ciências - os organismos e seus ambientes

1 - OS PULGÕES PASSAM PARTE DA VIDA FIXOS SOBRE AS FOLHAS DAS PLANTAS. ELES SE ALIMENTAM DE QUE?

R: DAS FOLHAS

2 - AS JOANINHAS SE ALIMENTAM, ENTRE OUTRAS COISAS, DE PULGÕES. O QUE ACONTECE COM O NÚMERO DE PULGÕES COM O PASSAR DO TEMPO SE HOUVER UMA JOANINHA SOBRE A FOLHA?

R: ELES DIMINUIRIAM DE QUANTIDADE

3 - E SE HOUVESSE QUATRO JOANINHAS SOBRE A FOLHA EM VEZ DE UMA SÓ?

R: ELES SERIAM ELIMINADOS

4 - A FORMIGA SE ALIMENTA DE SEMENTES E SUBSTÂNCIAS AÇUCARADAS. POR SUA VEZ, OS PULGÕES LIBERAM UMA SUBSTÂNCIA AÇUCARADA QUE PODE SERVIR DE ALIMENTO ÀS FORMIGAS. DESSE MODO, PARA AS FORMIGAS É MAIS VANTAJOSO QUE EXISTAM MUITOS OU POUCOS PULGÕES?

R: MUITOS

5 - COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAM?

R: A PLANTA USA A ENERGIA LUMINOSA PARA TRANSFORMAS GÁS CARBÔNICO E ÁGUA EM GLICOSE, UM NUTRIENTE NECESSÁRIO PARA A SUA VIDA

6 - SE A QUANTIDADE DE PLANTAS NO MUNDO DIMINUÍSSE DRASTICAMENTE, O QUE ACONTECERIA COM OS PULGÕES, JOANINHAS E FORMIGAS?

R: ELES MORRERIAM

7 - O QUE É ECOLOGIA?

R: É UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS INTERAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE ONDE VIVEM

8 - O QUE A ECOLOGIA TAMBÉM ESTUDA?

R: A ABUNDÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO DOS SERES VIVOS NO PLANETA TERRA

9 - POR QUE A ECOLOGIA É IMPORTANTE?

R: PORQUE NOS AJUDA A ENTENDER O PORQUE DOS SERES VIVOS HABITAREM CERTOS LUGARES E TAMBÉM O PORQUE DE ALGUMAS ESPÉCIES ESTAREM EM EXTINÇÃO

10 - O QUE O HOMEM PODE FAZER COM AS INFORMAÇÕES GERADAS PELO ESTUDO DA ECOLOGIA?

R: ELE PODE PLANEJAR AÇÕES QUE EVITEM A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA

11 - QUAL O OBJETIVO DA ECOLOGIA?

R: COMPREENDER ONDE OS ORGANISMOS VIVEM, EM QUE QUANTIDADE E POR QUE ISSO OCORRE

12 - O QUE MAIS A ECOLOGIA ESTUDA?

R: O AMBIENTE

13 - PELO QUE O AMBIENTE É FORMADO?

R: PELOS SERES VIVOS EM CONJUNTO COM OS FATORES FÍSICOS (SOLO, ÁGUA, TEMPERATURA ETC.)

14 - EM ECOLOGIA, OS SERES VIVOS SÃO AGRUPADOS E CLASSIFICADOS DE ACORDO COM O QUE?

R: DE ACORDO COM AS INTERAÇÕES ENTRE ELES

15 - QUAIS OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS, POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA?

R: ORGANISMO, POPULAÇÃO, COMUNIDADE, ECOSSISTEMA E BIOSFERA

16 - O QUE É ORGANISMO?

R: É A UNIDADE FUNDAMENTAL, O INDIVÍDUO

17 - O QUE É POPULAÇÃO?

R: CONJUNTO DE ORGANISMOS DA MESMA ESPÉCIE QUE HABITAM A MESMA REGIÃO

18 - O QUE É COMUNIDADE?

