REPORTAGEM EUROPÉIA SOBRE O FILME DE DUDU FAGUNDES, O MAESTRO DAS RUAS, UM MERGULHO NA ALMA BRASILEIRA

O MAESTRO DAS RUAS, UM MERGULHO NA ALMA BRASILEIRA

Reportagem de Paulo Ennes da Paulo Enes da Silveira

“Isto não é um filme, é um Milagre”, assim comentava Marta Martiniano, do Jornal Hardmusic, sobre o filme-documentário “O Maestro das Ruas, um mergulho na Alma Brasileira” que se apresentou no FESTin, em Maio, no Cinema São Jorge, em Lisboa. O filme, de setenta minutos, apresenta músicos da rua com imensos talentos que não tiveram a oportunidade de dar a conhecer a sua criatividade, neste mundo de informação, onde quem não está visível, não “existe”. Diria que este filme é um grito de chamada para olharmos a imensa riqueza da Alma Brasileira, aqui expressa pela música. Carlos Eduardo Fagundes, de nome artístico Dudu Fagundes, músico, compositor e cineasta, realizou com mestria este maravilhoso documentário, onde ele próprio entrevista artistas da rua, recolhe testemunhos de grandes músicos sobre esta realidade, como Ivan Lins, e nos apresenta um espectáculo com esses músicos da rua, onde nos leva a mergulhar pela história do Samba.

Fiquei, impacientemente, aguardando os nomes de todos os músicos que participaram neste filme, que só agora chegaram pela mão de Sílvio Carvalho, outro incrível músico e compositor, pois justa é esta homenagem de terem sido actores-músicos neste “O Maestro das Ruas, um mergulho na Alma Brasileira”: SILVIO CARVALHO, SÃO BETO, BENÉ SANTOS, CRISTINA ELEDÁ, TATÃO, MARCOS FERNANDES, RITA RIBEIRO, ISMAEL CAMILO, NONÔ DO JACARÉ, ARI DO CAVACO, ROCHA DO BANJO, TUNINHO GENTIL, CARLINHO DA LAUVITOR, AGÊ, ROBERTO ANANIAS, JORGE SILVA, JAPONÊS DO SAMBA, WALTER SERENO, ILCA SOARES, LUIZ ROQUE, EDSON PEQUENO, ADILSON CHORÃO, J.MELO, LINDA PAZ, MC GRINGO, NILO GALO, JOEL, SUELI SUCESSO, BARBA AZUL, NANATO DO PANDEIRO. Para ver e rever!

- Fico à espera, irmão meu, Dudu Fagundes. A partir de agora, quero ver mostrar-te ao mundo, o imenso artista-músico que és, músico sensível e talentoso que já ajudaste mais de sessenta mil outros músicos a trilhar caminhos, através do teu projecto – O Maestro da Rua – mas que pela tua modéstia e sentidos de partilha e dádiva, tens esquecido outra missão importante: revelar ao mundo os dons que Deus te deu, como músico criativo e construtivo, através de projectos musicais, de CDs, de aparições em público, de imagens no Youtube,... e ficares mais perto do nosso coração, com a tua mensagem de fraternidade! Paulo Enes da Silveira, Lisboa.

Dudu Fagundes O Maestro Das Ruas
Enviado por Dudu Fagundes O Maestro Das Ruas em 27/02/2014
Código do texto: T4708444
Classificação de conteúdo: seguro