Vivian Reis a Multifuncional

Olá a todos os recantistas, hoje a pessoa que converso é a "Multifuncional" Vivian Reis, aqui no site Recanto das Letras vocês não a conhecem, mas ainda ouvirão muito a falar dela, além de Ser Pós Graduada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, falar outra língua, também tem o dom de ajudar e atuar. Então vamos conhecer um pouco mais de Vivian Reis

Helládio: Olá Vivian, primeiro é um grande prazer, pois a conheço pessoalmente e sei muito sobre você, agradeço de coração a oportunidade de conhecermos um pouco mais de você. Começo perguntando, você é mesmo Carioca ? Se sim, por qual motivo saiu do Rio ?

Vivian: Eu que agradeço por essa entrevista.

Sou carioca sim. Minha avó vivia em hospitais por causa de problemas respiratórios.Sendo assim,o médico indicou o nordeste,em especial Natal.Segundo ele, Natal é a cidade com o ar mais puro do Brasil. Como eu já tinha um tio morando aqui, facilitou minha vinda.Inclusive meu pai já chegou aqui empregado.

Helládio: Natal é uma cidade que tem crescido bastante, você mora atualmente nesta cidade, a que se deve este crescimento ?

Vivian:

Natal é uma cidade muito procurada pelos turistas,pelas praias,pela beleza,pelo clima,pela limpeza da cidade,por ser ainda uma cidade calma em comparação as outras.Muitas pessoas de outras cidades vieram morar aqui,buscando mais tranquilidade.Acredito que esse foi o maior motivo para o crescimento de Natal.

Helládio: Ainda existe preconceito contra nordestinos ?

Vivian:

São casos isolados. Eu sendo carioca,tenho a declarar que quase todos nascidos no Rio ,têm parentes nordestinos.Temos um carinho especial pelas pessoas dessa região. Só lamento dizer que eu e minha família já sofremos preconceitos aqui em Natal por sermos cariocas. Minha mãe,sendo professora ,sofreu preconceito tanto na Rede Estadual quanto na Rede Particular com relação ao sotaque.

Helládio: Como foi sua infância ?

Vivian: Foi perfeita. Brinquei de boneca,panelinha,bolo de terra,pulei elástico,andei de bicicleta,e todos os tipos de brincadeiras tradicionais. Fui ao show da Xuxa,Mara,Bozo,Angélica. Fiz apresentações imitando Paquita,Angélica,outras danças. Assiti desenhos,Jaspion,Changeman. Tive Barbie,Ken,Fofão, boneca da Xuxa ,e ainda tenho tudo isso (risos).Foi tudo maravilhoso. Tenho muitas saudades.

Helládio: Pretende formar uma família ou você considera que já tem uma formada ?

Vivian:

Eu já tenho uma formada,mas pretendo sim. Deus quem sabe!

Helládio: Ainda acredita em laços familiares nos dias de hoje ?

Vivian: Enquanto houver amor maternal ,paternal,fraternal,de entrega total...existirão laços familiares.

Helládio: Sua formação acadêmica de linguagem foi no Canadá, como foi essa experiência e adaptação ?

Vivian: Não. O que eu fiz no Canadá foi um curso para aprimorar mais ainda meu Inglês.Eu não tive nenhum problema de adaptação no país. O país foi perfeito!Muitos têm problemas,principalmente com o frio de lá,mas eu não. O único problema que eu tive foi em relação a família que fiquei morando. Porque me enviaram para uma casa de uma família da Malásia,que passei fome. A dona da casa ficava o dia inteiro na rua,e não dava a mínima atenção para mim.Quando eu fui apresentada para ela,ela soltou o cachorrinho dela para eu conhecer, quando percebi,tinha um Pitbull em cima da minha cama ,lambendo meu rosto. Até hoje me lembro dessa cachorrinha. Se chamava Hanna. Depois,ela veio me entregar uma apostila grossa,encardenada, que tinha como título "Regras da casa". Precisava ver o que tinha escrito,mas deixarei para o próximo capítulo.Ela ainda tinha a doença do TOC.Pedi pra me trocarem de casa,e fui para uma casa de uma família chinesa. Melhor que a outra,mas ainda ruim.No fim de semana, 6:00hrs, eu acordava com a adolescente da casa tocando piano,e a dona da casa tinha problemas com pratos. Ela não podia ver meu prato em cima da mesa,que ficava o arrastando mais para o meio. É muita coisa para contar. Uma coisa eu descobri, isso de família asiática não dá certo para mim. Eu não consegui família canadense e nem americana,porque todo mundo quer, por isso estavam todas ocupadas com estudantes.Então o que eu fiz? Eu ia para escola umas 7:30. A aula terminava mais ou menos às 17:30,e depois disso, eu ficava passeando em Toronto acompanhada ou sozinha. Voltava para casa 2:00 da manhã. Eu fazia isso porque Toronto é uma cidade que não pára,e é super segura. Eu poderia pegar metrô a qualquer hora do dia,da noite,da madrugada sem ter medo. Eu voltava para casa só para dormir,ou seja,não tinha muito contato com a "família" que escolheram para mim. Mas o país me tratou como uma canadense. Eles amam os brasileiros,tem curiosidade sobre nosso país. Eu me senti uma deles. Eu amei tanto,que chorei quando voltei. Se eu não fosse brasileira,seria canadense.

