história - a colonização inglesa na América do Norte

1 - DURANTE O SÉCULO XVII, O QUE ACONTECEU COM VÁRIOS GRUPOS INGLESES?

R: EMIGRARAM PARA A AMÉRICA DO NORTE

2 - ESSES GRUPOS ERAM COMPOSTOS, EM GRANDE PARTE, POR QUEM?

R: PELOS PURITANOS

3 - QUEM ERAM OS PURITANOS?

R: PROTESTANTES CALVINISTAS PERSEGUIDOS NA INGLATERRA POR SUAS CRENÇAS RELIGIOSAS E IDEIAS CONTRA O ANGLICANISMO

4 - OS PRIMEIROS PURITANOS CHEGARAM EM 1620 E SE FIXARAM ONDE?

R: EM PLYMOUTH, MASSACHUSETTS

5 - OUTROS GRUPOS SE FIXARAM ONDE?

R: EM OUTRAS REGIÕES, TOTALIZANDO 13 COLÔNIAS

6 - SITUADAS NA COSTA LESTE DA AMÉRICA DO NORTE, COMO ERAM ESSAS COLÔNIAS?

R: FORAM CRIADAS EM ÉPOCAS DIFERENTES E ERAM INDEPENDENTES ENTRE SI

7 - AS 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE VIRIAM FUTURAMENTE A FORMAR QUE PAÍS?

R: EUA

8 - AS 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE FORAM FUNDADAS BASEADAS NA IDEIA DE QUE?

R: DO MERCANTILISMO EUROPEU, CONHECIDO COMO PACTO COLONIAL, ONDE A INGLATERRA ERA A METRÓPOLE

9 - COMO ESTAVAM DIVIDIDAS AS 13 COLÔNIAS?

R: COLÔNIAS DO NORTE, DO CENTRO E DO SUL

10 - COMO ERA A COLONIZAÇÃO DO CENTRO E DO NORTE?

R: COLÔNIA DE POVOAMENTO

11 - COMO ERA A COLONIZAÇÃO DO SUL?

R: COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO

1 - POR QUE O CENTRO E O NORTE FORAM COLONIZADOS PELOS INGLESES SOB MODELO DE COLÔNIA DE POVOAMENTO?

R: POR CAUSA DO CLIMA, MUITO PARECIDO COM O CLIMA DA INGLATERRA, FAZENDO COM QUE OS PRODUTOS CULTIVADOS NÃO CONCORRESSEM COM OS PRODUTOS INGLESES

2 - POR CAUSA DISSO, QUE TIPO DE TRABALHO SE DESENVOLVEU NESSAS COLÔNIAS DO NORTE E DO CENTRO?

R: TRABALHO LIVRE COM A PRODUÇÃO VOLTADA PARA O COMÉRCIO INTERNO

3 - O QUE PERMITIU ESSA LIBERDADE ECONÔMICA?

R: RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE MANUFATURAS E DAS ATIVIDADES COMERCIAIS COM OUTROS POVOS, COMO PESCA E SIDERURGIA

4 - POR QUE O SUL FOI COLONIZADO PELOS INGLESES SOB MODELO DE COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO?

R: POR CAUSA DO CLIMA, ERAM CULTIVADOS PRODUTOS QUE NÃO HAVIAM NO MERCADO EUROPEU, EXIGINDO UM CONTROLE MAIOR DOS INGLESES

5 - POR CAUSA DISSO, SE DESENVOLVEU UM SISTEMA DE PRODUÇÃO BASEADO EM QUE?

R: NO TRABALHO ESCRAVO, NA GRANDE PROPRIEDADE E MONOCULTURA, VOLTADA PARA O MERCADO EXTERNO

6 - AS COLÔNIAS DO SUL DEPENDIAM DE QUE?

R: DAS RELAÇÕES ECONÔMICAS COM A METRÓPOLE PARA ONDE EXPORTAVAM SEUS PRODUTOS, COMO ALGODÃO E TABACO

7 - COMO FOI O DESENVOLVIMENTO DAS 13 COLÔNIAS INGLESAS?

R: BASTANTE DIFERENTES ENTRE SI

8 - COM A LIBERDADE ECONÔMICA DAS COLÔNIAS DO NORTE, O QUE FOI POSSÍVEL?

R: UM FORTE MERCADO INTERNO, GERANDO CAPITAL E UM COMÉRCIO EXTERNO QUE SE DESENVOLVEU EM VÁRIAS CIDADES

9 - COMO FICOU CONHECIDO ESSE COMÉRCIO EXTERNO?

