geografia - região sul

1 - POR QUAIS ESTADOS É FORMADA A REGIÃO SUL?

R: PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL

2 - A REGIÃO SUL DO BRASIL FAZ LIMITES TERRITORIAIS COM QUAIS PAÍSES?

R: PARAGUAI, ARGENTINA E URUGUAI

3 - QUAL REGIÃO DO BRASIL POSSUI A MENOR ÁREA TERRITORIAL E A SEGUNDA EM DENSIDADE DEMOGRÁFICA?

R: REGIÃO SUL

4 - ATÉ MEADOS DO SÉCULO XVIII, COMO ERA O POVOAMENTO DA REGIÃO SUL?

R: POUCO E BASTANTE ISOLADO

5 - A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, O QUE CONTRIBUIU PARA O SEU POVOAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO?

R: A VINDA DE IMIGRANTES, PRINCIPALMENTE AÇORIANOS, ITALIANOS, ALEMÃES E POLONESES

6 - COMO É A PAISAGEM DA REGIÃO SUL?

R: BASTANTE VARIADA

7 - ONDE SÃO ENCONTRADAS AS TERRAS ALTAS (DE MAIORES ALTITUDES) DA REGIÃO SUL?

R: NAS PORÇÕES NORTE E NORDESTE DO RS E DAÍ SE ESTENDEM PARA OS ESTADOS DE SC E PR

8 - QUAIS AS SERRAS MAIS IMPORTANTES QUE ESSAS TERRAS FORMAM?

R: SERRA DO MAR E SERRA GERAL

9 - QUAL É UM DOS MUNICÍPIOS MAIS FRIOS DO PAÍS, LOCALIZADO NA SERRA GERAL, NO ESTADO DE SC?

R: SÃO JOAQUIM

1 - ONDE SÃO ENCONTRADAS AS TERRAS BAIXAS?

R: AO LONGO DO LITORAL

2 - O QUE ELAS FORMAM?

R: PLANÍCIES LITORÂNEAS OU COSTEIRAS

3 - NA PORÇÃO CENTRO-SUL DO RS, AS TERRAS BAIXAS FORMAM O QUE?

R: PLANÍCIES FLUVIAIS

4 - É NESSAS TERRAS BAIXAS DO RS QUE SE ENCONTRAM O QUE?

R: OS CAMPOS, ONDE PREDOMINA AS GRAMÍNEAS

5 - COMO É CONHECIDA A ÁREA CAMPESTRE MAIS TÍPICA ENCONTRADA NO SUDOESTE DO RS E QUE SE ESTENDE AO URUGUAI E ARGENTINA?

R: PAMPA OU CAMPANHA GAÚCHA

6 - COMO É O SEU RELEVO?

R: GERALMENTE PLANO, COM PEQUENOS E BAIXOS MORROS

7 - NO SÉCULO XVII, O QUE SE INICIOU NOS CAMPOS?

R: A CRIAÇÃO DE BOVINOS E EQUINOS E OVINOS, APROVEITANDO AS CONDIÇÕES NATURAIS FAVORÁVEIS

8 - QUAIS AS UNIDADES DE REVELO DA REGIÃO SUL?

R: PLANALTOS, DEPRESSÕES E PLANÍCIES

9 - QUAIS AS TRÊS GRANDES LAGOAS COSTEIRAS QUE SURGEM NAS BORDAS LITORÂNEAS DO RS, PARCIALMENTE SEPARADAS DO MAR POR EXTENSOS CORDÕES LITORÂNEOS, AS RESTINGAS?

R: LAGOA DOS PATOS, MIRIM E MANGUEIRA

10 - JÁ QUE O TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO ATRAVESSA A PORÇÃO NORTE DO ESTADO DO PR, A MAIOR PARTE DA REGIÃO SUL LOCALIZA-SE EM QUE ZONA?

R: ZONA TEMPERADA

1 - A REGIÃO ESTÁ SUBMETIDA A UMA AÇÃO MAIS INTENSA DE QUE MASSAS DE AR, VINDAS DO EXTREMO SUL DO CONTINENTE AMERICANO?

