O MACHISMO IMPEDE A BUSCA À MEDICINA, PRINCIPALMENTE À PSIQUIATRIA.

Dr. Marcio: Sou casada, tenho um esposo que já sofreu duas cirurgias cardíacas e o cardiologista pede sua visita temporariamente, mas ele foge, dizendo que “O futuro a Deus pertence”, ou “Não sou covarde!”.

Vejo isto como uma covardia sim e brigamos por isto, apesar de eu já ter feito de tudo, carinhosamente, para que ele buscasse revisões.

Porque os homens fazem isto? Eu vi na televisão estes dias que o índice de consultas preventivas dos homens é muito baixo. Pode explicar isto? – LOURDES A.

Lourdes: Além de psiquiatra, tornei-me especialista em Consultoria de Relações Humanas nas Empresas começando a me especializar ouvindo os comentários de empresários que frequentavam meu consultório e apresentavam problemas que me levaram a pensar, estudar e a criar muitas idéias úteis às empresas. Tenho trabalhos inéditos no mundo sobre o assunto, mas estes empresários nunca se abriam como sendo incompetentes, mas colocando dúvidas de seus funcionários de difícil compreensão, quando em verdade, quem não as compreendia eram os patrões.

Estes gestos irracionais, como o que você coloca sobre seu esposo, se deve a uma falha machista, que esconde um medo muito grande dos pais, temendo que o filho cresça, sem ser “macho”.

Para eles, homem que é homem, não tem “frescuras”.

Para que você tenha uma idéia, em meu consultório tenho apenas 11% de homens e a maioria fazem tratamento por imposição das suas esposas.

Como já tenho falado, os pais exigem muitas regras machistas dos filhos, chegando a criticá-los, quando fazem alguma pergunta sobre algo que não sabem; recebendo respostas com uma ponta de hostilidade nas respostas, como a reforçar que “homens não tem dúvidas imbecís”, o que não é verdade, pois lhe garanto que eles só sabem ganhar o sustento da casa, o que pelo menos era a verdade até há pouco tempo, estando as mulheres ficando mais soltas, atiradas e creio que, se os machões não mudarem seu comportamento, corremos o risco das “AMAZONAS” assumirem as regras dos lares.

Este comportamento machista é responsável por uma educação, onde a cada dia surgem nas empresas mais “samambaias”, indivíduos que escondem sua capacidade perceptiva, para não magoarem seus superiores, que chamo de “falsos profetas”, que muitas vezes captam com os funcionários soluções, que vomitam como se fossem suas.

A educação perfeita precisa ser instituída com muito amor e sinceridade, sem agressões, dando aos filhos (homens e mulheres) a percepção que “só com amor se constrói”.

Veja a política, como anda: a maioria dos representantes da população só sabe voar de graça, roubar propinas, falar asneira e nunca pensar com lógica, salvo raras exceções, que normalmente são vistos como panacas, para fingirem ser importantes. As mulheres políticas nem sempre são ouvidas, por melhor que sejam suas idéias; quase sempre precisam de um apoio de um “cavaleiro da “Távola Redonda” que saiba ameaçar com suas falas.

O verdadeiro homem é aquele que ouve, não agride, propõe discussões, como se estivesse aprendendo, para que o falante fique sem explicações para as coisas que “regurgitou”.

Raramente vemos pessoas simples, não exibicionistas, que são verdadeiros líderes. Pessoas assim chegam à liderança depois que os seus “arautos” venderam sua imagem.

Olhemos com lógica: a visita do Papa Francisco está sendo precedida de exibicionismo nas TVs, por indivíduos que querem mostrar sua presença, não sua fé, na maioria dos gesticuladores. Questiona-se até que possam existir fanáticos, que não pensariam duas vezes em dificultar a jornada do Papa, só para aparecerem (e levarem um tiro da polícia)

Deus está dentro dos corações humildes, não em indivíduos que gastam o que não podem, para ver um Papa bem mais humilde, que pensa em nem usar vidros à prova de bala em seus papamóveis; quer isto sim, mostrar e tocar os que o saúdam, dizendo: “Olhem para Ele, eu sou apenas um pregador de sua bondade, ao querer que sejam felizes e lutem para fazer a todos seus próximos felizes”.

Mais simples do que isto é somar um mais um e achar dois.

O dia em que os homens compreenderem que a paz e a humildade são os únicos caminhos para ser feliz, o mundo estará salvo da cobiça, dos falsos, dos verdadeiros assaltantes e necessitados de beberem, se drogarem, roubarem, adulterarem; coisas estas comuns, que todos sabem, mas fazem o contrário para mostrar poder.

Creio que nossa vida precisa ser produtiva, cheia de amor ao próximo, realizadora de fatos marcantes em prol da sociedade, pois um dia estaremos diante do Criador e ele comentará com alegria, se formos corretos o máximo possível.

