Entrevista/CBJE
Marcelo Allgayer Canto
Quem sou eu
Sou Marcelo Allgayer Canto e tenho 46 anos. Nasci em Porto Alegre. Formei-me em Administração de Empresas pela PUC-RS. Atuo no serviço público e descobri uma nova paixão: a escrita.
Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
A minha literatura surgiu como forma de expressão de sentimentos. Tudo começou com a poesia que, aliás, alimenta a alma. Depois comecei com o conto. Penso que esses gêneros literários são interessantes.
Relação vida/obra
A partir do momento que comecei a escrever, minha vontade de continuar tem sido constante. Não abro mão disso. Vejo que a poesia pode ser uma forma pura e sincera de contribuição para modificar uma realidade vivida. Seja qual for a pessoa.
Meus autores preferidos
Gosto de ler obras de poetas renomados como Manuel Bandeira, Pablo Neruda e Mário Quintana. Escritores como kafka, José Saramago e o filósofo Jean Paul Sartre são os meus preferidos.
A CBJE
Descobri a CBJE através da internet. Vejo agora um espaço para a realização do ofício de escrever. Obras escritas on-line são uma realidade na literatura brasileira atual. Não podemos fugir disso.
Um conselho para quem está começando
Leitura é fundamental. As pessoas podem ser excelentes escritores, cursando uma faculdade de letras. Se alguém criar o hábito da leitura, ou praticar a escrita, constantemente, também pode relalizar ótimos textos. O poeta não é aquele que somente faz poesia, mas é aquele que também lê poesia. O escritor é a pessoa que nunca deixa de escrever como exercício de aprimoramento de obras.
"Muitas coisas melhor se diz calado, pois o silêncio não tem fisionomia, mas as palavras sim muitas faces" (Machado de Assis)