ciências - característcas e classificação dos seres vivos
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - METABOLISMO
1 - QUAL UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS?
R: TODOS SÃO FORMADOS POR CÉLULAS E PODEM SE REPRODUZIR
2 - ALÉM DE FORMADOS POR CÉLULAS, QUAIS AS OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS?
R: METABOLISMO, NUTRIÇÃO, RESPIRAÇÃO, CRESCIMENTO, SENSIBILIDADE, REAÇÃO E MOVIMENTO, ADAPTAÇÃO E REPRODUÇÃO
3 - NO INTERIOR DE TODA E QUALQUER CÉLULA VIVA HÁ SEMPRE O QUE?
R: UM GRANDE NÚMERO DE REAÇÕES QUÍMICAS
4 - O QUE SÃO PRODUZIDAS OU TRANSFORMADAS POR MEIO DESSAS REAÇÕES QUÍMICAS?
R: AS VÁRIAS SUBSTÂNCIAS QUE UM ORGANISMO UTILIZA
5 - TAMBÉM É POR MEIO DAS REAÇÕES QUÍMICAS QUE AS CÉLULAS CONSEGUEM O QUE?
R: RETIRAR DOS NUTRIENTES A ENERGIA QUE O ORGANISMO PRECISA PARA SOBREVIVER E SE REPRODUZIR
6 - COMO SE CHAMA O CONJUNTO DE REAÇÕES QUÍMICAS QUE OCORRE NO INTERIOR DE UMA CÉLULA VIVA?
R: METABOLISMO
7 - QUAIS EXEMPLOS DE METABOLISMO NO NÍVEL DAS CÉLULAS?
R: FOTOSSÍNTESE, RESPIRAÇÃO CELULAR E PRODUÇÃO DE PROTEÍNAS
8 - QUAIS EXEMPLOS DE METABOLISMO NO NÍVEL DO ORGANISMO?
R: DIGESTÃO DE ALIMENTOS E CONTRAÇÃO MUSCULAR
9 - O QUE O METABOLISMO SEMPRE ENVOLVE?
R: TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - NUTRIÇÃO, RESPIRAÇÃO, CRESCIMENTO
1 - O QUE OS SERES VIVOS PRECISAM PARA OBTER A ENERGIA NECESSÁRIA PARA A MANUTENÇÃO DO METABOLISMO?
R: ALIMENTO
2 - COM O QUE ESTÁ RELACIONADO O MODO QUE OS SERES VIVOS OBTÊM ALIMENTO?
R: COM O MODO DE VIDA E HÁBITOS DE CADA UM
3 - COMO SE CHAMAM OS SERES QUE PRODUZEM O SEU PRÓPRIO ALIMENTO USANDO A ENERGIA DA LUZ?
R: FOTOSSINTETIZANTES
4 - QUAIS EXEMPLOS DE SERES FOTOSSINTETIZANTES?
R: PLANTAS, ALGAS E ALGUNS TIPOS DE BACTÉRIAS
5 - OS SERES HETERÓTROFOS QUE NÃO SÃO CAPAZES DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO, FAZEM O QUE?
R: OBTÊM O ALIMENTO DO AMBIENTE, POR INGESTÃO OU ABSORÇÃO
6 - QUAIS EXEMPLOS DE HETERÓTROFOS?
R: OS ANIMAIS
7 - EMBORA NÃO DEPENDAM DIRETAMENTE DA LUZ PARA OBTER ALIMENTOS, OS HETERÓTROFOS SÃO MAIS FREQUENTES ONDE?
R: EM AMBIENTES ONDE EXISTEM MUITOS SERES AUTÓTROFOS
8 - O QUE ENVOLVE O METABOLISMO DE MUITOS SERES VIVOS?
R: CONSUMO DE GÁS OXIGÊNIO E ELIMINAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO
9 - COMO É CHAMADA A TROCA DE GASES ENTRE ORGANISMO VIVO E AMBIENTE?
R: RESPIRAÇÃO
10 - COMO SÃO CHAMADOS OS SERES VIVOS QUE UTILIZAM O GÁS OXIGÊNIO NO METABOLISMO?
R: AERÓBIOS
11 - COMO SÃO CHAMADOS OS SERES VIVOS QUE NÃO UTILIZAM O GÁS OXIGÊNIO NA LIBERAÇÃO DE ENERGIA?