R: CONJUNTO DE POPULAÇÕES QUE HABITAM UMA MESMA ÁREA

19 - O QUE É ECOSSISTEMA?

R: FORMADO PELA COMUNIDADE DE SERES VIVOS, PELOS FATORES FÍSICOS DO AMBIENTE EM QUE ELA VIVE E PELAS RELAÇÕES QUE EXISTEM ENTRE ELES

20 - O QUE É BIOSFERA?

R: CONJUNTO DE TODOS OS ECOSSISTEMAS

21 - O QUE O ECOSSISTEMA ESTUDA?

R: O MODO COMO UMA COMUNIDADE INFLUENCIA OU DEPENDE DO MEIO AMBIENTE FÍSICO AO SEU REDOR

22 - O QUE É ESPÉCIE?

R: GRUPO QUE REÚNE SERES VIVOS SEMELHANTES ENTRE SI E QUE PODEM SE REPRODUZIR, GERANDO DESCENDENTES FÉRTEIS

1 - DO QUE OS ORGANISMOS NECESSITAM?

R: DE ENERGIA E MATÉRIAS-PRIMA

2 - PARA QUE ELES PRECISAM DISSO?

R: PARA GERAR OS PRODUTOS DE QUE PRECISAM PARA VIVER, CRESCER E SE REPRODUZIR

3 - O QUE SÃO GERADOS NESSE PROCESSO?

R: ALGUNS RESÍDUOS, COMO CALOR, GÁS CARBÔNICO, MOVIMENTO, URINA ETC.

4 - O QUE ESSES RESÍDUOS CAUSAM?

R: ELES MODIFICAM O AMBIENTE FÍSICO

5 - O AMBIENTE FÍSICO TAMBÉM É MODIFICADO PELO QUE?

R: PELOS HÁBITOS E COMPORTAMENTOS DOS ORGANISMOS QUE NELE VIVEM

6 - QUAIS EXEMPLOS DE ALTERAÇÕES AMBIENTAIS PROMOVIDAS PELOS ORGANISMOS?

R: A SOMBRA DE UMA ÁRVORE, UM CUPINZEIRO, UMA TEIA DE ARANHA, UMA CIDADE ETC.

7 - O QUE É FOTOSSÍNTESE?

R: QUANDO A PLANTA TRANSFORMA GÁS CARBÔNICO E ÁGUA, ATRAVÉS DA ENERGIA LUMINOSA, EM GLICOSE, LIBERANDO COMO RESÍDUO PARA O AMBIENTE O GÁS OXIGÊNIO

8 - COMO O GÁS OXIGÊNIO E O GÁS CARBÔNICO PARTICIPAM DA RESPIRAÇÃO?

R: ABSORVEMOS OXIGÊNIO E ELIMINAMOS GÁS CARBÔNICO

9 - E NA FOTOSSÍNTESE?

R: A PLANTA ABSORVE GÁS CARBÔNICO E LIBERA OXIGÊNIO

10 - QUAL O NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS DEVE SER VISTO EM CADA CASO ABAIXO?

A) ESTUDO SOBRE A VIDA DE UMA ESPÉCIE DE QUATI: EM QUE ÉPOCA SE REPRODUZ, QUANTOS FILHOTES NASCEM E QUANTOS INDIVÍDUOS MORREM POR ANO.

R: POPULAÇÃO, PORQUE VAI MOSTRAR COMO O ORGANISMOS DE CERTA ESPÉCIE INTERAGEM UNS COM OS OUTROS

B) ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DE RESIDÊNCIAS: QUAIS ESPÉCIES OCORREM NO LOCAL, COMO A CONSTRUÇÃO VAI AFETAR A DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS E CONDIÇÕES NECESSÁRIAS A ESSAS ESPÉCIES E COMO ESSE AMBIENTE ALTERADO AFETARÁ A VIDA DOS ORGANISMOS QUE ALI VIVEM.