R: MASSAS DE AR POLARES

2 - NO OUTONO E NO INVERNO, ATUANDO COM MAIS INTENSIDADE, ESSAS MASSAS FORMAM O QUE?

R: FRENTES FRIAS, QUE PROVOCAM QUEDAS DE TEMPERATURAS E INVERNOS RIGOROSOS NO SUL

3 - QUAL O CLIMA QUE PREDOMINA NA REGIÃO SUL?

R: CLIMA SUBTROPICAL

4 - NA REGIÃO SUL, COMO EM OUTRAS DO BRASIL, OCORREM DESASTRES CAUSADOS PELO QUE?

R: FENÔMENOS CLIMÁTICOS

5 - QUAIS EXEMPLOS DESSES DESASTRES?

R: DESLIZAMENTOS DE TERRAS, VENDAVAIS, TEMPESTADES, GEADAS ETC.

6 - SEGUNDO PESQUISADORES, QUEM SÃO RESPONSÁVEIS POR ESSES DESASTRES?

R: FALTA DE PROTEÇÃO CIVIL E FALTA DE UMA CONSCIÊNCIA PARA PREVENIR O PROBLEMA

7 - COMO SÃO OS RIOS DA REGIÃO SUL?

R: CAUDALOSOS (MUITA ÁGUA) E EXTENSOS QUE CORREM EM ÁREAS DE PLANALTOS

8 - O QUE ESSES RIOS APRESENTAM?

R: QUEDAS D'ÁGUA APROVEITADAS PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

9 - QUAIS EXEMPLOS DESSES RIOS?

R: PARANAPANEMA, PARANÁ, IGUAÇU E URUGUAI

10 - O QUE SE ENCONTRA NO RIO IGUAÇU?

R: AS FAMOSAS CATARATAS DO IGUAÇU

1 - ONDE SE LOCALIZA PARTE DO AQUÍFERO GUARANI, UM DOS MAIORES RESERVATÓRIOS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNDO?

R: REGIÃO SUL

2 - DURANTE TODO O SÉCULO XVI, COMO PORTUGAL VIU ÀS TERRAS QUE HOJE CORRESPONDEM À REGIÃO SUL?

R: DEU POUCA IMPORTÂNCIA PARA ELAS

3 - O POVOAMENTO EUROPEU DO SUL INICIOU-SE NO SÉCULO XVII POR CAUSA DE QUE?

R: DAS MISSÕES JESUÍTICAS E DAS BANDEIRAS

4 - O QUE ACONTECIA NAS MISSÕES?

R: OS JESUÍTAS CATEQUIZAVAM OS INDÍGENAS E PRATICAVAM A AGRICULTURA E PECUÁRIA BOVINA

5 - O QUE AS BANDEIRAS FAZIAM COM AS MISSÕES?

R: INVADIAM PARA PRENDER OS ÍNDIOS E ESCRAVIZÁ-LOS

6 - O QUE AS BANDEIRAS, QUE PARTIAM DE SÃO VICENTE E DA VILA DE SP EM BUSCA DE OURO E ÍNDIOS, ENCONTRARAM NAS ATUAIS CIDADES DE PARANAGUÁ E DE CURITIBA, AMBAS NO PR?

R: OURO

7 - PORÉM, POR FALTA DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS, COMO FOI ESSA EXPLORAÇÃO?

R: DE CURTA DURAÇÃO

8 - POR CAUSA DISSO, O QUE FEZ POPULAÇÃO DESSAS LOCALIDADES?

R: SE DEDICARAM A AGRICULTURA E CRIAÇÃO DE GADO BOVINO PARA ABASTECER A REGIÃO DAS MG

9 - O QUE ACONTECEU COM AS TERRAS QUE HOJE PERTENCEM A SC, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVII, POR PORTUGUESES E LUSO-BRASILEIROS?

