PORQUE FAZER DE CONTA QUE “SOU”!

Dr. Márcio: Estou me sentindo muito esquisita, pois não tenho mais paciência para escutar baboseiras de vizinhos e “amigas”, que querem exibir-se falando maravilhas dos filhos, marido e parentes, que acho, nem uma pessoa com posição alta faz.

Porque isto acontece? Tem solução? Dejanira.

Dejanira: A maior parte das pessoas que não se sentem felizes, realizadas, tem este comportamento, pois nem sabem o que são, onde estão, ou para onde vão, exceto para o “mexerico exaltado”. Trata-se de uma falsidade, onde elas creem que convencem os outros, e voltam para dentro de casa, rezando para que acreditem no seu “sucesso”.

Uma amiga do consultório me fez uma colocação. Ela telefonou-me para dizer que tinha medo de que a coluna “Pergunte ao Doutor!” pudesse fazer com que as pessoas fossem procurar outro médico, pois temiam ser despidas de sua “grandeza”.

Leio tudo que posso sobre um gigante chamado JESUS, onde não importa o credo de quem está lendo, todos concordarão que o que ele falou, e aqui coloco fora os exageros de certos pregadores, que dizem que se as pessoas ouvirem o que Jesus fala e pagarem altos dízimos, elas tem seu lugar seguro no céu. Muitas ganham dinheiro para falar no nome Dele e se curam de seus desconfortos. Digo isto, por ver clientes me afirmando que além de saírem na TV, levam um dinheirinho que lhes garante uma (01) cesta “bas”.

Não as critico, pergunto-lhes se a experiência lhe trouxe glória. Respondem com afirmativas tão gloriosas, que creio que se pudessem, trocariam seu nome para “Glória TV”.

Sei que nada sei e quero morrer crendo nisto, pois se um dia eu me sentir um “glorioso mentiroso” produzi o maior crime já cometido, parei no espaço e nem servirei para uma viagem espacial sem volta.

O principal erro das pessoas que precisam conhecer-se, mas temem ser rebaixadas é exatamente a falsidade de idéias.

Desde há muito tempo, aprendi que não posso julgar ninguém, pelas suas crenças. Devo isto sim, perguntar-lhes pela sua felicidade e percebo quando querem enrolar, ou quando se sentem felizes.

Psiquiatras jamais devem ter uma regra de conduta para seus clientes. Deve, isto sim, sentir o tanto que suas crenças sociais e de fé as fazem felizes.

Conheço pessoas que quero bem, mas percebo que elas adoram jogar a responsabilidade da educação dos filhos em outras causas, que não o seu despreparo para educar.

Isto que afirmo, nada tem a ver com os transtornos psiquiátricos que as pessoas identificam em si e buscam ajuda, seja medicamentosa, se o problema exigir, ou simplesmente uma terapia cognitivo-comportamental, onde o psiquiatra faz perguntas, que levam as pessoas a analisar e modificar seu esquema de vida que veem anormal. Tudo dentro da realidade do auto-analizante.

Sinto muito preconceito em relação ao tratamento psiquiátrico, pois as pessoas confundem que para encontrar-se e viver bem, poderão ser julgadas portadoras de quadros psicóticos que deformam a mente, trazem alucinações (modificações nos sentidos e na interpretação de fatos). Isto quando ocorre se deve ao fato por ser defeituoso na produção de certas substâncias químicas, por mau funcionamento de áreas cerebrais, ou por quadros graves de depressão e agitação.

Os governantes deviam ter antes da demagogia, desvio de condutas e outras barbaridades que sabemos ter buscarem uma boa formação psicológica, se fizessem como penso, tendo até certificados de orientação psíquica, após preparação por especialistas da área, de preferência honestos também.

Empresa bem dirigida contrata Consultores de Relações Humanas, onde a convivência trabalhista passa a ser muito gratificante.

As Empresas devem ser consideradas uma extensão familiar, o que de fato, toda Empresa deveria ser; afinal o funcionário passa quase um terço da sua vida dando seu corpo, alma e inteligência para que a firma possa crescer e ele curtir como um dos responsáveis pelo crescimento.

Sempre que admitimos ter coragem para achar soluções para a nossa vida profissional e familiar, não nos apavora as investidas que temos que fazer, pouco importando se podemos achar nas redes sociais as respostas.

Quando ingressei em algumas destas redes, usei-as para duas coisas importantes: comunicar-me com parentes e amigos sobre coisas úteis a nós todos e não o prato de comida que fotografei no restaurante chique, ou falar patacoadas; também às usei para dividir com meus amigos coisas úteis que me ensinaram, que eu descobri, ou que eu precisava da ajuda de algum dos meus amigos, que pudesse me ajudar.

Costumo receber cerca de vinte comunicações por e-mails, muitas delas contendo vírus, mas uma grande parte serve para mostrar-me como o mundo está andando, seja com o caminhar sábio ou questionante, ou como dirigentes de grandes potências usam de safadagens e gazes tóxicos, para manterem-se no poder e até poder andar de aviões pagos pelo poder público ou para comprarem carros e motos fantásticas.

Pobre daqueles que vivem se enganando, mesmo tendo consciência de suas dúvidas.

Por vezes fico me perguntando como as Nações Mundiais, fazem tanta bagunça na sua Organização? Como coisas tão óbvias são discutidas, até com ameaças de uma guerra mundial, por dirigentes de Skates? Para onde está indo o bom senso?

Respostas como estas consigo responder e vejo muitas pessoas terem a mesma lucidez.

Vejo políticos maquiados, com cabelos maravilhosos lançando-se à eleição de Presidente da Nossa República, indivíduos que nada sabem a não ser cuspir asneiras, que já enfrentamos e passamos mal.

A resposta parece tendenciosa, mas garanto que é perfeita: Falta-lhes um olhar para dentro, perceberem como foram safados, como enriqueceram e não conseguem olhar o seu eu, sua forma de viver, seu futuro, por mais rico que possa ser de nada lhes adiantará, quando tiverem diante de seus últimos instantes. Será que tem a coragem de admitir que uma boa análise de seu “reinado”, nada mais foi, que uma bela “caca”?

Não mudei de assunto, nem procurei conduzir clientes para tratamento de análise do seu comportamento. Estou tentando fazer com que os que me leiam, se perguntem: “Olá, tudo está bem?”

Preconceito: segundo o dicionário Aurélio, trata-se de suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões, etc.

Desafio que alguém prove que isto está errado.

Aproveitem esta dica que recebi, faz anos: “Você nada sabe e deve ser humilde para admiti-lo e buscar se enxergar, física e mentalmente, do mesmo modo que faz, ao ajudar um amigo que traz sua dúvida e o ajuda, lançando questões, aprofundando seu pensamento, até ver a saída da dificuldade em que ele adentrou”.

Pense nisto: “Se temos capacidade de ajudar aos outros, porque não nos ajudarmos, nós que devemos nos ver como o nosso melhor amigo”.

Acordou? Ótimo!

Sinto-me capaz de admitir que consigo se buscar achar minhas respostas. Mesmo demorando, ou tendo que corrigir-me de vários erros cometidos durante a busca.

O fim compensa!

_____________________________

Dr. Márcio Funghi de Salles Barbosa

fale@drmarcioconsigo.com

www.recantodasletras.com.br/autores/drmarciofunghi