ENTREVISTA COM O PROFESSOR KASSIMIRUS: ( Primeira parte)

IRANI MEDEIROS ( escritor e poeta, com mais de dez livros publicados )

ENTREVISTA O PROFESSOR-PESQUISADOR,PEDAGOGO, PÓS-GRADUADO,MESTRANDO EM EDUCAÇÃO,ESCRITOR,CRONISTA, POETAS, MILITANTE DO PCdoB-Timon-Ma, PROFESSOR KASSIMIRUS.

" Resolví entrevistar o professor Kassimirus dada a seu nótavel e expressivo número de textos escritos, mais de 350, e quase 400.000 mil leitores aqui no recanto das letras; o que para mim é um "fenômeno literário", seja em quantidades de textos produzidos, seja pela cifra expressiva de leitores. Pelo sim ou pelo não, fato é que o professor Kassimirus cada vez mais se firma e se destaca no cenário literário recantistas; quero crer que um dos fatores que o colocam em evidência deve ser, sem sombras de dúvidas o seu estilo único próprio e diferenciado de abordar temas tão indigestos e complexos com tamanha facilidade, simplicidade e maestria___ coisas fruto da genialidade do autor em questão."

João Pessoa, Janeiro de 2010

Irani medeiros, Escritor e Poeta.

IRANI-- Professor Kassimirus,como você avalia o sucesso que vc tem alcançado aqpui no recanto das letras com os seus quase 400 textos e os aproximadamente 300.000 mil leitores ?

Kassimirus-- Quero em primeiro lugar agradecer a todos os recantistas e todos os demais leitores anônimos que me visitam;dizer também da minha grata satisfação de receber os inúmeros comentários recebidos, isso significa que por mais modesto que eu queira ser, pra mim, são números pra lá de importantes.

IRANI-- Professor Kassimirus, me fala um pouco sobre a sua formação acadêmia ? Eu sei que além esses seus cursos que você mencionou na sua bibliografia, você também tem mais 3 outros cursos universitários que você iniciou mas, não concluiu, quias são eles?

Kassimirus-- Bem, a minha primeira formação acadêmica foi uma Licenciatura em Ciências naturais pela Universidade Federal de Pernambuco em Recife - UFPE; Em seguida fiz uma outra licenciatura na área de educação, (LIENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, COM HABILITAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR), em seguida, fiz uma pós-graduação em PESQUISAS EDUCACIONAIS pela universidade Federal da paraíba- UFPB-PB, Campus, I João Pessoa-Pb; paralelo ao curso de educação, cursei sete períodos do curso de DIREITO, mas, logo,logo, percebi que aquilo não tinha nada comigo, desistir e continuei na área de educação. Quanto aos cursos que não concluí, foram eles: 1- bacharelado em FILOSOFIA; 2- bacharelado em SOCIOLOGIA e, 3- JORNALISMO, todos eles ministrados pela universidade federal da paraíba-UFBP; campus I- João Pessoa-PB; ( destes, cursei quatro períodos de cada um deles ). Fato é que somatizando todas as cargas horárias, alcanço a bagatela e 6.510 (seis mil quinhentas e dez horas, só de curso superior) e, as razões pelas quias não os conclui, foram todas de natureza pessoais e algumas contingências da vida.

IRANI-- Prof. Kassimirus, como se deu o início da sua carreira no magistério ? que experiencias você traz ? e como surgiu essa sua paixão pelo conhecimento científico e o saber sistematizado?

Kassimirus-- Comecei como professor de matemática na rede pública de ensino de João Pessoa-pb; este período foi o suficiente pra constatar o quanto carente e deficitária é o ensino público no nosso pais; pude ver de forma clara e definitiva o quanto ESTRATIFICANTE é o nosso sistema educacional. Com o passar do tempo você logo se acosta ás ideias do grande e internacionalmente conhecido, PAULO FREIRE, quando este sentencia: " o sistema educacional brasileiro e tão perverso... pois, reprova, expulsa o aluno da escola e, por fim o aluno ainda sai pensando que o fracassado e ele..." É, em síntese uma realidade crua e cruel para milhões de brasileiros desvalidos do poder capital... São criaturas treinadas tão somente pra reproduzir os valores das classes dominantes, um processo massificante cujo fim é garantir os privilégios da burguesia; uma verdadeira alienação. Saturado do ensino da matemática e debruçado nos livros de sociologia e filosofia, apaixono-me pelas ciências sociais e a filosofia. Desde então não mais consigo viver sem o contato direto e sistemático dos conhecimentos científicos. De certa forma acompanho as atrocidades que o ESTADO brasileiro proporciona aos seus patrícios____ LAMENTÁVEL!

IRANI--- Prof. Kassimirus, como a poesia entrou na sua vida ?

Kassimirus--- Não escolhi a poesia, a poesia me elegeu, e como tal sigo

seus ditames,suas regras,minhas inspirações.

IRANI--- kassimirus, as suas poesias são na sua maioria de cunho introspectivo, psicológico, por que razão?

Kassimirus--- Entendo que é a psiquê a maior responsável por um possível bem estar humano, do contrário, teremos um todo humano doente, dai ser, em partes a minha predileção pelas causas primeiras do universo psicológico do ser como um todo.

IRANI--- outro tema recorrente na sua obra poética, é a morte, a morte lhe pertuba?

Kassimirus--- Definitivamente não. Já tive muito medo da morte, mas, hoje eu e ela aprendemos a conviver em paz; escrevo sobre a morte por que é um tema que de perto intgeressa as pessoas, seja por medo, seja por fascínio, seja por ignorância. Como eu, sei que muita gente convive bem ou mal com o tema morte, me sinto atraido pelo tema em questão, até porque, um dia ela virá.

IRANI--- Outro ponto que me chama a atenção nos seus escritos, é o fato deles apresentarem muitos comentários, na sua opinião a que se deve tamanho interesse por parte daqueles que o leêm?

Kassimirus--- Caro escritor Irani Medeiros, de início, quando me dei com coragem pra publicar os meus escritos, os meus pensamentos, em muitas variáveis ponderei sobre o fato de publicá-las ou não; acredite e uma das pendencias residia no fato de que eu não fazia ideia da força e como tais escritos chegariam aos leitores, mas, foi surpresa pra mim constatar que o publico respondeu bem às minhas expectativas, umas das provas materiais que eu posso apresentar são os comemtários que seguem cada um dos meus escritos e ou poesias.

IRANI--- Isso faz você concluir que é um bom escritor? você se preocupa com isso?

Kassimirus--- O bom escritor é aquele que sem pretenções, consegue tocar coração e alma dos seus leitores; eu tenho certeza que conquistei uma legião de bons e críticos leitores. Não me preocupo com classificações, me contento em saber que sou bem lido e que refecebo criticas de boa parte dos meus leitores.

IRANI--- Prof. Kassimirus, quero te agradecer por me ter concedido a presente entrevista e desejar pra você tudo de bom e mais poesias e crônicas suas.

Kassimirus--- Eu que agradeço a todos vocês pela oportunidade, grato a todos os meus quase 400.000 mil leitores e, de já me ponho a sua inteira disposição para futuros contatos.

PS: A entrevista continua... numa segunda parte!

KASSIMIRUS
Enviado por KASSIMIRUS em 23/11/2012
Reeditado em 14/12/2012
Código do texto: T4001429
Classificação de conteúdo: seguro