R: COMÉRCIO TRIANGULAR, QUE UNIA AS COLÔNIAS INGLESAS, AS ANTILHAS, ÁFRICA E EUROPA

10 - ESSE COMÉRCIO TRIANGULAR FOI RESPONSÁVEL PELO QUE?

R: FORMAÇÃO DE UMA BURGUESIA COLONIAL E PELA ACUMULAÇÃO DE CAPITAL

11 - COMO ERA ESSE COMÉRCIO TRIANGULAR?

R: ERA OBTIDO RUM DAS ANTILHAS QUE DEPOIS ERA TROCADO NA ÁFRICA POR ESCRAVOS QUE ERAM VENDIDOS NAS COLÔNIAS DO SUL

1 - ALÉM DE PORTUGUESES E ESPANHÓIS, QUE MAIS COLONIZOU TERRAS NO NOVO MUNDO?

R: INGLESES, FRANCESES E HOLANDESES

2 - O QUE ELES TROUXERAM PARA O NOVO CONTINENTE?

R: SUA CULTURA, LÍNGUA, COSTUMES RELIGIOSOS, HÁBITOS ALIMENTARES ETC.

3 - ALÉM DOS CONFLITOS RELIGIOSOS, O QUE CAUSAVA GRANDE AGITAÇÃO NA INGLATERRA?

R: AS DIFICULDADES ECONÔMICAS

4 - POR QUE?

R: OS CAMPONESES, POR PERDEREM SUAS TERRAS, FORAM PARA AS CIDADES, ONDE NÃO HAVIA TRABALHO PARA TODOS, AUMENTANDO A POBREZA

5 - POR CAUSA DE FATORES ECONÔMICOS E SOCIAIS, O QUE ACONTECEU EM 1620?

R: MUITOS INGLESES MIGRARAM PARA A AMÉRICA DO NORTE, OS CALVINISTAS E OS CAMPONESES MISERÁVEIS

6 - A FUNDAÇÃO DE PLYMOUTH, ATUAL MASSACHUSETTS, POR ESSAS PESSOAS, MOSTRA O QUE?

R: QUE A COLONIZAÇÃO INGLESA FOI UMA INICIATIVA INDIVIDUAL E PARTICULAR E NÃO DA COROA INGLESA

7 - QUEM ERAM OS PRINCIPAIS INTERESSADOS EM IR PARA A AMÉRICA, ALÉM DOS PURITANOS QUE NÃO ACEITAVAM O ANGLICANISMO?

R: CAMPONESES, SEM RECURSOS PARA PAGAR A VIAGEM

8 - QUAL FOI A SOLUÇÃO ENCONTRADA PARA ISSO?

R: OS COLONOS SE COMPROMETIAM A TRABALHAR GRATUITAMENTE NA AMÉRICA DURANTE ALGUNS ANOS PARA A PESSOA QUE PAGOU A VIAGEM

9 - COMO FICOU CONHECIDO ESSE SISTEMA?

R: SERVIDÃO VOLUNTÁRIA

10 - COMO ERA A SERVIDÃO VOLUNTÁRIA?

R: A PESSOA TRABALHAVA DE 4 A 7 ANOS OU MAIS. QUANDO ESSE TEMPO ACABAVA, O IMIGRANTE RECEBIA TERRAS PARA QUE PUDESSE CULTIVAR E COMEÇAR UMA NOVA VIDA

1 - AO CONTRÁRIO DO QUE OCORRIA NAS COLÔNIAS PORTUGUESES E ESPANHOLAS, O QUE TINHAM AS 13 COLÔNIAS INGLESAS?

R: LIBERDADE POLÍTICA E RELIGIOSA

2 - O QUE ESSA RELATIVA TOLERÂNCIA FACILITOU?

R: A IMIGRAÇÃO DE VÁRIOS GRUPOS RELIGIOSOS, COMO CATÓLICOS E JUDEUS, ALÉM DE PURITANOS

3 - O QUE FORMAVAM AS COLÔNIAS DO NORTE?

R: A CHAMADA NOVA INGLATERRA

4 - O QUE REPRESENTAVA ESSE NOME?

R: O SONHO DOS COLONOS DE RECRIAR NA AMÉRICA O PAÍS DE ONDE TINHAM VINDO

5 - QUEM REPRESENTAVA A MAIORIA DA POPULAÇÃO LOCAL?