R: CONTINUARAM POUCO POVOADAS

10 - O MAIOR POVOAMENTO DO SUL INICIOU-SE QUANDO?

R: COM A CHEGADA DE IMIGRANTES E PAULISTAS

11 - POR QUE OS PAULISTAS FORAM PARA O SUL?

R: A PROCURA DE CARNE E COURO PARA ABASTECER A REGIÃO MINERADORA DE MINAS

1 - ALÉM DA MAIOR OCUPAÇÃO DO LITORAL, O QUE ACONTECEU NO SÉCULO XIX COM A REGIÃO SUL?

R: O POVOAMENTO DO INTERIOR AUMENTOU COM A IMIGRAÇÃO EUROPÉIA, FAZENDO COM QUE OS ÍNDIOS PERDESSEM SUAS TERRAS

2 - QUAIS FORAM AS PROVIDÊNCIAS QUE A COROA PORTUGUESA TOMOU PARA POVOAR MAIS O SUL DA COLÔNIA?

R: ASSINOU UM DECRETO PERMITINDO QUE ESTRANGEIROS SE TORNASSEM PROPRIETÁRIOS DE TERRAS NO BRASIL, PAGOU AS DESPESAS DE TRANSPORTE PARA IMIGRANTES, OFERECEU EMPRÉSTIMOS ETC.

3 - COMO O CLIMA DA PORÇÃO SUL DO BRASIL NÃO ERA ADEQUADO PARA A PRODUÇÃO DE PRODUTOS TROPICAIS, O QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO, DIFERENTE DO OCORRIDO COM A CANA-DE-AÇÚCAR NO NE E A CAFEICULTURA NO SUDESTE?

R: A PEQUENA PROPRIEDADE RURAL

4 - QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FLUXOS MIGRATÓRIOS QUE VIERAM PARA A REGIÃO SUL?

R: PORTUGUESES AÇORIANOS, ALEMÃES, ITALIANOS, POLONESES, UCRANIANOS E JAPONESES

5 - COMO EM TODAS AS DEMAIS REGIÕES DO BRASIL, DO QUE DEPENDE A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NA REGIÃO SUL?

R: DA AÇÃO DO HOMEM SOBRE O MEIO AMBIENTE

6 - NO PROCESSO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DE PRODUÇÃO DE ESPAÇOS, TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO NATURAL EM ESPAÇO GEOGRÁFICO, O QUE TEM CAUSADO AS SOCIEDADES HUMANAS?

R: MUITOS ESTRAGOS NA NATUREZA

7 - QUE ESTRAGOS SERIAM ESSES?

R: GRANDES INTERVENÇÕES NO SOLO, NA VEGETAÇÃO NATIVA, NA ATMOSFERA, NOS CURSOS DE ÁGUA ETC.

8 - ESSAS ATITUDES SÃO RESULTADOS DE QUE?

R: DO DESCONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE PRESERVAR O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO

9 - O QUE É IMPORTANTE PARA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO, JÁ QUE PROTEGE A NASCENTE DOS RIOS, O SOLO DE EROSÃO ETC.?

R: A COBERTURA VEGETAL

10 - DA MESMA FORMA QUE NO NE E NO SUDESTE, O QUE FOI QUE ACONTECEU COM A MATA ATLÂNTICA DA REGIÃO SUL?

R: FOI MUITO DESMATADA COM O POVOAMENTO

11 - POR QUE UMA DAS CAUSAS ATUAIS DO DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO SUL É A SUBSTITUIÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA PELA SILVICULTURA DE PINUS?

R: PORQUE SERVE COMO MATÉRIA-PRIMA NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE

1 - A EXEMPLO DO QUE OCORREU COM A MATA ATLÂNTICA, NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS, O QUE FOI QUE ACONTECEU COM A MATA DE ARAUCÁRIAS OU DOS PINHAIS?

R: FOI MUITO DESMATADA

2 - POR QUE ISSO ACONTECEU?

