ciências - angiospermas
1 - O QUE A GRANDE DIVERSIDADE DAS ANGIOSPERMAS PERMITEM?
R: VIVEREM EM VÁRIOS HABITATS, DESDE FLORESTAS TROPICAIS ATÉ REGIÕES GELADAS DO PLANETA
2 - TAMBÉM HÁ MUITAS ANGIOSPERMAS ONDE?
R: EM AMBIENTES AQUÁTICOS, QUE VIVEM DENTRO OU FLUTUANDO NA SUPERFÍCIE DA ÁGUA
3 - POR QUE A IMPORTÂNCIA DAS ANGIOSPERMAS É ENORME?
R: PORQUE QUASE 3 MIL ESPÉCIES SÃO USADAS PELO SER HUMANO COMO ALIMENTOS E OUTROS PRODUTOS
4 - QUAL EXEMPLO DESSES PRODUTOS?
R: MILHO, ARROZ, FEIJÃO, SOJA, AÇÚCAR, BORRACHA, CAFÉ ETC.
5 - QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DAS ANGIOSPERMAS?
R: APRESENTAM ÓRGÃOS VERDADEIROS (VASCULARES), FLORES E FRUTOS
6 - MUITOS BIÓLOGOS ACREDITAM EM QUE?
R: QUE AS ANGIOSPERMAS EVOLUÍRAM DAS GIMNOSPERMAS
7 - O QUE INDICAM FÓSSEIS DE GRÃOS DE PÓLEN TÍPICOS DAS ANGIOSPERMAS E DE RAMOS DE FLORES?
R: QUE ESSE GRUPO EXISTE HÁ MAIS DE 120 MILHÕES DE ANOS
8 - FLORES E FRUTOS SÃO CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DE QUEM?
R: DAS ANGIOSPERMAS
9 - A EVOLUÇÃO DESSE GRUPO ESTÁ RELACIONADA COM O QUE?
R: COM A PRESENÇA DE FLORES E FRUTOS
10 - O QUE SÃO AS FLORES?
R: SÃO OS ÓRGÃOS DE REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS
11 - O QUE SE FORMAM NO INTERIOR DAS FLORES?
R: ÓVULOS E GRÃOS DE PÓLEN E É NA FLOR QUE OCORRE A FECUNDAÇÃO
1 - O QUE AS FLORES PODEM TER?
R: FORMAS E TAMANHOS DIFERENTES
2 - MUITAS FLORES POSSUEM CARACTERÍSTICAS QUE ATRAEM A QUEM?
R: ANIMAIS, COMO CORES, PERFUME E NÉCTAR
3 - O QUE OS ANIMAIS FAZEM?
R: COLETAM O NÉCTAR E O PÓLEN, QUE SÃO UTILIZADOS COMO ALIMENTO, E COLABORAM COM O TRANSPORTE DOS GRÃOS DO PÓLEN DE UMA FLOR PARA OUTRA
4 - EMBORA EXISTAM FLORES POLINIZADAS PELO VENTO, ACREDITA-SE QUE A POLINIZAÇÃO REALIZADA POR ANIMAIS SEJA CAUSA DE QUE?
R: DE UM FATOR IMPORTANTE DAS ANGIOSPERMAS
5 - COMO SE FORMAM OS FRUTOS?
R: A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DAS FLORES FECUNDADAS E GERALMENTE CONTÉM SEMENTE
6 - O QUE SIGNIFICA O NOME ANGIOSPERMA?
R: SEMENTE COM FRUTOS
7 - QUAL A FUNÇÃO DA RAIZ?
R: ÓRGÃO QUE FIXA A PLANTA NO SOLO OU EM OUTRO LUGAR E ABSORVE ÁGUA E NUTRIENTES
8 - COMO SÃO, EM GERAL, AS RAÍZES DAS ANGIOSPERMAS?
R: SUBTERRÂNEAS, MAS MUITAS ESPÉCIES POSSUEM RAÍZES AÉREAS OU AQUÁTICAS
9 - COMO É CHAMADO O CONJUNTO DE RAÍZES DE UMA PLANTA?
R: SISTEMA RADICULAR
10 - COMO PODE SER O SISTEMA RADICULAR?
R: TIPO AXIAL OU DO TIPO FASCICULADO
1 - COMO É O SISTEMA RADICULAR AXIAL?