R: ANAERÓBIOS
12 - O QUE É ALIMENTO?
R: QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE PODERÁ FORNECER ENERGIA PARA O METABOLISMO DO SER VIVO
13 - O QUE A MAIORIA DOS ORGANISMOS APRESENTA?
R: CRESCIMENTO AO LONGO DA VIDA
14 - COMO PODE SER ESSE CRESCIMENTO?
R: PELO AUMENTO DO NÚMERO DE CÉLULAS OU PELO AUMENTO DO TAMANHO DAS CÉLULAS
15 - COMO SÃO CHAMADOS OS SERES ONDE O CRESCIMENTO PODE OCORRER PELO AUMENTO DO NÚMERO DE CÉLULAS?
R: SERES PLURICELULARES
16 - COMO SÃO CHAMADOS SERES ONDE O CRESCIMENTO PODE OCORRER PELO AUMENTO DO TAMANHO DAS CÉLULAS?
R: SERES UNICELULARES
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - SENSIBILIDADE, REAÇÃO E MOVIMENTO E ADAPTAÇÃO
1 - O QUE TODOS OS SERES VIVOS APRESENTAM AOS FATORES DO AMBIENTE?
R: SENSIBILIDADE E REAÇÃO
2 - QUAIS EXEMPLOS DE SENSIBILIDADE?
R: FRIO E CALOR, LUZ E ESCURIDÃO ETC.
3 - QUAIS EXEMPLOS DE REAÇÃO?
R: QUANDO ALGUNS ANIMAIS PROCURAM O SOL PARA AQUECER O CORPO
4 - O QUE PERMITE AOS ANIMAIS A CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO DE ÓRGÃOS OU LOCOMOÇÃO?
R: FUGIR DE UM PREDADOR
5 - O QUE TAMBÉM POSSUEM OS SERES VIVOS?
R: CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE
6 - QUAIS EXEMPLOS DE ADAPTAÇÃO?
R: AQUECER O CORPO E BEBER ÁGUA
7 - A ADAPTAÇÃO TAMBÉM ESTÁ RELACIONADA A QUE?
R: A ESTRUTURA CORPORAL
8 - QUAIS EXEMPLOS DESSA ADAPTAÇÃO DA ESTRUTURA CORPORAL?
R: ASAS DE AVES E INSETOS PERMITINDO O VÔO E AS NADADEIRAS DOS PEIXES, PERMITINDO A NATAÇÃO
9 - AS ADAPTAÇÕES AUMENTAM AS CHANCES DE QUE?
R: SOBREVIVÊNCIA E REPRODUÇÃO DE MAIS DESCENDENTES
10 - O QUE ISSO SIGNIFICA?
R: ORGANISMOS MAIS ADAPTADOS AO AMBIENTE TENDEM A PREDOMINAR NAS POPULAÇÕES
11 - NO ENTANTO, MUDANÇAS NO AMBIENTE PODEM CAUSAR O QUE?
R: QUE ORGANISMOS BEM ADAPTADOS ENCONTREM DIFICULDADES DE SOBREVIVER AS NOVAS CONDIÇÕES
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - REPRODUÇÃO
1 - O QUE SIGNIFICA O ATO DE SE REPRODUZIR?
R: DAR ORIGEM A NOVOS SERES VIVOS, DANDO CONTINUIDADE À VIDA
2 - QUAL UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS IMPORTANTES DOS SERES VIVOS?
R: A REPRODUÇÃO
3 - COMO PODE SER A REPRODUÇÃO?
R: SEXUADA E ASSEXUADA
4 - COMO É A REPRODUÇÃO SEXUADA?
R: ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO DE DOIS INDIVÍDUOS
5 - COMO ELA OCORRE?
R: A UNIÃO DO GAMETA MASCULINO (ESPERMATOZÓIDE) COM O GAMETA FEMININO (ÓVULO), QUE VÃO SE UNIR E FECUNDAR, GERANDO O ZIGOTO, QUE DARÁ ORIGEM AO EMBRIÃO, ONDE SE DESENVOLVERÁ UM NOVO INDIVÍDUO
6 - O QUE É GAMETA?
R: CÉLULA ESPECIALIZADA NA REPRODUÇÃO
7 - O QUE É FECUNDAÇÃO?
