ciências - os organismos e seus ambientes
1 - OS PULGÕES PASSAM PARTE DA VIDA FIXOS SOBRE AS FOLHAS DAS PLANTAS. ELES SE ALIMENTAM DE QUE?
R: DAS FOLHAS
2 - AS JOANINHAS SE ALIMENTAM, ENTRE OUTRAS COISAS, DE PULGÕES. O QUE ACONTECE COM O NÚMERO DE PULGÕES COM O PASSAR DO TEMPO SE HOUVER UMA JOANINHA SOBRE A FOLHA?
R: ELES DIMINUIRIAM DE QUANTIDADE
3 - E SE HOUVESSE QUATRO JOANINHAS SOBRE A FOLHA EM VEZ DE UMA SÓ?
R: ELES SERIAM ELIMINADOS
4 - A FORMIGA SE ALIMENTA DE SEMENTES E SUBSTÂNCIAS AÇUCARADAS. POR SUA VEZ, OS PULGÕES LIBERAM UMA SUBSTÂNCIA AÇUCARADA QUE PODE SERVIR DE ALIMENTO ÀS FORMIGAS. DESSE MODO, PARA AS FORMIGAS É MAIS VANTAJOSO QUE EXISTAM MUITOS OU POUCOS PULGÕES?
R: MUITOS
5 - COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAM?
R: A PLANTA USA A ENERGIA LUMINOSA PARA TRANSFORMAS GÁS CARBÔNICO E ÁGUA EM GLICOSE, UM NUTRIENTE NECESSÁRIO PARA A SUA VIDA
6 - SE A QUANTIDADE DE PLANTAS NO MUNDO DIMINUÍSSE DRASTICAMENTE, O QUE ACONTECERIA COM OS PULGÕES, JOANINHAS E FORMIGAS?
R: ELES MORRERIAM
7 - O QUE É ECOLOGIA?
R: É UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS INTERAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE ONDE VIVEM
8 - O QUE A ECOLOGIA TAMBÉM ESTUDA?
R: A ABUNDÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO DOS SERES VIVOS NO PLANETA TERRA
9 - POR QUE A ECOLOGIA É IMPORTANTE?
R: PORQUE NOS AJUDA A ENTENDER O PORQUE DOS SERES VIVOS HABITAREM CERTOS LUGARES E TAMBÉM O PORQUE DE ALGUMAS ESPÉCIES ESTAREM EM EXTINÇÃO
10 - O QUE O HOMEM PODE FAZER COM AS INFORMAÇÕES GERADAS PELO ESTUDO DA ECOLOGIA?
R: ELE PODE PLANEJAR AÇÕES QUE EVITEM A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA
11 - QUAL O OBJETIVO DA ECOLOGIA?
R: COMPREENDER ONDE OS ORGANISMOS VIVEM, EM QUE QUANTIDADE E POR QUE ISSO OCORRE
12 - O QUE MAIS A ECOLOGIA ESTUDA?
R: O AMBIENTE
13 - PELO QUE O AMBIENTE É FORMADO?
R: PELOS SERES VIVOS EM CONJUNTO COM OS FATORES FÍSICOS (SOLO, ÁGUA, TEMPERATURA ETC.)
14 - EM ECOLOGIA, OS SERES VIVOS SÃO AGRUPADOS E CLASSIFICADOS DE ACORDO COM O QUE?
R: DE ACORDO COM AS INTERAÇÕES ENTRE ELES
15 - QUAIS OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS, POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA?
R: ORGANISMO, POPULAÇÃO, COMUNIDADE, ECOSSISTEMA E BIOSFERA
16 - O QUE É ORGANISMO?
R: É A UNIDADE FUNDAMENTAL, O INDIVÍDUO
17 - O QUE É POPULAÇÃO?
R: CONJUNTO DE ORGANISMOS DA MESMA ESPÉCIE QUE HABITAM A MESMA REGIÃO
18 - O QUE É COMUNIDADE?