Helládio: Trocaria o Brasil pelo Canadá ?

Vivian: Sim. Só não moro lá,porque ainda não consegui me desvincular da minha família. Eu fui tratada muito bem lá. No Canadá me ouviam,valorizavam todas minhas idéias,elogiavam meu curriculum, bem como minha profissão.Minha mente é mais parecida com as pessoas de fora do meu país. Muita coisa que desejo fazer aqui de diferente,levo "não" como resposta. E nem param para me ouvir,não dão atenção para minhas idéias. Sou criativa. E no meu país a criatividade chega a atrapalhar.Se você quer revolucionar algo,você é vista como rebelde no Brasil,em outro país você seria um herói. Eu como professora,invento inúmeras coisas,que os alunos amam,mas os diretores colocam impencílhos. Aqui no Brasil ,quanto maior o nível de instrução você tiver,mais dificuldade você encontra para arrumar um emprego.Ora,não era para ser o oposto? Sim,mas quando você tem um curriculum recheado, pelo menos na minha área,eles te vêem como um tipo de ameaça.Não quero generalizar,mas é mais ou menos isso que acontece. Eu amo o meu país,e amo ser brasileira,mas também amo poder dizer o que penso e ser valorizada por isso.

Helládio: Você fala mais de um idioma, qual língua é mais apaixonante ou faz você se apaixonar ?

Vivian: Além da minha língua materna,falo apenas Inglês.A língua inglesa é minha paixão! Comecei a me interessar pelo idioma,por causa do Michael Jackson. Eu tinha vários documentários dele,sem legendas,e não entendia nada. Pedi à minha mãe para me matricular em um curso de Inglês ,para eu traduzir meus vídeos. Foi assim que tudo começou... Fiz curso de Inglês, depois outros cursos relacionados a língua inglesa,fiz Letras, Pós-Graduação em Inglês,e hoje sou professora. Um dia uma professora minha falou algo que nunca esqueci: " Graças a Michael, você sabe Inglês".

Helládio: Falando em paixão, a Vivian é uma mulher apaixonada ? Se sim, pelo quê ?

Vivian: Sou apaixonada pela vida,por minha família,por tudo que eu faço e tenho. Sou apaixonada pelas crianças,animais e por aqueles que valorizam o siginificado da palavra AMOR. Sou apaixonada por teatro e todo tipo de arte. Eu respiro cultura. E agradeço a Deus por tudo que tenho.

Helládio: Você ainda acredita em amor a primeira vista ?

Vivian: Sim. Eu acredito que tudo é possível. Podemos conhecer uma pessoa pela primeira vez,e bater nosso coração ao olhar para ela. Não podemos descartar as possibilidades quando se trata de amor. Será que o amor a primeira vista ,está relacionado à alma gêmea? Esse mundo é um mistério, as pessoas são indecifráveis, o amor é algo inexplicável.Os poetas falam sobre o amor,mas até hoje nenhum estudioso sabe direito dizer o motivo pelo qual amamos,e como isso acontece.

Helládio: Sendo professora, aonde está o erro dos baixos salários dos professores no país ?