R: OS PURITANOS

6 - O QUE OS PURITANOS FIZERAM?

R: ESTABELECERAM REGRAS MORAIS E RELIGIOSAS E CHEGARAM A PERSEGUIR OS NÃO PURITANOS

7 - O QUE OS COLONOS FAZIAM?

R: CRIAVAM ANIMAIS, CAÇAVAM, PESCAVAM E EXTRAÍAM MADEIRA PARA A CONSTRUÇÃO DE BARCOS

8 - POR CAUSA DA AGRICULTURA SER LIMITADA PELO TERRENO ACIDENTADO E PELO CLIMA FRIO, QUE TIPO DE ALIMENTOS PREDOMINAVAM?

R: ALIMENTOS PARA A SUBSISTÊNCIA, CULTIVADOS PELA PRÓPRIA FAMÍLIA OU POR SERVOS TEMPORÁRIOS

9 - COMO ERAM AS COLÔNIAS DO CENTRO?

R: ECONOMICAMENTE ERAM MUITO PARECIDAS COM A NOVA INGLATERRA (DO NORTE)

10 - POR QUE AS DIFERENÇAS CULTURAIS E RELIGIOSAS, NAS COLÔNIAS DO CENTRO, ERAM GRANDES?

R: PELA PRESENÇA DE OUTROS POVOS NA REGIÃO, COMO HOLANDESES, SUECOS E ALEMÃES

11 - A MAIOR DIVERSIDADE ÉTNICA NESSAS COLÔNIAS CONTRIBUIU PARA FORMAR O QUE?

R: UMA ATITUDE DE TOLERÂNCIA CULTURAL E RELIGIOSA, QUE NÃO EXISTIU NEM NO NORTE E NEM NO SUL

1 - NAS COLÔNIAS DO SUL, HAVIA GRANDE PRESENÇA DE QUE?

R: CATÓLICOS

2 - AS COLÔNIAS DO SUL FORMAVAM QUE TIPO DE SOCIEDADE?

R: ESCRAVISTA MUITO DESIGUAL

3 - O QUE ACONTECIA COM OS NEGROS E SEUS DESCENDENTES?

R: ERAM MUITO DISCRIMINADOS

4 - EM QUE SE BASEAVA A ECONOMIA NAS COLÔNIAS DO SUL?

R: NA AGRICULTURA MONOCULTORA, CULTIVADA EM GRANDES PROPRIEDADES, USANDO MÃO DE OBRA ESCRAVA

5 - COMO ESSE SISTEMA É CHAMADO?

R: PLANTATION

6 - O QUE ERAM CULTIVADOS NAS GRANDES FAZENDAS DO SUL?

R: ALGODÃO, ARROZ, TABACO ETC.

7 - QUEM ESSES PRODUTOS ABASTECIAM?

R: PRINCIPALMENTE A INGLATERRA E ERAM NEGOCIADOS PELAS COMPANHIAS DE COMÉRCIO INGLESAS

8 - PORÉM, AO CONTRÁRIO DO QUE OCORRIA NA AMÉRICA IBÉRICA, O QUE ACONTECIA COM ESSAS COMPANHIAS?

R: TINHAM MAIS LIBERDADE NA COMERCIALIZAÇÃO DAS MERCADORIAS, NÃO SE LIMITANDO APENAS À METRÓPOLE

9 - ESSA LIBERDADE PERMITIU O SURGIMENTO DE QUE?

R: RELAÇÕES COMERCIAIS DIFERENTES QUE INCLUÍAM O CHAMADO COMÉRCIO TRIANGULAR

10 - O CHAMADO COMÉRCIO TRIANGULAR ENVOLVIA QUEM?

R: AS 13 COLÔNIAS, ANTILHAS (CARIBE) E A ÁFRICA, GERANDO GRANDES LUCROS

11 - ESSE COMÉRCIO ERA FACILITADO PELO QUE?

R: PELA LIBERDADE QUE A INGLATERRA DAVA ÀS SUAS COLÔNIAS E PELA INDEPENDÊNCIA QUE TINHAM ENTRE SI

1 - O QUE AS 13 COLÔNIAS TINHAM DE COMUM ENTRE SI?

R: POSSUÍAM MUITA LIBERDADE EM RELAÇÃO A METRÓPOLE E ERAM INDEPENDENTES ENTRE SI

2 - O QUE POSSUÍA CADA COLÔNIA?

