ENTREVISTA COM O PROFESSOR KASSIMIRO

IRANI MEDEIROS ( Escritor e poeta paraibano com mais de 10 livros publicados ),

ENTREVISTA O PROFESSOR, PEDAGOGO, PÓS-GRADUADO, MESTRANDO EM EDUCAÇÃO, ESCRITOR, CRONISTA E POETA, DIMAS KASSIMIRO, POR OCASIÃO DA SUA INICIATIVA NO PORTAL HOJE-TIMON-MA,COM O SEU: "BLOG DO CASSIMIRO"

IRANÍ MEDEIROS: PROF. Kassimiro, quais as suas expectativas com relação à sua iniciativa de se aventurar no universo dos "blogueiros"?

PROF. KASSIMIRO: Como você bem sabe,vivemos hoje a era das informações, isso implica dizer que,qualquer pessoa ___ desde que capacitada___, pode ser um agente produtor e ou divulgador de noticias; e como tal,faz do seu espaço vivencial uma espécie de promotor de notícias. E as notícias estão por aí á disposição de todos.

IRANI MEDEIROS: Como literata e produtor de literatura, como você vê a massificação das notícias e o usu indiscriminado das tecnologias atuais?

PROF. KASSIMIRO: Bem,entendo como um fenômeno mais que democrático, e mais, de certa forma o que vai vingar mesmo no fim das contas, são as notícias boas; quem tiver pensando que quantidade é tudo, está completamente enganado, a facilidade que democratiza, é a mesma que seleciona, portanto, vejo como um aspecto amplamente positivo.

IRANI MEDEIROS: Prof. Kassimirus, a saraivada de besteirol hoje contido nos blogs são de uma futilidade indescritível, como podemos filtrar tamanha quantidade de besteirol nesses blogs de primeira hora?

PROF. KASSIMIRO: Eu concebo tais manifestações como sendo na sua maioria benéfica ao processo de leitura e re-leitura de tais periódicos; vejamos bem, toda leitura inicial, é marcada pela ausência de critérios, sem juísos de valor, num segundo momento, isto é, após um longo tempo de contato com literatura, é que o inivíduo leitor vai se familiarizar com as contruções frazais, com as ideias contidas nos textos. isso implica dizer que, com o tempo ele vai desenvolver um processo de seleção natural, e nesse sentido, só o que é bom, sobrevive.

IRANI MEDEIROS: Qual a sua opinião sobre o fato de que no nosso país, os jovens não se preocupam com a política partidária?

PROF. KASSIMIRO: Particularmente eu não concordo com essa opinião, entendo que existe um espaço próprio e apropriado para os jovens; o que falta, na minha opinião, é mais espaço nos contextos sociais, culturais, agremiações etc.

IRANI MEDEIROS: Em qual ou quais contextos sociais, na sua opinião,

se deu o fenômeno da corrupção no nosso país ?

PROF. KASSIMIRO: O expediente da corrupção na nossa formação social e cultural é, em última instância uma herança histórica; desde a nossa colonização pelos portugueses, e desde lá se arrasta entre nós a maldição da corrupção. E pra piorar, não vejo a curto prazo como o povo brasileiro vai se vê livre desse mal que tanto malefícios promove na economia e principalmente para as classes populares.

IRANI MEDEIROS: Na sua opinião, o Brasil está onde realmente deveria estar no senário mundial e econômico?

PROF. KASSIMIRO: Definitivamente não. Se você levar em conta o atraso que foi o tempo perdido pela ditadura, logo,logo, você percebe que só neste quesito tempo, estamos muito atrasado, isso sem falar numa série inúmeras de políticas e planos econômicos equivocados que foram implantados na nossa economia pelos representantes da nossa elite governante ao longo da nossa história. Em síntese, de certa forma, o Brasil perdeu o bonde da sua própria história.

KASSIMIRUS
Enviado por KASSIMIRUS em 19/02/2013
Reeditado em 18/09/2013
Código do texto: T4148595
Classificação de conteúdo: seguro