R: PROCESSO DE UNIÃO DOS GAMETAS MASCULINOS E FEMININOS
8 - COMO PODE SER A FECUNDAÇÃO?
R: INTERNA OU EXTERNA
9 - O QUE É FECUNDAÇÃO INTERNA?
R: DENTRO DO CORPO DA FÊMEA
10 - QUAIS EXEMPLOS DE SERES VIVOS COM FECUNDAÇÃO INTERNA?
R: MAMÍFEROS E AVES
11 - O QUE É FECUNDAÇÃO EXTERNA?
R: FORA DO CORPO DA FÊMEA
12 - QUAIS EXEMPLOS DE SERES VIVOS COM FECUNDAÇÃO EXTERNA?
R: MUITOS PEIXES E ANFÍBIOS, QUE LANÇAM SEUS GAMETAS NA ÁGUA
13 - APÓS A FECUNDAÇÃO O QUE ACONTECE COM A CÉLULA-OVO OU ZIGOTO?
R: ENTRE EM PROCESSO DE DIVISÃO
14 - NOS SERES EUCARIONTES, AS VÁRIAS DIVISÕES DA CÉLULA-OVO DÃO ORIGEM AO QUE?
R: AO EMBRIÃO
15 - O QUE ACONTECE NA FASE DO EMBRIÃO?
R: É FORMADO TODOS OS TECIDOS E ÓRGÃOS DO NOVO SER
16 - COMO OS ANIMAIS PODEM SER?
R: VIVÍPAROS E OVÍPAROS
17 - O QUE SÃO ANIMAIS VIVÍPAROS?
R: O EMBRIÃO SE DESENVOLVE DENTRO DO CORPO DA MÃE
18 - QUAIS EXEMPLOS DE ANIMAIS VIVÍPAROS?
R: OS MAMÍFEROS
19 - O QUE SÃO ANIMAIS OVÍPAROS?
R: APÓS A FECUNDAÇÃO, A FÊMEA PÕE OVOS NO AMBIENTE, ONDE O EMBRIÃO SE DESENVOLVE
20 - QUAIS EXEMPLOS DE ANIMAIS OVÍPAROS?
R: AVES E RÉPTEIS
21 - O QUE ACONTECE APÓS O NASCIMENTO OU ECLOSÃO DO OVO?
R: SURGE UM NOVO INDIVÍDUO
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - REPRODUÇÃO ASSEXUADA
1 - O QUE É REPRODUÇÃO ASSEXUADA?
R: QUANDO A REPRODUÇÃO ACONTECE SEM A PARTICIPAÇÃO DE GAMETAS
2 - COMO ESSA REPRODUÇÃO ACONTECE?
R: COM A SIMPLES DIVISÃO DE UMA CÉLULA OU O DESENVOLVIMENTO DE FRAGMENTOS DO CORPO, DANDO ORIGEM A NOVOS SERES
3 - O QUE É DIVISÃO BINÁRIA?
R: UMA CÉLULA-MÃE SE DIVIDE EM DUAS CÉLULAS-FILHAS, IDÊNTICAS ÀS CÉLULAS QUE LHES DEU ORIGEM
4 - A DIVISÃO BINÁRIA OCORRE E QUE TIPO DE SERES?
R: UNICELULARES
5 - MUITOS SERES PLURICELULARES, ALÉM DE SE REPRODUZIREM DE FORMA SEXUADA, TAMBÉM PODEM SE REPRODUZIR COMO?
R: DE FORMA ASSEXUADA
6 - COMO PODEM SER ESSES PROCESSOS ASSEXUADOS DE REPRODUÇÃO?
R: FRAGMENTAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA, GEMULAÇÃO E ESPORULAÇÃO
7 - O QUE É FRAGMENTAÇÃO?
R: PEDAÇOS DO CORPO DO ORGANISMO SE DESPRENDEM E CADA UM PODE DESENVOLVER UM NOVO ORGANISMO
8 - O QUE É MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA?
R: UMA FOLHA OU RAMO SE SEPARAM DA PLANTA-MÃE E SE DESENVOLVEM, FORMANDO UMA NOVA PLANTA
9 - O QUE É GEMULAÇÃO OU BROTAMENTO?