R: CONJUNTO DE POPULAÇÕES QUE HABITAM UMA MESMA ÁREA
19 - O QUE É ECOSSISTEMA?
R: FORMADO PELA COMUNIDADE DE SERES VIVOS, PELOS FATORES FÍSICOS DO AMBIENTE EM QUE ELA VIVE E PELAS RELAÇÕES QUE EXISTEM ENTRE ELES
20 - O QUE É BIOSFERA?
R: CONJUNTO DE TODOS OS ECOSSISTEMAS
21 - O QUE O ECOSSISTEMA ESTUDA?
R: O MODO COMO UMA COMUNIDADE INFLUENCIA OU DEPENDE DO MEIO AMBIENTE FÍSICO AO SEU REDOR
22 - O QUE É ESPÉCIE?
R: GRUPO QUE REÚNE SERES VIVOS SEMELHANTES ENTRE SI E QUE PODEM SE REPRODUZIR, GERANDO DESCENDENTES FÉRTEIS
1 - DO QUE OS ORGANISMOS NECESSITAM?
R: DE ENERGIA E MATÉRIAS-PRIMA
2 - PARA QUE ELES PRECISAM DISSO?
R: PARA GERAR OS PRODUTOS DE QUE PRECISAM PARA VIVER, CRESCER E SE REPRODUZIR
3 - O QUE SÃO GERADOS NESSE PROCESSO?
R: ALGUNS RESÍDUOS, COMO CALOR, GÁS CARBÔNICO, MOVIMENTO, URINA ETC.
4 - O QUE ESSES RESÍDUOS CAUSAM?
R: ELES MODIFICAM O AMBIENTE FÍSICO
5 - O AMBIENTE FÍSICO TAMBÉM É MODIFICADO PELO QUE?
R: PELOS HÁBITOS E COMPORTAMENTOS DOS ORGANISMOS QUE NELE VIVEM
6 - QUAIS EXEMPLOS DE ALTERAÇÕES AMBIENTAIS PROMOVIDAS PELOS ORGANISMOS?
R: A SOMBRA DE UMA ÁRVORE, UM CUPINZEIRO, UMA TEIA DE ARANHA, UMA CIDADE ETC.
7 - O QUE É FOTOSSÍNTESE?
R: QUANDO A PLANTA TRANSFORMA GÁS CARBÔNICO E ÁGUA, ATRAVÉS DA ENERGIA LUMINOSA, EM GLICOSE, LIBERANDO COMO RESÍDUO PARA O AMBIENTE O GÁS OXIGÊNIO
8 - COMO O GÁS OXIGÊNIO E O GÁS CARBÔNICO PARTICIPAM DA RESPIRAÇÃO?
R: ABSORVEMOS OXIGÊNIO E ELIMINAMOS GÁS CARBÔNICO
9 - E NA FOTOSSÍNTESE?
R: A PLANTA ABSORVE GÁS CARBÔNICO E LIBERA OXIGÊNIO
10 - QUAL O NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS DEVE SER VISTO EM CADA CASO ABAIXO?
A) ESTUDO SOBRE A VIDA DE UMA ESPÉCIE DE QUATI: EM QUE ÉPOCA SE REPRODUZ, QUANTOS FILHOTES NASCEM E QUANTOS INDIVÍDUOS MORREM POR ANO.
R: POPULAÇÃO, PORQUE VAI MOSTRAR COMO O ORGANISMOS DE CERTA ESPÉCIE INTERAGEM UNS COM OS OUTROS
B) ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DE RESIDÊNCIAS: QUAIS ESPÉCIES OCORREM NO LOCAL, COMO A CONSTRUÇÃO VAI AFETAR A DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS E CONDIÇÕES NECESSÁRIAS A ESSAS ESPÉCIES E COMO ESSE AMBIENTE ALTERADO AFETARÁ A VIDA DOS ORGANISMOS QUE ALI VIVEM.