R: SEU PRÓPRIO GOVERNANTE, QUE ERA DIRETAMENTE SUBORDINADO Á COROA INGLESA

3 - ESSA AUTONOMIA POLÍTICA DAS 13 COLÔNIAS FOI MANTIDA APÓS O QUE?

R: A INDEPENDÊNCIA E AINDA HOJE É UMA DAS BASES DO MODELO POLÍTICO NACIONAL DOS EUA

4 - SENDO UMA DAS BASES DA REFORMA PROTESTANTE NA EUROPA A DEFESA DA LIVRE INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS BÍBLICOS, TENDO OS FIÉIS QUE SEREM ALFABETIZADOS, O QUE O PREDOMÍNIO DE PROTESTANTES NA COLONIZAÇÃO INGLESA DA AMÉRICA DO NORTE, COLABOROU?

R: PARA A TOMADA DE MEDIDAS IMPORTANTES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

5 - EM 1642, UMA LEI DA COLÔNIA DE MASSACHUSETTS, EXIGIA O QUE?

R: QUE OS PAIS GARANTISSEM O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DE SEUS FILHOS PARA QUE ELES APRENDESSEM A DOUTRINA PROTESTANTE E AS LEIS LOCAIS

6 - A NECESSIDADE DE FORMAR PESSOAS PARA AS FUNÇÕES RELIGIOSAS E ADMINISTRATIVAS DAS 13 COLÔNIAS, LEVOU OS GOVERNOS A DAR ATENÇÃO TAMBÉM A QUE?

R: AO ENSINO SUPERIOR

7 - ATÉ 1764, FORAM CRIADAS O QUE NAS COLÔNIAS INGLESAS DA AMÉRICA DO NORTE?

R: SETE UNIVERSIDADES

8 - A PREOCUPAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FEZ DAS COLÔNIAS INGLESAS DA AMÉRICA DO NORTE O QUE?

R: A REGIÃO COM O MENOR ÍNDICE DE ANALFABETISMO DO NOVO MUNDO

1 - A FRANÇA TAMBÉM APROVEITOU AS TERRAS AMERICANAS PARA OBTER O QUE?

R: RECURSOS E FORTALECER SUA ECONOMIA

2 - O QUE ATRASOU A PARTICIPAÇÃO DA FRANÇA NA CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA?

R: O ENVOLVIMENTO DO PAÍS EM CONFLITOS EUROPEUS

3 - A FRANÇA SÓ INTENSIFICOU SUA ATUAÇÃO NO NOVO MUNDO QUANDO?

R: NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVI

4 - ANTES DESSE PERÍODO O QUE ACONTECIA?

R: APENAS AVENTUREIROS FRANCESES, QUE NEM SEMPRE TINHAM O APOIO DA COROA, SE INTERESSARAM PELA AMÉRICA

5 - O QUE ACONTECEU COM OS FRANCESES NAS SUAS TENTATIVAS DE INVASÃO AO BRASIL?

R: FORAM EXPULSOS PELOS PORTUGUESES

6 - QUAIS FORAM AS COLÔNIAS FUNDADAS PELOS FRANCESES NA AMÉRICA DO SUL?

R: SÃO LUÍS E GUIANA

7 - COMO ESSAS COLÔNIAS FICARAM CONHECIDAS?

R: FRANÇA EQUINOCIONAL

8 - A COLONIZAÇÃO FRANCESA FOI MAIS BEM SUCEDIDA ONDE?

R: NO CARIBE

9 - A FRANÇA FUNDOU QUE COLÔNIA LÁ?

R: SÃO DOMINGOS, ATUAL HAITI

10 - AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS POSSIBILITARAM O CULTIVO DE QUE?

R: CANA-DE-AÇÚCAR E CAFÉ

11 - INICIALMENTE, QUAL ERA A MÃO DE OBRA UTILIZADA?

R: FRANCESES MUITO POBRES QUE VINHAM TRABALHAR NA AMÉRICA NO REGIME DE SERVIDÃO BRANCA, GANHANDO EM TROCA A PASSAGEM E TRABALHANDO DURANTE 3 ANOS NA COLÔNIA

1 - QUANDO É QUE O CULTIVO DE ARTIGOS TROPICAIS NA ILHA PROSPEROU?

R: QUANDO A EXPLORAÇÃO DAS COLÔNIAS PASSOU DIRETAMENTE PARA A COROA FRANCESA, QUE NOMEOU UM GOVERNADOR PARA ADMINISTRAR A REGIÃO

2 - A PARTIR DESSE MOMENTO, QUE TIPO DE MÃO DE OBRA FOI USADA?

