PERGUNTE AO DOUTOR

Dr. Marcio: Tenho uma situação que quero relatar-lhe e depois, se possível, gostaria de ver sua opinião. Pode Ser?
Após ler sua coluna de quarta feira “Como melhorar os relacionamentos” tive, naquela noite, um pesadelo, que durou a noite inteira. Eu estava esperando o meu pai e estava muito nervoso, pois não tinha acabado de escrever um texto de uma representação para meus alunos do colegial e minha mãe (cuja figura era a de minha esposa), estava muito brava e aflita com a falha, me xingando, porque meu pai iria achar um absurdo eu não ter feito meu dever, que em alguns trechos do sonho era a peça, mas na maioria ele me falaria bravo por uma outra coisa que eu não fiz, que honestamente não sei.
Acordei dando graças a Deus por ser um sonho, mas não entendia porque a minha companheira mudara e representava a minha mãe.
O mais engraçado é que aquele sonho voltava sempre à minha mente e me deixava angustiado.
Hoje sexta feira acordei ainda angustiado, mas ao receber um pedido de minha esposa para fazer algo, que geralmente é pedido com voz autoritária, vi que o sonho (não mais pesadelo) estava começando a se explicar: Meu pai não estava bravo com a ausência da representação e sim comigo por deixar que a minha esposa, substituta da minha mãe verdadeira e enérgica em tudo, tivesse comigo o mesmo relacionamento desgastante, como ele vivera.
Eu não estava atrasado em nenhuma representação para meus alunos, isto ainda não captei, mas vi que seu artigo me influenciara a sonhar com minha realidade: raras vezes nós conversamos com calma. Nossa vida é um eterno dilema, aja, ou não motivo para discussão.
Pode me ajudar a entender a representação? Agradeço de coração! T. F. R.

Meu caro: Não sei se deu o seu nome o verdadeiro, por isto mudei–o para T.F.R. , pois nossa cidade é pequena e muitos iriam questioná-lo. Desculpe!
Não gosto de dar respostas indicando o caminho para ninguém, pois este caminho seria uma solução minha, que pode não ser a que pretende. Isto se chama busca Cognitivo-Comportamental, ou seja, após a busca do que está acontecendo, a verdade deve vir e se adaptar ao pensamento de quem a procura e nunca ser dirigida por outra pessoa, pois os nossos modos de vida, nunca são iguais.
Mas vejamos: Seu pai (representando seu raciocínio, no sonho) questiona algo que falta fazer, com a sua esposa tentando para que encontre a solução. Qual será a solução? Separar-se dela? Bater nela, ou procurar outro caminho amigável? Qual será a sua resposta e como conseguí-la?
Já disse em outros artigos escritos por aí, que em meus cursos sobre o amor e a vida de carinhos, que tem diversos títulos, conforme me sugerem, tento mostrar que os pares só serão felizes, se houver um óbvio: diálogo e amor, que resultarão numa vida maravilhosa, onde até o sexo feliz será parceiro.
Tudo depende é lógico da criação das pessoas. Se todos são atraídos por pessoas que os completem, seja por vida amigável, seja por imposição, seja por submissão de um deles, as soluções serão diferentes.
Examino clientes de ambos os sexos, onde situações diferentes ocorrem: alguns perderam o outro componente do par e duas situações surgem: muita falta da parceria, ou uma sensação de alivio, que pode ser acompanhada de uma vida livre, aberta, ou uma prisão por obediência ilógica.
Os determinantes são o início e o prosseguir do relacionamento. Suponhamos que os dois tiveram uma educação racional, com diálogo, percepção da vida com alegria? O resultado será de prazer e filhos sadios.
Se pelo contrário os pais tentavam se impor, cada qual mais inseguro, muitos até fugindo do relacionamento, como descrevi no outro artigo, os filhos não sentirão amor, mas imposições.
Se um é impositivo e o outro mais passivo dominado, embora cumpridor dos deveres materiais, como o dinheiro e o conforto físico, ambos serão infelizes também, pois quem agride deve ser inseguro e o que aceita também está evitando discussões, muitas vezes por consciência do gênio do outro, ou por insegurança também.
