A Revista PASSATEMPOESIA publicou em sua edição nº 06, de março.2013, a seguinte entrevista:  
 

                                       IZABELLA PAVESI
                             Destaque Literário Internacional    



IZABELLA PAVESI, primeira Escritora Catarinense a receber uma medalha da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture

Izabella Pavesi é o nome literário de Izabel Pavesi, escritora, poetisa, cujos escritos atravessam fronteiras.

Revista: Fale-nos dessa importante medalha recebida em 2012.
Izabella: Em 06 de novembro de 2012, uma grande Cerimônia em Belo Horizonte me proporcionou um momento de grande felicidade quando recebi medalha e diploma em reconhecimento ao meu trabalho literário. Passei a integrar um seleto grupo de Embaixadores da Paz da Divine Académie da França, cuja presidente Diva Pavesi tem batalhado no reconhecimento de mulheres e homens que se destacam no cenário cultural brasileiro. Já em julho de 2012 recebi a honraria de Membro de Honra da Divine Académie.

Revista: Como começou a sua carreira de Escritora?
Izabella: Foi desde adolescente uma necessidade: escrever!... Fui deitando em papéis poesias e ensaios sobre diversos temas que me angustiavam. Não tínhamos livros em casa (só a Bíblia católica), mas quando conheci a biblioteca Fritz Mueller de Blumenau, passei a me encantar com histórias e livros diversos. Aí, publiquei no Jornal “O Acadêmico” da FURB-Blumenau, algumas poesias. Muitos anos depois, quando saí do Banco (CEF de São Paulo), escrevi contos e crônicas, e uma delas recebeu Menção Honrosa; isto foi determinante pra que eu me arriscasse e lançasse meu primeiro romance em 2004: “O último Gerente”. Foi quando conheci o pessoal da SEB – Sociedade Escritores de Blumenau e um universo muito interessante começou a se descortinar na minha vida.

Revista: Quer dizer que a SEB foi determinante? É preciso engajar-se com outros escritores?
Izabella: Sim, a partir de janeiro 2005 pude aprender mil coisas do mundo literário e cultural, fiz meu próprio Site (WWW.izabellapavesi.net), e logo me associei ao grupo “Poetas Del Mundo” com sede no Chile, e World Poets Society (com sede na Grécia).
Recebi a “Comenda das Letras Catarinenses” em dezembro/2006 em Blumenau/SC, das mãos da Embaixadora da Paz Delasnieve Daspet. Fui participando de Antologias e Coletâneas com renomados escritores de 2005 até hoje, totalizando 13 livros. Associei-me a outros grupos também importantes: a Aliflor – Associação de Escritores de Florianópolis, a Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas Visuais, e a Divine Académie da França.

Revista: Você saiu do interior de Santa Catarina e ganhou o mundo!
Izabella: Nasci na pequena Botuverá, uma terra de descendentes italianos, com forte apego às tradições. A família mudou-se para Blumenau quando eu tinha seis anos, depois vim morar em Florianópolis, quando passei a integrar o quadro de funcionários da Caixa Econômica Federal. Residi também em Miami (USA) em 1990 (com licença da CEF), em São Paulo, e morei também na Itália, mais recentemente.

Revista: Você também escreve na Revista Insieme?
Izabella: Sim, escrevi contos e crônicas de agosto/2009 (depois que retornei da Itália) até novembro/2012, em português e italiano, em meses alternados. Foi um ótimo emprego, dediquei-me a aperfeiçoar meus textos, ao mesmo tempo que publiquei poesias e outros textos no meu site.

Revista: E seus projetos para o futuro?
Izabella: Tenho dois livros prontos na gaveta. Quero lançar “O Néctar da Vida”, um belo livro de poesias, até novembro deste ano. Bem sei que paga-se um preço pra ser escritor no Brasil, é preciso abrir mão de muitas coisas, ser muito generoso e acreditar que é possível. Daqui a dois anos pretendo publicar um livro de contos e crônicas, e um outro romance que está em andamento. Sou sonhadora, foi assim que cheguei até aqui!


__________________________________________________________________

                                                                                 Izabella Pavesi
__________________________________________________________

                                                                                imagem: arquivo pessoal