ciências - característcas e classificação dos seres vivos

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - METABOLISMO

1 - QUAL UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS?

R: TODOS SÃO FORMADOS POR CÉLULAS E PODEM SE REPRODUZIR

2 - ALÉM DE FORMADOS POR CÉLULAS, QUAIS AS OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS?

R: METABOLISMO, NUTRIÇÃO, RESPIRAÇÃO, CRESCIMENTO, SENSIBILIDADE, REAÇÃO E MOVIMENTO, ADAPTAÇÃO E REPRODUÇÃO

3 - NO INTERIOR DE TODA E QUALQUER CÉLULA VIVA HÁ SEMPRE O QUE?

R: UM GRANDE NÚMERO DE REAÇÕES QUÍMICAS

4 - O QUE SÃO PRODUZIDAS OU TRANSFORMADAS POR MEIO DESSAS REAÇÕES QUÍMICAS?

R: AS VÁRIAS SUBSTÂNCIAS QUE UM ORGANISMO UTILIZA

5 - TAMBÉM É POR MEIO DAS REAÇÕES QUÍMICAS QUE AS CÉLULAS CONSEGUEM O QUE?

R: RETIRAR DOS NUTRIENTES A ENERGIA QUE O ORGANISMO PRECISA PARA SOBREVIVER E SE REPRODUZIR

6 - COMO SE CHAMA O CONJUNTO DE REAÇÕES QUÍMICAS QUE OCORRE NO INTERIOR DE UMA CÉLULA VIVA?

R: METABOLISMO

7 - QUAIS EXEMPLOS DE METABOLISMO NO NÍVEL DAS CÉLULAS?

R: FOTOSSÍNTESE, RESPIRAÇÃO CELULAR E PRODUÇÃO DE PROTEÍNAS

8 - QUAIS EXEMPLOS DE METABOLISMO NO NÍVEL DO ORGANISMO?

R: DIGESTÃO DE ALIMENTOS E CONTRAÇÃO MUSCULAR

9 - O QUE O METABOLISMO SEMPRE ENVOLVE?

R: TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - NUTRIÇÃO, RESPIRAÇÃO, CRESCIMENTO

1 - O QUE OS SERES VIVOS PRECISAM PARA OBTER A ENERGIA NECESSÁRIA PARA A MANUTENÇÃO DO METABOLISMO?

R: ALIMENTO

2 - COM O QUE ESTÁ RELACIONADO O MODO QUE OS SERES VIVOS OBTÊM ALIMENTO?

R: COM O MODO DE VIDA E HÁBITOS DE CADA UM

3 - COMO SE CHAMAM OS SERES QUE PRODUZEM O SEU PRÓPRIO ALIMENTO USANDO A ENERGIA DA LUZ?

R: FOTOSSINTETIZANTES

4 - QUAIS EXEMPLOS DE SERES FOTOSSINTETIZANTES?

R: PLANTAS, ALGAS E ALGUNS TIPOS DE BACTÉRIAS

5 - OS SERES HETERÓTROFOS QUE NÃO SÃO CAPAZES DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO, FAZEM O QUE?

R: OBTÊM O ALIMENTO DO AMBIENTE, POR INGESTÃO OU ABSORÇÃO

6 - QUAIS EXEMPLOS DE HETERÓTROFOS?

R: OS ANIMAIS

7 - EMBORA NÃO DEPENDAM DIRETAMENTE DA LUZ PARA OBTER ALIMENTOS, OS HETERÓTROFOS SÃO MAIS FREQUENTES ONDE?

R: EM AMBIENTES ONDE EXISTEM MUITOS SERES AUTÓTROFOS

8 - O QUE ENVOLVE O METABOLISMO DE MUITOS SERES VIVOS?

R: CONSUMO DE GÁS OXIGÊNIO E ELIMINAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO

9 - COMO É CHAMADA A TROCA DE GASES ENTRE ORGANISMO VIVO E AMBIENTE?

R: RESPIRAÇÃO

10 - COMO SÃO CHAMADOS OS SERES VIVOS QUE UTILIZAM O GÁS OXIGÊNIO NO METABOLISMO?

R: AERÓBIOS

11 - COMO SÃO CHAMADOS OS SERES VIVOS QUE NÃO UTILIZAM O GÁS OXIGÊNIO NA LIBERAÇÃO DE ENERGIA?