Está claro que não temos a perfeição em todos nossos gestos e ações, mas se a maioria delas for bem dirigida, podemos nos orgulhar de nossa existência.

Conheço pessoas que tremem ao pensar que um dia irão morrer. Isto ocorre quase sempre por saberem que sua vida foi de rotina, sempre sem alegria.

A vida me ensinou que o erro é comum em nossas tentativas, mas perseguir o acerto, mesmo errando outras vezes é a rotina de nosso dia a dia.

Será que se cuidarmos bem de um corpo concebido por nossos pais e abençoado por Deus, não deve ser dirigido com carinho e alegria?

A ciência médica mostra que a vida saudável, bem acompanhada pela medicina leva seus donos a uma existência mais durável.

Está claro que os temerosos de consultas e tratamentos podem morrer sem nunca atinarem com seu estado físico.

Conheço clientes que diagnosticados de doenças crônicas abandonam a continuidade de seu tratamento por vergonha de as possuírem, ou sentirem-se menosprezados por aqueles que souberem do seu estado.

Somos todos ignorantes de toda a verdade, mas sermos ignorantes por mau julgamento sobre nós é uma omissão indefensável.

Estamos próximos de obtermos a cura da AIDS, dos cânceres e das doenças psíquicas crônicas. Entregarmo-nos sem estas novidades breves, é sinal de ignorância.

Lembro-me que ao chegar a Araras, para trabalhar no “Sanatório”, as opções terapêuticas eram muito reduzidas e praticamente só os pacientes com problemas leves conseguiam se recuperar.

Pouco tempo depois começaram a surgir tratamentos específicos para recuperação dos clientes e nosso alívio foi grande.

Aguardamos ansiosamente as descobertas (já em estudos), das curas definitivas, que trarão soluções, impedindo o uso de tratamentos mais prolongados.

Com isto deixamos bem claro, que não tratamos todas as doenças psiquiátricas para sempre e temos a perfeita consciência de que a maioria dos tratamentos com cura definitiva parte principalmente de o profissional conduzir o cliente a uma introspecção, onde a atuação do médico consiste em medicar com segurança, sempre na expectativa de que o tratamento deve ter duração só até a obtenção da cura, sem prolongamentos de terapia desnecessária e sua pessoa deve criar uma amizade verdadeira com seu cliente, onde inquirindo as causas dos seus problemas, leve o cliente a fazer uma introspecção, para conseguir analisar seu comportamento e a partir daí obter consciência para fazer as modificações vitais que julgue necessárias.

Nunca o psiquiatra deve fazer insinuações de mudanças no modo de ser, do cliente, exceto as medicinais, pois estará criando hábitos do que julga ser correto, transformando o cliente num seu, sósia.

A este processo denomino abordagem cognitivo-comportamental, que faço a cada consulta, não expondo o cliente a um processo semelhante à psicoterapia, onde o tratamento, além de caro, é demorado e como já disse, doutrinador.

Estas afirmativas me parecem corretas, pois já fui terapeuta, fazendo terapias prolongadas, controladoras de comportamentos sociais e familiarmente impostos e finalmente descobri que o cliente precisa perceber sua conduta, modificando-a quando se encontra, para se sentir seguro.

Procuramos ler em bibliotecas renomadas, na internet, e testar as “últimas novidades medicamentosas”, separando o joio do trigo, pois existem “descobertas” que fazem verdadeiros estragos durante o tratamento, buscando novidades saudáveis, nunca produtos anunciados por “belas representantes”, que só tentam nos induzir a prejudicar os nossos clientes, com drogas perigosas, muitas delas causadoras de atitudes de agitação, perda de substâncias importantes, como o cálcio, e muitas vezes causadoras de abortos em grávidas.

Procuramos mostrar também o perigo do uso do fumo para as pessoas, aumentando o risco de cancer de pulmão, abortos e também o risco de fumar em ambientes fechados.

Estamos cientes que a maioria da população já sabe destes princípios e apelamos para que os divulguem num gesto de prevenção.

Assim resta finalizar, com uma questão: SE A MEDICINA CONSEGUE SER TÃO OBJETIVA, NÃO ESCONDENDO SEQUER SUAS COMPLEXIDADES. AINDA SOB ESTUDO, PORTANTO, SEM SOLUÇÕES AINDA NÃO RESOLVIDAS INTEGRALMENTE, PORQUE TER MEDO DE UMA CONSULTA, ONDE PODEREMOS AUMENTAR O NOSSO CONHECIMENTO, BUSCAR PREVENÇÃO PARA DOENÇAS, QUE MUITAS VEZES SOMOS LEVADOS A CRER, QUE HEREDITARIAMENTE PODEMOS TER?

Resta uma resposta: INSEGURANÇA, na maioria das vezes.