R: TEM UM RAMO PRINCIPAL DO QUAL SE ORIGINAM VÁRIOS RAMOS LATERAIS MAIS FINOS
2 - COMO É O SISTEMA RADICULAR FASCICULADO?
R: VÁRIAS RAÍZES SE ORIGINAM DE UMA MESMA REGIÃO DO CAULE, NÃO SENDO POSSÍVEL DISTINGUIR UM RAMO PRINCIPAL
3 - O QUE SE ENCONTRA NOS RAMOS DAS RAÍZES?
R: A COIFA
4 - QUAL A FUNÇÃO DA COIFA?
R: PROTEGE A EXTREMIDADE DA RAIZ E PERMITE QUE ELA PENETRE NO SOLO
5 - AS CÉLULAS QUE SE ENCONTRAM POSSUEM O QUE?
R: GRANDE CAPACIDADE DE MULTIPLICAÇÃO
6 - O QUE A MULTIPLICAÇÃO E O ALONGAMENTO DESSAS CÉLULAS PROMOVEM?
R: O CRESCIMENTO DAS RAÍZES
7 - O QUE PODE SER VISTO PRÓXIMO ÀS EXTREMIDADES DAS RAÍZES?
R: PELOS ABSORVENTES QUE RETIRAM ÁGUA E MINERAIS DO SOLO
8 - DE ACORDO COM SUAS FUNÇÕES ESPECÍFICAS OU SITUAÇÕES ECOLÓGICAS PARTICULARES, COMO AS RAÍZES PODEM SER DIVIDIDAS?
R: TUBEROSAS, ESCORAS, RESPIRATÓRIAS, AÉREAS, SUGADORAS E AQUÁTICAS
9 - ALÉM DE FIXAR A PLANTA E ABSORVER NUTRIENTES O QUE AS RAÍZES PODEM FAZER?
R: SER ESPECIALIZADAS E DESEMPENHAR OUTRAS FUNÇÕES
10 - O QUE SÃO RAÍZES TUBEROSAS?
R: PLANTAS QUE ARMAZENAM SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS NAS RAÍZES
11 - QUAIS EXEMPLOS DE RAÍZES TUBEROSAS?
R: MANDIOCA, CENOURA, BATATA-DOCE ETC.
1 - O QUE SÃO RAÍZES ESCORAS?
R: RAÍZES QUE AUMENTAM A BASE DE APOIO DA PLANTA NO SOLO
2 - O QUE SÃO RAÍZES RESPIRATÓRIAS?
R: RAÍZES QUE CRESCEM PARA FORA DO SOLO E RETIRAM O GÁS OXIGÊNIO DA ATMOSFERA, COMO O MANGUE-BRANCO
3 - O QUE SÃO RAÍZES AÉREAS?
R: SÃO CARACTERÍSTICAS DE PLANTAS QUE CRESCEM APOIADAS SOBRE OUTRAS, COMO OS CIPÓS
4 - O QUE SÃO RAÍZES SUGADORAS?
R: SÃO RAÍZES DAS PLANTAS PARASITAS, QUE ABSORVEM A SEIVA DE OUTRAS PLANTAS, COMO O CIPÓ-CHUMBO E A ERVA-DE-PASSARINHO
5 - O QUE SÃO RAÍZES AQUÁTICAS?
R: SÃO ENCONTRADAS EM PLANTAS AQUÁTICAS, COMO O AGUAPÉ
6 - QUAL A FUNÇÃO DO CAULE?
R: É A PARTE DA PLANTA ONDE SE APÓIAM E SE DESENVOLVEM AS FOLHAS E OS RAMOS
7 - ELE É RESPONSÁVEL PELO QUE?
R: PELA CONDUÇÃO DA SEIVA ENTRE AS RAÍZES E AS FOLHAS
8 - O QUE MAIS O CAULE PODE FAZER?
R: ARMAZENAR ÁGUA E SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS
9 - NA MAIORIA DAS PLANTAS, COMO É O CAULE?
R: AÉREO, LOCALIZADO ACIMA DO SOLO
10 - OS CAULES POSSUEM REGIÕES ESPECIALIZADAS CHAMADAS DE QUE?
R: GEMAS
11 - ONDE PODEM SER LOCALIZADAS AS GEMAS?
R: NA EXTREMIDADE DOS RAMOS OU EM REGIÕES INTERMEDIARIAS
1 - O QUE É SEIVA?