R: ANAERÓBIOS

12 - O QUE É ALIMENTO?

R: QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE PODERÁ FORNECER ENERGIA PARA O METABOLISMO DO SER VIVO

13 - O QUE A MAIORIA DOS ORGANISMOS APRESENTA?

R: CRESCIMENTO AO LONGO DA VIDA

14 - COMO PODE SER ESSE CRESCIMENTO?

R: PELO AUMENTO DO NÚMERO DE CÉLULAS OU PELO AUMENTO DO TAMANHO DAS CÉLULAS

15 - COMO SÃO CHAMADOS OS SERES ONDE O CRESCIMENTO PODE OCORRER PELO AUMENTO DO NÚMERO DE CÉLULAS?

R: SERES PLURICELULARES

16 - COMO SÃO CHAMADOS SERES ONDE O CRESCIMENTO PODE OCORRER PELO AUMENTO DO TAMANHO DAS CÉLULAS?

R: SERES UNICELULARES

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - SENSIBILIDADE, REAÇÃO E MOVIMENTO E ADAPTAÇÃO

1 - O QUE TODOS OS SERES VIVOS APRESENTAM AOS FATORES DO AMBIENTE?

R: SENSIBILIDADE E REAÇÃO

2 - QUAIS EXEMPLOS DE SENSIBILIDADE?

R: FRIO E CALOR, LUZ E ESCURIDÃO ETC.

3 - QUAIS EXEMPLOS DE REAÇÃO?

R: QUANDO ALGUNS ANIMAIS PROCURAM O SOL PARA AQUECER O CORPO

4 - O QUE PERMITE AOS ANIMAIS A CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO DE ÓRGÃOS OU LOCOMOÇÃO?

R: FUGIR DE UM PREDADOR

5 - O QUE TAMBÉM POSSUEM OS SERES VIVOS?

R: CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE

6 - QUAIS EXEMPLOS DE ADAPTAÇÃO?

R: AQUECER O CORPO E BEBER ÁGUA

7 - A ADAPTAÇÃO TAMBÉM ESTÁ RELACIONADA A QUE?

R: A ESTRUTURA CORPORAL

8 - QUAIS EXEMPLOS DESSA ADAPTAÇÃO DA ESTRUTURA CORPORAL?

R: ASAS DE AVES E INSETOS PERMITINDO O VÔO E AS NADADEIRAS DOS PEIXES, PERMITINDO A NATAÇÃO

9 - AS ADAPTAÇÕES AUMENTAM AS CHANCES DE QUE?

R: SOBREVIVÊNCIA E REPRODUÇÃO DE MAIS DESCENDENTES

10 - O QUE ISSO SIGNIFICA?

R: ORGANISMOS MAIS ADAPTADOS AO AMBIENTE TENDEM A PREDOMINAR NAS POPULAÇÕES

11 - NO ENTANTO, MUDANÇAS NO AMBIENTE PODEM CAUSAR O QUE?

R: QUE ORGANISMOS BEM ADAPTADOS ENCONTREM DIFICULDADES DE SOBREVIVER AS NOVAS CONDIÇÕES

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - REPRODUÇÃO

1 - O QUE SIGNIFICA O ATO DE SE REPRODUZIR?

R: DAR ORIGEM A NOVOS SERES VIVOS, DANDO CONTINUIDADE À VIDA

2 - QUAL UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS IMPORTANTES DOS SERES VIVOS?

R: A REPRODUÇÃO

3 - COMO PODE SER A REPRODUÇÃO?

R: SEXUADA E ASSEXUADA

4 - COMO É A REPRODUÇÃO SEXUADA?

R: ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO DE DOIS INDIVÍDUOS

5 - COMO ELA OCORRE?

R: A UNIÃO DO GAMETA MASCULINO (ESPERMATOZÓIDE) COM O GAMETA FEMININO (ÓVULO), QUE VÃO SE UNIR E FECUNDAR, GERANDO O ZIGOTO, QUE DARÁ ORIGEM AO EMBRIÃO, ONDE SE DESENVOLVERÁ UM NOVO INDIVÍDUO

6 - O QUE É GAMETA?

R: CÉLULA ESPECIALIZADA NA REPRODUÇÃO

7 - O QUE É FECUNDAÇÃO?