R: GRANDE PROCURA POR MADEIRA MOLE NO MERCADO INTERNACIONAL

3 - OS 5% QUE SOBROU DESSA MATA FOI TRANSFORMADO EM QUE?

R: EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL SOB OS CUIDADOS DOS ESTADOS E GOVERNO FEDERAL

4 - ESPECIALISTAS MOSTRAM QUE ESSE SISTEMA ESTÁ O QUE?

R: QUASE EXTINTO

5 - NO BRASIL, O QUE SÃO OS FAXINAIS, UM DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROSSILVIPASTORIL,MAIS ORIGINAIS E RECONHECIDOS LEGALMENTE COMO COMUNIDADE TRADICIONAL?

R: A UNIÃO DA LAVOURA, PECUÁRIA E FLORESTA NO MESMO LOCAL, CONTRIBUINDO PARA PRESERVAR A MATA DE ARAUCÁRIA

6 - NA REGIÃO SUL, QUAL FOI O ESTADO QUE PERDEU MAIOR PARTE DE SUA VEGETAÇÃO NATIVA COM A DEVASTAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA E PINHAIS?

R: PR

7 - NO RS PODEMOS IDENTIFICAR A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO QUE?

R: DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO

8 - POR QUE?

R: POLUIÇÃO DO AR, DESPEJO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS, INDUSTRIAIS, DESMATAMENTO, OCUPAÇÃO URBANA EM ÁREAS DE RISCO ETC.

9 - DESDE O SÉCULO XVIII OS SOLOS DA CAMPANHA GAÚCHA VEM SOFRENDO GRANDE DESGASTE POR QUE?

R: CRIAÇÃO DE GADO

10 - A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM SC PODE PROVOCAR O QUE?

R: CHUVAS ÁCIDAS, QUE POSSUEM SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E CORROSIVAS, ALÉM DA EROSÃO DO SOLO, CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS ETC.

1 - ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS, QUAL A REGIÃO QUE POSSUI A MENOR ÁREA TERRITORIAL E O MENOR NÚMERO DE ESTADOS?

R: REGIÃO SUL

2 - QUAL O ESTADO DA REGIÃO SUL É O DE MAIOR ÁREA TERRITORIAL, ABRIGANDO TAMBÉM A MAIOR POPULAÇÃO ABSOLUTA?

R: RS

3 - QUAL É A CAPITAL MAIS POPULOSA DA REGIÃO SUL?

R: CURITIBA

4 - QUAIS AS DUAS METRÓPOLES DA REGIÃO SUL?

R: CURITIBA E PORTO ALEGRE

5 - QUAL O MUNICÍPIO MAIS POPULOSO E MAIS INDUSTRIALIZADO DE SC?

R: JOINVILLE

6 - QUAL A REGIÃO QUE POSSUI A MAIOR EXPECTATIVA DE VIDA E A MENOR TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL?

R: REGIÃO SUL

7 - NO ENTANTO, COMO AS DEMAIS REGIÕES DO BRASIL, O QUE POSSUI A REGIÃO SUL?

R: GRANDES PROBLEMAS SOCIAIS, COMO DESEMPREGO, DESIGUALDADE SOCIAL, VIOLÊNCIA ETC.

8 - DEPOIS DA REGIÃO SUDESTE, QUAL A REGIÃO MAIS INDUSTRIALIZADA E QUE APRESENTA O MAIOR PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO)?

R: REGIÃO SUL

9 - COMO É, EM GERAL, A AGRICULTURA DA REGIÃO SUL?

R: MODERNA

10 - ELA É GRANDE PRODUTORA DE QUE?

R: SOJA, MILHO, AVEIA, ERVA-MATE, UVA, TABACO, CAFÉ, MAÇÃ ETC.

11 - A ATIVIDADE AGRÍCOLA NA REGIÃO SUL SE BASEIA EM QUE?

R: PEQUENAS PROPRIEDADES DE BASE FAMILIAR LIGADAS A AGROINDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

1 - VINDA DO ESTADO DE SP, A CAFEICULTURA AVANÇOU PARA O NE DO PR NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX, TORNANDO O PR O QUE ENTRE O FINAL DOS ANOS 50 E 75?