R: ECOSSISTEMA, PORQUE VAI MOSTRAR COMO UMA COMUNIDADE INFLUENCIA OU DEPENDE DO AMBIENTE FÍSICO AO SEU REDOR

1 - COMO OS AMBIENTES FÍSICOS SE MODIFICAM?

R: PELAS AÇÕES DOS SERES VIVOS, VARIAÇÕES AMBIENTAIS E LOCALIZAÇÃO

2 - QUAIS OS MOTIVOS DAS VARIAÇÕES AMBIENTAIS?

R: MUDANÇAS DE ESTAÇÕES DO ANO, COMO AS CONDIÇÕES DE TEMPERATURA, UMIDADE E LUMINOSIDADE

3 - DE QUE TIPOS PODEM SER AS VARIAÇÕES AMBIENTAIS?

R: CÍCLICAS E NÃO CÍCLICAS

4 - O QUE SÃO VARIAÇÕES CÍCLICAS?

R: SE REPETEM DE TEMPOS EM TEMPOS

5 - QUAIS EXEMPLOS DESSAS VARIAÇÕES CÍCLICAS?

R: MUDANÇAS DE ESTAÇÕES DO ANO ETC.

6 - QUAIS EXEMPLOS DE VARIAÇÕES NÃO CÍCLICAS?

R: A MOVIMENTAÇÃO DAS PLACAS DA LITOSFERA E UMA TEMPESTADE INESPERADA

7 - POR QUE OS AMBIENTES TAMBÉM PODEM VARIAR DE ACORDO COM A SUA LOCALIZAÇÃO?

R: POR CAUSA DAS VARIAÇÕES DOS FATORES FÍSICOS

8 - QUAIS EXEMPLOS DE VARIAÇÕES DE FATORES FÍSICOS?

R: A PROXIMIDADE DE UM RIO CRIA DIFERENÇAS DE UMIDADE E SOLO; A PROFUNDIDADE DE UM LAGO CRIA UMA VARIAÇÃO DE LUMINOSIDADE NA ÁGUA ETC.

9 - QUAIS UM DOS PRINCIPAIS FATORES NA DEFINIÇÃO DA COMUNIDADE QUE HABITARÁ DETERMINADA REGIÃO?

R: OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO

10 - QUAIS UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE GARANTEM A SOBREVIVÊNCIA DOS ORGANISMOS?

R: A TOLERÂNCIA ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS

11 - O QUE ACONTECE COM OS LIMITES DE TOLERÂNCIA?

R: VARIAM, DEPENDENDO DA CONDIÇÃO DO AMBIENTE E DO ORGANISMO

12 - O QUE É HABITAT?

R: O LOCAL EM QUE UMA ESPÉCIE VIVE

13 - O QUE OS SERES VIVOS APRESENTAM?

R: CARACTERÍSTICAS QUE LHES PERMITEM SOBREVIVER NO AMBIENTE DO QUAL FAZEM PARTE, ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO

14 - O QUE ACONTECE COM AS RELAÇÕES QUE OCORREM ENTRE OS SERES VIVOS E OS FATORES FÍSICOS DO AMBIENTE?

R: DEMORAM UM LONGO TEMPO PARA SE ESTABELECER

15 - QUANDO ESSAS MODIFICAÇÕES OCORREM?

R: O TEMPO TODO, MUDANDO TAMBÉM AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS

16 - A OCUPAÇÃO DE NOVOS AMBIENTES DEPENDE DO QUE?

R: DA CAPACIDADE DE DESLOCAMENTO DOS ORGANISMOS

17 - O QUE PODE A MAIORIA DOS ANIMAIS?

R: SE DESLOCAR E ENCONTRAR NOVOS LOCAIS

18 - O QUE ACONTECE COM OS ANIMAIS QUE SÃO FIXOS?

R: PODEM LANÇAR SUAS CÉLULAS REPRODUTIVAS NO AMBIENTE

19 - O QUE PODEM ALGUMAS PLANTAS?

