Wicca: O que é? Como é vista pelo resto do mundo?

Todos os dias ouvimos diversas afirmações vindas da igreja sobre o paganismo e a bruxaria, onde divulgam uma face completamente obscura e desumana. Mas qual a verdadeira proposta dessas pontas religiosas? A igreja realmente diz o que eles fazem?

A seguir leremos uma entrevista com uma Wicca assumida, Ana K., que se dispôs a desfazer nossas dúvidas e explicar de uma vez por todas em que se baseia esta tão acusada religião, ainda desconhecida por muitos.

Pergunta 1: Vocês, como insistem os cristãos, idolatram a Satã?

Resposta: Não, nós não adoramos o Diabo. Até porque o Diabo é uma criação cristã, faz parte do Cristianismo, e nós não somos cristãos. Nossa religião tem como base as crenças antigas, que vieram bem antes do Cristianismo, e a figura do Diabo não existe nessas crenças. A Antiga Religião foi deturpada pelo Cristianismo. Nossos deuses foram tachados de demônios, nossos símbolos foram considerados sujos. Por quê? Porque a Igreja precisava de poder, precisava comandar a mente e o bolso dos cidadãos. E o paganismo sempre foi livre, nunca pretendeu prender a mente de ninguém, e era, portanto, uma ameaça à Igreja. Desde então inventam desculpas para nos atribuir o título de adoradores do demônio. Dizem que nós renegamos a Bíblia, mas nós só preferimos seguir por outro lado, preferimos encarar a vida e a divindade de outro jeito. Somos pagãos, não anti-cristãos. É importante frisar que nós não odiamos o Cristianismo, apesar de tudo. Só não fazemos parte dele.

Pergunta 2: E quanto aos deuses, como vocês os vêem?

Resposta: Bem, nós consideramos a Energia Criadora de tudo como sendo masculina e feminina. Um complementando o outro, e residindo em todas as coisas. Alguns os vêem como arquétipos, ou como indivíduos distintos, ou como aspetos de um Todo, mas o que importa mesmo é que acreditamos que essas duas forças criaram tudo o que conhecemos e o que não conhecemos, que estão presentes em nossas vidas, estão ao nosso redor e dentro de nós. Vou complementar: Nós honramos essas Divindades, respeitamos. Assim como tudo que a Divindade criou. Pois acreditamos que tudo é sagrado, tudo tem essência divina, já que tudo veio da Energia da Deusa e do Deus. Por isso devemos estar sempre em harmonia com o mundo a nossa volta. Pois somos Um com ele. A Deusa geralmente é vista como a Deusa Tríplice, que tem três aspectos: Donzela, Mãe e Anciã. E o Deus, como o Deus Cornífero. Mas é importante dizer que: existem várias divindades pagãs, vários deuses, e que todos eles são aspetos da Deusa e do Deus, são aspetos dessa Energia complementar e criadora.

Pergunta 3: Sobre o pentagrama, outro símbolo detestado pela igreja, o que você tem a dizer? Qual o real significado dele?

Resposta: O Pentagrama representa os quatro elementos, mais o Espírito. Também represente o Homem em equilíbrio. Tem um poder muito grande, por isso é usada também para proteção. É um símbolo muito antigo, e que simboliza a crença pagã. Por isso a Igreja fala que é do Demônio, porque como já disse, tudo que era relacionado ao paganismo eles deturparam para que ela fosse a única correta, a única que traria a Verdade e a salvação. A quinta ponta representa o Quinto Elemento, o Espírito, o elemento criador, em harmonia com os quatro elementos, a matéria. Mas como todo símbolo, ele serve e atua conforme sua intenção. Ele também representa o Homem em harmonia com si mesmo e com a Divindade. É um símbolo muito bonito.

Pergunta 4: O que são os rituais desta religião?

Resposta: Vamos lá. Nós celebramos a Roda do Ano, que consiste em sabbats (são as celebrações dos grandes festivais, os ciclos naturais, e são 8) e os Esbats, que são celebrações mensais, onde se celebra os ciclos lunares, etc. Além de fazermos rituais para celebrar a Roda do Ano, fazemos rituais para proteção, para harmonizar ambientes, para limpar a aura, para uma infinidade de coisas. Mas vale lembrar que esses rituais não consistem em Missas Negras, ou algo do tipo. Não sacrificamos animais nem invocamos seres demoníacos. Nós entramos em contato com a Deusa, entramos em contato com planos superiores e fazemos o ritual.

Pergunta 5: Existe algum tipo de hierarquia na Wicca? Existem, digamos, cargos a serem ocupados?

Resposta: Bem, não chega a ser uma hierarquia, pois numa hierarquia, tem um certo autoritarismo. E na Wicca nós respeitamos e honramos aqueles que sabem mais que nós, aqueles que estão a mais tempo que nós nesta Vida, exatamente por isso. Porque eles nos ensinam, compartilham sua sabedoria e merecem nossa gratidão e respeito. Não com autoridade, pois não somos melhor que ninguém. Quanto aos "cargos", tem os Sacerdotes e Sacerdotisas, que alcançam esse "nível" após muito estudo, prática e dedicação.

Pergunta 6: Muito bem, para terminar, que conselho você daria àqueles que se interessassem por essa religião?

Resposta: Antes de mais nada, estudem muito. Procurem fontes confiáveis e estudem muito, muito mesmo. A Bruxaria é ampla e informação é o que não falta hoje em dia. Se informem sobre a Wicca, sobre seus ritos, sobre suas crenças, suas leis, seus mitos, sobre tudo o que conseguirem. E se depois disso, começarem a ter certeza de que é esse o caminho que querem, comecem a praticar. Comecem do mais simples, e continuem praticando e sempre estudando. A Iniciação na Wicca é algo sério, que não pode ser feito de repente, sem a plena certeza de que esse é o caminho que você deve seguir. Após estudar bastante, praticar e ter essa certeza, pode-se procurar um coven ou seguir o caminho solitário. Após ter os deuses em seu coração e de perceber a influência deles em tudo.Mas lembrem-se de que esse caminho é árduo. Os estudos são pro resto da vida, os obstáculos vão aparecer e nossa força vai ser constantemente testada, pois vivemos em um mundo cristão, e nem todos aceitam os bruxos.

JCast
Enviado por JCast em 17/10/2012
Código do texto: T3937415
Classificação de conteúdo: seguro