R: ECOSSISTEMA, PORQUE VAI MOSTRAR COMO UMA COMUNIDADE INFLUENCIA OU DEPENDE DO AMBIENTE FÍSICO AO SEU REDOR
1 - COMO OS AMBIENTES FÍSICOS SE MODIFICAM?
R: PELAS AÇÕES DOS SERES VIVOS, VARIAÇÕES AMBIENTAIS E LOCALIZAÇÃO
2 - QUAIS OS MOTIVOS DAS VARIAÇÕES AMBIENTAIS?
R: MUDANÇAS DE ESTAÇÕES DO ANO, COMO AS CONDIÇÕES DE TEMPERATURA, UMIDADE E LUMINOSIDADE
3 - DE QUE TIPOS PODEM SER AS VARIAÇÕES AMBIENTAIS?
R: CÍCLICAS E NÃO CÍCLICAS
4 - O QUE SÃO VARIAÇÕES CÍCLICAS?
R: SE REPETEM DE TEMPOS EM TEMPOS
5 - QUAIS EXEMPLOS DESSAS VARIAÇÕES CÍCLICAS?
R: MUDANÇAS DE ESTAÇÕES DO ANO ETC.
6 - QUAIS EXEMPLOS DE VARIAÇÕES NÃO CÍCLICAS?
R: A MOVIMENTAÇÃO DAS PLACAS DA LITOSFERA E UMA TEMPESTADE INESPERADA
7 - POR QUE OS AMBIENTES TAMBÉM PODEM VARIAR DE ACORDO COM A SUA LOCALIZAÇÃO?
R: POR CAUSA DAS VARIAÇÕES DOS FATORES FÍSICOS
8 - QUAIS EXEMPLOS DE VARIAÇÕES DE FATORES FÍSICOS?
R: A PROXIMIDADE DE UM RIO CRIA DIFERENÇAS DE UMIDADE E SOLO; A PROFUNDIDADE DE UM LAGO CRIA UMA VARIAÇÃO DE LUMINOSIDADE NA ÁGUA ETC.
9 - QUAIS UM DOS PRINCIPAIS FATORES NA DEFINIÇÃO DA COMUNIDADE QUE HABITARÁ DETERMINADA REGIÃO?
R: OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO
10 - QUAIS UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE GARANTEM A SOBREVIVÊNCIA DOS ORGANISMOS?
R: A TOLERÂNCIA ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS
11 - O QUE ACONTECE COM OS LIMITES DE TOLERÂNCIA?
R: VARIAM, DEPENDENDO DA CONDIÇÃO DO AMBIENTE E DO ORGANISMO
12 - O QUE É HABITAT?
R: O LOCAL EM QUE UMA ESPÉCIE VIVE
13 - O QUE OS SERES VIVOS APRESENTAM?
R: CARACTERÍSTICAS QUE LHES PERMITEM SOBREVIVER NO AMBIENTE DO QUAL FAZEM PARTE, ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO
14 - O QUE ACONTECE COM AS RELAÇÕES QUE OCORREM ENTRE OS SERES VIVOS E OS FATORES FÍSICOS DO AMBIENTE?
R: DEMORAM UM LONGO TEMPO PARA SE ESTABELECER
15 - QUANDO ESSAS MODIFICAÇÕES OCORREM?
R: O TEMPO TODO, MUDANDO TAMBÉM AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS
16 - A OCUPAÇÃO DE NOVOS AMBIENTES DEPENDE DO QUE?
R: DA CAPACIDADE DE DESLOCAMENTO DOS ORGANISMOS
17 - O QUE PODE A MAIORIA DOS ANIMAIS?
R: SE DESLOCAR E ENCONTRAR NOVOS LOCAIS
18 - O QUE ACONTECE COM OS ANIMAIS QUE SÃO FIXOS?
R: PODEM LANÇAR SUAS CÉLULAS REPRODUTIVAS NO AMBIENTE
19 - O QUE PODEM ALGUMAS PLANTAS?