R: NOME DADO AOS LÍQUIDOS PRESENTES NO INTERIOR DOS VASOS CONDUTORES DAS PLANTAS
2 - COMO PODEM SER AS SEIVAS?
R: SEIVA BRUTA E SEIVA ELABORADA
3 - COMO É CHAMADO O CONJUNTO DE VASOS QUE TRANSPORTA A SEIVA BRUTA?
R: XILEMA
4 - COMO É CHAMADO O CONJUNTO DE VASOS QUE TRANSPORTAM A SEIVA ELABORADA?
R: FLOEMA
5 - COMO PODE SER OS CAULES?
R: AÉREOS, AQUÁTICOS E SUBTERRÂNEO
6 - O QUE SÃO CAULES AÉREOS?
R: ESTÃO ACIMA DO SOLO, PODENDO SER ERETOS, RASTEJANTES OU TREPADORES
7 - QUAIS EXEMPLOS DE CAULES AÉREOS?
R: CACTOS E OUTRAS PLANTAS DE REGIÕES ÁRIDAS
8 - O QUE SÃO CAULES AQUÁTICOS?
R: PERMANECEM UM POUCO OU TOTALMENTE COBERTO POR ÁGUA
9 - O QUE SÃO CAULES SUBTERRÂNEOS?
R: CRESCEM DEBAIXO DO SOLO E, EM GERAL, ACUMULAM NUTRIENTES
10 - QUAIS AS VÁRIAS ESPÉCIES DE CAULES SUBTERRÂNEOS SÃO CULTIVADAS PELO SER HUMANO?
R: BATATA-INGLESA, INHAME, GENGIBRE ETC.
11 - O QUE SÃO BULBOS?
R: ESTRUTURAS VEGETAIS FORMADAS POR UM PEQUENO CAULE SUBTERRÂNEO, DE ONDE SURGEM FOLHAS QUE ARMAZENAM NUTRIENTES, COMO ALHO, CEBOLA ETC.
1 - O CAULE ESTIPE DA PALMEIRA JUÇARA NÃO APRESENTA NÓS E RAMIFICAÇÕES. ENTÃO, POR QUE A ÁRVORE MORRE APÓS A REMOÇÃO DO PALMITO?
R: PORQUE É PRECISO REMOVER TODAS AS FOLHAS DO CAULE, FOLHAS JOVENS AINDA EM FORMAÇÃO, ACABANDO COM OS NUTRIENTES DA PLANTA PARA QUE ELA POSSA SOBREVIVER
2 - POR QUE A BATATA É CHAMADA BATATA-INGLESA?
R: CULTIVADA PELOS INCAS, FOI INTRODUZIDA NO BRASIL PELOS PORTUGUESES. RECEBEU ESSE NOME PORQUE ERA ALIMENTO OBRIGATÓRIO DOS TÉCNICOS INGLESES QUE VIERAM AO BRASIL CONSTRUIR AS PRIMEIRAS FERROVIAS
3 - QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS FLORES E DOS FRUTOS PARA AS ANGIOSPERMAS?
R: AS FLORES SÃO OS ÓRGÃOS DE REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS. SÃO NELAS QUE OCORRE A FECUNDAÇÃO. ALÉM DA PROTEÇÃO DA SEMENTE, OS FRUTOS COLABORAM PARA QUE OS ANIMAIS, O VENTO OU A ÁGUA TRANSPORTEM AS SEMENTES PARA LONGE DA PLANTA-MÃE, ONDE GERMINARÃO
4 - QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEIVA BRUTA E SEIVA ELABORADA?
R: A SEIVA BRUTA É UMA MISTURA DE ÁGUA E SAIS MINERAIS ABSORVIDA DO AMBIENTE PELAS RAÍZES. A SEIVA ELABORADA É UMA MISTURA DE ÁGUA E AÇÚCARES, PRODUZIDO PELA FOTOSSÍNTESE
5 - UM ALUNO DESCREVE UMA PLANTA COMO "UM SER VIVO AUTÓTROFO QUE POSSUI RAÍZES ENTERRADAS NO CHÃO E CAULE APONTADO PARA O CÉU". VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO?
NÃO. NEM TODAS AS RAÍZES SÃO SUBTERRÂNEAS E NEM TODOS OS CAULES SÃO AÉREOS
6 - O QUE OS INSETOS E OUTROS ANIMAIS PROCURAM NAS FLORES?