Vivian:

A educação não é prioridade no nosso país. Coisa que não acontece em outros países.Criança educada é adulto esclarecido; adulto esclarecido é o adulto que luta e sabe sobre os seus direitos; se o cidadão está ciente dos seus direitos ,ele luta por justiça e igualdade,e isso incomoda os governantes.

Helládio: Na sua profissão você tem de saber lidar com crianças e adolescentes, como é isso ?

Vivian: Crianças,adolescentes a adultos também. Na verdade,é maravilhoso essa diversidade de faixa etária ,e ao mesmo tempo um desafio,pois a metodologia não pode ser a mesma para cada idade. A aula deve ser planejada de acordo com o nível dos alunos,das suas diferenças e do contexto em que vivem. Cada nível tem seu problema,e o professor deve saber vencer isso.

Helládio: Qual condenação daria a um pedófilo ?

Vivian:

Prisão perpétua,sem regalias.Inclusve para quem tem nível superior.

Helládio: Atualmente o que tem mais lhe feito feliz ?

Vivian: Os amigos que tenho feito nessa nova fase da minha vida.

Helládio: Você tem feito teatro na UNP não é isso ? Como tem sido seu trabalho ?

Vivian: Sim. É maravilhoso! Aprendemos coisas que podemos levar para toda nossa vida. É muito bom estar no palco,e ver as pessoas te aplaudindo,e nos bastidores elogiarem sua atuação. É muito gratificante e interessante ,receber os parabéns de um desconhecido. Os amigos que eu fiz lá dentro,foi a melhor coisa que aconteceu.

Helládio: Acredita ser uma boa atriz ?

Vivian: Muito difícil eu me avaliar,pois sou perfeccionista, e sempre vou achar que posso fazer melhor.O público até agora reagiu positivamente. É a opinião dele é que importa.

Helládio: Tenho acompanhado um pouco de você e noto que tem feito através de seu segundo trabalho (De atriz) projetos humanitários com crianças carentes, o que isso significa para você ?

Vivian: Isso é o que mais gosto de fazer! Eu simplesmente amo! Muito mais que teatro. Ver um sorriso no rostinho das crianças carentes,deficientes e etc ,é a coisa mais maravilhosa do mundo. Chegar em um lugar ,ver uma criança com o olhar triste ,e de repente essa criança olhar para você com os olhos brilhantes,você não tem noção do que significa isso para mim. As vezes crianças choram perto de mim, eu pego no rostinho delas,e falo algo engraçado e elas começam a enxugar os olhinhos ,e em segundos,estão dando uma gargalhada. Estamos na terra para doar e não receber! O problema do ser humano,é que só quer receber, e esquece de dar amor,alegria para quem precisa. As pessoas estão cada vez mais egoístas,frias,orgulhosas,egocêntricas. Você não sabe como é difícil formar um grupo de voluntários! Você nem imagina há quanto tempo estou tentando arrumar pessoas para formar uma equipe ,para ir em lugares para ajudar crianças,idosos e etc. Ainda não consegui.O que percebo é que algumas pessoas não aceitam por não ter dinheiro envolvido. Em trabalho voluntário,até gastamos dinheiro,mas não queremos nada em troca.

Helládio: Tem algum projeto pintando que você possa nos adiantar com relação a este seu trabalho de atriz ?

Vivian:

Sim. Tem uma peça chamada "A Feira" de Lourdes Ramalho ,baseada em Literatura de Cordel, que ,estamos ensaiando para apresentar em Novembro.

Helládio: Você conheceu alguns artistas famosos nos bastidores em fotos que vi em sua página pessoal, qual deles mais cativou você e qual o mais encrenqueiro ?

Vivian: Conheci muitos! Mas Miguel Falabella é encantador,um amor de ser humano,carinhoso,simpático.Deborah Secco também é um doce de pessoa! Conversou comigo todas as vezes que cheguei perto dela,muito atenciosa,carinhosa. Outros também. Mas esses dois estão no meu coração. Encrenqueira ou antipática ,que você quer saber? Bom,encrenqueiro foi o escritor Ariano Suassuna,que fiiquei até possessa com ele numa palestra. Ele tem tanto amor e defende tanto a cultura nordestina, que chega a ser preconceituoso com tudo internacional. E eu,como professora de Inglês,não vou gostar né? Beatriz Segall é esnobe e me tratou igual a uma parede. Ela é famosa por tratar mal o público,só que na época eu não sabia disso.

