MATÉRIA DA REVISTA EUROPÉIA "EFE" COM DUDU FAGUNDES, O MAESTRO DAS RUAS.

MATÉRIA DA REVISTA EUROPÉIA "EFE"

Documentário revela talento musical das ruas do Rio de Janeiro

Lisboa.

Os talentosos e invisíveis artistas de rua do Rio de Janeiro estão retratados em "O Maestro das Ruas, Um Mergulho na Alma Brasileira", um documentário apresentado em Lisboa que reivindica o espírito "guerreiro" do povo brasileiro. Seu diretor, Dudu Fagundes, capta em 70 minutos as composições originais de mais de 150 músicos que exibem seu talento numa calçada em frente à Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Lapa, onde fundem estilos como samba e forró com ritmos estrangeiros. É um registro histórico de artistas desconhecidos que formam a cultura brasileira e que de outra forma não seriam conhecidos, cuja obra foi exibida na seção musical do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin).

O filme também é uma introspecção na própria alma do Brasil, que se revela como "guerreira" e "indômita", opinou o diretor, que também é músico. "Não adianta nada chegar ao mais alto nível da economia mundial se não se valoriza os artistas do povo, os invisíveis", declarou Dudu Fagundes, que, no meio de dificuldades financeiras, decidiu nos anos 1990 escrever as partituras de centenas de artistas de rua e em seguida estudar cinema para levar o projeto à grande tela.

Dudu Fagundes O Maestro Das Ruas
Enviado por Dudu Fagundes O Maestro Das Ruas em 26/02/2014
Código do texto: T4707725
Classificação de conteúdo: seguro