R: PODEM TER SUAS SEMENTES TRANSPORTADAS POR ANIMAIS OU LEVADAS PELO VENTO
20 - QUAIS OS FATORES QUE PODEM IMPEDIR QUE OS ORGANISMOS CHEGUEM OU SE ESTABELEÇAM EM UM HABITAT PROPÍCIO A ELES?
R: UM OCEANO, UM DESERTO, UMA MONTANHA, CONFLITOS COM OUTROS SERES VIVOS LOCAIS POR COMPETIÇÃO OU PREDAÇÃO
1 - QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA POPULAÇÃO?
R: REÚNE CERTO NÚMERO DE INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE, CERTAS DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL, TAXA DE CRESCIMENTO PRÓPRIA ETC.
2 - COM QUEM A POPULAÇÃO INTERAGE?
R: COM OS COMPONENTES FÍSICOS DO AMBIENTE
3 - AS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO VARIAM DE ACORDO COM O QUE?
R: COM AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS
4 - O TAMANHO DE UMA POPULAÇÃO DEPENDE PRINCIPALMENTE DE QUE?
R: DE TAXAS DE NATALIDADE, MORTALIDADE E MIGRAÇÃO DOS INDIVÍDUOS DE UMA REGIÃO PARA A OUTRA
5 - COM O QUE ESTÁ RELACIONADA A ESTRATÉGIA REPRODUTIVA DA ESPÉCIE?
R: COM A TAXA DE NATALIDADE
6 - O QUE ACONTECE COM ALGUMAS ESPÉCIES, COMO OS ELEFANTES?
R: GERAM POUCOS DESCENDENTES, MAS ESTES RECEBEM MUITOS CUIDADOS DOS PAIS E POUCOS MORREM, CHEGANDO ATÉ A IDADE ADULTA
7 - QUAIS OS FATORES QUE PODEM IMPEDIR O CRESCIMENTO DE UMA POPULAÇÃO?
R: A QUANTIDADE LIMITADA DE RECURSOS E AS INTERAÇÕES ENTRE AS ESPÉCIES, COMO A EXISTÊNCIA DE PREDADORES E PARASITAS
8 - O QUE ACONTECERIA COM UMA POPULAÇÃO DE LEBRES SEM PREDADORES?
R: PODERIA CRESCER MUITO, ATÉ QUE SEUS ALIMENTOS SE TORNASSEM POUCOS
9 - O QUE ACONTECE COM ALGUMAS ESPÉCIES, COMO O DENTE-DE-LEÃO?
R: OS ADULTOS TÊM MUITOS DESCENDENTES, MAS A TAXA DE MORTALIDADE É ALTA E POUCOS CONSEGUEM SOBREVIVER ATÉ A IDADE DE SE REPRODUZIR
10 - QUAL UMA DAS MAIS IMPORTANTES CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE?
R: A DIVERSIDADE
11 - COM O QUE ESTÁ RELACIONADA ESSA DIVERSIDADE?
R: COM O NÚMERO DE ESPÉCIES QUE HABITAM DETERMINADO LOCAL E AO TAMANHO DA POPULAÇÃO DE CADA UMA DELAS
12 - O QUE FAZ A COMUNIDADE COM O PASSAR DO TEMPO?
R: ALTERA O AMBIENTE FÍSICO
13 - O QUE CAUSA ESSA ALTERAÇÃO?
R: AFETA A PRÓPRIA COMUNIDADE
14 - E QUAIS AS MUDANÇAS QUE A COMUNIDADE PODE SOFRER?
R: AS POPULAÇÕES MUDAM DE TAMANHO, MIGRAM OU MESMO DESAPARECEM E AO MESMO TEMPO OUTRAS ESPÉCIES PODEM COLONIZAR O LOCAL
15 - COMO SE CHAMA ESSA SÉRIE DE MUDANÇAS PELA QUAL PASSA UMA COMUNIDADE?
R: SUCESSÃO ECOLÓGICA
16 - MAS ESSA COMUNIDADE TAMBÉM PODE CHEGAR A QUE?
R: AO CLÍMAX
17 - O QUE É CLÍMAX?