R: GEMAS OU BROTOS SE DESENVOLVEM E SE SEPARAM DO ORGANISMO ORIGINAL, FORMANDO UM NOVO INDIVÍDUO
10 - O QUE É ESPORULAÇÃO?
R: CADA ESPORO POSSUI A CAPACIDADE DE GERMINAR
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
1 - O QUE GERA O ESTUDO DE CADA UMA DAS FORMAS DE VIDA QUE HABITA O PLANETA?
R: UMA GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES
2 - COMO SÃO ORGANIZADAS ESSAS INFORMAÇÕES?
R: EM CATEGORIAS QUE FACILITAM SUA COMPREENSÃO
3 - O QUE É CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA?
R: PROCURA IDENTIFICAR, DENOMINAR E ORGANIZAR OS SERES VIVOS EM GRUPOS
4 - OS GRUPOS DE SERES VIVOS SÃO DEFINIDOS A PARTIR DE QUE CRITÉRIOS?
R: FORMA E ESTRUTURA CORPORAL, TIPO DE DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO, METABOLISMO ETC.
5 - QUE CRITÉRIOS PROCURAM USAR OS MODERNOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO?
R: AGRUPAR OS SERES VIVOS DE ACORDO COM SEU PARENTESCO EVOLUTIVO
6 - ISSO SIGNIFICA O QUE?
R: QUANTO MAIOR A SEMELHANÇA ENTRE DOIS SERES, MAIOR O GRAU DE PARENTESCO EVOLUTIVO
7 - QUAL O EXEMPLO DISSO?
R: O CACHORRO APRESENTA MAIOR SEMELHANÇA COM O GATO DO QUE COM UM TUBARÃO
8 - QUE CRITÉRIOS DEVEMOS USAR PARA ESTABELECER COM SEGURANÇA A SEMELHANÇA E PARENTESCO?
R: VÁRIOS CRITÉRIOS E NÃO APENAS A APARÊNCIA EXTERNA
9 - QUAL EXEMPLO DISSO?
R: APESAR DA BALEIA SER SEMELHANTE A UM PEIXE, ELA É MAIS PARECIDA COM CACHORROS E GATOS, POIS É UM MAMÍFERO
1 - O QUE CRIOU O NATURALISTA LINEU, EM 1735?
R: UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS QUE É USADO ATÉ HOJE, COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES
2 - COMO SÃO AGRUPADOS OS SERES VIVOS NESSE SISTEMA?
R: EM CATEGORIAS OU NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO
3 - COMO É DENOMINADA A UNIDADE DE CLASSIFICAÇÃO?
R: ESPÉCIE BIOLÓGICA OU ESPÉCIE
4 - QUAIS AS SETE CATEGORIAS OU NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO QUE O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA UTILIZA ATUALMENTE?
R: REINO, FILO, CLASSE, ORDEM, FAMÍLIA, GÊNERO E ESPÉCIE
5 - QUAIS EXEMPLOS DE REINO?
R: REINO ANIMAL, REINO DE PLANTAS ETC.
6 - COMO É ESSA ORDEM?
R: CADA REINO É DIVIDIDO EM FILOS, CADA FILO É DIVIDIDO EM CLASSES, CADA CLASSE É DIVIDIDA EM ORDENS, AS FAMÍLIA SE DIVIDEM EM ORDENS E GÊNEROS E CADA GÊNERO PODE APRESENTAR VÁRIAS ESPÉCIES
7 - COMO SÃO OS NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO NO SISTEMA DE LINEU?
R: HIERARQUIZADOS
8 - O QUE SIGNIFICA NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO HIERARQUIZADOS?
R: CADA NÍVEL OU CATEGORIA É DIVIDIDO EM CATEGORIAS MENORES ATÉ CHEGAR A ESPÉCIE
9 - CONFORME A CLASSIFICAÇÃO SE APROXIMA DA CATEGORIA DE ESPÉCIE, O QUE ACONTECE?
R: OS ORGANISMOS PERTENCENTES A CADA GRUPO SE TORNAM MAIS SEMELHANTES
1 - EM QUE LINEU E OUTROS NATURALISTAS DE SUA ÉPOCA ACREDITAVAM?
