ENTREVISTA COM TÉLIO : POETA DO RECANTO DAS LETRAS


                                                                      I MOMENTO

 

ENTREVISTA CUJO OBJETIVO, CONHECER O AUTOR DE TÃO EXCITANTES TEXTOS, CONHECÊ-LO ALÉM DOS SEUS ESCRITOS MAIS PICANTES.

 

 

LEAH RIBEIRO PINHEIRO:

__ Acerca do trabalho, qual a sua concepção?

TÉLIO:

__  O trabalho gratifica o homem, principalmente quando o emprego condiz    com  a   vontade  de exercê-lo

 

LEAH RIBEIRO PINHEIRO:

__Aliada a esta vontade, tem a possibilidade de realizar sonhos , atingir   objetivos na vida , além de que, o trabalho ensina a prática da  convivência,  da tolerância frente as  diferenças, ensina a exercer  a solidariedade. Trabalhando, seja homem ou mulher, conquista o  próprio espaço, promove realização profissional  e eleva  a    auto – estima.

LEAH RIBEIRO PINHEIRO

__ O que representa a esperança na tua vida?

TÉLIO:

__ A Esperança traz o futuro ao presente . Já o desespero, leva o presente ao passado e ao futuro.

LEAH RIBEIRO PINHEIRO:

__ Bela construção, de fato, podemos atrapalhar toda uma vida , se não agirmos com a calma da esperança, buscando organizar as nossas ideias, nossos projetos de vida.

 Num projeto de vida, traçamos metas, objetivos, e aos poucos vamos realizando nossos sonhos.

 

LEAH RIBEIRO PINHEIRO

__ A palavra orgulho tem qual significado para você?

 

TÉLIO:

__ Orgulho por ter feito algo de útil para alguém é positivo, sempre. A humildade é uma qualidade que admiro muito
 

LEAH RIBEIRO PINHEIRO:

__ A Educação escolarizada é um tema que te inquieta?

TÉLIO:

__ Educação é um bem necessário e a escolarização gratuita deveria ser obrigação de nossos governantes.

LEAH RIBEIRO PINHEIRO:

__  A educação como o próprio nome elucida é uma ação, e não existe ação que tenha relação com a sociedade que seja individual, então se faz necessário que todos(as) busquem se empenhar neste processo de educar, um vizinho educa o outro, uma rua educa um bairro, um bairro educa uma cidade e esta um país, ( parafraseando um ditado popular africano)

Com relação a educação escolarizada pública, uma  verba – o  FUNDEB – “garante” que as políticas públicas destine para seus estudantes qualidade educacional, mas esta termina caindo nos meros dados estatísticos, que apontam sucesso ou fracasso, quando na verdade, a educação é tão subjetiva quanto os nossos sentimentos, não existe como mensurar, quantidades não determinam qualidade.

 

                     II MOMENTO





LEAH RIBEIRO:

Seguindo com a nossa entrevista, caríssimo poeta, qual a sua impressão sobre a mulher?


TÉLIO:

Mulher é o que de melhor  um homem pode ter, quando, de fato, a  possui.


LEAH RIBEIRO:
 

A mulher é uma fonte inesgotável em si mesma, o homem que tem ao seu lado uma mulher meiga, única, livre, honesta, esperançosa, risonha, enfim, com as qualidades que melhor possa fazer parte do universo feminino, deve regar , relacionar ao cuidado que se deve ter com  uma roseira num jardim florido, de forma que esta, a sua mulher, seja a mais bela, a mais feliz, a mais encantada e perfumada.

LEAH RIBEIRO:
E o homem poeta? O que pensa deste ser em si mesmo?


TÉLIO:

Homem é o anexo de uma mulher, principalmente quando a ama, de fato.

 
LEAH RIBEIRO:

Forte colocação poeta, pois quando existe esta ligação entre um homem e uma mulher, ambos se tornaram uma só carne, e vão trilhar uma vida a dois, com os mesmos objetivos , porém com a mesma luta e caminhada .O que vai sustentar esta relação é o amor...

LEAH RIBEIRO:

E por falar em amor, que tal expor sua opinião em relação  ao amor  o ódio e o rancor?

TÉLIO :
Amor é o mais nobre dos sentimentos.... 
Enquanto o  ódio não deveria estar presente em nossas vidas , mas normalmente, não conseguimos evitar que o tenhamos dentro do peito, infelizmente.
Assim, surge o rancor , um sentimento pobre , devemos lutar pela tolerância , esta se faz necessária para que possamos viver em paz.


Leah Ribeiro:

Sábias palavras Télio, então que o nosso exercício diário seja a tolerância e o amor.


Leah Ribeiro:

Observando o ser humano em suas nuances mundo a fora, muitos cometem absurdos, que demonstram um caráter não confiável. O que tem a me dizer pertinente a esta qualidade ?

TÉLIO:


Que o Caráter é um bem inafiançável. ...Um ser sem caráter pratica Crueldade , e este é um sentimento pobre também  e totalmente desnecessário. A luta deveria girar em torno da Igualdade , esta sim , deveria existir em nossa vida, especialmente no campo da justiça, mas não é o que acontece. Perante Deus, somos todos iguais e irmãos. Devemos nos manter unidos , amigos, visto que a Amizade é um sentimento que deve ser ofertado de graça, sem pensar em retorno.
Quando numa amizade existe a Falsidade , algo que nunca admiti em minha vida, é muito triste.  Não tolero pessoas falsas.


ENFIM, AMIGO POETA, CHEGAMOS AO FIM DESTA ENTREVISTA, ESPERO QUE TENHA GOSTADO E QUE POSSAMOS CELAR A NOSSA AMIZADE PARA SEMPRE.