Helládio: A Vivian se considera uma mulher bonita ?

Vivian: Considero sim.Mas procuro cuidar mais do meu interior que exterior,porque beleza exterior muitos têm,mas a interior está em falta hoje em dia.

Helládio: Com quem você se casaria podendo escolher o "Príncipe" que quisesse hoje ?

Vivian: Não existe príncipe. Quero um homem normal,ser amada por ele,e corresponder seu amor. Não precisa ser bonito. Basta eu gostar dele,e a opinião dos outros em relação a ele não me importa.

Helládio: Quanto maior o sucesso maior o alvo, se uma revista masculina convidasse-a para sair nua em uma publicação, você toparia ?

Vivian: Eu não tenho nada contra quem faz,mas não sairia.Eu não teria coragem de tirar a roupa para um monte de fotógrafos,e ver meus amigos e famíla comprando minha revista.

Helládio: Você é grande fã do cantor Michael Jackson, o que mais te atrai nele ?

Vivian: O lado humanitário dele me atrai mais do que o próprio artista. O dinheiro que ele teve, a fama que ele teve, o telento que ele tinha,não modificou o lado humilde dele ser.Sempre foi humilde,carinhoso com os fãs,caridoso e etc. Geralmente um artista do patamar dele, perde toda a humildade,e se torna frio ,orgulhoso e prepotente.Michael mostrou ter caráter.

Helládio: Como foi lidar com a morte de sue grande ídolo ?

Vivian: Perdi um ente da minha família. Quem não tem coração,vai ironizar o que falarei agora. Eu sofri,fiquei duas semanas em casa.Eu me sentia um zumbi. Na época tive um teste para um novo emprego,e tive que ir. Mas só meu corpo foi,pois minha mente estava anestesiada. Chorava em casa todos os dias. Minha avó pegou a Bílbia, colocou a mão na minha cabeça e começou a rezar.Ela acabou chorando comigo. Eu chorava até na rua. Fiquei mal mesmo. Depois começou a aparecer histórias dizendo que ele tinha forjado a morte. Realmente, eram bem pertinentes... Comecei a acreditar nisso durante 1 ano. Eu não estava acreditando nisso para aliviar meu sofrimento, e sim porque o que estavam colocando na internet era muito verdadeiro,e vários fãs estavam acreditando. Eu só parei de acreditar,quando vi a foto dele morto. Falaram que era montagem,mas eu já não estava acreditando na possibilidade dele está vivo. Até que saiu a segunda foto,e foi nessa foto que "caiu a ficha". Eu gostaria demais que ele estivesse vivo mesmo,mas eu não posso mais acreditar nisso.

Helládio: Sobre religião, o que pensa a respeito do espiritismo ?

Vivian: Minha família é espírita,por devoção.

Helládio: A quem você daria uma torta na cara ?

Vivian: As pessoas falsas que me ro

deiam.

Helládio: O Que deixa a Vivian triste ?

Vivian: Fome,baixaria,drogas,pessoas que não valorizam a amizade, pessoas desumanas,frias,egocêntricas.

Helládio: Qual lição o tempo lhe deu ?

Vivian:

Que o relacionamento humano é difícil com ou sem laços familiares.Para haver uma convivência harmoniosa entre pessoas ,têm que haver tolerência,renúncia,compreensão, e acima de tudo ter a convicção de que pessoas são compostas de defeitos e qualidades,aceitáveis ou não.Cabe a cada um de nós,tentar viver em equilíbrio.O que faz de nós seres singulares são as diferenças. E conviver com elas ,é um desafio.Outra coisa importante: Não existe felicidade ou infelicidade na vida da gente.Temos momentos de emoções felizes ou infelizes.Devemos aproveitar o máximo do lado positivo da vida.

Helládio: Finalizando, defina Vivian em 1 frase com 5 palavras no máximo....

Vivian: Menina-mulher cheia de vida.

Helládio: Agradeço de Coração a Vivian Reis, Atriz, Professora e como disse, a "Multifuncional". Beijos no seu coração.

Vivian: Eu que te agradeço. Foi ótima essa entrevista. Obrigada a todos que tiveram a paciência de ler.Beijos no seu coração também,e obrigada por tantos adjetivos que você me deu.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 31/10/2012
Código do texto: T3961336
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.