R: QUE OS SERES VIVOS APRESENTAVAM A MESMA FORMA QUE POSSUÍAM NO INSTANTE DA CRIAÇÃO
2 - DE ACORDO COM ESSE PENSAMENTO, CADA ESPÉCIE CORRESPONDE AO QUE?
R: A UM CONJUNTO DE ORGANISMOS SEMELHANTES A UM TIPO IDEAL
3 - PORÉM, SEGUNDO O EVOLUCIONISMO DE DARWIN, TODAS AS ESPÉCIES APRESENTAM O QUE?
R: RELAÇÃO DE PARENTESCO DE ACORDO COM SUA EVOLUÇÃO
4 - E ISSO QUER DIZER O QUE?
R: QUE OS GRUPOS DE SERES VIVOS DEVEM SER FORMADOS DE ACORDO COM O GRAU DE PARENTESCO
5 - O QUE NÃO EXISTE, DE ACORDO COM O PENSAMENTO EVOLUTIVO?
R: UM TIPO IDEAL QUE REPRESENTA A ESPÉCIE
6 - POR QUE?
R: PORQUE A ESPÉCIE PODE EVOLUIR, MUDAR AO LONGO DO TEMPO
7 - PARA MUITOS BIÓLOGOS, COMO PODE SER DEFINIDA A ESPÉCIE BIOLÓGICA?
R: UM CONJUNTO DE ORGANISMOS QUE SE REPRODUZ E GERA DESCENDENTES FÉRTEIS
8 - O QUE TAMBÉM O SISTEMA DE LINEU INCLUI?
R: UM CONJUNTO DE REGRAS DE NOMENCLATURA
9 - O QUE ESSAS REGRAS DE NOMENCLATURA ESTABELECEM?
R: NORMAS PARA A CRIAÇÃO DE NOMES CIENTÍFICOS
10 - O QUE SÃO NOMES CIENTÍFICOS?
R: NOME DADO A CADA ESPÉCIE BIOLÓGICA
11 - COMO É COMPOSTO O NOME DE CADA ESPÉCIE?
R: É COMPOSTO POR DUAS PALAVRAS, CHAMADO SISTEMA BINOMINAL
12 - O QUE SIGNIFICAM ESSAS PALAVRAS?
R: A PRIMEIRA INDICA O GÊNERO E O CONJUNTO DAS DUAS A ESPÉCIE
1 - QUAL É A LÍNGUA ADOTADA PARA A CRIAÇÃO DOS NOMES CIENTÍFICOS?
R: LATIM
2 - O USO DE UM ÚNICO IDIOMA FACILITA O QUE?
R: A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS QUE FALAM IDIOMAS DIFERENTES
3 - COMO DEVEM SER ESCRITOS OS NOMES CIENTÍFICOS?
R: EM ITÁLICOS OU SUBLINHADOS ITÁLICOS
4 - O NOME CIENTÍFICO SE INICIA COM QUE LETRA?
R: MAIÚSCULA E AS DEPOIS EM MINÚSCULA
5 - A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS DEPENDE DO QUE?
R: DOS CRITÉRIOS ADOTADOS PARA FORMAR OS GRUPOS
6 - BASEADO NISSO O QUE FORAM CRIADOS?
R: A ADOÇÃO DE VÁRIOS CRITÉRIOS
7 - QUAL O MÉTODO ADOTADO PELO FILÓSOFO GREGO ARISTÓTELES?
R: ELE CONSIDERAVA DOIS REINOS, PLANTAS E ANIMAIS
8 - ESSE MÉTODO TAMBÉM ERA USADO POR QUEM?
R: LINEU
9 - MAS O QUE FORAM CRIADOS MAIS RECENTEMENTE?
R: NOVOS REINOS
10 - POR QUE?
R: POR CAUSA DA NECESSIDADE DE CLASSIFICAR A GRANDE VARIEDADE DE SERES QUE FORAM SENDO DESCOBERTOS
11 - QUAL EXEMPLO DISSO?
R: OS MICROORGANISMOS QUE SÓ FORAM DESCOBERTOS DEPOIS DA INVENÇÃO DO MICROSCÓPIO
12 - QUAL O OUTRO MOTIVO DA CRIAÇÃO DE NOVOS REINOS?
R: PARA EVITAR COLOCAR NO MESMO GRUPO ORGANISMOS COM ORIGENS EVOLUTIVAS DIFERENTES