R: NÉCTAR E PÓLEN
7 - QUAL O BENEFÍCIO QUE ISSO TRAZ PARA A PLANTA?
R: TRANSPORTA O GRÃO DE PÓLEN DE UMA PLANTA PARA OUTRA, SENDO UM FATOR IMPORTANTE NA EVOLUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS
8 - DE QUAIS PARTES DA BATATA SURGEM AS FOLHAS?
R: DO CAULE
9 - COMO A BATATA PERMANECE VIVA E CAPAZ DE GERAR FOLHAS SE NÃO FAZ FOTOSSÍNTESE?
R: POR CAUSA DO CAULE SUBTERRÂNEO QUE ACUMULA NUTRIENTES
1 - QUAIS AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA FOLHA?
R: FOTOSSÍNTESE, RESPIRAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO
2 - O QUE SÃO AS FOLHAS?
R: ESTRUTURAS QUE SAEM LATERALMENTE DO CAULE E GERALMENTE POSSUEM FORMATO DE LÂMINA
3 - QUAIS OS COMPONENTES DE UMA FOLHA?
R: PECÍOLO, LIMBO E NERVURAS
4 - O QUE É PECÍOLO?
R: É A PARTE DA FOLHA QUE A MANTÉM UNIDA AO CAULE DA PLANTA E POSSUI, GERALMENTE, A FORMA DE UMA HASTE
5 - O QUE É LIMBO?
R: CORRESPONDE A MAIOR PARTE DA FOLHA E GERALMENTE É ALARGADO E ACHATADO
6 - O QUE SÃO OBSERVADAS NO LIMBO?
R: AS NERVURAS
7 - O QUE SÃO AS NERVURAS?
R: PROLONGAMENTOS DOS VASOS CONDUTORES DE SEIVA
8 - EM ALGUMAS PLANTAS, COMO SÃO AS NERVURAS?
R: RAMIFICADAS OU PARALELAS
9 - O QUE EXISTEM NO LIMBO?
R: ESTÔMATOS
10 - O QUE SÃO ESTÔMATOS?
R: POROS MICROSCÓPICOS QUE PERMITEM AS TROCAS GASOSAS ENTRE PLANTA E O AMBIENTE
11 - O QUE TAMBÉM PODE HAVER ATRAVÉS DOS ESTÔMATOS?
R: TRANSPIRAÇÃO, QUE É A PASSAGEM DE ÁGUA EM FORMA DE VAPOR
1 - AS PLANTAS E OUTROS SERES AUTÓTROFOS PRODUZEM SEU ALIMENTO COMO?
R: POR FOTOSSÍNTESE
2 - COMO PODE SER ESSE ALIMENTO?
R: UTILIZADO PELA PLANTA OU ARMAZENADO E TRANSFERIDO PARA OS SERES QUE A INGEREM
3 - ASSIM, OS SERES AUTÓTROFOS, TAMBÉM CHAMADOS PRODUTORES, SÃO O QUE?
R: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DAS TEIAS ALIMENTARES DO PLANETA, SENDO ESSENCIAIS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA
4 - DE ONDE VEM A ENERGIA UTILIZADA PELA FOTOSSÍNTESE?
R: DA LUZ
5 - ESSA LUZ É ABSORVIDA POR QUEM?
R: PELA CLOROFILA
6 - O QUE É CLOROFILA?
R: PIGMENTO DE COR VERDE ENCONTRADO NAS CÉLULAS DAS FOLHAS E DE OUTROS ÓRGÃOS DA PLANTA, COMO CAULES E FRUTOS JOVENS
7 - ALÉM DA LUZ, O QUE TAMBÉM SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE A FOTOSSÍNTESE ACONTEÇA?
R: GÁS CARBÔNICO E ÁGUA
8 - EM GERAL, O GÁS CARBÔNICO É ABSORVIDO POR QUEM?
R: PELAS FOLHAS ATRAVÉS DOS ESTÔMATOS
9 - E A ÁGUA E OS SAIS MINERAIS?
R: PELOS VASOS CONDUTORES DE SEIVA BRUTA
10 - DURANTE A FOTOSSÍNTESE, ÁGUA E GÁS CARBÔNICO SÃO TRANSFORMADOS EM QUE?
R: GLICOSE E GÁS OXIGÊNIO
11 - A GLICOSE VAI FAZER PARTE DO QUE?
