CABOCLO
Em uma entrevista a uma cabocla chamada francisca de 36 anos com 7 filhos. eu descobri o quanto o caboclo é esperançoso. Albert Einstein falou que esperança é para os tolos. eu discordo pois é a esperança que mantem esse povo feliz e esperançoso enfatizando um amanha melhor e mas farto.
Esse povo da floresta tem conhecimentos que seus pais passaram para eles, de como combater doenças somente com ervas que a natureza lhes oferece ja que onde eles habitam é longe e não tem postos medicos e nem hospitais por perto.
A vida na floresta e dura e perigosa a senhora francisca me explica. tem que enfrentar animais perigosos como cobra, onças e jacarés. suas plantações são poucas pois o verão muitas vezes não os favorece. pação por dificuldades financeiras e alimentares.
Mais a esperança em um amanhã melhor os faz imaginar que dormir e acordar no outro dia fará que esteja tudo em paz e sua fé em Deus estará mas forte.
Fica um pouco da minha entrevista aqui. A intelectualidade dos povos que vivem na floresta e da floresta pode ser maior que muitos de nós pensão. não se pode menosprezar as pessoas pelos seus costumes ou pela sua situação financeira.
Devemos sempre adquirir conhecimento de cada povo e sempre nos manter humildes e serenos para garantir um amanhã de acolhimento com todos.