R: O MAIOR PRODUTOR DE CAFÉ DO BRASIL

2 - MAIS TARDE, POR CAUSA DAS GEADAS, PERDA DA FERTILIDADE DO SOLO E QUEDA DO PREÇO DO CAFÉ, O QUE ACONTECEU COM A CAFEICULTURA?

R: COMEÇOU A SER SUBSTITUÍDA POR OUTROS PRODUTOS

3 - QUAIS EXEMPLOS DESSES PRODUTOS?

R: ALGODÃO, CANA-DE-AÇÚCAR, SOJA E PECUÁRIA

4 - O QUE PROVOCOU ESSA SUBSTITUIÇÃO, JÁ QUE O CAFÉ ERA CULTIVADO E COLHIDO SEM O USO DE MÁQUINAS, MAS A SOJA É UMA CULTURA MECANIZADA?

R: UMA CRISE SOCIAL, CAUSANDO DESEMPREGO E MIGRAÇÃO PARA AS CIDADES

5 - A REGIÃO SUL TEM UMA LONGA TRADIÇÃO EM QUE?

R: PECUÁRIA, COM A CRIAÇÃO DE GADO

6 - A ESTRUTURA FUNDIÁRIA DA REGIÃO SUL FAVORECEU A ADOÇÃO DE FORMAS DE RELAÇÕES ENTRE O CAMPO E A INDÚSTRIA, FAZENDO DA AVICULTURA O QUE?

R: UMA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL

7 - APESAR DA REGIÃO SUL POSSUIR DIVERSOS RECURSOS MINERAIS, QUAL QUE SE DESTACA?

R: CARVÃO MINERAL

8 - QUAIS FORAM OS DOIS FATORES MUITO IMPORTANTES PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO DA REGIÃO SUL?

R: IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA E UMA ECONOMIA VOLTADA PARA ABASTECER O MERCADO REGIONAL

9 - O QUE ACONTECEU, A PARTIR DOS ANOS 60, COM A MAIOR INTEGRAÇÃO RODOVIÁRIA DAS SUB-REGIÕES SUL, E DESTAS COM O SUDESTE E OUTRAS REGIÕES DO BRASIL?

R: AS INDÚSTRIAS DO SUL PASSAM A VENDER SEUS PRODUTOS PARA TODO O PAÍS E EXTERIOR

10 - QUAL A CONSEQUÊNCIA DISSO?

R: A REGIÃO SUL SE TORNOU A SEGUNDA REGIÃO MAIS INDUSTRIALIZADA DO BRASIL

1 - COM O PROCESSO DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL EM ANDAMENTO NO BRASIL, O QUE TEM ACONTECIDO?

R: EMPRESAS DE GRANDE PORTE TÊM SE INSTALADO NA REGIÃO SUL, PRINCIPALMENTE AS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICAS

2 - QUAL FOI O OUTRO MOTIVO QUE IMPULSIONOU O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA REGIÃO SUL?

R: A CRIAÇÃO DO MERCOSUL (MERCADO COMUM DO SUL)

3 - QUAL FOI O OBJETIVO DO MERCOSUL, CRIADO POR REPRESENTANTES DO BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI E URUGUAI?

R: ACABAR COM IMPOSTOS E OUTROS OBSTÁCULOS QUE DIFICULTASSEM AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE ELES

4 - DEVIDO A PROXIMIDADE COM O URUGUAI, ARGENTINA E PARAGUAI, RESULTOU O QUE PARA A REGIÃO SUL A CRIAÇÃO DO MERCOSUL?

R: FOI BENEFICIADA, FACILITANDO O TRANSPORTE DE MERCADORIAS DO SUL PARA OS PAÍSES VIZINHOS, DIMINUINDO OS CUSTOS

carline
Enviado por carline em 25/11/2014
Código do texto: T5048337
Classificação de conteúdo: seguro