R: ESCRAVOS AFRICANOS

3 - AVANÇANDO PARA O SUL, O QUE OS FRANCESES OCUPARAM?

R: MARTINICA E GUADALUPE, TAMBÉM USANDO MÃO DE OBRA ESCRAVA

4 - QUEM FAZ PARTE DA AMÉRICA FRANCESA ATUAL?

R: AS GUIANAS FRANCESAS E AS ILHAS DE GUADALUPE E MARTINICA, QUE USAM A MESMA MOEDA DA FRANÇA, O EURO

5 - NA AMÉRICA DO NORTE, O QUE A FRANÇA FUNDOU?

R: QUEBEC, QUE HOJE PERTENCE A CANADÁ

6 - POR CAUSA DO CLIMA FRIO DO CANADÁ, QUE IMPEDIA A PRODUÇÃO DE GÊNEROS TROPICAIS, O QUE A COROA FRANCESA FEZ?

R: NÃO SE INTERESSOU EM INVESTIR NA REGIÃO

7 - A COLÔNIA ACABOU FICANDO NAS MÃOS DE QUEM?

R: COMPANHAS DE COMÉRCIO PRIVADAS E AVENTUREIROS

8 - ELES EXPLORAVAM O QUE?

R: PESCA, CAÇA E EXTRAÇÃO DE MADEIRA

9 - AMPLIANDO SEUS DOMÍNIOS NA AMÉRICA DO NORTE, NO INÍCIO DO SÉCULO XVIII, OS FRANCESES CHEGARAM AO VALE DO RIO MISSISSIPI, FUNDANDO O QUE?

R: A LOUISIANA E O POVOADO DE NOVA ORLEANS, EM TERRITÓRIO DOS ATUAIS EUA

10 - COMO FICOU CONHECIDA ESSA COLÔNIA?

R: NOVA FRANÇA

11 - O QUE ACONTECEU COM A FRANÇA NA AMÉRICA DO NORTE?

R: DEPOIS DE DISPUTAS, PERDEU AS TERRAS PARA A INGLATERRA E ESPANHA

1 - COMO NASCEU A COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS?

R: UM GRUPO DE HOLANDESES RECEBEU AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO PARA FORMAR UMA NOVA COMPANHIA DE COMÉRCIO

2 - QUAL O OBJETIVO DESSA MEDIDA?

R: CONQUISTAR TERRAS NA AMÉRICA E EXPLORAR O COMÉRCIO DOS DOIS LADOS DO OCEANO ATLÂNTICO

3 - FOI COM RECURSOS DAS COMPANHIAS DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS QUE UM PEQUENO GRUPO FUNDOU O QUE NA AMÉRICA DO NORTE?

R:A COLÔNIA NOVA AMSTERDÃ

4 - O QUE OS HOLANDESES EXPLORAVAM LÁ, MESMO DEPOIS DE CONQUISTADA PELA INGLATERRA, RECEBENDO O NOME DE NOVA YORK?

R: PELES COMPRADAS DOS ÍNDIOS

5 - O QUE ACONTECEU COM OS HOLANDESES NA AMÉRICA PORTUGUESA?

R: FORAM EXPULSOS EM TODAS AS TENTATIVAS DE INVASÃO

6 - DEPOIS DE EXPULSOS, O QUE OS HOLANDESES RESOLVERAM FAZER?

R: AMPLIARAM SEUS INVESTIMENTOS NA PRODUÇÃO AÇUCAREIRA DE SUAS COLÔNIAS NO CARIBE, QUE FORMAVAM AS ANTILHAS HOLANDESAS

7 - O CLIMA ADEQUADO PARA O CULTIVO DE CANA, A FACILIDADE DE OBTER MÃO DE OBRA ESCRAVA AFRICANA E A POSIÇÃO GEOGRÁFICA DAS ILHAS, PERMITIRAM O QUE?

R: QUE A REGIÃO SE TRANSFORMASSE NO MAIOR CENTRO AÇUCAREIRO DO MUNDO COLONIAL

8 - COM ISSO, O QUE ACONTECEU COM O AÇÚCAR CARIBENHO EM POUCO TEMPO?

R: ENTROU NO MERCADO EUROPEU, BAIXANDO O PREÇO E O CONSUMO DO AÇÚCAR PRODUZIDO NO BRASIL

carline
Enviado por carline em 19/11/2014
Código do texto: T5041306
Classificação de conteúdo: seguro