R: PROCESSO DE UNIÃO DOS GAMETAS MASCULINOS E FEMININOS

8 - COMO PODE SER A FECUNDAÇÃO?

R: INTERNA OU EXTERNA

9 - O QUE É FECUNDAÇÃO INTERNA?

R: DENTRO DO CORPO DA FÊMEA

10 - QUAIS EXEMPLOS DE SERES VIVOS COM FECUNDAÇÃO INTERNA?

R: MAMÍFEROS E AVES

11 - O QUE É FECUNDAÇÃO EXTERNA?

R: FORA DO CORPO DA FÊMEA

12 - QUAIS EXEMPLOS DE SERES VIVOS COM FECUNDAÇÃO EXTERNA?

R: MUITOS PEIXES E ANFÍBIOS, QUE LANÇAM SEUS GAMETAS NA ÁGUA

13 - APÓS A FECUNDAÇÃO O QUE ACONTECE COM A CÉLULA-OVO OU ZIGOTO?

R: ENTRE EM PROCESSO DE DIVISÃO

14 - NOS SERES EUCARIONTES, AS VÁRIAS DIVISÕES DA CÉLULA-OVO DÃO ORIGEM AO QUE?

R: AO EMBRIÃO

15 - O QUE ACONTECE NA FASE DO EMBRIÃO?

R: É FORMADO TODOS OS TECIDOS E ÓRGÃOS DO NOVO SER

16 - COMO OS ANIMAIS PODEM SER?

R: VIVÍPAROS E OVÍPAROS

17 - O QUE SÃO ANIMAIS VIVÍPAROS?

R: O EMBRIÃO SE DESENVOLVE DENTRO DO CORPO DA MÃE

18 - QUAIS EXEMPLOS DE ANIMAIS VIVÍPAROS?

R: OS MAMÍFEROS

19 - O QUE SÃO ANIMAIS OVÍPAROS?

R: APÓS A FECUNDAÇÃO, A FÊMEA PÕE OVOS NO AMBIENTE, ONDE O EMBRIÃO SE DESENVOLVE

20 - QUAIS EXEMPLOS DE ANIMAIS OVÍPAROS?

R: AVES E RÉPTEIS

21 - O QUE ACONTECE APÓS O NASCIMENTO OU ECLOSÃO DO OVO?

R: SURGE UM NOVO INDIVÍDUO

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - REPRODUÇÃO ASSEXUADA

1 - O QUE É REPRODUÇÃO ASSEXUADA?

R: QUANDO A REPRODUÇÃO ACONTECE SEM A PARTICIPAÇÃO DE GAMETAS

2 - COMO ESSA REPRODUÇÃO ACONTECE?

R: COM A SIMPLES DIVISÃO DE UMA CÉLULA OU O DESENVOLVIMENTO DE FRAGMENTOS DO CORPO, DANDO ORIGEM A NOVOS SERES

3 - O QUE É DIVISÃO BINÁRIA?

R: UMA CÉLULA-MÃE SE DIVIDE EM DUAS CÉLULAS-FILHAS, IDÊNTICAS ÀS CÉLULAS QUE LHES DEU ORIGEM

4 - A DIVISÃO BINÁRIA OCORRE E QUE TIPO DE SERES?

R: UNICELULARES

5 - MUITOS SERES PLURICELULARES, ALÉM DE SE REPRODUZIREM DE FORMA SEXUADA, TAMBÉM PODEM SE REPRODUZIR COMO?

R: DE FORMA ASSEXUADA

6 - COMO PODEM SER ESSES PROCESSOS ASSEXUADOS DE REPRODUÇÃO?

R: FRAGMENTAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA, GEMULAÇÃO E ESPORULAÇÃO

7 - O QUE É FRAGMENTAÇÃO?

R: PEDAÇOS DO CORPO DO ORGANISMO SE DESPRENDEM E CADA UM PODE DESENVOLVER UM NOVO ORGANISMO

8 - O QUE É MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA?

R: UMA FOLHA OU RAMO SE SEPARAM DA PLANTA-MÃE E SE DESENVOLVEM, FORMANDO UMA NOVA PLANTA

9 - O QUE É GEMULAÇÃO OU BROTAMENTO?

