ENTREVISTA COM A PROFESSORA ALCIDÉCIA

Leiam a seguir a entrevista com a Professora de Língua Portuguesa Alcidécia , a idealizadora e executora do projeto, de teatro, com a Peça "O Mal Entendido".

J.KL - Professora Alcidécia, como surgiu esse projeto do teatro e a ideia de trabalhar o tema" Onomatopeia"?

Alcidécia - Surgiu com um pedido dos alunos em trabalhar teatro, assistimos alguns filmes e chegamos na ideia inicial de um cenário como se fosse uma sala de aula, e só depois pensamos no tema "onomatopeia".

J.KL - A produção do texto inicialmente seria apenas para mostrar o significado da onomatopeia ou já foi produzido de maneira que, em poucos minutos pudesse passar essa gama de assuntos diversos ou isso foi surgindo de acordo com as tempestades de ideias?

Alcidécia- Primeiro pensamos em trabalhar apenas os sons para representar a onomatopeia, mas em seguida foram surgindo várias ideias que foram somando e dando forma ao projeto.

J.KL - Você, com os seus pares de trabalho já dimensionaram tudo dentro da produção do texto ou, no decorrer do tempo, foram agregando ideias novas e adaptações ou já foi na base do produziu e apresentou e pronto.

Alcidécia - Com certeza, o projeto foi empolgando a todos os envolvidos que acrescentavam mudanças no conteúdo e no formato da peça (texto e estrutura).

J.KL - Quais foram os critérios de escolhas dos alunos?

Alcidécia - Priorizamos dois alunos de outras experiências anteriores, e com ajuda deles montamos o elenco, e mesmo com algumas desistências no decorrer dos ensaios, eles próprios convidavam outros colegas para que o projeto não parasse, e só assim conseguimos tanto êxito.

J.KL - Como foi trabalhar com os alunos e trabalhar os alunos com a ideia e dentro da ideia fazendo com que eles captassem o que de fato o tema teria que transmitir?

Alcidécia - Acredito que foi o incentivo dos professores de várias áreas, apoiando, dando opiniões, contribuindo para a realização dos ensaios e efetiva concretização da peça. Todos os educandos compreenderam o conteúdo trabalhado e conseguiram transmitir de forma bem natural na exposição ao público.

J.KL - Os objetivos foram alcançados? Surgirão novos projetos em decorrência do sucesso deste apresentado hoje, dia 28/08/2014. Existe a possibilidade de novos projetos envolvendo assuntos pedagógicos em forma de teatro e intercâmbio entre escolas envolvendo mais crianças?

Alcidécia - Estamos felizes e realizados com o projeto, pois despertamos em nossos educandos novas possibilidades de aprendizado. Pretendemos continuar o projeto, com novas apresentações em nosso espaço escolar e em outras unidades escolares.