R: QUANDO UMA COMUNIDADE ALCANÇA CERTA ESTABILIDADE
18 - O QUE PODE CAUSAR MUDANÇAS DRÁSTICAS NA COMUNIDADE, ONDE ELA PODERÁ OU NÃO SE RECUPERAR E SOBREVIVER?
R: UMA QUEIMADA OU TEMPESTADE
1 - O QUE ACONTECE TODO O TEMPO COM OS ORGANISMOS?
R: ELES INTERAGEM UNS COM OS OUTROS, SENDO OU NÃO DA MESMA ESPÉCIE
2 - POR QUE É MUITO IMPORTANTE ENTENDER ESSA RELAÇÃO?
R: PARA ENTENDER COMO FUNCIONA O ECOSSISTEMA
3 - O QUE ACONTECE QUANDO DIFERENTES INDIVÍDUOS TÊM INTERESSES SEMELHANTES?
R: A COLABORAÇÃO E A VIDA EM GRUPO PODEM SER MAIS FÁCEIS
4 - POR OUTRO LADO, A PROXIMIDADE ENTRE ELES PODE CAUSAR O QUE?
R: O AUMENTO DA COMPETIÇÃO PELOS MESMOS RECURSOS
5 - QUANDO OCORRE ESSA COMPETIÇÃO?
R: QUANDO UM DOS RECURSOS FOR POUCO PARA DETERMINADA POPULAÇÃO
6 - O QUE A COMPETIÇÃO ACABA FAZENDO?
R: SELECIONA OS INDIVÍDUOS MAIS APTOS DE UMA POPULAÇÃO
7 - POR QUE?
R: PORQUE ELES CONSEGUIRÃO MAIS RECURSOS E ASSIM PODEM SOBREVIVER E SE REPRODUZIR
8 - APESAR DA COMPETIÇÃO, QUAL A VANTAGEM DE SE VIVER EM GRUPO?
R: A CHANCE DE SE REPRODUZIR, CAÇAR E SE DEFENDER AUMENTAM
9 - O QUE SÃO COLÔNIAS OU SOCIEDADES?
R: QUANDO A CONVIVÊNCIA EM GRUPO É IMPORTANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA
10 - COMO SÃO OS INDIVÍDUOS NAS COLÔNIAS?
R: SÃO UNIDOS FISICAMENTE, COMO NOS RECIFES DE CORAL
11 - COMO SÃO OS INDIVÍDUOS NAS SOCIEDADES?
R: PERMANECEM LIVRES, COMO EM UMA COLMEIA
12 - MUITAS VEZES AS COLÔNIAS E SOCIEDADES SÃO FORMADAS POR QUEM?
R: POR PARENTES MUITO PRÓXIMOS, COMO FILHOS, IRMÃOS OU PRIMOS
13 - O QUE OCORRE EM ALGUMAS ESPÉCIES COLONIAIS E SOCIAIS?
R: A DIVISÃO DE FUNÇÕES, COMO A DEFESA E A BUSCA DE ALIMENTOS
1 - COMO PODEM SER AS INTERAÇÕES ENTRE AS DIFERENTES POPULAÇÕES DE UMA COMUNIDADE?
R: HARMÔNICAS OU DESARMÔNICAS
2 - O QUE SÃO RELAÇÕES HARMÔNICAS?
R: QUANDO NENHUMA DAS DUAS ESPÉCIES QUE SE RELACIONAM ENTRE SI SOFRE PERDAS
3 - QUAIS EXEMPLOS DE RELAÇÕES HARMÔNICAS?
R: MUTUALISMO, COMENSALISMO E INQUILINISMO
4 - O QUE É MUTUALISMO?
R: QUANDO A RELAÇÃO É BOA PARA AMBAS AS ESPÉCIES
5 - O QUE É COMENSALISMO E INQUILINISMO?
