNIO?

R: É TRANSFORMADA EM ÁGUA E GÁS CARBÔNICO

3 - O QUE A RESPIRAÇÃO AERÓBIA FAZ?

R: LIBERA ENERGIA, UTILIZADA PELA PLANTA PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA, CRESCIMENTO E REPRODUÇÃO

4 - JÁ QUE NEM SEMPRE A PLANTA CONSOME NA RESPIRAÇÃO TODO O GÁS OXIGÊNIO PRODUZIDO DURANTE A FOTOSSÍNTESE, O QUE ACONTECE COM O OXIGÊNIO EXCEDENTE?

R: É ELIMINADO NA ATMOSFERA

5 - JÁ QUE A PLANTA NECESSITA DE LUZ PARA INICIAR A FOTOSSÍNTESE, A LIBERAÇÃO DO GÁS OXIGÊNIO SÓ OCORRE QUANDO?

R: DURANTE O DIA

6 - E A RESPIRAÇÃO?

R: OCORRE TODO O TEMPO

7 - O QUE É TRANSPIRAÇÃO?

R: PERDA DE VAPOR DE ÁGUA QUE OCORRE PELA SUPERFÍCIE DO CORPO DA PLANTA

8 - APROXIMADAMENTE 90% DA TRANSPIRAÇÃO DE UMA PLANTA OCORRE ATRAVÉS DE ONDE?

R: DOS ESTÔMATOS

9 - O RESTANTE SE DÁ POR ONDE?

R: PELAS CÉLULAS DA SUPERFÍCIE DA FOLHA, DO CAULE OU OUTROS ÓRGÃOS DA PLANTA

10 - DURANTE O DIA A PLANTA ABSORVE O QUE?

R: GÁS CARBÔNICO QUE SERÁ UTILIZADO NA FOTOSSÍNTESE

11 - O QUE É FOTOSSÍNTESE?

R: QUANDO A PLANTA TRANSFORMA GÁS CARBÔNICO E ÁGUA, ATRAVÉS DA ENERGIA LUMINOSA, EM GLICOSE, LIBERANDO GÁS OXIGÊNIO PARA O AMBIENTE

1 - AS FOLHAS, EM GERAL EXPOSTAS AO SOL, PODEM SOFRER COM O QUE?

R: COM O AQUECIMENTO EXCESSIVO

2 - EM DIAS MUITO QUENTES OU SECOS COMO É A TRANSPIRAÇÃO?

R MAIS INTENSA

3 - O QUE ACONTECE COM A ÁGUA NO INTERIOR DAS CÉLULAS DAS FOLHAS?

R: ESTÁ NO ESTADO LÍQUIDO E, AO EVAPORAR, RETIRA CALOR DA PLANTA

4 - COM ISSO, O QUE A TRANSPIRAÇÃO FAZ?

R: AJUDA A FOLHA A MANTER UMA TEMPERATURA ADEQUADA PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS CÉLULAS

5 - O QUE A PLANTA PODE ELIMINAR QUANDO O AR ESTÁ MUITO ÚMIDO E O SOLO FICA ENCHARCADO?

R: O EXCESSO DE ÁGUA NA FORMA LÍQUIDA CONHECIDO COMO GLUTAÇÃO, MAIS COMUM EM PLANTAS DE PEQUENO PORTE

6 - QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS ESTÔMATOS PARA A VIDA DA PLANTA?

R: PERMITEM AS TROCAS GASOSAS ENTRE A PLANTA E O AMBIENTE E A TRANSPIRAÇÃO

7 - POR QUE A TRANSPIRAÇÃO DA PLANTA É MAIS INTENSA NOS DIAS QUENTES?

R: PORQUE A ÁGUA NO INTERIOR DAS CÉLULAS ESTÁ NO ESTADO LÍQUIDO E, AO EVAPORAR, RETIRA CALOR DA PLANTA

carline
Enviado por carline em 30/11/2014
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