R: GEMAS OU BROTOS SE DESENVOLVEM E SE SEPARAM DO ORGANISMO ORIGINAL, FORMANDO UM NOVO INDIVÍDUO

10 - O QUE É ESPORULAÇÃO?

R: CADA ESPORO POSSUI A CAPACIDADE DE GERMINAR

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

1 - O QUE GERA O ESTUDO DE CADA UMA DAS FORMAS DE VIDA QUE HABITA O PLANETA?

R: UMA GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES

2 - COMO SÃO ORGANIZADAS ESSAS INFORMAÇÕES?

R: EM CATEGORIAS QUE FACILITAM SUA COMPREENSÃO

3 - O QUE É CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA?

R: PROCURA IDENTIFICAR, DENOMINAR E ORGANIZAR OS SERES VIVOS EM GRUPOS

4 - OS GRUPOS DE SERES VIVOS SÃO DEFINIDOS A PARTIR DE QUE CRITÉRIOS?

R: FORMA E ESTRUTURA CORPORAL, TIPO DE DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO, METABOLISMO ETC.

5 - QUE CRITÉRIOS PROCURAM USAR OS MODERNOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO?

R: AGRUPAR OS SERES VIVOS DE ACORDO COM SEU PARENTESCO EVOLUTIVO

6 - ISSO SIGNIFICA O QUE?

R: QUANTO MAIOR A SEMELHANÇA ENTRE DOIS SERES, MAIOR O GRAU DE PARENTESCO EVOLUTIVO

7 - QUAL O EXEMPLO DISSO?

R: O CACHORRO APRESENTA MAIOR SEMELHANÇA COM O GATO DO QUE COM UM TUBARÃO

8 - QUE CRITÉRIOS DEVEMOS USAR PARA ESTABELECER COM SEGURANÇA A SEMELHANÇA E PARENTESCO?

R: VÁRIOS CRITÉRIOS E NÃO APENAS A APARÊNCIA EXTERNA

9 - QUAL EXEMPLO DISSO?

R: APESAR DA BALEIA SER SEMELHANTE A UM PEIXE, ELA É MAIS PARECIDA COM CACHORROS E GATOS, POIS É UM MAMÍFERO

1 - O QUE CRIOU O NATURALISTA LINEU, EM 1735?

R: UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS QUE É USADO ATÉ HOJE, COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES

2 - COMO SÃO AGRUPADOS OS SERES VIVOS NESSE SISTEMA?

R: EM CATEGORIAS OU NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO

3 - COMO É DENOMINADA A UNIDADE DE CLASSIFICAÇÃO?

R: ESPÉCIE BIOLÓGICA OU ESPÉCIE

4 - QUAIS AS SETE CATEGORIAS OU NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO QUE O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA UTILIZA ATUALMENTE?

R: REINO, FILO, CLASSE, ORDEM, FAMÍLIA, GÊNERO E ESPÉCIE

5 - QUAIS EXEMPLOS DE REINO?

R: REINO ANIMAL, REINO DE PLANTAS ETC.

6 - COMO É ESSA ORDEM?

R: CADA REINO É DIVIDIDO EM FILOS, CADA FILO É DIVIDIDO EM CLASSES, CADA CLASSE É DIVIDIDA EM ORDENS, AS FAMÍLIA SE DIVIDEM EM ORDENS E GÊNEROS E CADA GÊNERO PODE APRESENTAR VÁRIAS ESPÉCIES

7 - COMO SÃO OS NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO NO SISTEMA DE LINEU?

R: HIERARQUIZADOS

8 - O QUE SIGNIFICA NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO HIERARQUIZADOS?

R: CADA NÍVEL OU CATEGORIA É DIVIDIDO EM CATEGORIAS MENORES ATÉ CHEGAR A ESPÉCIE

9 - CONFORME A CLASSIFICAÇÃO SE APROXIMA DA CATEGORIA DE ESPÉCIE, O QUE ACONTECE?

R: OS ORGANISMOS PERTENCENTES A CADA GRUPO SE TORNAM MAIS SEMELHANTES

1 - EM QUE LINEU E OUTROS NATURALISTAS DE SUA ÉPOCA ACREDITAVAM?

R: QUE OS SERES VIVOS APRESENTAVAM A MESMA FORMA QUE POSSUÍAM NO INSTANTE DA CRIAÇÃO

2 - DE ACORDO COM ESSE PENSAMENTO, CADA ESPÉCIE CORRESPONDE AO QUE?