R: QUANDO A RELAÇÃO É BOA PARA UMA DAS ESPÉCIES E NEUTRA PARA OUTRA, ISTO É, NÃO APRESENTA VANTAGENS OU DESVANTAGENS
6 - QUANDO EXISTE O COMENSALISMO?
R: QUANDO UMA DAS ESPÉCIES CONSOME OS RESTOS DO ALIMENTO NÃO UTILIZADOS POR OUTRAS
7 - QUANDO ACONTECE O INQUILINISMO?
R: QUANDO UMA DAS ESPÉCIES USA A OUTRA APENAS COMO SUPORTE OU PROTEÇÃO
8 - O QUE SÃO RELAÇÕES DESARMÔNICAS?
R: QUANDO A RELAÇÃO É RUIM PARA PELO MENOS UMA DAS ESPÉCIES
9 - QUAIS EXEMPLOS DE RELAÇÕES DESARMÔNICAS?
R: PREDAÇÃO, PARASITISMO E COMPETIÇÃO
10 - O QUE É PREDAÇÃO E PARASITISMO?
R: QUANDO UMA DAS ESPÉCIES SE BENEFICIA E A OUTRA É PREJUDICADA
11 - QUANDO OCORRE A PREDAÇÃO?
R: QUANDO UM ORGANISMO SE ALIMENTA DO OUTRO
12 - QUAL UM EXEMPLO DE PREDAÇÃO?
R: UMA ARANHA CONSUMINDO UMA MOSCA
13 - QUANDO OCORRE O PARASITISMO?
R: QUANDO UMA ESPÉCIE PARASITA VIVE À CUSTA DE UM ORGANISMO HOSPEDEIRO, OU TIRANDO DELE SEU ALIMENTO
14 - COMO É CHAMADA A RELAÇÃO ENTRE AS PLANTAS E OS ANIMAIS QUE AS CONSOMEM?
R: HERBIVORIA
15 - QUANDO ESSA RELAÇÃO LEVA A PLANTA A MORTE, É CONSIDERADA O QUE?
R: PREDAÇÃO
16 - QUANDO O HERBÍVORO CONSOME PARTE DA PLANTA SEM LEVÁ-LA A MORTE, É CONSIDERADA O QUE?
R: PARASITISMO
17 - O QUE É COMPETIÇÃO?
R: QUANDO DUAS OU MAIS ESPÉCIES VIVEM NO MESMO LOCAL E USAM OS MESMOS RECURSOS
18 - A COMPETIÇÃO É PREJUDICIAL PARA QUEM?
R: PARA UMA OU MAIS DAS ESPÉCIES ENVOLVIDAS
19 - POR QUE A COMPETIÇÃO, SEJA ELA ENTRE INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIES OU DE ESPÉCIES DIFERENTES, É GERALMENTE CONSIDERADA PREJUDICIAL PARA AS DUAS PARTES ENVOLVIDAS NA RELAÇÃO?
R: PORQUE CAUSA O DESAPARECIMENTO DE UMA ESPÉCIES OU DE TODAS AS ESPÉCIES ENVOLVIDAS
20 - QUAL O LADO BOM DA COMPETIÇÃO?
R: PODE SELECIONAR AS ESPÉCIES MAIS APTAS A SOBREVIVER NAQUELE AMBIENTE
21 - BORBOLETAS CONSOMEM ALIMENTOS DIFERENTES AO LONGO DE SEU CICLO DE VIDA. A MAIORIA DAS LAGARTAS ALIMENTA-SE DE FOLHAS, ENQUANTO OS INSETOS ADULTOS CONSOMEM O NÉCTAR DAS FLORES E SÃO IMPORTANTES POLONIZADORES DAS PLANTAS. QUE TIPO DE RALAÇÃO ECOLÓGICA A LAGARTA E A BORBOLETA ESTABELECEM COM AS PANTAS?
R: A LAGARTA ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE PARASITISMO, PORQUE SE ALIMENTA DA PLANTA SEM MATÁ-LA.
A BORBOLETA ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE MUTUALISMO, ONDE HÁ UMA COOPERAÇÃO DAS DUAS