R: DA SEIVA ELABORADA E SERÁ CONDUZIDA A OUTROS ÓRGÃOS DA PLANTA PELO FLOEMA
1 - O QUE PODE ACONTECER COM A GLICOSE PRODUZIDA NA FOTOSSÍNTESE?
R: PODE SER ARMAZENADA, TRANSFORMADA EM OUTRAS SUBSTÂNCIAS OU UTILIZADA NA RESPIRAÇÃO AERÓBIA
2 - NESSE PROCESSO, O QUE ACONTECE COM A GLICOSE QUE COMBINA-SE COM O GÁS OXIGÊNIO?
R: É TRANSFORMADA EM ÁGUA E GÁS CARBÔNICO
3 - O QUE A RESPIRAÇÃO AERÓBIA FAZ?
R: LIBERA ENERGIA, UTILIZADA PELA PLANTA PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA, CRESCIMENTO E REPRODUÇÃO
4 - JÁ QUE NEM SEMPRE A PLANTA CONSOME NA RESPIRAÇÃO TODO O GÁS OXIGÊNIO PRODUZIDO DURANTE A FOTOSSÍNTESE, O QUE ACONTECE COM O OXIGÊNIO EXCEDENTE?
R: É ELIMINADO NA ATMOSFERA
5 - JÁ QUE A PLANTA NECESSITA DE LUZ PARA INICIAR A FOTOSSÍNTESE, A LIBERAÇÃO DO GÁS OXIGÊNIO SÓ OCORRE QUANDO?
R: DURANTE O DIA
6 - E A RESPIRAÇÃO?
R: OCORRE TODO O TEMPO
7 - O QUE É TRANSPIRAÇÃO?
R: PERDA DE VAPOR DE ÁGUA QUE OCORRE PELA SUPERFÍCIE DO CORPO DA PLANTA
8 - APROXIMADAMENTE 90% DA TRANSPIRAÇÃO DE UMA PLANTA OCORRE ATRAVÉS DE ONDE?
R: DOS ESTÔMATOS
9 - O RESTANTE SE DÁ POR ONDE?
R: PELAS CÉLULAS DA SUPERFÍCIE DA FOLHA, DO CAULE OU OUTROS ÓRGÃOS DA PLANTA
10 - DURANTE O DIA A PLANTA ABSORVE O QUE?
R: GÁS CARBÔNICO QUE SERÁ UTILIZADO NA FOTOSSÍNTESE
11 - O QUE É FOTOSSÍNTESE?
R: QUANDO A PLANTA TRANSFORMA GÁS CARBÔNICO E ÁGUA, ATRAVÉS DA ENERGIA LUMINOSA, EM GLICOSE, LIBERANDO GÁS OXIGÊNIO PARA O AMBIENTE
1 - AS FOLHAS, EM GERAL EXPOSTAS AO SOL, PODEM SOFRER COM O QUE?
R: COM O AQUECIMENTO EXCESSIVO
2 - EM DIAS MUITO QUENTES OU SECOS COMO É A TRANSPIRAÇÃO?
R MAIS INTENSA
3 - O QUE ACONTECE COM A ÁGUA NO INTERIOR DAS CÉLULAS DAS FOLHAS?
R: ESTÁ NO ESTADO LÍQUIDO E, AO EVAPORAR, RETIRA CALOR DA PLANTA
4 - COM ISSO, O QUE A TRANSPIRAÇÃO FAZ?
R: AJUDA A FOLHA A MANTER UMA TEMPERATURA ADEQUADA PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS CÉLULAS
5 - O QUE A PLANTA PODE ELIMINAR QUANDO O AR ESTÁ MUITO ÚMIDO E O SOLO FICA ENCHARCADO?
R: O EXCESSO DE ÁGUA NA FORMA LÍQUIDA CONHECIDO COMO GLUTAÇÃO, MAIS COMUM EM PLANTAS DE PEQUENO PORTE
6 - QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS ESTÔMATOS PARA A VIDA DA PLANTA?
R: PERMITEM AS TROCAS GASOSAS ENTRE A PLANTA E O AMBIENTE E A TRANSPIRAÇÃO
7 - POR QUE A TRANSPIRAÇÃO DA PLANTA É MAIS INTENSA NOS DIAS QUENTES?
R: PORQUE A ÁGUA NO INTERIOR DAS CÉLULAS ESTÁ NO ESTADO LÍQUIDO E, AO EVAPORAR, RETIRA CALOR DA PLANTA