R: A UM CONJUNTO DE ORGANISMOS SEMELHANTES A UM TIPO IDEAL

3 - PORÉM, SEGUNDO O EVOLUCIONISMO DE DARWIN, TODAS AS ESPÉCIES APRESENTAM O QUE?

R: RELAÇÃO DE PARENTESCO DE ACORDO COM SUA EVOLUÇÃO

4 - E ISSO QUER DIZER O QUE?

R: QUE OS GRUPOS DE SERES VIVOS DEVEM SER FORMADOS DE ACORDO COM O GRAU DE PARENTESCO

5 - O QUE NÃO EXISTE, DE ACORDO COM O PENSAMENTO EVOLUTIVO?

R: UM TIPO IDEAL QUE REPRESENTA A ESPÉCIE

6 - POR QUE?

R: PORQUE A ESPÉCIE PODE EVOLUIR, MUDAR AO LONGO DO TEMPO

7 - PARA MUITOS BIÓLOGOS, COMO PODE SER DEFINIDA A ESPÉCIE BIOLÓGICA?

R: UM CONJUNTO DE ORGANISMOS QUE SE REPRODUZ E GERA DESCENDENTES FÉRTEIS

8 - O QUE TAMBÉM O SISTEMA DE LINEU INCLUI?

R: UM CONJUNTO DE REGRAS DE NOMENCLATURA

9 - O QUE ESSAS REGRAS DE NOMENCLATURA ESTABELECEM?

R: NORMAS PARA A CRIAÇÃO DE NOMES CIENTÍFICOS

10 - O QUE SÃO NOMES CIENTÍFICOS?

R: NOME DADO A CADA ESPÉCIE BIOLÓGICA

11 - COMO É COMPOSTO O NOME DE CADA ESPÉCIE?

R: É COMPOSTO POR DUAS PALAVRAS, CHAMADO SISTEMA BINOMINAL

12 - O QUE SIGNIFICAM ESSAS PALAVRAS?

R: A PRIMEIRA INDICA O GÊNERO E O CONJUNTO DAS DUAS A ESPÉCIE

1 - QUAL É A LÍNGUA ADOTADA PARA A CRIAÇÃO DOS NOMES CIENTÍFICOS?

R: LATIM

2 - O USO DE UM ÚNICO IDIOMA FACILITA O QUE?

R: A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS QUE FALAM IDIOMAS DIFERENTES

3 - COMO DEVEM SER ESCRITOS OS NOMES CIENTÍFICOS?

R: EM ITÁLICOS OU SUBLINHADOS ITÁLICOS

4 - O NOME CIENTÍFICO SE INICIA COM QUE LETRA?

R: MAIÚSCULA E AS DEPOIS EM MINÚSCULA

5 - A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS DEPENDE DO QUE?

R: DOS CRITÉRIOS ADOTADOS PARA FORMAR OS GRUPOS

6 - BASEADO NISSO O QUE FORAM CRIADOS?

R: A ADOÇÃO DE VÁRIOS CRITÉRIOS

7 - QUAL O MÉTODO ADOTADO PELO FILÓSOFO GREGO ARISTÓTELES?

R: ELE CONSIDERAVA DOIS REINOS, PLANTAS E ANIMAIS

8 - ESSE MÉTODO TAMBÉM ERA USADO POR QUEM?

R: LINEU

9 - MAS O QUE FORAM CRIADOS MAIS RECENTEMENTE?

R: NOVOS REINOS

10 - POR QUE?

R: POR CAUSA DA NECESSIDADE DE CLASSIFICAR A GRANDE VARIEDADE DE SERES QUE FORAM SENDO DESCOBERTOS

11 - QUAL EXEMPLO DISSO?

R: OS MICROORGANISMOS QUE SÓ FORAM DESCOBERTOS DEPOIS DA INVENÇÃO DO MICROSCÓPIO

12 - QUAL O OUTRO MOTIVO DA CRIAÇÃO DE NOVOS REINOS?

R: PARA EVITAR COLOCAR NO MESMO GRUPO ORGANISMOS COM ORIGENS EVOLUTIVAS DIFERENTES

carline
Enviado por carline em 27/11/2014
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