R: PODEM TER SUAS SEMENTES TRANSPORTADAS POR ANIMAIS OU LEVADAS PELO VENTO

20 - QUAIS OS FATORES QUE PODEM IMPEDIR QUE OS ORGANISMOS CHEGUEM OU SE ESTABELEÇAM EM UM HABITAT PROPÍCIO A ELES?

R: UM OCEANO, UM DESERTO, UMA MONTANHA, CONFLITOS COM OUTROS SERES VIVOS LOCAIS POR COMPETIÇÃO OU PREDAÇÃO

1 - QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA POPULAÇÃO?

R: REÚNE CERTO NÚMERO DE INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE, CERTAS DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL, TAXA DE CRESCIMENTO PRÓPRIA ETC.

2 - COM QUEM A POPULAÇÃO INTERAGE?

R: COM OS COMPONENTES FÍSICOS DO AMBIENTE

3 - AS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO VARIAM DE ACORDO COM O QUE?

R: COM AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS

4 - O TAMANHO DE UMA POPULAÇÃO DEPENDE PRINCIPALMENTE DE QUE?

R: DE TAXAS DE NATALIDADE, MORTALIDADE E MIGRAÇÃO DOS INDIVÍDUOS DE UMA REGIÃO PARA A OUTRA

5 - COM O QUE ESTÁ RELACIONADA A ESTRATÉGIA REPRODUTIVA DA ESPÉCIE?

R: COM A TAXA DE NATALIDADE

6 - O QUE ACONTECE COM ALGUMAS ESPÉCIES, COMO OS ELEFANTES?

R: GERAM POUCOS DESCENDENTES, MAS ESTES RECEBEM MUITOS CUIDADOS DOS PAIS E POUCOS MORREM, CHEGANDO ATÉ A IDADE ADULTA

7 - QUAIS OS FATORES QUE PODEM IMPEDIR O CRESCIMENTO DE UMA POPULAÇÃO?

R: A QUANTIDADE LIMITADA DE RECURSOS E AS INTERAÇÕES ENTRE AS ESPÉCIES, COMO A EXISTÊNCIA DE PREDADORES E PARASITAS

8 - O QUE ACONTECERIA COM UMA POPULAÇÃO DE LEBRES SEM PREDADORES?

R: PODERIA CRESCER MUITO, ATÉ QUE SEUS ALIMENTOS SE TORNASSEM POUCOS

9 - O QUE ACONTECE COM ALGUMAS ESPÉCIES, COMO O DENTE-DE-LEÃO?

R: OS ADULTOS TÊM MUITOS DESCENDENTES, MAS A TAXA DE MORTALIDADE É ALTA E POUCOS CONSEGUEM SOBREVIVER ATÉ A IDADE DE SE REPRODUZIR

10 - QUAL UMA DAS MAIS IMPORTANTES CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE?

R: A DIVERSIDADE

11 - COM O QUE ESTÁ RELACIONADA ESSA DIVERSIDADE?

R: COM O NÚMERO DE ESPÉCIES QUE HABITAM DETERMINADO LOCAL E AO TAMANHO DA POPULAÇÃO DE CADA UMA DELAS

12 - O QUE FAZ A COMUNIDADE COM O PASSAR DO TEMPO?

R: ALTERA O AMBIENTE FÍSICO

13 - O QUE CAUSA ESSA ALTERAÇÃO?

R: AFETA A PRÓPRIA COMUNIDADE

14 - E QUAIS AS MUDANÇAS QUE A COMUNIDADE PODE SOFRER?

R: AS POPULAÇÕES MUDAM DE TAMANHO, MIGRAM OU MESMO DESAPARECEM E AO MESMO TEMPO OUTRAS ESPÉCIES PODEM COLONIZAR O LOCAL

15 - COMO SE CHAMA ESSA SÉRIE DE MUDANÇAS PELA QUAL PASSA UMA COMUNIDADE?

R: SUCESSÃO ECOLÓGICA

16 - MAS ESSA COMUNIDADE TAMBÉM PODE CHEGAR A QUE?

R: AO CLÍMAX

17 - O QUE É CLÍMAX?