Pessoalmente, eu acho que a educação dada nas escolas, nas reuniões empresariais, sociais e religiosas, são falhas, pois ao invés de demonstrarem o ganho obtido com esta conquista social, procuram mostrar como agradar aos diversos pregadores, ou demonstrar o agrado á autoridade maior, seja o empresário, ou mesmo Deus, sem mostrar a eficácia de um pensamento livre, cheio de alegria, construtor da felicidade plena. Chega de imposições aos erros! Mostremos como seremos felizes se conseguirmos falar com mais carinho, amizade, realidade.
Para você meu caro, espero que continue sempre buscando a melhor maneira para que cresça. Isto irá fazer com que o outro lado sinta amor, compreensão e acabe com a imposição. Nunca use a visão de como é o outro. Busque enxergar-se e como fazer para que o outro se sinta amado.
Um grande erro que o povo do mundo enxerga, segundo eu penso, é que Deus cobra arrependimento e pedidos de perdão. Ele só pede que encontremos a felicidade pura, sem roubos, sem abusos daquilo que é benéfico e honesto. O Inferno estará dentro de nós, pois pai algum par mais problemático que seja o seu filho, vai odiá-lo, exceto se for um doente mental, que não enxerga os problemas do filho. Temos visto a imposição de castigos ao infrator, por não saber como corrigi-lo, educá-lo.
Sinto falta de ORAÇÕES que demonstrem a alegria que damos a Deus, quando somos felizes. Acho que não precisamos pedir perdão, antes mesmo de cometermos algum sofrimento. Isto transforma os indivíduos em credores de que o erro grave precisa merecer perdão ou a indulgência de Deus. Ele deve ter pena de quem pensa ou age assim. SER BOM, o melhor possível, é o único caminho sensato para DEIXÁ-LO feliz, se acreditamos que ele existe.
Este deve ser também, o caminho certo para os que não creem NELE..
Temos que nascer perfeitos ou ser criados em busca do bem?
Alguns buscam o caminho do bom($$$$).
Nós, somente nós, devemos escolher nosso caminho e o conseguiremos, se tivermos chance de vermos exemplos claros de nossos criadores, se eles forem sadios, ou se nós descobrirmos a fresta para a felicidade e com amor, falarmos sobre ela para eles.
Pode parecer incrível, mas filhos que percebem o bom caminho podem ajudar a melhorar o comportamento em casa.
Contudo percebam, não acredito que podemos ser perfeitos sonhando, embora devamos tentar fazer tudo o que pudermos para isto. Podemos ver se o sonho nos mostrou um caminho diferente.
Desconheço pessoas perfeitas, mas conheço muita gente que se olha, que se ama e aos seus filhos, companheiros e o mundo. Nada de fingimento. Nada de tutores errados, fingindo ser perfeitos.
ERRAR É HUMANO, diz o ditado. Porquê? Primeiro porque não procuramos melhorar e pesquisar como acertar. Depois porque se esta frase existe, permite às pessoas acharem que Deus é tão bom, que deixará os sarneizófilos entrarem na Glória Divina.
Nós erramos, quando tentamos fazer algo que desconhecemos e vamos procurando resolver o problema. Nada de tentar num outro dia, daqui a quinhentos anos.
Deixar prá lá e fugir da solução que só nos trará alegrias?
Não encare que estou mostrando soluções. Pesquise, escreva sobre o que o magoa; porque o magoa? E como fazer para achar a solução.
A luta por um interior verdadeiro, satisfatório, sem adjetivos falsos, como: “sou isto, ou pertenço a tal grupo”, é a única solução.
Tente e se provar que estou errado, escreva uma tese demonstrando ter achado o caminho por meios errados.
Dinheiro não compra felicidades. É só essência para a vida, como os perfumes: só tentam mudar o cheiro.
_____________________________
Dr. Marcio Funghi de Salles Barbosa
_____________________________
fale@drmarcioconsigo.com
www.drmarcioconsigo.com
_____________________________