R: QUANDO UMA COMUNIDADE ALCANÇA CERTA ESTABILIDADE

18 - O QUE PODE CAUSAR MUDANÇAS DRÁSTICAS NA COMUNIDADE, ONDE ELA PODERÁ OU NÃO SE RECUPERAR E SOBREVIVER?

R: UMA QUEIMADA OU TEMPESTADE

1 - O QUE ACONTECE TODO O TEMPO COM OS ORGANISMOS?

R: ELES INTERAGEM UNS COM OS OUTROS, SENDO OU NÃO DA MESMA ESPÉCIE

2 - POR QUE É MUITO IMPORTANTE ENTENDER ESSA RELAÇÃO?

R: PARA ENTENDER COMO FUNCIONA O ECOSSISTEMA

3 - O QUE ACONTECE QUANDO DIFERENTES INDIVÍDUOS TÊM INTERESSES SEMELHANTES?

R: A COLABORAÇÃO E A VIDA EM GRUPO PODEM SER MAIS FÁCEIS

4 - POR OUTRO LADO, A PROXIMIDADE ENTRE ELES PODE CAUSAR O QUE?

R: O AUMENTO DA COMPETIÇÃO PELOS MESMOS RECURSOS

5 - QUANDO OCORRE ESSA COMPETIÇÃO?

R: QUANDO UM DOS RECURSOS FOR POUCO PARA DETERMINADA POPULAÇÃO

6 - O QUE A COMPETIÇÃO ACABA FAZENDO?

R: SELECIONA OS INDIVÍDUOS MAIS APTOS DE UMA POPULAÇÃO

7 - POR QUE?

R: PORQUE ELES CONSEGUIRÃO MAIS RECURSOS E ASSIM PODEM SOBREVIVER E SE REPRODUZIR

8 - APESAR DA COMPETIÇÃO, QUAL A VANTAGEM DE SE VIVER EM GRUPO?

R: A CHANCE DE SE REPRODUZIR, CAÇAR E SE DEFENDER AUMENTAM

9 - O QUE SÃO COLÔNIAS OU SOCIEDADES?

R: QUANDO A CONVIVÊNCIA EM GRUPO É IMPORTANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA

10 - COMO SÃO OS INDIVÍDUOS NAS COLÔNIAS?

R: SÃO UNIDOS FISICAMENTE, COMO NOS RECIFES DE CORAL

11 - COMO SÃO OS INDIVÍDUOS NAS SOCIEDADES?

R: PERMANECEM LIVRES, COMO EM UMA COLMEIA

12 - MUITAS VEZES AS COLÔNIAS E SOCIEDADES SÃO FORMADAS POR QUEM?

R: POR PARENTES MUITO PRÓXIMOS, COMO FILHOS, IRMÃOS OU PRIMOS

13 - O QUE OCORRE EM ALGUMAS ESPÉCIES COLONIAIS E SOCIAIS?

R: A DIVISÃO DE FUNÇÕES, COMO A DEFESA E A BUSCA DE ALIMENTOS

1 - COMO PODEM SER AS INTERAÇÕES ENTRE AS DIFERENTES POPULAÇÕES DE UMA COMUNIDADE?

R: HARMÔNICAS OU DESARMÔNICAS

2 - O QUE SÃO RELAÇÕES HARMÔNICAS?

R: QUANDO NENHUMA DAS DUAS ESPÉCIES QUE SE RELACIONAM ENTRE SI SOFRE PERDAS

3 - QUAIS EXEMPLOS DE RELAÇÕES HARMÔNICAS?

R: MUTUALISMO, COMENSALISMO E INQUILINISMO

4 - O QUE É MUTUALISMO?

R: QUANDO A RELAÇÃO É BOA PARA AMBAS AS ESPÉCIES

5 - O QUE É COMENSALISMO E INQUILINISMO?

R: QUANDO A RELAÇÃO É BOA PARA UMA DAS ESPÉCIES E NEUTRA PARA OUTRA, ISTO É, NÃO APRESENTA VANTAGENS OU DESVANTAGENS

6 - QUANDO EXISTE O COMENSALISMO?

R: QUANDO UMA DAS ESPÉCIES CONSOME OS RESTOS DO ALIMENTO NÃO UTILIZADOS POR OUTRAS

7 - QUANDO ACONTECE O INQUILINISMO?

R: QUANDO UMA DAS ESPÉCIES USA A OUTRA APENAS COMO SUPORTE OU PROTEÇÃO

8 - O QUE SÃO RELAÇÕES DESARMÔNICAS?

R: QUANDO A RELAÇÃO É RUIM PARA PELO MENOS UMA DAS ESPÉCIES

9 - QUAIS EXEMPLOS DE RELAÇÕES DESARMÔNICAS?

R: PREDAÇÃO, PARASITISMO E COMPETIÇÃO

10 - O QUE É PREDAÇÃO E PARASITISMO?

R: QUANDO UMA DAS ESPÉCIES SE BENEFICIA E A OUTRA É PREJUDICADA

11 - QUANDO OCORRE A PREDAÇÃO?

R: QUANDO UM ORGANISMO SE ALIMENTA DO OUTRO

12 - QUAL UM EXEMPLO DE PREDAÇÃO?

R: UMA ARANHA CONSUMINDO UMA MOSCA

13 - QUANDO OCORRE O PARASITISMO?

R: QUANDO UMA ESPÉCIE PARASITA VIVE À CUSTA DE UM ORGANISMO HOSPEDEIRO, OU TIRANDO DELE SEU ALIMENTO

14 - COMO É CHAMADA A RELAÇÃO ENTRE AS PLANTAS E OS ANIMAIS QUE AS CONSOMEM?

R: HERBIVORIA

15 - QUANDO ESSA RELAÇÃO LEVA A PLANTA A MORTE, É CONSIDERADA O QUE?

R: PREDAÇÃO

16 - QUANDO O HERBÍVORO CONSOME PARTE DA PLANTA SEM LEVÁ-LA A MORTE, É CONSIDERADA O QUE?

R: PARASITISMO

17 - O QUE É COMPETIÇÃO?

R: QUANDO DUAS OU MAIS ESPÉCIES VIVEM NO MESMO LOCAL E USAM OS MESMOS RECURSOS

18 - A COMPETIÇÃO É PREJUDICIAL PARA QUEM?

R: PARA UMA OU MAIS DAS ESPÉCIES ENVOLVIDAS

19 - POR QUE A COMPETIÇÃO, SEJA ELA ENTRE INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIES OU DE ESPÉCIES DIFERENTES, É GERALMENTE CONSIDERADA PREJUDICIAL PARA AS DUAS PARTES ENVOLVIDAS NA RELAÇÃO?

R: PORQUE CAUSA O DESAPARECIMENTO DE UMA ESPÉCIES OU DE TODAS AS ESPÉCIES ENVOLVIDAS

20 - QUAL O LADO BOM DA COMPETIÇÃO?

R: PODE SELECIONAR AS ESPÉCIES MAIS APTAS A SOBREVIVER NAQUELE AMBIENTE

21 - BORBOLETAS CONSOMEM ALIMENTOS DIFERENTES AO LONGO DE SEU CICLO DE VIDA. A MAIORIA DAS LAGARTAS ALIMENTA-SE DE FOLHAS, ENQUANTO OS INSETOS ADULTOS CONSOMEM O NÉCTAR DAS FLORES E SÃO IMPORTANTES POLONIZADORES DAS PLANTAS. QUE TIPO DE RALAÇÃO ECOLÓGICA A LAGARTA E A BORBOLETA ESTABELECEM COM AS PANTAS?

R: A LAGARTA ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE PARASITISMO, PORQUE SE ALIMENTA DA PLANTA SEM MATÁ-LA.

A BORBOLETA ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE MUTUALISMO, ONDE HÁ UMA COOPERAÇÃO DAS DUAS

carline
Enviado por carline em 26/11/2014
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